Browsing by Issue Date, starting with "2022-06"
Now showing 1 - 10 of 47
Results Per Page
Sort Options
- A linguística cognitiva e o mito da linguagem como instintoPublication . Batoréo, HannaDe entre todos os mitos linguísticos com que lidamos no dia-a-dia (cf. Bauer & Trudgill, 1998), o do mito da Linguagem como Instinto, inerente à tese chomskiana da Linguagem e da respectiva Gramática Universal (cf. Chomsky, 1986; Pinker, 1994), é considerado pela Linguística Cognitiva como o maior mito linguístico de sempre, tal como demonstrado por Evans (2014). No presente artigo, partimos da argumentação utilizada por Evans para refutar este mito, propondo, a seguir, uma reflexão teórica que foca a caracterização da Linguística Cognitiva na qualidade de uma abordagem englobante e plural quer do estudo da Linguagem baseada no uso quer da interacção entre Linguagem e a Cognição.
- Desafios da inovação curricular: perspetivas de professores veteranosPublication . Torres, Ana Cristina; Mouraz, Ana; Monteiro, AngélicaO acentuado envelhecimento docente em Portugal tem sido reconhecido como um dos obstáculos à mudança do paradigma educacional com que muitos sistemas educativos europeus estão comprometidos. As crescentes diferenças geracionais entre professores e alunos, as constantes pressões para a utilização educativa das tecnologias e a intensificação do trabalho docente têm contribuído para algum sentimento de ineficácia do trabalho curricular e um certo desencanto profissional em muitos professores. Neste contexto, o projeto REKINDLE+50 trabalhou com professores veteranos procurando potenciar a relação entre a sua agência curricular e as práticas de ensino pelo recurso a tecnologias digitais, com vista à promoção de um (re)encantamento profissional através da inovação curricular. Este texto analisa perspetivas de professores veteranos sobre os desafios da inovação curricular pelo uso de tecnologias, incluindo práticas, riscos percebidos, obstáculos e estratégias de superação que identificam na sua agência perante a inovação curricular. Assumindo uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, foi realizada uma análise de conteúdo aos murais em padlet e às reflexões individuais de 36 professores que participaram num curso de formação, organizado no âmbito do projeto, bem como às transcrições de três grupos de discussão focalizada. Desta análise constatou-se que a agência curricular de professores veteranos é potenciada por práticas de inovação pelas tecnologias, sobretudo quando percebem a sustentabilidade dessas práticas e os efeitos das mesmas numa participação mais ativa dos alunos nas atividades de ensino e na melhoria das suas aprendizagens.
- IntroduçãoPublication . Batoréo, HannaTrata-se da Introdução ao livro intitulado "Linguagem – Cognição – Cultura: Teorias, Aplicações e Diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil)", publicado pela Universidade Aberta. O livro surge a partir da pesquisa desenvolvida no âmbito do núcleo de investigação do Grupo de Cognição, Linguagem e Comunicação Multimodal – CLCM (durante a sua vigência entre 2017 e 2020), ancorado no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL). É constituído por dezassete artigos da autoria de 15 investigadores portugueses, brasileiros e uma pesquisadora polaca, que trabalham no âmbito da área abrangente da Linguagem e Cognição.
- Tutoria virtual em e-learning: perspectivas e (anti-)mitosPublication . Marcos, AdéritoEsta comunicação aborda a questão da tutoria virtual no elearning, relevando soluções existentes, limitações, mitos e perspetivas de futuro.
- LIFEPAYT: tool to reduce waste in South Europe. Final reportPublication . Ferreira, Célia; Sousa, Catarina
- Linguagem e cognição em interação: diálogos interdisciplinares entre a linguística cognitiva e a linguística interacionalPublication . Almeida, Carla Aurélia deO presente texto analisa os diálogos interdisciplinares que se podem estabelecer entre a Linguística Cognitiva (LC) e a Linguística Interacional (LI), especificamente a Sociolinguística Interacional (SI), no quadro de um percurso epistemológico particular, contribuindo para a delimitação de linhas de análise e para a articulação das duas perspetivas. Constituindo-se e delimitando-se corpora dos media e de entrevistas de investigação no seio de agendas de investigação específicas (Almeida, 2012a 2012b, 2016, 2019), estabelecem-se pontes de investigação entre as duas perspetivas de análise. Considerando que a conceptualização da linguagem se fundamenta na análise dos fatores interacionais, sociais e culturais que condicionam as produções discursivas dos falantes, apresentaremos contributos para o aprofundamento da análise das relações que se podem estabelecer entre linguagem, cognição e interação.
- e-Letras com Vida - Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e ArtesPublication . Rita, Annabela; Martuscelli, Tania; Franco, José EduardoA e-Letras com Vida — Revista de Estudos Globais: Humanidades, Ciências e Artes [e-LCV] é, atualmente, uma publicação científica semestral do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb) e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), tendo sido criada no âmbito de uma parceria institucional mais alargada. Visa divulgar, no endereço http://e-lcv.online/index.php/revista, estudos originais sobre Literatura, especialmente encarada na sua inscrição cultural e em diálogo com História, a Filosofia, as Artes e as Ciências, no espírito da edição impressa, em relação à qual se mostra independente, Letras com Vida — Literatura, Cultura e Arte
- Práticas de ensino e aprendizagem online em Macau, Portugal e Brasil: na senda de um modelo pedagógico virtual global pós pandemiaPublication . Marcos, Adérito; Morgado, Lina; Ferreira, Ricardo AlexinoA pandemia Covid-19 teve um profundo impacto nos processos pedagógicos das universidades de ensino presencial em sala, do mundo inteiro. O confinamento obrigatório da população universitária implicou a transposição do ensino presencial em sala para as aulas realizadas online, levando a um aumento considerável do uso de sistemas de videoconferência, intensificando e impulsionando novas maneiras de aprender e se comunicar ao lançar novas comunidades de aprendizagem on-line ou reforçar as existentes. Estas práticas de aprendizagem online tendem a se manter e a serem adotadas após o fim da pandemia e o regresso às aulas presenciais na medida em que proporcionem formas mais ágeis e eficazes de contacto e de partilha online estabelecendo assim formas não estruturadas de modelos pedagógicos híbridos. Nesta comunicação descrevem-se práticas concretas de ensino online implementadas durante a pandemia em duas universidades tradicionais de ensino presencial, a Universidade de São José, Macau, China; e a Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, no âmbito de disciplinas de mestrado, onde se adotaram estratégias de ensino e aprendizagem online baseadas em videoconferência simples, mas também aplicando princípios pedagógicos explorando a interação aluno-aluno, a aprendizagem colaborativa e a comunicação assíncrona em fórum e ainda a avaliação contínua. Apresenta-se uma análise sistemática das experiências realizadas em ambas as universidades à luz de um potencial modelo pedagógico virtual de cariz geral que possa proporcionar princípios e linhas gerais para o planeamento, organização e implementação de oferta educativa online de nível universitário.
- "É com imenso prazer que verei todos aqueles náufragos agarrados ao seu salva-vidas...”: criatividade numa interação num programa de rádio sobre futebolPublication . Almeida, Carla Aurélia deA expressão da emoção, de um ponto de vista discursivo, pode ser vista através de uma análise cognitiva dos conceitos e expressões (Athanasiadou & Tabakowska; 1998; Kövecses, 1998, pp. 127-152), e pode também ser analisada no âmbito do trabalho interacional (Goffman, 1981). A análise das estratégias discursivas (Gumperz, 1989) permite compreender a coconstrução das "expectativas partilhadas" associadas aos "frames" (Gumperz, 1980, pp. 103-104; Tannen, 1993). Tomando como referência um corpus oral de um programa de rádio de conversas telefónicas sobre futebol português (Almeida, 2012), iremos analisar "estratégias de envolvimento" (Tannen, 1989, p.1) desenvolvidas através de um mecanismo discursivo baseado na expressão de metáforas e imagens imaginadas. Considerando a emoção no quadro do trabalho interacional desenvolvido pelos interactantes em conversação (Edwards, 2001, p. 236), analisaremos a "construção do ponto de vista do narrador" (Borkent, 2017, p. 547) com marcadores como pronomes pessoais, expressões temporais e marcadores de tempo (Vandelanotte & Dancygier, 2017, p. 6). Analisaremos também a seleção, feita pelos participantes, das estratégias discursivas de sarcasmo. Finalmente, vamos relacionar os resultados aqui em questão com a teoria dos espaços mentais e da integração conceptual ("blending") de G. Fauconnier & M. Turner (2002).
- A (des)cortesia dissimulada nos discursos considerados 'populistas' em PortugalPublication . Seara, IsabelA sustentabilidade da política e dos discursos políticos como discursos públicos deve necessariamente contemplar as disrupções dos populismos. Diríamos, mesmo, que não há política sem populismo. Quebra-se, assim, uma das primeiras marcas de populismo assente na dicotomia nós – eles. A questão não estará, pois, em suprimir os discursos e atos populistas, mas em encontrar as raízes do fenómeno, determinar as suas características e os contextos de ocorrência, circunscrever, numa palavra, os modos de tais manifestações.