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- O poder dos PechaKucha: pensar, criar e comunicar o trabalho académico-científico num curso onlinePublication . Spilker, Maria João; Nascimento, Lauriza; Morgado, LinaEste artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre o formato PechaKucha, quando em aplicação no contexto educacional. A proposta de atividade, de natureza voluntária, deu-se no âmbito de duas edições da Conferência myMPeL e confirma-se como momento de “celebração da aprendizagem” do curso de Mestrado em Pedagogia do Elearning. Os estudantes do mestrado são incentivados a participar ativamente na conferência, sendo um dos objetivos a partilha de trabalhos representativos da aprendizagem, ocorrida ao longo do ano curricular do mestrado, como uma comunidade alargada. O formato de comunicações adotado prevê a apresentação de 20 diapositivos (slides) a cada 20 segundos, contendo os diapositivos, de preferência, imagens e palavras-chave. A realização da atividade foca, deste modo, a sua força inovadora, quer em nível do indivíduo aprendente, quer a nível institucional. A objetivação, portanto, é alcançar o melhoramento de capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”. Consecutivamente, propiciar a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza disruptiva, contextual e situada. Projeta, igualmente, a imprescindível requisição em estreitar a relação entre a comunicação oral, escrita e visual, usando as imagens que sustentam a mensagem ou que, alegoricamente, representam a mensagem oral. Os resultados, deste estudo de caso, foram prospetados através de inquérito online, posteriormente, deu-se a aferição, sistematização e tratamento e, encontram-se em apresentação neste trabalho investigativo.
- Interação social e participação num iMOOC:o papel e contributo do BOOTCAMPPublication . Morais, Diana; Leal, Maria João; Spilker, Maria João; Morgado, LinaOs Cursos Online Massivos Abertos (Massive Open Online Courses, MOOCs) têm vindo a provocar alterações nas instituições de ensino superior, obrigando à definição de novas metas e uma reflexão profunda sobre a forma de ensinar reconhecendo as oportunidades potenciais inerentes a estes cursos. O presente trabalho pretende sublinhar o significado e a importância de um módulo de ambientação/familiarização no âmbito de um MOOC como um elemento diferenciador de qualidade dos MOOCs oferecidos pela Universidade Aberta no âmbito de dois projetos europeus. Este módulo pretende ser uma introdução ao MOOC, promover a interação entre os participantes e fornecer informação sobre a estrutura e objetivos do curso e as características da plataforma social. O objetivo do estudo de caso consistiu na avaliação da importância do módulo de ambientação e o contributo do papel desempenhado pela equipa de facilitação para a experiência de aprendizagem nestes MOOCs.As mensagens disponibilizadas nos diferentes espaços (Curtas, Blogs e Fórum) foram analisadas. os resultados apontam para a importância atribuída a este módulo para o desenvolvimento do sentimento de grupo e da comunidade de aprendizagem. Contudo, será necessário um maior número de investigações na perspetiva do participante contribuindo para o sucesso da aprendizagem no contexto dos mOOCs.
- FLeD tool: uma ferramenta para desenho de cenários de aprendizagem flexíveisPublication . Morgado, Lina; Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Spilker, Maria JoãoFLeD Tool é uma ferramenta criada no âmbito do projeto europeu FLED (https://fledproject.eu) que permite ao professor e formador a criação de cenários flexíveis de aprendizagem invertida (Flipped classroom). O workshop pretende dar a conhecer as suas potencialidades como ferramenta de apoio no design da aprendizagem. Pretende ainda estimular o co-design e a colaboração entre professores e a criação de comunidades virtuais de prática (CVP).
- iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)Publication . Teixeira, António; Mota, José; Morgado, Lina; Spilker, Maria JoãoA introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional formal. Neste artigo, apresentamos o modelo pedagógico iMOOC desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa (Universidade Aberta, UAb). Demonstramos como a síntese entre uma abordagem conectivista e uma abordagem mais estruturada permite ultrapassar o fosso entre oportunidades de aprendizagem massivas não-formais e o ensino superior formal.
- Conferências como ambientes de aprendizagem: o caso da experiência do curso de Mestrado em Pedagogia do ElearningPublication . Spilker, Maria João; Silva, Maria Paula; Morgado, LinaEste artigo descreve uma atividade extracurricular, inovadora, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Pedagogia do Elearning (MPeL), da Universidade Aberta (UAb), Portugal, que consistiu em propor aos estudantes da 4.ª edição do mestrado um projeto de trabalho que consubstanciasse a participação ativa na conceção, organização e realização da segunda edição da Conferência myMPeL. Este evento é considerado como um momento extracurricular de confraternização. O artigo expõe um recorte dos resultados de um estudo de caso realizado sobre a Conferência myMPeL, 2011 para analisar a perceção da participação dos mestrandos no evento, com a finalidade de dar um contributo para a melhoria da organização de futuras edições da conferência do MPeL. Para o efeito foi aplicado aos participantes do myMPeL, 2011 um inquérito por questionário online. Os resultados encontrados apontaram para a capacidade de um evento deste tipo permitir a consolidação e/ou desenvolvimento de competências essenciais na Sociedade Digital e em Rede e, em especial, no mundo académico, tais como: desenvolvimento de trabalho colaborativo online; proficiência no manuseamento das Tecnologias de Informação e Comunicação; seleção adequada de ferramentas e serviços da Web para suporte e promoção da aprendizagem, coletiva e individual. As autoras avaliam como muito pertinente o estudo aprofundado da utilização de ferramentas e ambientes emergente da Web 2.0, utilizadas em todas as fases da conferência (conceção, preparação, realização, e follow up), como fatores potenciadores do grau de satisfação por parte de todos os intervenientes do evento. Conclui-se que a conferência myMPeL se confirmou como espaço de aprendizagem, permitindo a construção de conhecimentos, desenvolvimento de competências, momentos de socialização entre colegas de mestrado e entre estudantes e docentes, e a abertura do MPeL a uma comunidade de profissionais interessados na Educação a Distância e Elearning.
- Tutoria e tutor em educação a distância : retratos do presente versus visões para o futuroPublication . Nascimento, Lauriza; Leal, Maria; Spilker, Maria João; Morgado, LinaEste trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.
- Scaffolding teachers into distance learning in pandemic times: from emergency remote learning to sustained distance learningPublication . Afonso, Ana Paula; Rocha, Maria Antonieta; Spilker, Maria João; Morgado, LinaDuring the COVID crisis, in Portugal, all educational institutions had to close. However, there was still the need to continue and conclude the school year without resorting to the traditional classroom. The authors describe research about Portuguese schools and their need to rapidly adopt an alternative to the facetoface (traditional) learning process. For some educational institutions this transition to online learning was merely a replication of the conventional classroom (Remote Learning), while others recognized the importance of a sustained transition to Distance Learning (DL). From the information gathered, the need to design different DL scenarios emerged, mainly due to the diversity of the target audience (from preschool to 3rd cycle of basic education teachers). Based on a simplified ADDIE model, training courses were created and carried out for the different groups using a personalized model (MIREAD).
- Studio de Playful Learning Design: desafio da aprendizagem invertida (Flipped Learning)Publication . Afonso, Ana Paula; Carvalho, Isabel Cristina; Spilker, Maria João; Morgado, LinaEste workshop pretende introduzir os participantes ao desenho de atividades de aprendizagem invertida (flipped learning ou flipped classroom) com apoio da metodologia e recursos desenvolvidos no projeto FLED - Learning Design for Flexible Education. É proposto um percurso de experimentação para demonstração e posterior adopção/adaptação.
- The use of web 2.0 tools to design a conference 2.0: a case study In online higher educationPublication . Spilker, Maria João; Morgado, LinaAlthough the submission of papers and participation in academic conferences may be seen as a routine or even a mandatory task, especially when envisioning an academic career, there is little research in the area (de Vries & Pieters, 2007; Jacobs & McFarlane, 2005). Conferences can be an opportunity to learn, through sharing and knowledge construction. Their designed can stimulate the development of communities of practice (Wenger, 1998) and digital habits within communities and networks (Wenger, White, & Smith, 2009) and constitute the ideal vehicle to formal and informal learning and knowledge management (Wenger, McDermott, & Snyder, 2002). Conferences facilitate and enhance the creation of networks, they enable opportunities for informal learning and offer moments of socialization (Siemens, Tittenberger, & Anderson, 2008). Authors like Weller (2011) summarize the functions of a conference as follow: knowledge sharing, validation, networking, recognition and socializing.In this presentation we discuss a case study about the conference myMPeL, an annual conference organized and held from and for the learning community of an online master’s program.
- Microblogging e aprendizagem ubíquaPublication . Morgado, Lina; Noguera, Ingrid; Lopes, Joaquim; Leal, Maria João; Silva, Maria Paula; Spilker, Maria JoãoNeste simpósio, pretende-se apresentar e discutir práticas e resultados de investigação na utilização destes formatos em contextos de aprendizagem informal, não-formal e formal (neste caso, em diferentes ciclos de ensino) e o seu grande potencial em termos de inovação. Pretende-se que o simpósio possibilite uma interação entre os oradores, participantes e o canal aberto com o Twitter criando uma dinâmica para fora da sala. Está, por isso, organizado do seguinte modo: cada orador efetua uma apresentação curta (7-10 minutos) sobre as suas práticas e a partilha dos resultados de investigação. Estas apresentações serão curtas de modo a proporcionar um espaço de debate e partilha de conhecimento e das práticas entre os participantes, bem como o diálogo aberto com a comunidade que acompanha o simpósio através do Twitter via hastag #microblog4edu. Serão ainda usados recursos de microblogging para potenciar a comunicação e interação entre os participantes na sala do simpósio e aquele que se encontram, fora da sala (lista no Twitter, o Storify, o Twitterfall).