Loading...
16 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 16
- Feminino e masculino nos materiais pedagógicos: (in)visibilidades e (des)equilíbriosPublication . Alvarez, TeresaGuia para uma análise crítica dos recursos educativos na ótica do género e apresentação de algumas propostas para a conceção de produtos educativos promotores da igualdade entre raparigas/mulheres e rapazes/homens.
- Romper as fronteiras: a interseccionalidade nas questões de género e feministasPublication . Magalhães, Sara; Alvarez, TeresaIntegram esta publicação as comunicações de um conjunto de investigadoras e investigadores "emergentes" que em 2013 participaram no fórum debate organizado pela APEM. Cruzam-se reflexões e evidenciam-se fronteiras e desafios que se colocam à investigação em Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas em áreas como as da Comunicação Social, Saúde, Educação, Imigração, Violência de género e Transexualidade.
- Reflexões sobre a igualdade entre mulheres e homens: conhecimento, educação e formaçãoPublication . Alvarez, TeresaPartindo de algumas das principais problemáticas que subjazem às políticas públicas para a igualdade entre mulheres e homens, apresentam-se algumas reflexões sobre atuais desafios que se colocam ao ensino superior e à construção de uma igualdade substantiva entre os sexos.
- Género, educação e cidadania: que "agenda" para a investigação científica e para o ensino e a formação?Publication . Alvarez, Teresa; Vieira, Cristina Coimbra; Ostrouch-Kamińska, Joanna
- A dimensão da igualdade de género no Projeto SACAUSEFPublication . Alvarez, TeresaEnquadramento do Projeto SACAUSEF nas políticas para a Igualdade entre Mulheres e Homens e nas orientações internacionais sobre esta problemática no domínio da educação. Partindo da perspetiva sistémica de um Sistema de Avaliação, Certificação e Utilização de Software Educativo e Formativo – SACAUSEF, explicitam-se desafios e potencialidades do Projeto para a transversalização da igualdade de género no sistema educativo.
- Introdução: história, história das mulheres, história de género: produção e transmissão do conhecimento históricoPublication . Pinto, Teresa; Alvarez, TeresaEste texto sublinha que a história se situa e ressitua historicamente em função do lugar epistemológico que a define, das teorias que a conformam, dos modos de recolha e seleção dos dados empíricos que a sustentam. Enfatiza, ainda, o contributo da História das Mulheres e do Género nos modos de construção e de escrita da História e questiona a difícil e lenta integração desses contributos da produção historiográfica no ensino da História.
- Estudos sobre as mulheres: conhecimentos itinerantes, percursos partilhadosPublication . Alvarez, Teresa; Joaquim, Teresa; Pinto, TeresaA primeira parte incide sobre a problemática Mulheres, Representações Iconográficas e Conhecimento tema do Seminário Internacional que teve lugar em Lisboa, em 2017. A segunda parte, Estudos sobre as Mulheres. Género, Sociedades e Culturas – percursos em debate, compreende um conjunto de textos provenientes das comunicações apresentadas no seminário internacional, com o mesmo nome, realizado em 2017, cujo propósito foi o de partilhar interesses, questionamentos e linhas de investigação entre os diferentes elementos do GIEMGSC e suscitar, a partir dos pontos comuns entre as investigações individuais, o desenho de projetos comuns, amplos e agregadores.
- Género e representações iconográficasPublication . Alvarez, TeresaO texto centra-se nas imagens sobre o feminino e o masculino dos Recursos Educativos Digitais (RED), em linha, do Portal das Escolas, organizando-se em duas partes: na primeira parte apresentam-se algumas breves reflexões sobre representações sociais de género e comunicação visual educacional; na segunda parte sugerem-se algumas linhas de análise das representações iconográficas do feminino e do masculino naquele tipo de recursos.
- Combating gender stereotypes in the education system: success storiesPublication . Alvarez, TeresaConferência de Abertura do Painel 2 – Combating gender stereotypes in the education system: success stories, da Conferência promovida pelo Conselho da Europa sobre “Combating gender stereotypes in and through education”. Apresentam-se alguns desafios decorrentes do combate ao sexismo na escola e propõem-se algumas linhas de ação, ao nível individual, coletivo, organizacional e institucional.
- Educar para a igualdade: género e cidadaniaPublication . Alvarez, TeresaAinda que a igualdade de direitos sociais e políticos entre os sexos esteja consignada na lei, é a desigualdade que caracteriza a distribuição de poder, das responsabilidades e da participação entre mulheres e homens, nas esferas pública e privada. A persistência de estereótipos femininos e masculinos, reproduzidos pelos diferentes processos de socialização, explica esta contradição. A igualdade de género deve estruturar a educação para a cidadania, eliminando as incoerências identitárias entre o que entendemos por homem ou mulher e por cidadão ou cidadã.