Browsing by Issue Date, starting with "2014-11"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Designing eBook interaction for mobile and contextual learningPublication . Bidarra, José; Figueiredo, Mauro; Natálio, CarlosGiven the global spread of mobile platforms, such as iOS and Android, it is relevant to consider the potential of these devices in teaching and learning. Our exploratory research was designed to evaluate the possibility of using common ebook formats to create gamebooks (gamified books) that are effective in teaching and learning. After analyzing the features available in many free or open tools, we decided to use iBooks Author to built a first model of a dynamic book that may function as an educational game for "Environmental Studies", aimed at children in the 4th grade, mostly 9-10 years old, in Portuguese schools. This paper presents the design and features of this interactive book titled "Adventures in the Guadiana River", developed using the Apple iBook format, and especially set for the iPad retina. Because this is a proprietary format we also built a prototype following the EPUB3 standard and developed new ways to interact with content within this universal format. Preliminary tests with our prototypes revealed very good usability and promising pedagogical potential in the proposed models.
- Microblogging e aprendizagem ubíquaPublication . Morgado, Lina; Noguera, Ingrid; Lopes, Joaquim; Leal, Maria João; Silva, Maria Paula; Spilker, Maria JoãoNeste simpósio, pretende-se apresentar e discutir práticas e resultados de investigação na utilização destes formatos em contextos de aprendizagem informal, não-formal e formal (neste caso, em diferentes ciclos de ensino) e o seu grande potencial em termos de inovação. Pretende-se que o simpósio possibilite uma interação entre os oradores, participantes e o canal aberto com o Twitter criando uma dinâmica para fora da sala. Está, por isso, organizado do seguinte modo: cada orador efetua uma apresentação curta (7-10 minutos) sobre as suas práticas e a partilha dos resultados de investigação. Estas apresentações serão curtas de modo a proporcionar um espaço de debate e partilha de conhecimento e das práticas entre os participantes, bem como o diálogo aberto com a comunidade que acompanha o simpósio através do Twitter via hastag #microblog4edu. Serão ainda usados recursos de microblogging para potenciar a comunicação e interação entre os participantes na sala do simpósio e aquele que se encontram, fora da sala (lista no Twitter, o Storify, o Twitterfall).
- Facebook + Moodle : environments to foster student´s involvement in distance learningPublication . Messias, Inês; Morgado, LinaWeb 2.0 has changed our daily lives, and is now part of our society, both professionally and for entertainment. As Education changes, accompanying society, it has evolved to become more personal, focused on knowledge, reflexive, socially connected and involved, as to include not only the digital natives, but also the digital immigrants [1]. Students are now acquiring skills and competences that allow them to use digital tools to research, select information and reflect upon it, work collaboratively and share their created knowledge online. As the use of Web 2.0 tools increases in Higher Education Institutions for learning and knowledge creation, to be connected is now a relevant skill, especially for students in Distance learning, not only to overcome isolation, but also to help create online informal communities using 2.0 tools, giving a sense of belonging, fostering involvement and collectively create and share knowledge. According to Forbes, in December 2013, Facebook is still the online social network with more users “Facebook continues to lead the pack in terms of number of active monthly users (1.15 billion at last count).” [2]. As for Moodle, it is the most used open source LMS in Higher Education Institutions. This paper reflects on the possible implications that the use of formal and informal learning platforms can bring to online distance learning in higher education, and discusses how the complementary use of these two platforms (Facebook and Moodle) can contribute to the students’ involvement and effective learning.
- Estratégias de intervenção social baseadas em jogos digitais simplesPublication . Lopes, Nuno; Amante, LúciaNos últimos anos, diversos estudos têm verificado que os Jogos Digitais podem ser uma mais-valia se utlizados para promover competências, prevenir comportamentos ou sensibilizar para determinadas situações. Nesta investigação que se encontra em fase inicial, pretendemos incrementar e avaliar uma metodologia que permita a profissionais, sem conhecimentos em programação, desenvolverem e implementarem estratégias de intervenção educativas e sociais baseadas em Jogos Digitais de Produção Simplificada. Este projeto alicerça-se no paradigma de investigação Design-Based Research, mais especificamente no modelo Integrative Learning Design e ambiciona construir dois artefactos: um Jogo Digital com objetivos interventivos (incluindo a sua planificação) e a própria metodologia de desenvolvimento deste tipo de recursos.
- Relatório de engenharia de software (2005/2006)Publication . Coelho, JoséTendo iniciado no presente ano lectivo 2005/2006 o funcionamento da plataforma Moodle na Universidade Aberta, considerou-se de interesse a partilha de experiências entre docentes. Este relatório destina-se a relatar o funcionamento da cadeira de Engenharia de Software, desenvolvida sobre essa plataforma.
- Conceções de professores acerca da Wikipédia: um estudo exploratório no ensino superior onlinePublication . Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroNeste texto pretendemos dar conta de um estudo exploratório, realizado no contexto do Mestrado em Pedagogia do eLearning da Universidade Aberta e inscrito numa linha de investigação do LE@D (Laboratório em Educação a Distância e eLearning daquela instituição), em que se pretendeu identificar e compreender conceções de professores do ensino superior online acerca da Wikipédia. Para o efeito, e com base numa extensa e cuidada revisão da literatura sobre o tema, desenvolvemos e implementámos um inquérito por questionário junto do referido público-alvo. O questionário foi previamente validado e disponibilizado online. Os dados foram analisados com recurso à estatística descritiva e permitem-nos concluir que os professores inquiridos consideram que a Wikipédia permite o acesso à informação, mas de modo superficial. Ou seja, consideram que a informação na Wikipédia necessita de ser sempre suportada por outras fontes, o que indicia que não será credível. Por outro lado, consideram que a construção colaborativa de um artigo na Wikipédia permite integrar diversas perspetivas, o que indicia uma possível abertura para a implementação de atividades letivas deste âmbito.
- A importância das comunidades virtuais de prática em ambiente educativo: sucesso e colaboração de uma comunidade de professoresPublication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, AldaFace à atual ecologia da Web 2.0 e o poder da Rede global, o presente artigo ancora-se na análise da importância e enriquecimento que uma comunidade virtual de prática educacional potencia bem como na análise das suas características e boas práticas. As opções metodológicas recaíram na adoção de uma abordagem qualitativa com estudo de caso. Quanto à recolha de dados optámos inicialmente pela observação à dinâmica da comunidade a que se seguiram entrevistas semi-diretivas ao administrador e membros e um questionário online aos membros. Concluímos que para a formação e proliferação de uma comunidade virtual de prática em âmbito educacional é determinante a vontade expressa de um conjunto de indivíduos que se identifiquem entre si, e um domínio reconhecido como relevante num espaço sem hierarquia explícita, não tutelar nem tutelado, sem demasiada estruturação. A resposta à dúvida colocada como a partilha de experiência assume-se fundamental para esta comunidade.
- Emissão Nº 85Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoO futuro do ensino superior e o elearning. Tecnologia e novos desafios da educação: Depoimento da professora Lúcia Amante, docente da Universidade Aberta, em registo na Casa do Futuro, Fundação Portuguesa das Comunicações, Museu das Comunicações; Entrevista a Dias Figueiredo, professor catedrático da Universidade de Coimbra e coordenador do Projeto Minerva e a João Correia de Freitas, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Academia Virtual: Repositório Aberto da Universidade Aberta (UAb), pela Coordenadora dos Serviços de Documentação da UAb, Dra. Madalena Carvalho. Fugas: Blade Runner, pelo professor catedrático da UAb, Mário Avelar. [Notícias]: Sessão pública sobre Empreendedorismo Responsável, no edifício Marconi, Lisboa. No evento teve lugar a apresentação do Curso “Empreendedorismo e Organização Empresarial Responsável”, da Universidade Aberta; 1ª Reunião do Projeto ISOLEARN/ISOLearn for HEI - "Innovation and Social Learning for Higher Education Institutions, para Instituições do Ensino Superior, coordenado pela Universidade Aberta; Reunião com os representantes do Instituto Superior de Relações Exteriores de Angola, na Universidade Aberta.
- Emissão Nº 86Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoInovação em Educação: Vox Pop. Depoimentos de Inajara de Salles, assessora de EaD na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), estudante de Pós-Doutoramento na Universidade Aberta, de Carlos Rodrigues, estudante de Doutoramento na Universidade Aberta e de Jaime Quesado, Presidente da ESPAP (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública). Entrevista ao professor João Caetano, Pró-reitor da Universidade Aberta (UAb) para os Assuntos Jurídicos. Depoimentos de Mário Negas, Coordenador do Curso de Gestão da UAb, de João Araújo, Coordenador do Curso de Doutoramento em Álgebra Computacional, de Vítor Rocio, Pró-reitor da UAb para o Campus Virtual e de Adérito Marcos, professor catedrático da UAb, sobre a criação do Polo do CIAC na Universidade Aberta. Academia Virtual: Sistema operativo LINUX, pelo docente da UAb, Paulo Shirley. Comemorações do centenário do nascimento de José Sebastião e Silva: Exposição” o Homem, o Cientista e o Professor: José Sebastião e Silva (1914-1972) ”, por Anabela Teixeira, Coordenação da exposição; Depoimentos de Fernando Caetano, docente da UAb e de António Sebastião e Silva, filho de José Sebastião e Silva. Fugas: Reservatório da Mãe d’ Água das Amoreiras, por Bárbara Bruno, estudante do Mestrado em Estudos do Património na UAb (Museu da Água). Notícias: Workshop “Renascimento (s) em Portugal ou Renascimento português?”, na Universidade Nova de Lisboa, com coordenação científica de Ana Paula Avelar, docente da UAb; Protocolo entre a Universidade Aberta e a Câmara Municipal da Madalena (CMM), da Região Autónoma dos Açores, para instalação do Centro Local de Aprendizagem (CLA) da UAb; Unidade curricular Trabalhos de Campo I, da Licenciatura em Ciências do Ambiente, dedicada à Biologia e à Geologia, na Universidade Aberta.
- Emissão Nº 87Publication . Universidade Aberta; Guerreiro, Maria JoãoO Campus Virtual da Universidade Aberta (UAb): Depoimentos de Ana Paula Fernandes, Presidente do Conselho Pedagógico da UAb, de Isabel Saraiva, diretora dos Serviços Académicos da UAb, de Bruno Tavares, chefe de divisão dos Serviços de Suporte Tecnológico ao Ensino da UAb, de Maria do Rosário Ramos, coordenadora da Secção de Matemática da UAb e de Pedro Serranho, professor da UAb; Entrevista ao professor Vítor Rocio, Pró-reitor da UAb para o Campus Virtual. Academia Virtual: sistema pergunta- resposta IdSay, pela docente da UAb, Gracinda Carvalho. 1º Congresso "Cortesia: olhares e (re) invenções", que teve lugar em setembro de 2012, no Palácio Ceia, sede da Universidade Aberta, Lisboa; A obra “Cortesia: olhares e (re) invenções”; Depoimento de Isabel Seara, professora da UAb. Divulgação do 2º Congresso “ (Des) Cortesia: expressão de cultura (s) ”, na Universidade de Cruzeiro do Sul, São Paulo. Fugas: O Terramoto de 1755 e a Academia das Ciências, pelo professor Miguel Telles Antunes, diretor do Museu Maynense da Academia das Ciências de Lisboa. Notícias: Encontro dos Coordenadores dos Centros Locais de Aprendizagem da Universidade Aberta. Depoimento de António Moreira, diretor da Delegação do Porto da UAb; Protocolo entre a Universidade Aberta e a Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ). A cerimónia teve lugar no âmbito do 39 º Colóquio da Qualidade, organizado pela APQ- Associação Portuguesa para a Qualidade.