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  • Matriz metodológica para análise de comunidades virtuais de prática
    Publication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda
    Neste artigo propomo-nos descrever a metodologia usada na análise de comunidades virtuais na rede. Dada a existência de Grupos, Redes, Coletivos e Comunidades que povoam a Rede global, importa refletir acerca do quadro metodológico a aplicar sempre que se persiga a intenção de investigar em particular uma destas entidades. Com o objetivo de analisar e caraterizar sete comunidades online, procurando evidenciar os traços que tipificam eventuais comunidades virtuais de prática, foi realizado um estudo de casos múltiplos, de natureza predominantemente qualitativa. Metodologicamente privilegiou-se a observação continuada da realidade vivida nessas comunidades, a realização de entrevistas online semiestruturadas aos moderadores, a análise de redes sociais, procurando analisar as dinâmicas interrelacionais, tendo-se complementado o estudo com o recurso à aplicação de questionários online aos respetivos participantes. Este artigo, para além de procurar dar conta da metodologia usada, apresenta uma matriz de análise dos dados que permite identificar, em face de estruturas localizadas na rede, a existência de comunidades virtuais de prática e a abrangência dos traços que as tipificam.
  • Livro de resumos do 1º MeetUP22: encontro de investigadores do LE@D – Inovação e Ciência
    Publication . Morgado, Lina; Aires, Luísa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria Antonieta
    O presente eBook – “Livro de Resumos MeetUP22 Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência” - reúne os resumos das comunicações realizadas pelos investigadores durante este encontro. Integrado na coleção LE@D Talks, pretende constituir uma memória do encontro e da dinâmica participatória desta comunidade de investigadores, que agrega os investigadores integrados e os colaboradores. bem como os mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos envolvidos na investigação deste centro. O ebook está organizado de acordo com o alinhamento do programa e, portanto, na sequência realizada.
  • Avaliar online: uma experiência numa Unidade Curricular da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta de Portugal
    Publication . Rocha, Maria Antonieta; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
    Neste texto pretendemos partilhar um novo desafio, de avaliar em e-learning, on-line e a distância, dando conta de uma experiência que introduzimos numa unidade curricular da Licenciatura em Educação da Universidade Aberta de Portugal, única instituição pública portuguesa de ensino superior a distância. Dito de outro modo, a nossa pesquisa tem como objetivos explorar e analisar uma proposta de avaliação alternativa on-line, no contexto do ensino superior em regime de e-learning. Perante os atuais desafios impostos ao ensino superior português e, particularmente, ao ensino superior a distância, face aos novos públicos que a ele acedem, importa refletir sobre novas e diferentes formas de avaliação e motivação conducentes ao sucesso. Nesse contexto, concordamos com Caraças (apud CARDOSO et al.,2015), que reconhece que os sistemas educativos devem e têm de se adequar e atualizar face a novas realidades – sistemas de comunicação, emergentes da informação que circula pela Internet; certificação do conhecimento disponível; e, em suma, da comunicação em rede. De igual modo, estamos convictas de que uma dada sociedade é inseparável da tecnologia, porquanto elemento fulcral na evolução da sociedade atual, já que “estamos num mundo novo e temos necessidade de um novo entendimento” (CASTELLS, 2007, p. XXIV). É, então, pertinente lançar um olhar crítico e perspectivo acerca do momento que Portugal atravessa, em transição, rumo a uma sociedade em rede. Assim, e após a análise de alguns dados que contextualizam este nosso pensar, convocaremos um olhar sobre a situação do ensino superior em Portugal, focando-nos em seus (novos) públicos e (novos) desafios, olhar que nos permitirá enquadrar a partilha da nossa experiência, que consideramos inovadora, desafiante e meritória.
  • Analisar comunidades virtuais de prática
    Publication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda
    Com o objetivo de analisar sete comunidades online, procurando evidenciar os traços que tipificam eventuais comunidades de prática, foi realizado um estudo de casos múltiplos, de natureza predominantemente qualitativa. Privilegiou­‐se a observação continuada da realidade vivida nessas comunidades, a realização de entrevistas online semiestruturadas aos moderadores, a análise de redes sociais, procurando analisar as dinâmicas inter­‐relacionais, tendo­‐se complementado o estudo com o recurso à aplicação de questionários online aos respetivos participantes. Este artigo, para além de procurar dar conta da metodologia usada, apresenta uma matriz de análise dos dados que permite identificar, em face de uma estrutura localizada na rede, a existência de uma comunidade virtual de prática e a abrangência dos traços que a tipificam.
  • Redes sociais e comunidades de prática
    Publication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda
    Este texto, enquanto parte integrante de um trabalho que pretende investigar as dinâmicas e relações societais de sete comunidades virtuais em quatro contextos, focaliza-se na análise de duas redes e de que forma podem potenciar comunidades virtuais de prática, num ambiente 2.0, onde prevalece a aprendizagem informal. A existência de novas formas de organização social – Grupo, Equipa, Rede, Coletivo e Comunidade -, propiciam ao indivíduo o acesso à informação e conhecimento disponíveis na rede global. Metodologicamente, optámos por uma abordagem de estudos de caso múltiplos. A recolha de dados foi realizada com recurso à observação, entrevistas semi-estruturadas e um questionário. Com base nos resultados obtidos, verificámos a existência de duas Redes – Comunidade Atlântico (foco nos animais) e Comunidade Mediterrâneo (foco na fotografia). A Comunidade Atlântico evidencia, maioritariamente, traços distintivos da Rede, sem características que possam apontar, a curto prazo, a sua evolução para Comunidade Virtual de Prática. Para tal concorre nomeadamente: i) o elevado número de membros, o que não potencia o estabelecimento de laços de cumplicidade; ii) a evidência da procura de respostas às suas necessidades e não tanto resposta a dúvidas e a troca de informações acerca dos animais para adoção e o abandono – que se preparam para diminuir ou erradicar – e que, conjuntamente, se propõem resolver através da informação disponível na Rede. A Comunidade Mediterrâneo, por outro lado, evidencia já alguns traços caracterizadores de uma Comunidade de Prática. Salienta-se um menor número de membros e a existência de domínio traduzido na troca de informação à volta de uma prática – a fotografia – e que, enquanto hobbie, une estes membros e os faz estarem juntos, partilhando um interesse comum e a busca da perfeição.
  • Os professores e o E-Learning para alunos adultos: trabalho individual versus comunidade de prática: estudo de caso numa escola secundária
    Publication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda
    Esta dissertação encontra-se inserida no âmbito do Mestrado em Comunicação Educacional Multimédia e investiga de que forma, a partir de uma equipa do projecto ERMAV para os alunos do ensino secundário recorrente nocturno em regime de elearning, em funcionamento numa escola secundária, é possível criar e dinamizar, entre os professores, uma Comunidade de Prática, com todas as dinâmicas específicas que a mesma envolve e ancorada na teoria de Etienne Wenger. A orientação do nosso estudo recaiu na adopção de uma abordagem qualitativa, optando, enquanto estratégia, pelo estudo de caso. No que concerne à recolha de dados, optámos, em primeiro lugar, pela aplicação de um questionário a todos os elementos do grupo de professores do projecto e, numa fase subsequente, por realizar nove entrevistas semidirectivas a sete professores do projecto e ainda à Presidente do Conselho Executivo e ao Coordenador TIC da escola, na qualidade de informantes. Simultaneamente, solicitámos a cinco professores a elaboração de diários de professores, com o objectivo de recolher, na primeira pessoa, os testemunhos e as experiências vivenciadas. Da investigação levada a cabo e após a análise e tratamento dos dados, concluímos que apenas um grupo de professores (o grupo nuclear) evidenciou dinâmicas próprias de uma comunidade de prática no seu estádio um de desenvolvimento – potencial. Os restantes professores, devido a contingências de diferente ordem, nomeadamente da sua inclusão não voluntária aliada à falta de proficiência nas novas tecnologias bem como no domínio da plataforma Moodle e, não menos importante, o abandono dos alunos – destinatários últimos do projecto – não conseguiram encarar o projecto como seu, pelo que não se revelaram enquanto membros plenos da comunidade. Foi também possível concluir que não se verificaram muitas mudanças nas práticas pedagógicas dos professores. As mudanças para um trabalho colaborativo apenas foram evidenciadas pelo grupo nuclear, teimando os restantes num isolamento docente. Quando conscientes da inevitabilidade de uma dinâmica colaborativa, os professores encontraram resistência por parte dos docentes que leccionavam no regime presencial. Porém, todo o grupo tomou consciência da inevitabilidade de uma colegialidade tanto para a eficácia deste e de todos os projectos como enquanto benefício inevitável para a escola actual
  • Colaboração em elearning: um olhar sobre os fóruns de discussão num curso de formação de professores do ensino básico e secundário
    Publication . Santos, José Rui; Santos, Maria da Glória; Henriques, Isabel; Rocha, Maria Antonieta
    Emergindo de um estudo efetuado numa unidade curricular de um curso de profissionalização em serviço de professores, realizado em regime de elearning numa instituição de ensino superior portuguesa, com o qual se pretendia perceber os níveis de participação, colaboração e conectividade estabelecidos pelos membros do grupo-turma, este artigo procura mostrar que é possível estabelecer-se desde o início de um curso em elearning relações de partilha e distribuição do conhecimento, aspetos estes que são centrais da aprendizagem virtual. Na análise e tratamento de dados do estudo recorreu-se ao software Ucinet, através do qual foi possível estabelecer as relações que se criaram entre os vários intervenientes num fórum de discussão, bem como analisar a densidade e a centralidade que permitiram conhecer a forma como os atores da rede interagiram. Procedeu-se ainda à análise de conteúdo da participação dos estudantes, em fórum de discussão, através do software NVivo.
  • Building a virtual community of practice of researchers in Open and Distance Learning (ODL): an exploratory study
    Publication . Morgado, Lina; Rocha, Maria Antonieta; Seco, Carlos; Saraiva, Fernando; Oliveira, Nuno Ricardo
    This article describes a study focused on a group of researchers from a Portuguese Higher ducation Research Center (R&DU). We wanted to see if these researchers considered themselves a community of learning, of practice, or of any type, emerging from the use of virtual environments. We conducted an exploratory qualitative study, integrated in a broader research. We started by making a reflection on the concepts of new forms of learning that are currently breaking out in the network. We then conducted a survey doing semi-structured interviews with a limited group of peers, in order to create an instrument to validate the premise that a group of researchers may function as a learning community or a community of practice. Results showed that the researchers highlighted the importance of interaction and involvement with the Center activities, the lack of alignment between peers and projects, and the need to create the conditions for their functioning as a community. With the results from the interview, we identified some areas for future work, like the need to create a digital platform to foster the needs of a virtual learning and sharing.
  • Formação Avançada Integrada no LE@D 2021-2022
    Publication . Morgado, Lina; Aires, Luísa; Seabra, Filipa; Paz, João; Rocha, Maria Antonieta
    O presente eBook – Formação Avançada integrada no LE@D 2021-2022 / Advanced training at LE@D 2021-2022 - é uma publicação que reúne os artigos escritos relativos à Formação Avançada integrada no centro de investigação resultantes da participação dos investigadores no Iº Encontro de Investigadores do LE@D - Inovação e Ciência. Integrado na coleção LE@D Futures - novas gerações na investigação, este eBook apresenta a produção científica realizada no âmbito da investigação em cursos de formação avançada integrados na UID, e pretende constituir uma memória da investigação concluída ou em curso. O eBook está organizado em três partes, agregando, na primeira parte, os artigos realizados sobre os pós-doutoramentos, na segunda parte, aquelas publicações realizadas em teses de doutoramento, em curso ou concluídas naquele período, e finalmente, as dissertações e projetos de mestrados. Em qualquer dos casos, apenas os artigos cujos autores nos fizeram chegar os textos para serem incluídos.
  • Grupos, redes e coletivos: um contributo para entender a teoria de Anderson e Dron
    Publication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, Alda
    Propomo-nos refletir neste artigo acerca da Taxonomia dos Muitos defendida por Anderson e Dron. Considerando que Grupos, Redes, Coletivos, Comunidades Virtuais de Aprendizagem e Comunidades Virtuais de Prática povoam a Rede global, importa refletir acerca da caracterização apresentada pelos autores para estas novas estruturas organizacionais. De entre os diferentes autores isolámos Terry Anderson e Jon Dron que nos parecem apresentar – na sua Taxonomia dos Muitos – uma mais completa caracterização das granularidades agora existentes. Procuramos, pois, apresentar e discutir estas granularidades como novas formas de organização.