Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 10
  • DK eLearning-TPCK na lĆ­ngua e cultura espanhola na educação a distĆ¢ncia
    Publication . SetiƩn, Ana; Nobre, Ana; Barros, Daniela MelarƩ Vieira
    O Modelo DK eLearning baseado num poliedro composto por quatro faces triangulares , destaca-se principalmente dos outros modelos pelo vĆ©rtice/cĆ­rculo central (DK eLearning – sala de aula virtual).
  • The use of texts in the higher education online foreign language classroom: the case of Universidade Aberta
    Publication . Martins, Margarida; SetiƩn, Ana; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, Katja
    ā€œThere cannot be an act of communication through language without a textā€ (MCER, 2002: 95, author translation). At Universidade Aberta, Portugal’s only distance learning university, undergraduate degrees include foreign language courses in German, Spanish, French and English (A1 – C1). These are taught entirely online through a learning platform (Moodle Platform) which includes tools and resources teachers may use in their classes. In our experience of e-learning, we have been engaged in exploring how to effectively teach the four language skills online with use of the latest technology at hand. Since the onset of COVID, however, we have been faced with an even greater challenge: to maintain and reach further in our standards of innovation and reference in the field of distance and online learning in Portugal, and that means working collaboratively to develop new and creative methodologies that will help students to acquire not only the necessary language skills but also communicative and collaborative competences in a world undergoing many transformations. In this paper we are going to focus on the use of texts in language teaching online and on how, because of COVID, the teaching-learning process has had to further reinvent itself, even at a University already designed to teach at a distance. To illustrate our ideas, we are going to refer to examples of texts taught in the four languages, on the tools and resources used to create learning materials, their application in the foreign language virtual classroom and on the importance of using texts in language teaching.
  • A avaliação das aprendizagens em lĆ­ngua estrangeira em ambientes virtuais:prĆ”ticas e reflexƵes na Universidade Aberta
    Publication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, Katja; SetiƩn, Ana
    Os cursos de 1.º ciclo em língua estrangeira da Universidade Aberta caracterizam-se por oferecer aos estudantes um alto grau de flexibilidade e versatili-dade na gestão do conteúdo, dos materiais e do próprio estudo na plataforma Moodle. De acordo com o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, o ensino-aprendizagem em ambientes virtuais baseia-se no princípio da aprendizagem centrada no estudante, bem como na promoção da autonomia e na interação multidirecional. Como docentes de língua estrangeira, estamos cientes de que os processos de ava-liação são caracterizados por uma série de particularidades motivadas pelo contexto de aprendizagem. Neste trabalho pretendemos descrever o modelo de avaliação das Unidades Curriculares (UC) de Língua Estrangeira na Universidade Aberta, bem como as alterações e prÔticas pedagógicas implementadas nas mesmas com o objetivo de tornar a avaliação o mais formativa e expressiva possível. Existe a necessidade de integrar de forma coerente, fluida e produtiva todos os elementos que fazem parte do processo de aquisição de uma língua estrangeira no ensino a distância, respeitando o modelo pedagógico, que defende uma avaliação contínua e formativa nas UC de língua estrangeira. Além disso, as docentes pretendem, com a implementação dessas prÔticas, promover a consolidação da comunidade de aprendizagem que garanta a durabilidade do conteúdo assimilado.
  • Criando uma comunidade virtual de aprendizagem para o ensino de LE na Universidade Aberta
    Publication . SetiƩn, Ana; Martins, Margarida; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, Katja
    As docentes de LE na Universidade Aberta estão a implementar uma metodologia que pretende incrementar o nível de envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem assim como a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem. Esta mudança reflete-se também no fator emocional da aprendizagem online bem como na criação conjunta de conhecimento, transformando significativamente o percurso de aprendizagem e dando origem a uma comunidade virtual de aprendizagem. Segundo as autoras, o ensino-aprendizagem de LE em ambientes virtuais deve contemplar a implementação de estratégias de aprendizagem afetivas bem como uma seleção pertinente de materiais didÔticos reais, atendendo sempre às necessidades particulares dos estudantes. Neste artigo, pretendemos responder às seguintes questões: como são criados, na Universidade Aberta, ambientes virtuais de aprendizagem? Que estratégias são praticadas na sala de aula virtual? Que ferramentas digitais são oferecidas pela plataforma para desenvolver a interação oral e escrita? Qual é a resposta dos estudantes perante estes desafios?
  • Tabla DK eLearning: optimización de la práctica docente en un ambiente online
    Publication . Nobre, Ana; Barros, Daniela MelarƩ Vieira; Chenoll, Antonio; SetiƩn, Ana
    El presente trabajo es el resultado del estudio realizado en el ámbito de la práctica pedagógica en la enseñanza superior en e-learning. Observamos una mejora cualitativa y necesaria de las prácticas docentes online en sus modelos pedagógicos. El panorama teórico general en la educación enfatiza la necesidad de reforzar y perfeccionar las estructuras didácticas de la enseñanza online, pero existe una escasez de instrumentos de transposición didáctica para que eso suceda. En este escenario y con el objetivo de traer una contribución para el relleno de esa laguna, proponemos a través de elementos didáctico-pedagógicos y tecnológicos en contextos online, una tabla de observación con base al modelo de Amador et al. (2016) Los procedimientos metodológicos fueron soportados por referencias bibliográficas, reflexiones y discusiones que acompañaron las diversas fases del estudio de la creación y validación de la tabla, Presentamos un ejemplo aplicado en el área de la lengua y cultura española y proponemos una estructura teórica como apoyo al desarrollo y sus resultados.
  • Oralidade e avaliação na prĆ”tica de elearning na Universidade Aberta
    Publication . SetiƩn, Ana; Martins, Margarida; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, Katja
    O objetivo deste artigo é partilhar a nossa experiência enquanto docentes de línguas estrangeiras em regime de elearning na Universidade Aberta baseando a nossa investigação no trabalho desenvolvido nos fóruns, utilizados para prÔtica da oralidade e para avaliação da produção oral. Pretendemos debruçar-nos sobre os seguintes aspetos: as competências de compreensão e produção oral e os recursos utilizados nos fóruns para esse fim. Em que sentido é que constatamos melhorias nas competências linguísticas orais dos estudantes; como é que essas melhorias são avaliadas e como é que a interação entre o grupo, dentro da sala de aula virtual, é incentivada? Sustentamos a nossa anÔlise através de um questionÔrio realizado na plataforma no final do ano letivo 2017/2018 onde foi pedido aos estudantes uma autoavaliação e uma reflexão sobre o ensino das línguas em oferta na instituição. As experiências, prÔticas e estudo que desenvolvemos nesta pesquisa não só da aplicação de metodologias de ensino de elearning, como também da partilha e difusão de conhecimento teórico e prÔticos dentro do Grupo de Trabalho que constituímos. Pretendemos contribuir para uma melhor experiência, na prÔtica do elearning, da aquisição da língua assim como possibilitar a eventual criação de uma metodologia comum às quatro línguas dentro da Universidade Aberta.
  • El proceso de enseñanza-aprendizaje en contextos ubicuos y universitarios: tres estudios de casos
    Publication . SetiƩn, Ana; Nobre, Ana; Chenoll, Antonio
    En este trabajo se pretende identificar los componentes del proceso de enseñanza-aprendizaje de lenguas extranjeras que mejor se adapten a diferentes entornos educativos- ya sea presencial u online- con el objetivo de observar cómo la optimización de diferentes estrategias metodológicas puede resultar en la optimización del aprendizaje. Para este propósito, identificamos la construcción de ambientes de aprendizaje que se han llevado a cabo, por un lado, en un entorno on line (Universidade Alberta) y, por otro, en uno presencial enriquecido digitalmente (Universidade Catolica Portuguesa). De esta manera, proponemos un diseño metodológico basado en la adaptabilidad tanto de los componentes cognitivos de los alumnos como del contexto en el que se produce el aprendizaje. Se apuesta a la diversificación no sólo de contenidos, sino también de las diferentes maneras de entender el aprendizaje.
  • Using texts in the foreign language online classroom: the case of Universidade Aberta (Portugal)
    Publication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, Katja; SetiƩn, Ana
    At Universidade Aberta, Portugal’s unique distance learning university, undergraduate degrees include foreign language courses in German, Spanish, French and English (A1 – C1). These are taught entirely online through a learning platform (Moodle) which includes tools and resources teachers may use in their classes. In our experience of e-learning, we have been engaged in exploring how to effectively teach language skills online resorting to the latest technology at hand. Since the onset of Covid, however, we have been faced with an even greater challenge: to reach further in our standards of innovation and reference in the field of distance and online learning in Portugal, and that means working collaboratively to develop new and creative methodologies that will help students to acquire, not only the necessary language skills, but also communicative and collaborative competences in a world undergoing many transformations. In this paper we focus on the use of texts in language teaching online and on how, because of Covid, the teaching-learning process has had to further reinvent itself, even at a University already designed to teach at a distance. To illustrate our ideas, we refer to examples of texts taught in the four languages, on the tools and resources used to create learning materials, their application in the foreign language virtual classroom and on the importance of using texts in language teaching.
  • Inovação e tecnologia no ensino de lĆ­nguas: reflexƵes e perspetivas de ação em contextos educacionais diversos
    Publication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, Katja; SetiƩn, Ana; Chenoll, Antonio; Childs, Jeffrey Scott; Oliveira, Susana M.
    A obra resulta de uma seleção de artigos da primeira edição das Jornadas de Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas que teve lugar em 2018 na Universidade Aberta em Lisboa e que foram organizadas pelo Grupo de Investigação EL@N (Ensino de Línguas Online) do Departamento de Humanidades. Os artigos demonstram a variedade de recursos tecnológicos, abordagens e prÔticas pedagógicas inovadoras existentes assim como a importância da atualização e ajuste das metodologias, permitindo aos docentes otimizar o ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira.
  • Inovação e tecnologia no ensino de lĆ­nguas: pedagogias, prĆ”ticas e recursos digitais
    Publication . Marques, Isabelle SimƵes; Castelo, Adelina; Braz, Ana; SetiƩn, Ana; Chenoll, Antonio; Gƶttsche, Katja; Rodrigues, Cristiana Vasconcelos; Seara, Isabel; Childs, Jeffrey Scott; Oliveira, Teresa A.
    O presente volume resulta de uma seleção de artigos do 2.Āŗ Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de LĆ­nguas (iTel) realizado na Universidade Aberta. O volume comprova a variedade de recursos tecnológicos, a multiplicidade de abordagens e a inovação de prĆ”ticas pedagógicas. Encontramos pedagogias inovadoras no ensino de lĆ­nguas, tais como a realidade aumentada e a gamificação. Ɖ aprofundada igualmente a questĆ£o da prĆ”tica docente em sala de aula (virtual/b-learning/presencial) e sĆ£o explorados vĆ”rios recursos digitais como aplicaƧƵes, softwares, plataformas de ensino online ou MOOC.