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Moita da Silva Pereira, Selma Eduarda

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  • Estética têxtil pós-digital: uma reflexão crítica do processo de re-materialização digital de artefactos
    Publication . Marcos, Adérito; Pereira, Selma
    A perspetiva pós-digital da contemporaneidade caracteriza-se por duas linhas fundamentais de pensamento que se entre cruzam e se complementam, ao assumir, por um lado, a inevitabilidade da onipresença da tecnologia computacional digital em todos os aspetos da vida, ou seja, a sua ubiquidade concreta; e por outro lado, constatar a emergência de uma nova materialidade ou rematerialização nas práticas de criação digital na arte e cultura, onde os materiais físicos tangíveis assumem um papel equiparado ao digital enquanto o expandem e o reposicionam em uma estética que se reveste de características próprias diferenciadoras. Neste artigo apresentamos uma reflexão critica sobre processos de rematerialização digital de um conjunto de três artefactos de arte têxtil, procurando convocar para o efeito as teorias do pós-digital, enquanto se propõe e discute uma instanciação definidora de uma estética têxtil pós-digital.
  • Para uma estética na inter-ligação da moda, da média-arte e do teatro
    Publication . Carvalho, Acácio de; Pereira, Selma; Marcos, Adérito
    Neste artigo os autores visam contribuir para a definição de uma estética resultante da inter-relação entre a Moda, a Média-Arte e o Teatro. A inter-relação destas três áreas potenciam a geração de narrativas visuais, auditivas e tácteis, capazes de influenciar a forma como o público recebe, perceciona e interage com os objetos artísticos daí resultantes. Tendo como base de reflexão o conceito de pós-digital propomos uma definição de estética que, valorizando o conceito e a crítica através da arte, seja também o reflexo da contemporaneidade, e de fazer, e, sobretudo, de pensar a Média-Arte Digital.
  • An expanded field in media-digital art: proposal of an aesthetics in the interconnection of media-art, fashion and theatre
    Publication . Carvalho, Acácio de; Pereira, Selma; Marcos, Adérito
    In this article the authors aim to contribute to the definition of an aesthetics in the expanded field of Media-Art. Based on the discussion about the post-digital aesthetics, which we interpret as a field of expanded digital, we propose a definition of an aesthetic that is the reflection of the contemporaneousness, of doing and, above all, of Digital Media Art. This article follows a study to define an aesthetic resulting from the interrelationship between Fashion, Media-Art and Theatre.
  • A performance académica como ritual de criação e ativismo na era pós-digital
    Publication . Pérez, Pilar; Pereira, Selma; Marcos, Adérito
    Performance-ritual as a form of unconventional action, spontaneous and immediately directed to an audience inserted in a given scientific, artistic, or cultural event, has been adopted as a vehicle for artistic intervention and social criticism taking the university as the platform for creativity, freedom, and questioning of the normal-hegemonic and power structures.In this article, we approach five performative interventions carried out between the years 2008 and 2010, in the path of the so-called “academic performance,” which took place in Japan, Spain, Portugal, and Cape Verde, where the ritualism and the dynamics of power were reflected and questioned, their meaning and exercise, in the university space, as well as the gradual hegemony of the university reform project known as the Bologna model.In the article, we analyze each of these performances from the symbolic, iconographic, pointing to the space of post-digital creation.
  • No interior do bordado: a rematerialização do bordado numa vertente pós-digital
    Publication . Pereira, Selma; Marcos, Adérito
    A instalação artística toma como ponto de partida o Bordado de Castelo Branco e a tecnologia têxtil envolvida, materializamos os motivos do desenho e desconstruímos o tecido como se o tecido que estava a ser bordado explodisse da tela, expandindo-se pelo espaço expositivo. O Bordado de Castelo Branco é tradicional da região da Beira Baixa, no interior de Portugal, e considera-se que seja fruto do encontro das culturas entre o Ocidente e o Oriente, com forte influência europeia. Os motivos do desenho deste Bordado resultam da convergência do desenho e das gravuras que se faziam na Europa nos séculos XVII e XVIII, na azulejaria portuguesa, nos têxteis indianos e na porcelana chinesa.
  • (e) Materialities
    Publication . Carvalho, Acácio de; Pereira, Selma; Marcos, Adérito
    This project combines the (e) materiality of the image on the screen, in Photography and in Augmented Virtual Reality. From Fashion, Theatre and Expanded Media-art, which extrapolate their original formats and (e)materialize on the screen, overcome the ephemerality associated with digital in the printed image and return to their virtualisation with Augmented Virtual Reality. With this installation we propose to explore, through artistic practice, an aesthetic, which values the concept and the critic through art, is a reflection of contemporaneity, of doing, and, above all, of Digital Media Art.
  • O ciclo de criação pós-digital: do digital ao desenvolvimento tangível
    Publication . Marcos, Adérito; Pereira, Selma
    Apresentam-se os fundamentos da média-arte digital e do novel movimento de criação pós-digital, propondo-se um ciclo de criação em arte pós-digital.
  • O Cortejo das Rainhas: performance transdisciplinar de invocação do feminino e da água
    Publication . Pereira, Selma; Pérez, Pilar; Marcos, Adérito
    O Cortejo das Rainhas constituiu uma performance artística com expressão transdisciplinar e uma forte ligação à cultura, ao ancestral, ao simbólico e ao espiritual. A performance, integrada na linha de reflexão e crítica denominada Reina Posbolonia, envolveu mais de 20 participantes, teve lugar na cidade de Silves, Portugal, e resultou num fator catalisador individual, do grupo e da interpelação da comunidade no seu lugar (nas ruas, vielas, castelo e teatro da cidade). Neste artigo, analisamos os arquétipos, símbolos e dualidades presentes na performance, focando-nos no processo criativo da performance-ritual e nos seus aspetos comuns com o carnaval, de modo a contribuir para a discussão da dimensão transdisciplinar da invocação simbólica a elementos da espiritualidade, da ancestralidade e do sagrado.
  • O processo criativo na era pós-digital: uma reflexão crítica baseada na prática artística
    Publication . Pereira, Selma; Marcos, Adérito
    A era pós-digital é sinónimo da contemporaneidade, aquela caracterizada pela ubiquidade da tecnologia digital, a constatação explícita da sua onipresença em todos os aspetos da vida, expandindo o digital, o que volta a colocar em relevo a discussão sobre a materialidade e as práticas artísticas conceptuais e desmaterializadoras no âmbito dos processos criativos. O pós-digital e a inter- e multidisciplinaridade a ele inerente trazem novos domínios e interpretações na arte, enquanto potencia a criação de novas expressões e narrativas estéticas, abrindo as portas a desafios e hipóteses renovadas, tanto formalmente, como face à reação do público aos temas tratados e a cenários de fruição-experimentação propostas. Neste artigo apresentamos uma abordagem pós-digital presente em um conjunto de instalações próprias desenvolvidas entre 2014-2018, onde colocamos em diálogo as teorias da estética do pós-digital com a prática artística, enquanto se propõe uma nova instanciação do ciclo de criação em média-arte digital.
  • A moda na era pós-digital
    Publication . Pereira, Selma; Marcos, Adérito
    O fenómeno moda surgiu intimamente ligado à modernidade, à cultura das massas, ao cinema. A moda abraçou a evolução tecnológica da era digital e difundiu-se pela multiplicidade de ecrãs. Com o capitalismo estético, enunciado por Gilles Lipovetsky, a moda hibridizou-se com outras áreas artísticas e de consumo. A lógica de produção de moda, assente nos conceitos do novo, do efémero e da sedução, apoderou-se e remodelou outros campos da sociedade contemporânea. O surgimento de artefactos de moda no panorama da arte contemporânea floresce com a estética pós-digital, ou seja aquela que se propõe para lá do domínio ou mesmo da subjugação ao digital. Estes artefactos questionam e obrigam a repensar a forma como a moda é exposta em galerias/museus, o seu lugar enquanto objeto artístico e a interação entre este e o público. São objetos de desejo que se transformam em agentes indutores de pensamento crítico. A investigação tem como ponto de partida os artefactos de moda pós-digitais, sendo nosso objetivo investigar a convergência da moda com a média-arte digital, numa perspetiva pós-digital, enquanto forma de crítica social e de expressão patrimonial, através da análise, interpretação e criação de artefactos/instalações. Com esta tese conseguimos demonstrar que a moda tem vindo a “evoluir” do digital para o pós-digital, e que neste último domínio acentuou as dimensões de criação de desejo e de consciência crítica, assim como em alguns casos recuperou a dimensão de expressão patrimonial. No decorrer desta tese foram criadas seis artefactos/instalações, publicados vários artigos em fóruns científicos e apresentadas comunicações.