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- Why auditors increasingly rely on analytical procedures : an empirical approach in PortugalPublication . Pinho, Carlos; Santos, Paula; Martins, António Eduardo Pais Falcão BarbosaThe increasing sophistication and quantity of transactions considered to be financial facts included in accounting records and financial statements raises additional issues in terms of financial auditing. Finding more corroborating evidence for the claims made in balances, transaction classes and disclosures is naturally made more difficult by the fact that accounting information and financial reports are increasingly complex both in terms of the corroborative strength of the evidence and its quantity. Auditing work therefore relies increasingly on statistical and non-statistical data and on the auditor's use of substantive analytical review procedures, or, to put it briefly, analytical procedures. The conclusions of this empirical study point to the fact that, in general terms, the increasing use of analytical procedures stems from a risk-based approach to auditing together with reasons that have to do with time pressure and the need to carry out more efficient audits with fewer substantive detail tests as well as improvements in the interpretation of standards applicable to auditing work
- O processo ensino/aprendizagem nos laboratórios de informática com e sem o acesso à InternetPublication . Vieira, Márcia de Freitas; Moreira, Maria DeyseO Programa ProInfo, do Ministério da Educação, disponibilizou laboratórios de informática para escolas, Polos UAB e outros locais de formação, e acesso à internet só para locais de ensino urbano. Esta pesquisa procurou identificar se as aulas ministradas nos laboratórios de informática, com a utilização da internet e sem a sua utilização, afetam ou não a construção do saber do aluno. A proposta do estudo e pesquisa deste tema foi a de assegurar aos educandos e educadores o uso do laboratório de informática em suas diferentes realidades. Adotou-se o Estudo de Caso como metodologia de pesquisa, por investigar opiniões sobre o objeto de estudo. Concluiu-se que as aulas com uso ou não da internet nos laboratórios de informática propiciam a aprendizagem dos alunos, quando bem planejadas, apontando a capacitação dos professores em relação ao uso da informática na educação como uma necessidade e possibilidade real dentro dos planos do município.
- Colaboração em elearning: um olhar sobre os fóruns de discussão num curso de formação de professores do ensino básico e secundárioPublication . Santos, José Rui; Santos, Maria da Glória; Henriques, Isabel; Rocha, Maria AntonietaEmergindo de um estudo efetuado numa unidade curricular de um curso de profissionalização em serviço de professores, realizado em regime de elearning numa instituição de ensino superior portuguesa, com o qual se pretendia perceber os níveis de participação, colaboração e conectividade estabelecidos pelos membros do grupo-turma, este artigo procura mostrar que é possível estabelecer-se desde o início de um curso em elearning relações de partilha e distribuição do conhecimento, aspetos estes que são centrais da aprendizagem virtual. Na análise e tratamento de dados do estudo recorreu-se ao software Ucinet, através do qual foi possível estabelecer as relações que se criaram entre os vários intervenientes num fórum de discussão, bem como analisar a densidade e a centralidade que permitiram conhecer a forma como os atores da rede interagiram. Procedeu-se ainda à análise de conteúdo da participação dos estudantes, em fórum de discussão, através do software NVivo.
- Avaliação externa das escolas em Portugal: um olhar sobre os impactos ao nível da liderançaPublication . Seabra, Filipa; Morgado, José CarlosNeste texto apresentam-se os resultados parciais de um projeto de investigação financiado pela FCT, cuja finalidade principal é estudar o impacto e os efeitos da avaliação externa das escolas na mudança e melhoria das suas práticas e do serviço educativo que prestam, incidindo neste caso sobre a dimensão “Liderança”, que no modelo do 1.º ciclo de avaliação constituía um domínio de análise separado e no modelo atualmente em vigor se enquadra no campo de análise do domínio “Liderança e Gestão”, e divulgam-se algumas mudanças que se verificaram a esse nível.
- Web 2.0 e recursos educacionais abertosPublication . Morais, Carlos; Miranda, Luísa; Dias, PauloA sociedade está em permanente mudança, constituindo um dos seus problemas a necessidade de construir conhecimento útil e atualizado para que as pessoas possam dar resposta às suas necessidades e à concretização dos seus projetos. Como contributo para a construção do conhecimento e promoção da aprendizagem, tendo em conta as potencialidades das tecnologias da informação e comunicação (TIC), propõe-se a conceptualização e utilização da Web 2.0 e de recursos educacionais abertos. Com este artigo, utilizando uma metodologia qualitativa, com procedimentos próximos da pesquisa bibliográfica, evidenciam-se a Web 2.0 e os recursos educacionais abertos, bem como a sua importância no ensino e na aprendizagem.
- Contributos para o estudo da configuração dos rituais verbais de descortesia em programas de rádio portuguesesPublication . Almeida, Carla Aurélia deTaking as reference an oral corpus consisting of verbal interactions presented in Portuguese radio phone-in programmes, we analyse the impoliteness in interactive oral discourse, highlighting the semantic and pragmatic aspects to co-construct interactional meaning and referring the particulars face-threatening strategies that take part in the rhetoric devices of offensiveness: verbal threats, rhetorical questions, repetitions, hyperboles, irony, sarcasm and ritual insults. We also analyse the pejorative action that disqualifies the hearer and the functioning of reparatory acts, such as apologies, that occur in interactions of polemic tone.
- External school evaluation in Portugal : a glance at the impacts on curricular and pedagogical practicesPublication . Leite, Carlinda; Morgado, José Carlos; Seabra, FilipaAnswering demands for an increase of accountability in terms of public education, and intending to lead to an improvement of the quality of education (Conselho Nacional de Educação, 2010), external school evaluation has been taking place in the continental territory of Portugal since 2006. All the schools having been evaluated once, in what is known as the 1st cycle of external evaluation, and a 2nd cycle of external evaluation is underway since 2011. This paper presents a part of a national project funded by the Foundation for Science and Technology, which aims at identifying and describing the impacts and effects of external school evaluation1. We frame external school evaluation as a contribution for the accountability of public service and for the improvement of practices and organizations (Bolívar, 2012). In particular, we will address impacts on pedagogical and curricular practices, inferred from the analysis of the «strengths» and «areas for improvement» identified in the external school evaluation reports of schools which have been evaluated in both cycles of external evaluation. In order to achieve that, we have carried out a category-based content analysis, using the N-vivo 10 software, over a research corpus comprising 40% of all the reports of schools evaluated twice, half of which correspond to the schools with the highest appraisals, and the remaining half to schools with the lowest appraisals. The results we have found when comparing the areas requiring improvement in the 1st cycle of evaluation, and the strengths found in the 2nd cycle of evaluation, suggest a positive impact of external school evaluation on teachers’ curricular and pedagogical practices
- Glossário de responsabilidade socialPublication . Ribeiro, Anabela Vaz; Jorge, Vitor Santos; Neves, Francisco; Pires, Amadora Sónia; Benedito, Ana; Saramago, Ana; Rodrigues, Isabel; Velhas, Margarida; Oliveira, Paula; Fidalgo, Maria do Rosário; Elias, Isabel; Jesus, Clara de; Nunes, Bruno; Santos, Regina; Araújo, Sandra; Carreira, Fernando; Queiróz, Ludgero; Gil, Celina; Silva, Ana Sofia; Pinto, Ana; Aires, Maria Angélica; Pereira, Paulo; Negas, Mário CarrilhoEste Glossário de Responsabilidade Social foi desenvolvido no âmbito da Rede RSO PT, no Grupo de Trabalho da ISO 26 000 (GT ISO 26000). A missão do GT ISO 26000 consiste em promover e aprofundar o conhecimento sobre a norma NP ISO 26000 Linhas de Orientação para a Responsabilidade Social. O Glossário de Responsabilidade Social seguiu a estrutura da norma de referência NP ISO 26000 Linhas de orientação para a responsabilidade social, pelo que os termos se encontram associados aos sete temas da norma.
- Qualificação do ensino português no estrangeiro e difusão da língua portuguesaPublication . Silva, Mário Filipe daO artigo centra-se num aspeto do planeamento da difusão da língua referido em Cooper (1989) (Acquisition planning - language spread) com a preocupação nos seguintes aspetos: - Ligação a um quadro de referência; - Enquadramento desse quadro na sua relação com a realidade de aprendentes e docentes; - Estabelecimento de programas de acordo com o quadro de referência adotado; - Formação docente; - Qualificação da aprendizagem e aferição dos níveis de proficiência. mais do que falar da obra de Robert. L. Cooper, entende-se mais relevante falar dela através da apresentação de um caso concreto de política de língua e de planeamento linguístico que ilustrasse e desse corpo não só ao título da sua obra Language Planning and Social Change (1989), mas desse conta de um dos seus aspetos específicos, a difusão da língua.
- Literacia mediática dos adultos : estratégia metodológicaPublication . Henriques, Susana; Lopes, PaulaA presente comunicação resulta de uma investigação em curso cujo objeto de estudo é a problemática da literacia para os media centrada nos adultos portugueses na sociedade em rede.