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- A aplicação do Balanced Scorecard no Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau - INSS - concretamente no departamento do Serviço FinanceiroPublication . Bá, Mamadu Udi; Martins, António Eduardo Pais Falcão Barbosa; Jacquinet, MarcNo contexto em que se debate em todo o mundo a viabilidade financeira no futuro das Instituições da Segurança Social, sobretudo devido à enorme pressão gerada pela relação inversa entre o crescente número de beneficiários e de solicitações e decrescente número de contribuintes para o sistema, que surge como consequência de variadíssimas razões, desde logo se destacam: Económico- Financeiras, Demográficas e Sanitárias; tornando-se fundamental conceber modelos de gestão eficientes e eficazes dos seus ativos. Neste sentido, para o controlo desta tendência, é necessário desenvolver e implementar instrumentos adaptados de gestão, isto é, de avaliação do desempenho e de gestão estratégica. Portanto, pretende-se neste estudo de caso, estudar a possibilidade de implementação do Balanced Scorecard no INSS, concretamente nos Serviços Financeiros. Porém, se conseguiu adatar os princípios e objectivos do modelo BSC as especificidades e o contexto do Serviço Financeiro do INSS e assim tornar fácil medir os seus resultados e reforçar a compreensão da estratégia por todos os colaboradores devido à comunicação que a sua operacionalização exige. Por outro lado, a resistência a mudança, o receio, a pressão e a exposição pública do trabalho realizado próprios de qualquer modelo de avaliação constituem factores de possíveis bloqueios e obstáculos à salientar. Para os colaboradores, contribuintes e beneficiários conclui-se necessário elaborar regularmente questionários específicos para o efeito de recolha de dados visando aferir a sua satisfação e proceder os ajustamentos inerentes. Entretanto, trata-se de uma ferramenta de gestão que pode ajudar o gestor do instituto a melhorar o desempenho dos respetivos serviços através de elaboração de indicadores de acompanhamento e concretização dos objetivos fixados seguidos de determinação de metas e iniciativas estratégicas que permitam cumprir a missão da organização.
- Tabla DK eLearning: optimización de la práctica docente en un ambiente onlinePublication . Nobre, Ana; Barros, Daniela Melaré Vieira; Chenoll, Antonio; Setién, AnaEl presente trabajo es el resultado del estudio realizado en el ámbito de la práctica pedagógica en la enseñanza superior en e-learning. Observamos una mejora cualitativa y necesaria de las prácticas docentes online en sus modelos pedagógicos. El panorama teórico general en la educación enfatiza la necesidad de reforzar y perfeccionar las estructuras didácticas de la enseñanza online, pero existe una escasez de instrumentos de transposición didáctica para que eso suceda. En este escenario y con el objetivo de traer una contribución para el relleno de esa laguna, proponemos a través de elementos didáctico-pedagógicos y tecnológicos en contextos online, una tabla de observación con base al modelo de Amador et al. (2016) Los procedimientos metodológicos fueron soportados por referencias bibliográficas, reflexiones y discusiones que acompañaron las diversas fases del estudio de la creación y validación de la tabla, Presentamos un ejemplo aplicado en el área de la lengua y cultura española y proponemos una estructura teórica como apoyo al desarrollo y sus resultados.