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- Romper as fronteiras: a interseccionalidade nas questões de género e feministasPublication . Magalhães, Sara; Alvarez, TeresaIntegram esta publicação as comunicações de um conjunto de investigadoras e investigadores "emergentes" que em 2013 participaram no fórum debate organizado pela APEM. Cruzam-se reflexões e evidenciam-se fronteiras e desafios que se colocam à investigação em Estudos sobre as Mulheres, de Género e Feministas em áreas como as da Comunicação Social, Saúde, Educação, Imigração, Violência de género e Transexualidade.
- O impacto de ambientes online na perceção de competências de aprendizagem em alunos do ensino fundamentalPublication . Sol, Paulo; Moreira, J. AntónioPoderão os ambientes online favorecer as competências de aprendizagem, tal como os estudantes do ensino fundamental as percebem? Nos tempos atuais, em que às profundas transformações sociais, económicas e culturais se associa a evolução das tecnologias de informação e da comunicação deparamo-nos com a necessidade de reequacionar os processos de ensinoaprendizagem. Neste artigo analisamos o impacto de novos cenários pedagógicos online na perceção das competências de aprendizagem na disciplina de Físico-Química do ensino fundamental. Participaram na investigação 120 alunos, 60 do ensino público e 60 do ensino particular, do 9.º ano de escolaridade, de duas escolas do distrito de Aveiro- Portugal. No final do ano letivo, os estudantes responderam a uma escala de competências de autoaprendizagem, adaptada para aprendizagem em ambientes online. Os resultados do estudo mostram que ambientes online, ancorados num design centrado no desenvolvimento de competências e num modelo pedagógico baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação podem ter efeitos muito positivos na perceção das competências de aprendizagem nas dimensões consideradas: Aprendizagem Ativa ou Aceitação da Responsabilidade Pessoal pela Aprendizagem, Iniciativa de Aprendizagem e Orientação para a Experiência e Autonomia na Aprendizagem. Verificámos ainda que os alunos do ensino particular apresentação perceções mais positivas dessas competências do que os estudantes do ensino público. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, como da reflexão para o futuro dos processos educativos.
- Ensino on-line e participação na unidade curricular Introdução às Ciências Sociais, Universidade AbertaPublication . Magano, Olga; Melro, Ana; Sousa, Fátima; Pinheiro, AnaO objetivo desta comunicação é refletir sobre a experiência de ensino online na Unidade Curricular de Introdução às Ciências Sociais, 1º ano do plano de estudos da Licenciatura em Ciências Sociais, Universidade Aberta, em particular no que se refere à participação dos estudantes nas turmas virtuais. Esta Unidade Curricular apresenta algumas características particulares, tais como o elevado número de estudantes, várias turmas e tutoras, o que complexifica a organização e gestão dos processos de ensino-aprendizagem. Quais as variáveis e fatores de sucesso e insucesso que interferem na participação dos alunos? Qual o papel do docente/tutor na participação dos alunos? Estas são algumas das questões que tentamos aprofundar neste texto conciliando a experiência profissional com a perspetiva pedagógica e científica de contribuir para a melhoria dos resultados académicos.
- A view of problematic of fisheries and Aquaculture in EuropePublication . Seixas, SóniaEU citizens are consuming far more fish than European seas can produce by catches and aquaculture, this conducts in importation of 60% of it fish consumption. Some studies also showed that the consumption of fish in EU countries was below the recommended values for human health, so the level of consumption tends to rise. By other hand almost of the fish stocks is fully exploited and can conducts to environmental problems. Some examples were mentioned. The sustainability of fisheries is an EU priority today, as demonstrated the new Common Fisheries Policy. In last two years several recommendations and rules have been done to achieve this objective. By other hand is important educate the consumers to change mentality and conduct them to consume fish catch by sustainability fisheries. Also was implementing several certifications, regional (origin certification) and international. At this point aquaculture is considered a solution to provide fish to EU but some problems are constricts their rise, such as consumer mentality, tourism competitive for coastal areas, environment problems, etc. Several examples were mentioned. In all these problem education of different actors is a big concern. So Aquatnet project, an EU Erasmus project (actually in third edition), study the pr0oblem and try to contribute to the solution of this problem.
- Technology, law and regulation : the creation of a framework for a “sustainable” state and social justicePublication . Jacquinet, MarcThe paper aims at defining a central issue of state reform and social and public policies through the use of legal techniques, management tools and technology. The central question is the definition of a new framework for public, collective and individual action, similar to the factory system or Fordism of the first and third industrial revolutions. What is at stake is a complex issue of defining the framework for action embedded in two technologies: (1) law and lawmaking and (2) reform of the state and regulation of activities through the implementation of new management techniques and technology and the definitions of criteria and benchmark to assess the action of workers, consumers (and even citizens, often reduced or idealized to the former), trade unions, associations, public servants, political parties and decision-makers, not to mention stakeholders (a keyword in discourse related to the process that I try to describe).
- Dimensões pedagógicas da sala de aula virtual: teoria e práticaPublication . Rodrigues, Ana Paula; Monteiro, Angélica; Moreira, J. AntónioEste artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos afirmar que o professor atribuiu uma importância significativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente online estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação.
- Os estilos de coaprendizagem para as novas características da educação (3.0)Publication . Okada, Alexandra; Barros, Daniela Melaré VieiraA discussão da coaprendizagem na Educação 3.0 é contextualizada no âmbito da sociedade em rede, onde a aprendizagem formal e informal são imprescindíveis no desenvolvimento e exercício de competências sociais, culturais, cognitivas, tecnológicas tanto para o domínio e fluência profissional como no exercício da cidadania. O principal objetivo desta reflexão é: compreender os estilos de coaprendizagem com base na teoria dos estilos de aprendizagem destacando conexões com a Educação 3.0 nas práticas de aprendizagem abertas. Realizamos uma análise descritiva suportada por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões do espaço de diálogo da Comunidade COLEARN em projetos europeus que integra várias instituições coordenadas pela Open University UK. Os resultados trazem indicadores–chave para analisaros estilos de coaprendizagem no contexto da Educação 3.0.
- Non-uniform hyperbolicity for infinite dimensional cocyclesPublication . Bessa, Mário; Carvalho, MariaLet H be an infinite dimensional separable Hilbert space, X a compact Hausdorff space and f : X \rightarrow X a homeomorphism which preserves a Borel ergodic measure which is positive on non-empty open sets. We prove that the non-uniformly Anosov cocycles are C0-dense in the family of partially hyperbolic f,H-skew products with non-trivial unstable bundles.