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- Modelo preditivo para a mudança do auditor : o caso portuguêsPublication . Carreira, Francisco; Heliodoro, Paula; Lopes, Manuel MoutaO presente artigo tem como objetivo estabelecer um modelo preditivo (no âmbito do contexto português), para determinar quais as variáveis que determinam a empresa auditada a mudar de auditor, baseando-se nas reservas expressas pelos auditores e na análise financeira das empresas, sendo que quanto mais reservas e quanto pior os rácios maior é a tendência para a mudança do auditor, aplicado ao contexto português.
- C-BAG case studyPublication . Porfírio, José; Carrilho, TiagoVídeo produzido no âmbito do Projeto CINet e utilizado na unidade curricular 'Casos de Gestão' da Licenciatura de Gestão.
- iMOOC : um modelo pedagógico institucional para cursos abertos massivos online (MOOCs)Publication . Teixeira, António; Mota, José; Morgado, Lina; Spilker, Maria JoãoA introdução de uma educação online aberta e massiva trouxe um novo espectro de possibilidades desafiantes para ampliar o acesso a uma educação de qualidade. No entanto, a maioria dos MOOCs oferecidos atualmente não são desenhados para capacitar e favorecer experiências de aprendizagem colaborativas de qualidade, não sendo, portanto, adequados para serem implementados num ambiente institucional formal. Neste artigo, apresentamos o modelo pedagógico iMOOC desenvolvido na Universidade Aberta portuguesa (Universidade Aberta, UAb). Demonstramos como a síntese entre uma abordagem conectivista e uma abordagem mais estruturada permite ultrapassar o fosso entre oportunidades de aprendizagem massivas não-formais e o ensino superior formal.
- Laryngeal mask airway in prone position in ambulatory surgery: a prospective observational studyPublication . Araújo, Marta; Saraiva, Alexandra; Nunes, Catarina S.; Couto, Paula Sá; Fonseca, Luís; Machado, Humberto S.Introduction: The laryngeal mask airway (LMA) is a common airway device used for anesthesia in ambulatory surgery, with a recently new described utilization in prone position. The aim of this study was to evaluate the safety and the effectiveness of the LMA, in prone position for anesthesia in ambulatory surgery, based on our new anesthesia department protocol. Methods: Patients from February 2013 to July 2014 were included in this prospective study. After the patient selfpositioning in prone position, general anesthesia was induced and the LMA was placed. Second generation LMA types were used (Supreme™, iGel™ and Proseal™) and all patients were mechanically ventilated. At the end of surgery, LMA was removed in prone or supine position. Number of attempts of LMA insertion, volume leak, airway peak pressure and complications were registered until 2 hours after the procedure. Results: The LMA placement was 85.1% effective in the first attempt and 100% in the second attempt. The need for a second attempt LMA placement was due to non-progression of the aspiration probe, a high leak and impossible ventilation. Mechanical ventilation was considered effective and safe with maximum peak airway pressure of 17.9 ± 5.5 cm H2O and maximum leak of 47.7 ± 31.2 ml. Complications were present in 6 patients (9%) with hypoventilation, bronchospasm and laryngospasm. Other “minor” events registered included the presence of blood in the LMA at the end of procedure and gum lesion with the rigid piece of the Supreme™ LMA. Discussion and conclusion: Complications found in our study are similar to those described in literature in supine position and are related to the anesthetist previous experience. Anesthetic depth adjustment improved all complications found. Effectiveness and overall safety of LMA use in prone position was observed, allowing further utilizations in selected patients according to the anesthesia department protocol.
- Determinação de padrões de desistência em ginásiosPublication . Pinheiro, Paulo; Cavique, LuísO mercado do Fitness regista uma taxa de abandono na ordem dos 40 a 45%, taxa que é considerada muito elevada, tendo em consideração outros sectores de mercado. Este trabalho tem por principal objetivo, através de técnicas de Classificação, determinar o algoritmo mais adequado para encontrar padrões que permitam prever quais os utentes que irão abandonar ou cancelar a sua inscrição num próximo período, atendendo ao padrão de perfil dos utentes que desistiram nos últimos meses, ao seu padrão de consumo e utilização e a eventuais dados demográficos que se venham a considerar relevantes para o estudo em questão.
- Alguns contributos da linguística para a classificação dos textos literáriosPublication . Silva, Paulo Nunes daNas duas últimas décadas, vários autores das áreas da Linguística Textual e da Análise do Discurso (entre os quais se destacam Jean-Michel Adam, André Petitjean e Dominique Maingueneau) teorizaram sobre classificações textuais e respetivos critérios definitórios. Essas reflexões permitiram esclarecer e sistematizar algumas questões que são importantes do ponto de vista teórico e particularmente úteis para o contexto didático, nomeadamente no âmbito de disciplinas em que a análise de textos é central. O objetivo do presente artigo consiste em recensear os seus principais contributos, aplicando-os às classificações dos textos literários, e, em particular, à sua abordagem na sala de aula. A reflexão começa por incidir sobre i) a distinção entre classificações que assentam num único critério (tipos de textos, tipos de sequências textuais) ou em mais do que um critério (tipos de discurso, géneros) (Petitjean 1989), e ii) a explicitação da natureza dos critérios inerentes a essas classificações (Adam 2001, Maingueneau 1998). Apresentadas estas propostas, são sublinhadas as que consideramos mais pertinentes usar em contexto didático, e aplicadas a textos literários recomendados pelos programas de Português do ensino básico e secundário. Por fim, são dissecadas as propriedades que permitem inserir alguns desses textos nas classes em que consensualmente são incluídos (com destaque para textos dos géneros romance, epopeia, conto e soneto). Pretende-se, deste modo, apresentar uma sistematização operatória de classes de textos literários que seja aplicável na sala de aula e que esteja em conformidade com o que está previsto nos programas de Português. A dimensão pedagógica da reflexão constituirá um apoio aos professores do ensino básico e secundário na didatização dos conceitos abordados. As reflexões apresentadas são extensíveis a textos de outros géneros literários (como a novela, a cantiga, o auto, etc.), de outros tipos de discurso (como o discurso jornalístico, o discurso académico, etc.) ou de géneros avulsos (como a carta, o horário, o relatório, etc.).
- Predictive factors for cesarean delivery : a retrospective studyPublication . Duarte, Sónia; Saraiva, Alexandra; Lagarto, Filipa; Susano, Maria João; Oliveira, Ricardo; Nunes, Catarina S.; Pina, Pedro; Lemos, Paulo; Machado, Humberto S.Background: Cesarean section rates have risen markedly worldwide. Considering the potential harm caused by this mode of delivery, and the general concern in reducing its incidence, it would be useful to individualize the risk of non-planned cesareans, and if there is any possibility, reduce that risk, and anesthesiologists should take part of this risk evaluation. In recent studies, many factors have been related with a higher risk of cesarean, and controversy still surrounds labor analgesia impact on cesarean risk. The aim of this study was to search for predictive factors for nonplanned cesarean delivery. Methods: Retrospective analysis of all labors occurred in our Obstetric Department during 2014. Maternal related factors, previous obstetric history, birth weight and factors related to labor analgesia and labor progression were studied. Our primary outcome was cesarean delivery. Results: We identified two independent predictive factors for cesarean delivery: birth weight (p=0,007 OR= 1,001 CI 95% [1,0003; 1,002]) and labor length since beginning of analgesia (p<0,0001 OR= 1,00005 CI 95%[1,00003; 1,00007]). Searching correlation between registered variables, maternal body mass index was positively associated with newborn birth weight (p<0.0001, R=0.157). Conclusion: Our study showed that birth weight and labor length since beginning of epidural analgesia are independent predictor factors of non-planned cesarean delivery. Furthermore, birth weight was associated with maternal body mass index, providing health professionals a modifiable factor in which we can intervene to improve outcome. As labor progression to cesarean is of major obstetric and anesthetic concern, multidisciplinary initiatives are warranted to clearly identify important variables concurring to operative delivery.
- A vivência do projeto de intervenção nos polos presenciais do Programa Escola de Gestores da UFOP: a experiência em Guaxupé, Ipatinga e UbáPublication . Vieira, Márcia de Freitas; Campos, Arlana; Prado, Débora; Soares, Shirley Cristine RicoyVivemos atualmente um momento ímpar, em que a educação pública brasileira se consolida na garantia do direito de todos à Educação Básica. Essa oferta requer acima de tudo, qualidade nos serviços educacionais, a partir de práticas interativas, participativas e democráticas. Não basta assegurar a vaga/matrícula na escola, é preciso que o aluno tenha freqüência escolar e aprendizagem significativa, pautada na prática da educação como direito social inalienável. Nesse cenário e no contexto do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto, todas as unidades escolares são convidadas a revisar sua prática educativa e, portanto, muitas são as propostas de mudança de paradigma. Destaca-se, a importância da autonomia escolar na definição dos mecanismos que assegurem educação de qualidade, expressos no Projeto Político Pedagógico (PPP). Tendo por base uma concepção democrática de gestão escolar e buscando propiciar uma reflexão teórico-prática entre os conteúdos e atividades propostas nas disciplinas do curso, a realidade cotidiana e as especificidades de cada escola, foi proposto aos cursistas, a formulação de um Projeto de Intervenção na escola com estreita vinculação com o Projeto Político Pedagógico ou a gestão da mesma. Dessa forma, os diversos projetos-intervenção foram realizados numa ação conjunta, partilhada entre o diretor e o coletivo da escola e tiveram como objeto: a) a construção do PPP da escola naquelas unidades que ainda não tinham; b) a re-elaboração do PPP, ou de partes do mesmo, nas escolas que já o tinham; c) uma situação problemática e relevante na escola, vinculada ao PPP ou a gestão da mesma. Este capítulo aborda sobre os principais temas tratados nos referidos projetos-intervenção dos Polos de Guaxupé, Ipatinga e Ubá. São discutidos ainda, alguns critérios necessários para se oportunizar o envolvimento da comunidade nas decisões que envolvem a prática educativa escolar.
- Evaluating the quality of studenbts actions in a distance learning programming language academic disciplinePublication . Carvalho, Elizabeth; Marcos, Adérito
- Emissão Nº 98Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoCurso de Pós-Graduação em Responsabilidade Ambiental, da Universidade Aberta (UAb): Entrevista à professora da UAb, Ana Paula Martinho, coordenadora da Pós-Graduação. Depoimentos de Ana Salgueiro, especialista em Responsabilidade Ambiental, “Salgueiro- Consulting for Sustainability” e de Sandra Caeiro, docente da UAb. Academia Virtual: VideoScribe, pelo professor António José Moreira, diretor da Delegação Regional do Porto da Universidade Aberta. Workshop “Como Reduzir o Desperdício Alimentar”, promovido pelo Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar, da Universidade Aberta (19 de maio); Depoimentos de Sónia Seixas, Vice-coordenadora do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar, de Beatriz Oliveira, diretora da Qualidade, Eurest Portugal, de Hélder Muteia, Representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em Portugal- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), de Ana Pinto Moura, docente da UAb e coordenadora do Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar. Comemorações do “Ano Internacional da Luz 2015”, na Região Sul da Ordem dos Engenheiros: Depoimentos de António Gonçalves da Silva, coordenador do Colégio Regional Sul, da Ordem dos Engenheiros, de Fernando Caetano, diretor do DCeT-UAb,docente da UAb, de Carlos Fiolhais, professor catedrático do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, de Teresa Peña, presidente da Sociedade Portuguesa de Física e docente do Instituto Superior Técnico( IST) e de Jorge Calado, professor catedrático jubilado do IST. Fugas: poesia de Walt Whitman, pelo professor catedrático da UAb, Mário Avelar. Notícias: Workshop “Dinâmicas empreendedoras, tecnologias de informação e mercados globais”, promovido pelo Mestrado em Gestão MBA, do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão (DCSG) da Universidade Aberta (UAb); IV Seminário em Liderança Educacional, no âmbito do Doutoramento em Educação na especialidade em Liderança Educacional, do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED) da UAb; Tertúlia “Sebastião e Silva e a Investigação Matemática em Portugal”, no Instituto para a Investigação Interdisciplinar da Universidade de Lisboa, no âmbito das Comemorações do centenário do nascimento do matemático José Sebastião e Silva (1914- 1972).