Logo do repositório
 
A carregar...
Foto do perfil
Pessoa

Nunes, Maria Teresa

Resultados da pesquisa

A mostrar 1 - 10 de 16
  • Feminino e masculino nos materiais pedagógicos: (in)visibilidades e (des)equilíbrios
    Publication . Alvarez, Teresa
    Guia para uma análise crítica dos recursos educativos na ótica do género e apresentação de algumas propostas para a conceção de produtos educativos promotores da igualdade entre raparigas/mulheres e rapazes/homens.
  • Romper as fronteiras: a interseccionalidade nas questões de género e feministas
    Publication . Magalhães, Sara; Alvarez, Teresa
    Integram esta publicação as comunicações de um conjunto de investigadoras e investigadores "emergentes" que em 2013 participaram no fórum debate organizado pela APEM. Cruzam-se reflexões e evidenciam-se fronteiras e desafios que se colocam à investigação em Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas em áreas como as da Comunicação Social, Saúde, Educação, Imigração, Violência de género e Transexualidade.
  • Reflexões sobre a igualdade entre mulheres e homens: conhecimento, educação e formação
    Publication . Alvarez, Teresa
    Partindo de algumas das principais problemáticas que subjazem às políticas públicas para a igualdade entre mulheres e homens, apresentam-se algumas reflexões sobre atuais desafios que se colocam ao ensino superior e à construção de uma igualdade substantiva entre os sexos.
  • A dimensão da igualdade de género no Projeto SACAUSEF
    Publication . Alvarez, Teresa
    Enquadramento do Projeto SACAUSEF nas políticas para a Igualdade entre Mulheres e Homens e nas orientações internacionais sobre esta problemática no domínio da educação. Partindo da perspetiva sistémica de um Sistema de Avaliação, Certificação e Utilização de Software Educativo e Formativo – SACAUSEF, explicitam-se desafios e potencialidades do Projeto para a transversalização da igualdade de género no sistema educativo.
  • Estudos sobre as mulheres: conhecimentos itinerantes, percursos partilhados
    Publication . Alvarez, Teresa; Joaquim, Teresa; Pinto, Teresa
    A primeira parte incide sobre a problemática Mulheres, Representações Iconográficas e Conhecimento tema do Seminário Internacional que teve lugar em Lisboa, em 2017. A segunda parte, Estudos sobre as Mulheres. Género, Sociedades e Culturas – percursos em debate, compreende um conjunto de textos provenientes das comunicações apresentadas no seminário internacional, com o mesmo nome, realizado em 2017, cujo propósito foi o de partilhar interesses, questionamentos e linhas de investigação entre os diferentes elementos do GIEMGSC e suscitar, a partir dos pontos comuns entre as investigações individuais, o desenho de projetos comuns, amplos e agregadores.
  • Género e representações iconográficas
    Publication . Alvarez, Teresa
    O texto centra-se nas imagens sobre o feminino e o masculino dos Recursos Educativos Digitais (RED), em linha, do Portal das Escolas, organizando-se em duas partes: na primeira parte apresentam-se algumas breves reflexões sobre representações sociais de género e comunicação visual educacional; na segunda parte sugerem-se algumas linhas de análise das representações iconográficas do feminino e do masculino naquele tipo de recursos.
  • Combating gender stereotypes in the education system: success stories
    Publication . Alvarez, Teresa
    Conferência de Abertura do Painel 2 – Combating gender stereotypes in the education system: success stories, da Conferência promovida pelo Conselho da Europa sobre “Combating gender stereotypes in and through education”. Apresentam-se alguns desafios decorrentes do combate ao sexismo na escola e propõem-se algumas linhas de ação, ao nível individual, coletivo, organizacional e institucional.
  • Educar para a igualdade: género e cidadania
    Publication . Alvarez, Teresa
    Ainda que a igualdade de direitos sociais e políticos entre os sexos esteja consignada na lei, é a desigualdade que caracteriza a distribuição de poder, das responsabilidades e da participação entre mulheres e homens, nas esferas pública e privada. A persistência de estereótipos femininos e masculinos, reproduzidos pelos diferentes processos de socialização, explica esta contradição. A igualdade de género deve estruturar a educação para a cidadania, eliminando as incoerências identitárias entre o que entendemos por homem ou mulher e por cidadão ou cidadã.
  • Mulheres e media
    Publication . Magalhães, Sara I.; Alvarez, Teresa
    Coletânea de textos que resultaram no Encontro Mulheres e Media organizada pela Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, no âmbito da iniciativa "Reflexões no Alvito" promovida pela Plataforma Portuguesa dos Direitos das Mulheres. Integram esta coletânea textos sobre as primeiras mulheres jornalistas na imprensa escrita (de Isabel Ventura), as mulheres e os novos media (de Adriana Delgado), feminismo e espaço virtual (de Noa Wirth-Nogradi) e as representações do 8 de Março na imprensa escrita portuguesa (de Carla Cerqueira). A obra inclui igualmente uma síntese das questões debatidas «durante o Encontro, segundo a lógica que norteou as "Reflexões no Alvito".
  • O papel da educação no caminho que falta percorrer em Portugal na desconstrução dos estereótipos de género: breves reflexões
    Publication . Alvarez, Teresa; Vieira, Cristina Coimbra
    Apesar das evidentes mudanças na sociedade portuguesa nos últimos quarenta anos, após a queda do regime ditatorial, o eixo estruturante das relações entre homens e mulheres continua eivado de um certo desequilíbrio, muitas vezes menosprezado tanto pelas entidades políticas como pela sociedade civil. E tal acontece, quer em virtude da crença generalizada de que está tudo conseguido na construção de uma nação com tolerância zero às leis e atitudes sexistas do passado, quer devido ao poder silencioso das estereotipias de género, que continuam a constituir obstáculos reais ao exercício da cidadania pelas pessoas de ambos os sexos, ao longo da vida. Neste artigo pretende-se refletir brevemente sobre o papel da educação na promoção de uma cidadania sem visões de género estereotipadas, em rapazes/homens e em raparigas/mulheres, chamando para o debate diferentes agentes de socialização e percorrendo contextos formais e não formais de aprendizagem.