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- Ambientação à realidade virtual: xperimentar, jogar, partilharPublication . Almeida, Diana; Castelhano, Maria; Pedrosa, Daniela; Morgado, Leonel; Carvalho, Ana Amélia; Araújo, Inês; Lourindo Santos, Idalina; Guimarães, Daniela; Cruz, Sónia; Moura, Adelina
- Uma visão internacional da inovação nas Cidades MIL de UNESCO: reflexões e casosPublication . Chibás, Felipe; Marcos, Adérito; Leonardi, Andrea; Pantaleon Matamoros, EfrainO presente artigo é fruto do painel Visões internacionais da Inovação desde a perspectiva das Cidades Inteligentes/ MIL de UNESCO, apresentado pelos autores no marco do 1ro Simpósio de Avanços em Inovação e Ciências Tecnológicas, celebrado na Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Rio Grande do Norte (UFRN) no 29 de fevereiro de 2024. O objetivo principal do mesmo é mostrar as novas oportunidades que abre para os espaços urbanos a inovação vista desde o paradigma das cidades MIL de UNESCO. Durante o mesmo se discutem os conceitos de Cidade MIL, Alfabetização Mediática e Informacional (AMI) e se apresentam o Curriculum AMI de UNESCO e a Carta da Diversidade Cultural de UNESCO. Também se apresentam o Sistema dos 13 Indicadores e 252 métricas das Cidades MIL, a Metodologia das 20 Barreiras à Comunicação e 5 Dimensões de Criatividade (20 BCC - 5 DCR) e a metodologia das Narrativas Biográficas, no intuito de analisar a importância de entender a inovação e o uso da Inteligência artificial nos novos espaços urbanos híbridos, presencias e digitais.
- The design and implementation of a pilot chatbot in distance educationPublication . Huet, Isabel; Casanova, Diogo; Figueiredo, Daniela; Rocio, Vitor; Barros, Daniela Melaré Vieira; Isaias, Pedro; Hoque, Tania TanzinEste artigo apresenta o design e a implementação de um chatbot em dois cursos de licenciatura numa Universidade de Ensino a Distância (EaD) em Portugal, utilizando um software de desenvolvimento de chatbots. O objetivo é abordar a seguinte questão de investigação: como pode um chatbot ajudar as equipas de coordenação de curso a gerir o crescente volume de pedidos de informação nos seus cursos de EaD? O artigo está dividido em duas partes. Na primeira parte, detalha-se o desenvolvimento de um chatbot utilizando o Melibo e descrevem-se os métodos empregues para criar a ferramenta. Na segunda parte, apresentam-se os resultados preliminares de um questionário administrado aos estudantes nesses dois programas, com o objetivo de recolher as suas perceções sobre o uso de chatbots como assistentes virtuais. Os resultados preliminares do questionário (n=119) indicam que, enquanto metade dos participantes está ciente do potencial dos chatbots, apenas um pequeno grupo os utilizou de facto. A maioria dos inquiridos manifesta concordância relativamente à capacidade dos chatbots em contribuir para o esclarecimento de dúvidas no âmbito das coordenações de cursos. Interrogados sobre a possibilidade de os estudantes recorrerem a assistentes virtuais como suporte às suas atividades académicas, 62% dos participantes revelaram-se favoráveis à ideia. Em contraste, 15% posicionaram-se contra a adoção desta ferramenta nos seus processos de aprendizagem.
- Promovendo a formação contínua de professores de Escolas Comunitárias de Luanda: uma experiência de elearningPublication . Vieira, Teresa; Amante, LúciaPartindo do diagnóstico de necessidades de formação contínua dos professores das Escolas Comunitárias de Luanda, a presente investigação visou desenvolver e proporcionar um curso na modalidade eLearning, bem como estudar o impacto e as potencialidades desta formação específica no contexto em causa. Estes professores desenvolvem a sua atividade docente em escolas carenciadas de bairros situados na periferia da capital de Angola. No enquadramento do estudo abordamos as alterações provocadas pela sociedade em rede no paradigma educacional, designadamente a emergência da formação na modalidade eLearning e realizamos ainda a contextualização da intervenção, dando conta da Associação dos Professores Comunitários e do seu papel no âmbito do sistema educativo de Angola. No plano metodológico, foram seguidas as etapas de conceção e desenvolvimento de projetos educacionais. Adotámos instrumentos de natureza qualitativa designadamente a entrevista, na fase de diagnóstico, associada a um questionário. Na fase de avaliação além de observação participante durante a implementação do projeto, concebemos também um questionário que aplicámos ao conjunto dos formandos no final da formação. Apresentamos a implementação do curso e damos conta dos resultados da sua avaliação, assinalando algumas condicionantes que influenciaram o seu nível de sucesso. Discutimos a possível contribuição da pedagogia do eLearning, em consonância com objetivo principal do presente projeto, identificando constrangimentos bem como pontos fortes. Concluímos que o curso delineado despertou o interesse e a motivação do público-alvo, contribuiu para o aperfeiçoamento de práticas, bem como alcançou o reconhecimento dos participantes, evidenciando, contudo, certas limitações. Assim, com base na análise realizada damos conta de reajustamentos no modelo de curso com vista a uma maior eficácia em contextos como o que estudámos, designadamente apontando para uma opção híbrida, que conjugue momentos presenciais e períodos de trabalho on-line.
- Minas da Panasqueira: atividade mineira, impactos ambientais e comunidades locaisPublication . Morais, Rui Manuel Pires; Pereira, PedroO princípio da sustentabilidade tem sido colocado em causa, resultado dos processos de extração de recursos naturais e dos impactos que provoca no ambiente e nas comunidades locais. As Minas da Panasqueira e a sua envolvente natural e social são a prova viva da forma como este processo extrativo está enraizado nas suas populações e do impacto que tem no ambiente, sendo assim assumido como o foco central de todo o trabalho. A presente dissertação tem como objetivo principal caracterização a atividade mineira na Panasqueira e os impactos ambientais, económicos e sociais que esta provoca nas populações residentes. Esta dissertação teve como base uma abordagem metodológica mista (quantitativa e qualitativa), com recurso a análise bibliográfica e documental, observação direta e inquéritos por questionário e por entrevistas estruturadas e semiestruturadas, foi também efetuada uma avaliação de riscos às escombreiras. Sendo durante mais de um século o motor económico da região promoveu impactos positivos como a criação de emprego e o desenvolvimento local, mas ao mesmo tempo provocou um impacto negativo com grande peso quer no ambiente quer nas comunidades locais. Condicionou a demografia local na procura de emprego e alterou toda a envolvente. As escombreiras resultantes do processo extrativo são uma fonte constante de poluição, aliada a um possível cenário de emergência com impactos que vão muito para lá dos limites da concessão. A grande quantidade de material depositado, associado à falta de manutenção e aos agentes erosivos, colocam em risco estas massas de inertes que a colapsar irão provocar sérios danos às populações e ao ecossistema. No entender do autor, o impacto ambiental provocado pela escombreira do Cabeço do Pião tem vindo a agravar-se com o decorrer do tempo. O caracter ambiental e a saúde das populações são motivo de preocupação e abordadas nesta dissertação, quer seja por impacto direto provocado pelos acidentes de trabalho ou doenças profissionais, bem como a perceção do risco que esta atividade representa para as comunidades locais aliada a uma história evolutiva da atividade mineira e as mudanças que foram ocorrendo com o passar dos tempos. No caso da perceção de risco, é francamente notório que a convivência com a atividade leva as populações a menosprezar aqueles que se apresentam como impactos mais negativos. Também as condições laborais mereceram uma reflexão neste trabalho, pois estas estão revestidas de uma dureza que fazem destes homens e mulheres verdadeiros heróis ao entrarem todos os dias na mina com o objetivo de garantir sustento para as suas famílias.
- Imagens literárias e iconográficas na poesia das Festas Minervais (1697) e na pintura Barroca da Galiza: estudo interartesPublication . Nimo, Sandra Freire; Dias, Isabel de BarrosA dissertação de mestrado consiste, maioritariamente, na análise das imagens veiculadas pelas poesias da obra Fiestas Minervales y Aclamación, uma miscelânea, publicada em 1697, resultado de um certame literário encomiástico de enaltecimento ao arcebispo Alonso de Fonseca, figura de relevo para a cidade e para a Universidade de Santiago de Compostela, de que foi elemento fundador, no séc. XVI. A parte inicial do trabalho contém a identificação das principais representações imaginárias desta obra literária, a que se junta um estudo onde se reflete sobre os seus significados, incluindo diversas explicações. Após o comentário inicial inserimos uma reflexão comparativa entre este livro de poesias, impresso em Santiago de Compostela em 1697, Festas Minervais, e duas pinturas pertencentes ao período Barroco da Galiza. Mais concretamente, esta parte do estudo centra-se nas imagens presentes nas poesias da obra assinalada relacionando-as com duas representações figurativas, de temática funerária, que integram a pintura galega do mesmo período. Para finalizar, reflete-se sobre a comparação realizada, tendo em conta o contexto que viu nascer as duas obras.
- Planetary health diet: could ir be a sustainable and healthy solution for infants in a plant-based diet? A survey with german parents and guardiansPublication . Figueiredo, Marina Torres; Carapeto, CristinaDurante todas as fases da vida, mas especialmente durante a primeira infância, infância e adolescência, uma dieta saudável é muito importante para apoiar o crescimento normal, o desenvolvimento físico e cognitivo e para promover a saúde. A amamentação satisfaz todas as necessidades energéticas e nutricionais durante os primeiros seis meses de vida do bebé, além de promover a imunidade e uma capacidade cognitiva ideal. Durante a segunda metade do primeiro ano de vida de uma criança, satisfazer as necessidades de micronutrientes é o maior desafio. Portanto, é recomendado o consumo de alimentos complementares. Crianças com menos de 12 meses de idade precisam de alimentos nutritivos com alto teor de gordura e energia, bem como de alimentos densos em nutrientes para fornecer-lhes energia e vitaminas lipossolúveis. A alimentação complementar consiste em, para além do leite materno, alimentos dados aos bebês para atingir as suas necessidades energéticas e nutricionais. Uma dieta complementar saudável é essencial para prevenir a morbimortalidade infantil. Como os bebés não comem uma grande quantidade de alimentos, é necessária uma dieta rica em nutrientes para apoiar o seu crescimento e desenvolvimento. Portanto, a densidade de nutrientes na fase de alimentação complementar deve ser suficiente para atender às necessidades do bebé. O leite líquido ainda é uma parte importante dessa fase podendo ser fornecido como leite materno ou como leites de transição. Na Alemanha, o Instituto de Pesquisa em Nutrição Infantil (FKE) é a sociedade científica responsável pela nutrição infantil e são utilizados os valores de referência DACH para ingestão de nutrientes. Estes valores são emitidos pelas sociedades científicas na área de nutrição da Alemanha, Áustria e Suíça (D-A-CH). Além do leite, a alimentação complementar recomendada na Alemanha começa com uma papa de legumes, batata e carne ao almoço, não antes do 5º mês de idade e não depois do 7º mês. Nos meses seguintes, aproximadamente com intervalo de um mês cada, devem ser introduzidos na dieta do bebê um cereal com leite à noite e uma papa de cereais e frutas à tarde. As novas refeições substituem gradualmente a amamentação durante o desenvolvimento da criança. Nesta fase, a criança deve comer alimentos em puré fino. A composição da papa vegetais-batata-carne varia ao longo da semana, sendo recomendada uma refeição de carne 5x/semana, peixe 1x/semana e 1x/semana uma refeição totalmente vegetal. Como os bebés tendem a seguir os hábitos de suas famílias, é possível supor que o número de casos de alimentação complementar à base de plantas também esteja aumentando já que as dietas à base de vegetais estão a ser encorajadas como substitutos do atual padrão alimentar global e dos padrões de consumo. As dietas à base de plantas englobam as dietas vegan, vegetariana (lacto-vegetariana, ovolacto-vegetariana, ovo-vegetariana, pesco-vegetariana) e flexitariana. A maior desvantagem das dietas à base de plantas ocorre quando não são bem planeadas, causando deficiências de micronutrientes. Alguns micronutrientes como o ferro, a vitamina A, o zinco, as vitaminas D e B12 estão menos disponíveis nas plantas do que nas fontes alimentares de origem animal. Para resolver este problema, as dietas baseadas em plantas, especialmente as dietas vegans, devem ser bem planeadas para atingir as necessidades de nutrientes dietéticos para todas as faixas etárias. Atualmente, existe um desacordo entre as sociedades científicas na área de nutrição mundiais quanto à aceitação de dietas à base de plantas em todas as fases da vida, especialmente durante a gravidez, lactação e primeira infância. Para o Programa Nacional Português para a Promoção de uma Alimentação Saudável uma dieta vegetariana bem planeada e com suplementação quando necessária, é adequada para qualquer indivíduo, incluindo os grupos mais frágeis. Posição oposta tem a Sociedade Alemã de Nutrição (DGE), que recomenda uma dieta com todos os grupos alimentares, bem como produtos de origem animal, especialmente para os grupos mencionados anteriormente. Porém, para a DGE, caso o indivíduo opte por seguir uma dieta vegetariana, três pontos são essenciais: suplementação, seleção de alimentos e acompanhamento médico. Devido à procura de dietas saudáveis e de uma produção sustentável de alimentos foi desenvolvida a Dieta da Saúde Planetária. Essa dieta é baseada no consumo de alimentos à base de plantas desenvolvida para adultos e visa principalmente o consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, leguminosas, nozes e óleos insaturados. O consumo de carne, laticínios, açúcares adicionados e vegetais ricos em amido deve ser baixo ou moderado. Esta dieta pode ser adaptada às necessidades alimentares, preferências pessoais e tradições culturais. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os hábitos alimentares das crianças alemãs entre 6 meses e 1 ano de idade. O inquérito foi desenvolvido com 27 questões sendo 25 de escolha múltipla e 2 questões abertas. A pesquisa foi dividida em quatro seções: a primeira composta por perguntas gerais sobre as crianças, a segunda relacionada aos hábitos alimentares das crianças, seguida de uma seção sobre alimentos prontos para consumo e a última sobre a família. Os participantes foram convidados a responder ao questionário tendo como sujeitos o filho mais novo com mais de 6 meses de idade. Caso a criança já tivesse ultrapassado a idade da alimentação complementar, foi solicitado que os participantes respondessem às questões referentes a esse período (6º ao 12º mês) de vida. Como em muitos casos os participantes responderam às questões relativamente ao passado, a alternativa “não tenho certeza” esteve presente em muitas questões para evitar respostas falsas, o que influenciaria os resultados. A participação foi voluntária e anónima. O estudo forneceu informações sobre a frequência com que os bebés consomem diferentes grupos de alimentos, no entanto, o baixo número de participantes influenciou o sucesso desse trabalho, sendo necessárias pesquisas adicionais com um maior número de participantes para validar os resultados obtidos assim como para investigar a quantidade de alimentos consumidos, em quais refeições e para determinar se o programa nutricional alemão para o primeiro ano de vida está a ser seguido. Quando o consumo de diferentes grupos de alimentos é comparado entre bebés omnívoros e em dietas à base de plantas, verifica-se que os bebés omnívoros consomem mais carne e laticínios, enquanto os bebés em dietas à base de plantas consomem mais grãos integrais, leguminosas, nozes e sementes do que os bebés omnívoros. O consumo de vegetais ricos em amido, leguminosas e frutas foi semelhante entre os dois grupos. Muitas pessoas ainda não estão familiarizadas com a Dieta da Saúde Planetária portanto, quanto mais se falar sobre o tema, mais conhecimento é distribuído e talvez mais pessoas a adotem. Como este inquérito foi realizado principalmente em Munique e em Pfaffenhofen, Alemanha e uma vez que a população-alvo era menor do que o esperado, os resultados não são indicativos de toda a Alemanha e menos ainda dos hábitos alimentares das crianças da Europa. Um estudo mais amplo deve ser realizado para obter um melhor conhecimento dos hábitos alimentares das crianças em vários tipos de dietas. A nutrição infantil é um tema complexo e, embora este estudo tenha conseguido comparar com sucesso os dados obtidos no questionário com as recomendações do Instituto de Pesquisa em Nutrição Infantil alemão para alimentação complementar, não é possível recomendar a Dieta da Saúde Planetária como uma dieta alternativa às crianças alemãs. É pois necessária, uma investigação mais aprofundada de forma a chegar a uma adaptação viável da dieta para bebés de 6 meses a 1 ano de idade, levando em consideração todas as necessidades nutricionais desse grupo.
- Afinidades linguísticas e culturais: o caso do francesismoPublication . Gonçalves, Luís Carlos Pimenta; Silva, Mário Filipe da; Almeida, Carla Aurélia de; Silva, Paulo Nunes daOs dicionários de Língua Portuguesa registam duas principais aceções do termo “francesismo”, uma que diz respeito ao uso da língua, o galicismo, e outra de índole mais cultural com conotação negativo, a imitação excessiva de costumes francesas. Júlio Dinis parodia estes abusos ao criar uma personagem com traços de franchinote na comédia O Casamento da Condessa de Amieira que pontua frases declarando: “como dizem os franceses”. É de usos e desusos em autores portugueses acusados de francesismo ou simplesmente usando galicismos de que falaremos nesta comunicação.
- Maldizendo: notas para uma estética da ironia e da sátira na literatura portuguesaPublication . Pucarinho, Inês; Castro, Nuno; Silva, Mário Filipe da; Almeida, Carla Aurélia de; Silva, Paulo Nunes daIntroduzimos algumas das características discursivas gerais das formas humorísticas e, a partir destas, analisámos textos de vários contextos periodológicos da história cultural e literária, procurando definir de que modo a ironia se verte em texto literário, em objeto artístico, e qual ou quais as especificidades do humor na literatura nacional. Trata-se, assim, de uma apresentação que aborda textos especificamente desenhados com a finalidade de profanar alguma norma, costume, ou personagem, e investiga, nestes, a forma como esse mesmo gesto se materializa e abre um espaço de crítica, de combate político e social e, ultimamente, de expressão da liberdade. São analisados três textos: uma cantiga de maldizer, uma crónica oitocentista e um conto da segunda metade do século XX.
- A língua portuguesa no espelho: perspetivas e desafios na nova geopolítica globalPublication . Mendes, Edleise; Silva, Mário Filipe da; Almeida, Carla Aurélia de; Silva, Paulo Nunes daO movimento de expansão, valorização e projeção do português nas primeiras décadas do século XXI tem contribuído para reposicionar a língua na nova geopolítica global, impulsionando-a, cada vez mais, como idioma de comunicação global. Além disso, há cada vez mais a compreensão de que línguas como o português são importantes recursos para o desenvolvimento dos países, com impactos em diversos setores da sociedade, especialmente em um mundo digitalizado. A partir desse cenário, em minha fala discutirei algumas perspetivas e desafios sobre o presente-futuro da língua, na perspetiva das políticas para a sua promoção e difusão, do seu potencial científico e cultural e da educação linguística em língua portuguesa, considerando-se o seu caráter pluricêntrico, diverso e multidimensional.