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- O impacto do novo regulamento geral de proteção de dados nas relações empresariais entre Brasil e União EuropeiaPublication . Ribeiro, Carolina Rudge Ramos; São Mamede, HenriqueO trabalho tem como objetivo analisar os impactos do novo Regulamento Geral de Proteção de Dados nas relações empresariais entre Brasil e União Europeia Dessa forma, será apresentada a Lei Geral de Proteção de Dados brasileira em conjunto com a Constituição Federal de 1988, seus princípios e sua importância para o desenvolvimento da proteção de dados. Assim como, explicar a Lei Geral de Proteção de Dados no âmbito da legislação brasileira frente ao regulamento da União Europeia, além de diferenciar a Lei Geral de Proteção de Dados promulgada no Brasil com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia. Dessa forma a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil e Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia (UE) trazem impactos positivos nas relações comerciais. Nesse sentido, será elucidado a proteção de dados, inclusive frente as empresas, no contexto do Mercosul, no Brasil e na União Europeia, em Portugal e quais foram os impactos para a legislação brasileira e Europeia e suas relações e quais as medidas foram tomadas com esses regulamentos. Por fim, exemplificaremos as medidas tomadas com um estudo comparativo de leis entre o Brasil e a União Europeia, a metodologia de estudo e a revisão bibliográfica no sentido de evidenciar os motivos que fizeram com que as novas leis fossem criadas e também para demonstrar que as empresas e pessoas devem se adequar frente às novas regras para que não sejam punidas e possam continuar com suas atividades.
- O museu de tudo em qualquer parte: arte e cultura digital: interferir e curarPublication . Veiga, Pedro Alves daO Museu de Tudo em Qualquer Parte é a designação dada por Pedro Alves da Veiga ao espaço real aumentado urbano, onde existe uma densidade crescente de intervenções artísticas de arte digital e locativa, acompanhadas de camadas de dados digitais e informação audiovisual associada a hashtags, utilizadores, locais e eventos, originais ou remisturados, muitos deles ancorados a lugares físicos. Partindo da apresentação do ecossistema da média-arte digital, com enfoque no caso português, a obra debruça-se sobre a evolução da produção de arte digital – no seu sentido mais amplo – reconhecendo que a atual produção massificada de conteúdos estetizados, incluindo os registos de experiências artísticas, sociais, culturais ou lúdicas é o testemunho vivo de uma estetização global, que tudo permeia, desde a vida quotidiana, incluindo moda, comida e a pandemia do COVID-19, até áreas do conhecimento como a ciência ou a filosofia. Este livro propõe uma metodologia para a produção de média-arte digital interventiva e funcional – a a/r/cografia – e culmina com o apelo à curadoria deliberada e consciente – em vez de acidental ou aleatória – destas camadas de arte urbana digital, trazendo-as para a luz, com elas e sobre elas produzindo conhecimento.
- Linguagem e poder nas mídias brasileira e portuguesaPublication . Seara, Isabel; Santos, Leonor Werneck dosEste estudo propõe ampliar a discussão teórica sobre referenciação, analisando artigos de opinião que tratam de temas associados à violência, publicados na mídia em Portugal e no Brasil. Na perspetiva teórica, serão discutidos tópicos referentes à correferencialidade e à inferencialidade necessárias para a identificação dos objetos de discurso, seguindo o aporte teórico da Linguística de Texto e de outras pesquisas com viés textual-discursivo, como Fonseca (1992), Fuchs (1992), Apotheloz e Reichler-Béguelin (1995), Koch e Marcuschi (1998), Mondada e Dubois (2003), Cornish (2011) Maalej (2011), Pecorari (2015), Cabral e Santos (2016), entre outros. Convocamos igualmente alguns pressupostos sobre argumentação, alicerçando a reflexão nos estudos de Ducrot (1988), Charaudeau (2008) e Amossy (2008, 2009). Nosso propósito é descrever o comportamento das anáforas como marcadores axiológicos da condução argumentativa dos textos com temática política, polarizando a complexa rede de poder. Pretendemos, portanto, colaborar nos estudos de interface entre referenciação e gênero textual, especificamente em se tratando de gêneros textuais aos quais os leitores têm fácil acesso via Web, demonstrando como anáfora e dêixis podem ajudar a marcar ideologicamente o texto.