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- O bebé já tem nome?: um olhar feminista sobre práticas de nomeaçãoPublication . Pereira, Vanessa Araújo; Joaquim, TeresaOs nomes fornecem informação acerca dos princípios, convicções e preceitos culturais das populações (Smith, 1985), revelando «muita coisa, tanto de quem o deu quanto de quem o porta» (Strauss, 1995 cit. in Santos & Santos, 2017, p.12). Esta dissertação pretende analisar até que ponto os processos e práticas de nomeação de crianças registadas em Portugal espelham costumes marcados pela ordem de género dominante, se existe algum grau de consciência acerca da forma como estas estruturas influenciam decisões e práticas, se ocorrem mecanismos intencionais de resistência ou subversão no sentido de atenuar assimetrias ou desigualdades e, ainda, se se observa alguma tendência pela opção de nomes neutros quanto ao género. De natureza qualitativa e centrada na compreensão de significados, recorreu-se à análise temática (Braun & Clark, 2006) para tratar os dados, que foram recolhidos através da aplicação de um questionário. Os resultados, discutidos à luz de paradigmas interpretativos feministas, sugerem que as práticas de nomeação revelam conformidade, consciente ou não, à norma social, traduzida em nomes escolhidos quase sempre em função do sexo da criança e apelidos ordenados de acordo com a valorização do sobrenome paterno, reproduzindo mecanismos de manutenção do poder patriarcal. Estas práticas são, porém, pontuadas por escolhas mais divergentes, que refletem soluções de compromisso ou de conciliação das preferências dos elementos da díade parental, tendo em vista o equilíbrio de poder na tomada de decisão e a presença, em pé de igualdade, de ambas as identidades familiares na composição do nome da criança.
