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Ferreira, Ricardo Alexino

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  • Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia
    Publication . Marcos, Adérito; Morgado, Lina; Ferreira, Ricardo Alexino
    A pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial em sala, do mundo inteiro. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, intensificando e impulsionando novas maneiras de aprender e se comunicar ao lançar novas comunidades de aprendizagem on-line ou reforçar as existentes. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter e a serem adotadas após o fim da pandemia e o regresso às aulas presenciais na medida em que proporcionem formas mais ágeis e eficazes de contacto e de partilha online estabelecendo assim formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos. Nesta comunicação descrevem-se práticas concretas de ensino online implementadas durante a pandemia em duas universidades tradicionais de ensino presencial, a Universidade de São José, Macau, China; e a Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, no âmbito de disciplinas de mestrado, onde se adotaram estratégias de ensino e aprendizagem online baseadas em videoconferência simples, mas também aplicando princípios pedagógicos explorando a interação aluno-aluno, a aprendizagem colaborativa e a comunicação assíncrona em fórum e ainda a avaliação contínua. Apresenta-se uma análise sistemática das experiências realizadas em ambas as universidades à luz de um potencial modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas gerais para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa online de nível universitário.
  • Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemia
    Publication . Marcos, Adérito; Morgado, Lina; Ferreira, Ricardo Alexino
    A pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, estabelecendo novas (ou reforçando as existentes) comunidades de aprendizagem online. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter após o fim da pandemia na medida em que proporcionem alternativas complementares de contacto, partilha e colaboração em rede, determinando formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos de ensino a distância. Neste artigo descrevemos práticas concretas de ensino online emergencial implementadas durante a pandemia em duas universidades de ensino presencial, a Universidade de São José em Macau; e a Universidade de São Paulo, Brasil, procedendo à sua análise crítica à luz da práxis de ensino a distância online em voga na Universidade Aberta, Portugal, uma universidade virtual de ensino a distância, tendo em vista a definição de um modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas mestras para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa de nível universitário administrável online para os tempos pós-pandémicos suportada nas evidências da pesquisa e tendências emergentes.
  • Os santos negros: reverberações históricas e da sua representação no cinema brasileiro como fator de promoção da espiritualidade negra
    Publication . Ferreira, Ricardo Alexino; Pereira, Selma; Marcos, Adérito; Luiz Prudente, Celso; Almeida, Rogério de
    Neste capítulo os autores visam contribuir para a discussão e pesquisa da importância histórica dos santos negros na Europa e no Brasil, e como as suas representações e construções no cinema brasileiro constituem fatores importantes da espiritualidade negra brasileira onde impera um forte sincretismo religioso de interseccionalidade com santos orixás, ligando a religiosidade ancestral africana e aquela da Igreja Católica.
  • A narrativa pessoal audiovisual: instrumento de afirmação social e de diversidade cultural no contexto do desenvolvimento humano sustentável
    Publication . Marcos, Adérito; Pereira, Selma; Ferreira, Ricardo Alexino
    De entre os milhões de pequenas narrativas pessoais audiovisuais criadas todos os dias com o clássico telefone portátil, um número crescente destas incide sobre aspectos da vida pessoal e da comunidade onde se inserem os seus intervenientes. Quando partilhadas em contexto e na rede global, estas pequenas histórias podem constituir-se como instrumentos ad hoc de afirmação pessoal, social, étnica e cultural - fragmentos fundamentais para a promoção e salvaguarda da diversidade cultural e das minorias. Neste capítulo apresentamos uma reflexão da importância da narrativa pessoal em vários contextos, dando especial ênfase à intervenção social e a promoção e salvaguarda da diversidade cultural à luz do desenvolvimento humano sustentável previsto na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural da UNESCO.
  • Audiovisual storytelling on social networks: a digital media-art film artefact for socio-cultural intervention
    Publication . Pereira, Selma; Ferreira, Ricardo Alexino; Marcos, Adérito
    O conceito de identidade narrativa como construção psicológica mostra-nos o papel da narrativa biográfica na criação e reformulação da identidade do eu. A narrativa é um elemento fundamental para o acesso ao conhecimento e à construção da identidade. O exercício da narração implica uma construção com, e em resposta, às outras pessoas numa relação dialógica, que potencia a consciência e a identidade visual e coletiva. Estas narrativas digitais individuais podem ser instrumentos coletivos/comunitários potenciadores de identificação etnicocultural e sociocultural. Neste artigo os autores apresentam uma reflexão em que abordam o estudo das narrativas audiovisuais, com especial foco nas narrativas publicadas/partilhadas nas redes sociais, trazendo para discussão a análise da sua natureza fílmica, de média-arte digital e a ainda a sua dimensão intervencionista sociocultural.