Loading...
10 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 10
- DK eLearning-TPCK na lĆngua e cultura espanhola na educação a distĆ¢nciaPublication . SetiĆ©n, Ana; Nobre, Ana; Barros, Daniela MelarĆ© VieiraO Modelo DK eLearning baseado num poliedro composto por quatro faces triangulares , destaca-se principalmente dos outros modelos pelo vĆ©rtice/cĆrculo central (DK eLearning ā sala de aula virtual).
- The use of texts in the higher education online foreign language classroom: the case of Universidade AbertaPublication . Martins, Margarida; SetiĆ©n, Ana; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, KatjaāThere cannot be an act of communication through language without a textā (MCER, 2002: 95, author translation). At Universidade Aberta, Portugalās only distance learning university, undergraduate degrees include foreign language courses in German, Spanish, French and English (A1 ā C1). These are taught entirely online through a learning platform (Moodle Platform) which includes tools and resources teachers may use in their classes. In our experience of e-learning, we have been engaged in exploring how to effectively teach the four language skills online with use of the latest technology at hand. Since the onset of COVID, however, we have been faced with an even greater challenge: to maintain and reach further in our standards of innovation and reference in the field of distance and online learning in Portugal, and that means working collaboratively to develop new and creative methodologies that will help students to acquire not only the necessary language skills but also communicative and collaborative competences in a world undergoing many transformations. In this paper we are going to focus on the use of texts in language teaching online and on how, because of COVID, the teaching-learning process has had to further reinvent itself, even at a University already designed to teach at a distance. To illustrate our ideas, we are going to refer to examples of texts taught in the four languages, on the tools and resources used to create learning materials, their application in the foreign language virtual classroom and on the importance of using texts in language teaching.
- A avaliação das aprendizagens em lĆngua estrangeira em ambientes virtuais:prĆ”ticas e reflexƵes na Universidade AbertaPublication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, Katja; SetiĆ©n, AnaOs cursos de 1.Āŗ ciclo em lĆngua estrangeira da Universidade Aberta caracterizam-se por oferecer aos estudantes um alto grau de flexibilidade e versatili-dade na gestĆ£o do conteĆŗdo, dos materiais e do próprio estudo na plataforma Moodle. De acordo com o Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, o ensino-aprendizagem em ambientes virtuais baseia-se no princĆpio da aprendizagem centrada no estudante, bem como na promoção da autonomia e na interação multidirecional. Como docentes de lĆngua estrangeira, estamos cientes de que os processos de ava-liação sĆ£o caracterizados por uma sĆ©rie de particularidades motivadas pelo contexto de aprendizagem. Neste trabalho pretendemos descrever o modelo de avaliação das Unidades Curriculares (UC) de LĆngua Estrangeira na Universidade Aberta, bem como as alteraƧƵes e prĆ”ticas pedagógicas implementadas nas mesmas com o objetivo de tornar a avaliação o mais formativa e expressiva possĆvel. Existe a necessidade de integrar de forma coerente, fluida e produtiva todos os elementos que fazem parte do processo de aquisição de uma lĆngua estrangeira no ensino a distĆ¢ncia, respeitando o modelo pedagógico, que defende uma avaliação contĆnua e formativa nas UC de lĆngua estrangeira. AlĆ©m disso, as docentes pretendem, com a implementação dessas prĆ”ticas, promover a consolidação da comunidade de aprendizagem que garanta a durabilidade do conteĆŗdo assimilado.
- Criando uma comunidade virtual de aprendizagem para o ensino de LE na Universidade AbertaPublication . SetiĆ©n, Ana; Martins, Margarida; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, KatjaAs docentes de LE na Universidade Aberta estĆ£o a implementar uma metodologia que pretende incrementar o nĆvel de envolvimento dos estudantes no processo de aprendizagem assim como a criação de uma comunidade virtual de aprendizagem. Esta mudanƧa reflete-se tambĆ©m no fator emocional da aprendizagem online bem como na criação conjunta de conhecimento, transformando significativamente o percurso de aprendizagem e dando origem a uma comunidade virtual de aprendizagem. Segundo as autoras, o ensino-aprendizagem de LE em ambientes virtuais deve contemplar a implementação de estratĆ©gias de aprendizagem afetivas bem como uma seleção pertinente de materiais didĆ”ticos reais, atendendo sempre Ć s necessidades particulares dos estudantes. Neste artigo, pretendemos responder Ć s seguintes questƵes: como sĆ£o criados, na Universidade Aberta, ambientes virtuais de aprendizagem? Que estratĆ©gias sĆ£o praticadas na sala de aula virtual? Que ferramentas digitais sĆ£o oferecidas pela plataforma para desenvolver a interação oral e escrita? Qual Ć© a resposta dos estudantes perante estes desafios?
- Tabla DK eLearning: optimizacioĢn de la praĢctica docente en un ambiente onlinePublication . Nobre, Ana; Barros, Daniela MelarĆ© Vieira; Chenoll, Antonio; SetiĆ©n, AnaEl presente trabajo es el resultado del estudio realizado en el aĢmbito de la praĢctica pedagoĢgica en la ensenĢanza superior en e-learning. Observamos una mejora cualitativa y necesaria de las praĢcticas docentes online en sus modelos pedagoĢgicos. El panorama teoĢrico general en la educacioĢn enfatiza la necesidad de reforzar y perfeccionar las estructuras didaĢcticas de la ensenĢanza online, pero existe una escasez de instrumentos de transposicioĢn didaĢctica para que eso suceda. En este escenario y con el objetivo de traer una contribucioĢn para el relleno de esa laguna, proponemos a traveĢs de elementos didaĢctico-pedagoĢgicos y tecnoloĢgicos en contextos online, una tabla de observacioĢn con base al modelo de Amador et al. (2016) Los procedimientos metodoloĢgicos fueron soportados por referencias bibliograĢficas, reflexiones y discusiones que acompanĢaron las diversas fases del estudio de la creacioĢn y validacioĢn de la tabla, Presentamos un ejemplo aplicado en el aĢrea de la lengua y cultura espanĢola y proponemos una estructura teoĢrica como apoyo al desarrollo y sus resultados.
- Oralidade e avaliação na prĆ”tica de elearning na Universidade AbertaPublication . SetiĆ©n, Ana; Martins, Margarida; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, KatjaO objetivo deste artigo Ć© partilhar a nossa experiĆŖncia enquanto docentes de lĆnguas estrangeiras em regime de elearning na Universidade Aberta baseando a nossa investigação no trabalho desenvolvido nos fóruns, utilizados para prĆ”tica da oralidade e para avaliação da produção oral. Pretendemos debruƧar-nos sobre os seguintes aspetos: as competĆŖncias de compreensĆ£o e produção oral e os recursos utilizados nos fóruns para esse fim. Em que sentido Ć© que constatamos melhorias nas competĆŖncias linguĆsticas orais dos estudantes; como Ć© que essas melhorias sĆ£o avaliadas e como Ć© que a interação entre o grupo, dentro da sala de aula virtual, Ć© incentivada? Sustentamos a nossa anĆ”lise atravĆ©s de um questionĆ”rio realizado na plataforma no final do ano letivo 2017/2018 onde foi pedido aos estudantes uma autoavaliação e uma reflexĆ£o sobre o ensino das lĆnguas em oferta na instituição. As experiĆŖncias, prĆ”ticas e estudo que desenvolvemos nesta pesquisa nĆ£o só da aplicação de metodologias de ensino de elearning, como tambĆ©m da partilha e difusĆ£o de conhecimento teórico e prĆ”ticos dentro do Grupo de Trabalho que constituĆmos. Pretendemos contribuir para uma melhor experiĆŖncia, na prĆ”tica do elearning, da aquisição da lĆngua assim como possibilitar a eventual criação de uma metodologia comum Ć s quatro lĆnguas dentro da Universidade Aberta.
- El proceso de ensenĢanza-aprendizaje en contextos ubicuos y universitarios: tres estudios de casosPublication . SetiĆ©n, Ana; Nobre, Ana; Chenoll, AntonioEn este trabajo se pretende identificar los componentes del proceso de ensenĢanza-aprendizaje de lenguas extranjeras que mejor se adapten a diferentes entornos educativos- ya sea presencial u online- con el objetivo de observar coĢmo la optimizacioĢn de diferentes estrategias metodoloĢgicas puede resultar en la optimizacioĢn del aprendizaje. Para este propoĢsito, identificamos la construccioĢn de ambientes de aprendizaje que se han llevado a cabo, por un lado, en un entorno on line (Universidade Alberta) y, por otro, en uno presencial enriquecido digitalmente (Universidade Catolica Portuguesa). De esta manera, proponemos un disenĢo metodoloĢgico basado en la adaptabilidad tanto de los componentes cognitivos de los alumnos como del contexto en el que se produce el aprendizaje. Se apuesta a la diversificacioĢn no soĢlo de contenidos, sino tambieĢn de las diferentes maneras de entender el aprendizaje.
- Using texts in the foreign language online classroom: the case of Universidade Aberta (Portugal)Publication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, Katja; SetiĆ©n, AnaAt Universidade Aberta, Portugalās unique distance learning university, undergraduate degrees include foreign language courses in German, Spanish, French and English (A1 ā C1). These are taught entirely online through a learning platform (Moodle) which includes tools and resources teachers may use in their classes. In our experience of e-learning, we have been engaged in exploring how to effectively teach language skills online resorting to the latest technology at hand. Since the onset of Covid, however, we have been faced with an even greater challenge: to reach further in our standards of innovation and reference in the field of distance and online learning in Portugal, and that means working collaboratively to develop new and creative methodologies that will help students to acquire, not only the necessary language skills, but also communicative and collaborative competences in a world undergoing many transformations. In this paper we focus on the use of texts in language teaching online and on how, because of Covid, the teaching-learning process has had to further reinvent itself, even at a University already designed to teach at a distance. To illustrate our ideas, we refer to examples of texts taught in the four languages, on the tools and resources used to create learning materials, their application in the foreign language virtual classroom and on the importance of using texts in language teaching.
- Inovação e tecnologia no ensino de lĆnguas: reflexƵes e perspetivas de ação em contextos educacionais diversosPublication . Martins, Margarida; Marques, Isabelle SimƵes; Gƶttsche, Katja; SetiĆ©n, Ana; Chenoll, Antonio; Childs, Jeffrey Scott; Oliveira, Susana M.A obra resulta de uma seleção de artigos da primeira edição das Jornadas de Inovação e Tecnologia no Ensino de LĆnguas que teve lugar em 2018 na Universidade Aberta em Lisboa e que foram organizadas pelo Grupo de Investigação EL@N (Ensino de LĆnguas Online) do Departamento de Humanidades. Os artigos demonstram a variedade de recursos tecnológicos, abordagens e prĆ”ticas pedagógicas inovadoras existentes assim como a importĆ¢ncia da atualização e ajuste das metodologias, permitindo aos docentes otimizar o ensino/aprendizagem de uma lĆngua estrangeira.
- Inovação e tecnologia no ensino de lĆnguas: pedagogias, prĆ”ticas e recursos digitaisPublication . Marques, Isabelle SimƵes; Castelo, Adelina; Braz, Ana; SetiĆ©n, Ana; Chenoll, Antonio; Gƶttsche, Katja; Rodrigues, Cristiana Vasconcelos; Seara, Isabel; Childs, Jeffrey Scott; Oliveira, Teresa A.O presente volume resulta de uma seleção de artigos do 2.Āŗ Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino de LĆnguas (iTel) realizado na Universidade Aberta. O volume comprova a variedade de recursos tecnológicos, a multiplicidade de abordagens e a inovação de prĆ”ticas pedagógicas. Encontramos pedagogias inovadoras no ensino de lĆnguas, tais como a realidade aumentada e a gamificação. Ć aprofundada igualmente a questĆ£o da prĆ”tica docente em sala de aula (virtual/b-learning/presencial) e sĆ£o explorados vĆ”rios recursos digitais como aplicaƧƵes, softwares, plataformas de ensino online ou MOOC.