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- Manual para aulas com realidade virtualPublication . Makrides, Gregory; Aufenanger, Stefan; Bastian, Jasmin; Damianos, Gavalas; Vlasis, Kasapakis; Apostolos, Kostas; Solarz, Pawel; Szemberg, Tomasz; Szpond, Justyna; Bastos, Glória; Castelhano, Maria; Ferreira, Célia; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela
- Instructional design model for virtuality reality: testing and participant experience evaluationPublication . Castelhano, Maria; Almeida, Diana; Morgado, Leonel; Pedrosa, DanielaThis study aimed to test an Instructional Design model prototype for Virtual Reality (VR) in Higher Education. A qualitative research methodology was used, employing questionnaires and observations for data collection. The research had three main objectives: (1) to identify the applicability and effectiveness of the VR Instructional Design model, (2) to evaluate participants’ experience with immersion, interactivity, and usability of the VR environment, and (3) to obtain feedback from participants about their VR experience. The study involved two sessions. In the first session, participants were introduced to the VR environment, and their initial adaptation difficulties were observed. Informal interviews and a questionnaire collected feedback on immersion, interactivity, interest, and educational potential of VR. The second session indicated the need for revisions in applicability and ease of use. Based on student feedback, session planning should consider initial adaptation, teacher training, equipment availability, interaction elements, resources, realism, immersion, safety, comfort, session duration, communication, collaboration, and clear content delivery. Providing alternative plans for technical failures is essential. Despite these challenges, participants expressed interest in participating in VR sessions and activities.
- Ambientes com narrativas imersivas através da técnicas OC2-RD2 no ensino de programação de computadores no ensino superior a distância: perceções dos estudantes sobre os nomes das personagensPublication . Castelhano, Maria; Araújo, Tânia; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, JoséEste estudo desenvolveu-se numa Unidade Curricular da Licenciatura em Engenharia Informática, no contexto de ensino superior português a distância, com alunos maiores de 23 anos, na qual se adotou a abordagem pedagógica e-SimProgramming. Esta abordagem situada em ambiente empresarial simulado recorre a narrativas imersivas desenvolvidas através da técnica OC2-RD2, contemplando o argumento, as personagens e os espaços. Os nomes das personagens têm significados que remetem para arquétipos. Para operacionalizar esta técnica adaptaram-se os nomes dados às personagens ao contexto cultural de Portugal, origem da maioria dos alunos, já que os originais tinham sido concebidos para o contexto cultural do Brasil. Adotou-se uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa, numa perspetiva de estudo de tendência, baseada na análise de respostas a um questionário online. O objetivo visa compreender as perceções dos estudantes sobre os nomes das personagens, em relação à sua adequabilidade na abordagem aos arquétipos da técnica OC2-RD2 no ambiente de simulação. O questionário é composto por questões relativas à perceção dos estudantes quanto ao nome de cada personagem, e caso considerassem o nome desadequado poderiam sugerir alternativas. Realizou-se a análise de dados quantitativa e qualitativa, sendo que em 99 alunos inscritos, 40 responderam ao questionário (40%). Os resultados demonstram que os nomes selecionados para as personagens foram aceites pela maioria dos estudantes (valores iguais ou superiores a 70%). Quanto às sugestões de nomes alternativos, surgiram três grupos distintos: 1- personalidades da área do desenvolvimento de software (e.g. Lovelace, remetendo para Ada Lovelace) e referências técnicas (e.g. Python, uma linguagem de programação); 2- nomes próprios portugueses (e.g. Manuel, Íris); 3- expressões figurativas (e.g. Quasenada, MaisouMenos). Conclui-se que a adaptação dos nomes originais das personagens para o contexto cultural de Portugal foi considerada adequada pelos estudantes, podendo contribuir para a aprendizagem situada com imersão em simulação de ambiente empresarial. Em trabalhos futuros recomenda-se a análise da interpretação dos nomes sugeridos pelos alunos às personagens, para aferir se correspondem aos arquétipos originais ou se induziram alguma alteração, para melhor compreensão da perceção das narrativas face ao contexto cultural e às várias áreas de conhecimentos.
- Ambientação à realidade virtual: xperimentar, jogar, partilharPublication . Almeida, Diana; Castelhano, Maria; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Carvalho, Ana Amélia; Araújo, Inês; Lourindo Santos, Idalina; Guimarães, Daniela; Cruz, Sónia; Moura, Adelina
- Ser auto e corregulado no ensino superior: estratégias adotadas pelos estudantes de programação para superar desafiosPublication . Castelhano, Maria; Pedrosa, Daniela; Cravino, José; Morgado, LeonelO trabalho desenvolvido tem como objetivos identificar e compreender que estratégias de autorregulação e corregulação das aprendizagens foram adotadas pelos estudantes de programação de computadores no ensino a distância na transição entre iniciantes e proficientes. Este estudo decorreu na Unidade Curricular “Laboratório de Desenvolvimento de Software” (LDS) do 2.º semestre do 2.º ano da Licenciatura de Engenharia Informática da Universidade Aberta, com alunos heterogéneos em idade, residência, habilitações académicas e profissão. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa por análise de conteúdo (Amado, 2014) de reflexões quinzenais solicitadas aos estudantes, sobre o processo de aprendizagem. A construção das matrizes de análise de conteúdo baseou-se no modelo teórico de Zimmerman (2013). Os resultados apontam para uma maior incidência na adoção de estratégias de autorregulação de aprendizagem de organização e planeamento. As menos frequentes foram a procura de ajuda e a consciência das dificuldades. Nas de corregulação de aprendizagem, as mais evidenciadas foram as de gestão do trabalho em equipa e planeamento. As menos evidentes foram a consciência das dificuldades e a procura de ajuda.
- Uma proposta para apoiar a autorreflexão das aprendizagens em contexto on-linePublication . Cravino, José Paulo Cerdeira Cleto; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Castelhano, Maria; Curado, ElianaCom o objetivo de ajudar os alunos a superarem as dificuldades de aprendizagem na transição da programação básica para a programação avançada de computadores, desenvolvemos a primeira iteração de adaptação da abordagem SimProgramming para o contexto de e-learning (e-SimProgramming). Um dos ajustes ocorreu ao nível da adaptação das reflexões quinzenais para o contexto de e-learning com recurso à ferramenta Google Forms. As reflexões quinzenais consistem num instrumento que permite aos alunos fazerem uma autorreflexão das suas estratégias de autorregulação das aprendizagens, em torno de três questões centrais. Realizamos uma análise descritiva da evolução da entrega de um total de 83 reflexões quinzenais ao longo do semestre, para identificar a regularidade de entrega das reflexões quinzenais e a sua relação com o sucesso obtido pelos alunos. Discutimos ainda as razões para as quebras de regularidade identificadas e as suas implicações no desempenho dos alunos.
- Challenges implementing the SimProgramming approach in online software engineering education for promoting self and co-regulation of learningPublication . Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Cravino, José; Fontes, Mario Madureira; Castelhano, Maria; Machado, Claudia; Curado, ElianaHigh academic failure rates in computer programming are significant transitioning from initial to advanced stages. In online higher education, challenges are greater since students’ autonomy requires greater skills for self-regulation and co-regulation of learning. The SimProgramming approach develops these skills and is being adapted to e-learning for this transitioning phase. In this paper, we describe the dynamics and outcomes of student participation and task development in a first iteration of the adapted e-SimProgramming approach, which took place during a 2nd year-2nd semester course for the Informatics Engineering program at Universidade Aberta in the 2018/2019 academic year. We identified pedagogical and technical challenges, requiring changes for subsequent attempts of adopting SimProgramming for online education contexts: target audience and teaching context aspects; self and co-regulation of learning dimensions of e-learning courses; pedagogical design recommendations; and requirements for software tools for learning management.
- Mapeamento de ferramentas de realidade virtual imersiva para a educaçãoPublication . Castelhano, Maria; Morgado, Leonel; Almeida, Diana; Pedrosa, DanielaExiste uma ampla variedade de ferramentas e ambientes disponíveis para aplicações de realidade virtual imersiva, passíveis de utilização em contexto educativo. Para proporcionar uma perceção panorâmica das potencialidades disponíveis, este estudo efetuou um levantamento e categorização dessas ferramentas educativas, classificando-as por áreas de aplicação: exploração geográfica, entretenimento, ciência, arte e outras. Recorreu-se metodologicamente ao protocolo de levantamento (scoping review) proposto por Morgado & Beck. Com base neste protocolo efetuaram-se os processos de definição e desenvolvimento das buscas, da seleção e análise de elementos e extração das conclusões. As ferramentas foram também analisadas face à tipologia de usos de ambientes imersivos dos mesmos autores, segundo a qual constatámos que o tipo de ferramentas mais prevalente é o referente a “Manipulação Interativa e Exploração”, seguido pelas de “Interação Multimodal” e “Treino de Competências”. São também comuns as ferramentas de Colaboração. Algumas categorias menos prevalentes, como “Ver o Invisível”, “Envolvimento”, “Simulação do Mundo Físico” e outras, permitem ainda assim ter uma perceção de como se concretizam essas tipologias de usos enquanto experiências de aprendizagem possíveis em ambientes virtuais imersivos.
- Manual for VR-powered lessonsPublication . Makrides, Gregory; Aufenanger, Stefan; Bastian, Jasmin; Damianos, Gavalas; Vlasis, Kasapakis; Apostolos, Kostas; Solarz, Pawel; Szemberg, Tomasz; Szpond, Justyna; Bastos, Glória; Castelhano, Maria; Ferreira, Célia; Morgado, Leonel; Pedrosa, Daniela
- Instructional design models for immersive virtual reality: a systematic literature reviewPublication . Castelhano, Maria; Morgado, Leonel; Pedrosa, DanielaThe emergence of accessible virtual reality headsets in the past decade multiplied educational uses of immersive virtual reality. Higher education, in particular, has seen many such reports emerge. However, there are scarce frameworks for higher education professionals to plan and deploy immersive virtual reality within their pedagogical practice. To attain a perspective on this field, we conducted a systematic literature review using SCOPUS search, focusing on Instructional Design Models for Immersive Virtual Reality in online Higher Education. This review aimed to provide a comprehensive overview of these models, their respective phases, and distinctive characteristics. The review identified two categories of Instructional Design Models for Immersive Virtual Reality in Higher Education: 1) Models specific to such contexts, with aspects such as managing immersion time or providing prior contact with the immersive environment; 2) Models developed for other contexts and adapted to immersive virtual reality, addressing aspects such as the importance of creating objectives, assessment elements, or defining resource purpose. We conclude that current instructional models used for immersive virtual reality in higher education lack the combination of the overall pedagogical concerns with the specific ones for immersive virtual reality. Thus, we recommend further research to develop instruction models that combine both aspects of learning design concerns.