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- Universidades seniores em Portugal e o uso das tecnologias digitais: inclusão digital e socialPublication . Barros, Daniela Melaré Vieira; Nobre, Ana; Gil, Henrique; Chenoll, Antonio; Macedo, CarlaEste artigo baseia-se na investigação do uso das tecnologias digitais no contexto das principais Universidades de Seniores em Portugal, mais conhecidas no Brasil como Universidade para a Terceira Idade. O principal objetivo do trabalho realizado é analisar o uso de tecnologias digitais, na vida pessoal dos idosos, na qualidade de vida e na inclusão digital e social, identificando também as aplicações tecnológicas mais utilizadas em duas das principais universidades seniores na região de Lisboa. A metodologia de investigação foi de natureza quantitativa e qualitativa, com a recopilação de dados da aplicação de instrumentos de recolha aos alunos das universidades: Universidade Sênior de Almada e Universidade Don Sancho, ambas na região de Lisboa. Como resultado dessa investigação, verificamos que os seniores quando buscam conhecimento tecnológico sentem-se mais autônomos e confiantes na procura de informações, nas diversas formas de comunicação entre familiares e amigos e, em consequência, a diminuição da solidão e o aumento da qualidade de vida e da sustentabilidade socioeconômica.
- Inovação em contextos: educativos: tecnologias, personalização e acessibilidadePublication . Barros, Daniela Melaré VieiraProfª Drª Juana Maria Anguita Acero – Universidad Nacional de Educación a Distancia – UNED. No âmbito do Erasmus + a professora esteve uma semana aqui na atividade docente e de investigação.
- Formação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e portuguêsPublication . Silva, Gleice Assunção da; Barros, Daniela Melaré Vieira; Ramos, DanielaEste trabalho analisa a formação de professores na modalidade a distância no contexto brasileiro e português. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Destacase, neste estudo, que no contexto português a formação inicial de docentes é realizada nas denominadas escolas superiores de educação apenas na modalidade presencial, diferente do contexto brasileiro que tem a oferta dos cursos de Pedagogia e licenciaturas nas diferentes áreas de conhecimento tanto presencial como a distância. Essas diferenças da formação podem ser observadas a partir do histórico da formação de professores e das legislações vigentes. Os resultados e análises do panorama atual sobre as duas realidades pesquisadas, apontam que, embora a educação a distância esteja pautada em objetivos diferenciados com relação a formação inicial de professores, ambas tem um papel significativo na formação continuada destes profissionais, em suas diferentes áreas e modalidades de ensino, contribuindo para a qualificação da docência diante dos desafios e demandas educacionais da contemporaneidade.
- A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitaisPublication . Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Garcia Perez, Daniela JordãoNossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.
- Inovação em contextos educativos: tecnologias, personalização e acessibilidadePublication . Barros, Daniela Melaré VieiraProfº. Drº. Òscar Navarro Martínez – Universidad de Castilla - La Mancha – Ciudad Real. No âmbito do Erasmus + o professor esteve uma semana aqui na atividade docente e de investigação.
- Estudio de identificación de los estilos del uso del virtual de los seniors: perspectivas inicialesPublication . Sánchez Romero, Cristina; Santos, Vanessa Matos dos; Barros, Daniela Melaré Vieira; Álvarez González, Evelina; Castro, Pilar LagoEl tema de los estilos de aprendizaje viene a lo largo de los años consolidándose en el área de la Educación y Formación de Personas. Los estilos de uso del espacio virtual (o del virtual como decimos), más recientes, estan en investigaciones dentro del ámbito escolar y con estudiantes jóvenes y adultos universitarios. Verificamos que en el área senior nada fue explorado con profundidad respecto a los estilos. Este trabajo pretende presentar cómo es el estilo de uso del virtual de una población senior - estudiantes de la educación a distancia de la UNED Senior, destacando la importancia de estos para el desarrollo de una innovadora estrategia de aprendizaje. Se les aplicó un instrumento enfocado a evaluar los estilos de aprendizaje al usar el espacio virtual. Además, través de las correlaciones, hemos analizado los diferentes estilos del uso del espacio virtual de un colectivo de personas donde predomina un estilo de búsqueda e investigación. En conclusión, la identificación de los estilos facilita la comprensión de cómo desarrollar estrategias para trabajar con las personas de edad avanzada (mayores, seniors), en contextos de uso de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC).
- Inovação em contextos educativos: tecnologias, personalização e acessibilidadesPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraProfª. Drª. Silvia Carrascal Dominguez (2023). No âmbito do Erasmus + a professora esteve uma semana aqui na atividade docente e de investigação.
- Processos de internacionalização no ensino superior: aspectos pedagógicosPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraA importância da internacionalização com seus conceitos e características. Seus aspectos pedagógicos no cenário do ensino superior, as principais estratégias e elementos didáticos para os envolvidos. Tendências com as tecnologias e o contexto híbrido da educação superior como facilitadores e ampliadores da internacionalização digital.
- Inovação educativa e novos espaços de aprendizagem no ensino superiorPublication . Barros, Daniela Melaré VieiraProfª. Drª. Silvia Carrascal Dominguez (2022) da Universidade Complutense, Madrid Espanha - https://educacion.ucm.es/silvia-carrascal-dominguez - No âmbito do Erasmus + a professora esteve uma semana aqui na atividade docente e de investigação no ano de 2022. A professora Silvia destaca e analisa os principais aspectos do tema das Competências na formação de professores no atual ensino hibrido.
- Competências digitais de professores do ensino superior privadoPublication . Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.; Lemos, Cátia; Valente, Sónia; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Lara; Nunes, Maria da GraçaO reforço das competências digitais dos docentes do ensino superior é uma prioridade política e social no espaço europeu, e em particular em Portugal, que ganhou ainda maior relevância durante o último ano, fortemente marcado pelo desenvolvimento das tecnologias inteligentes criativas de Inteligência Artificial. Neste sentido Portugal tem lançado uma série de iniciativas, como o Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) e o “skills for Pós-COVID Competências para o Futuro no Ensino Superior”, promovida pela Direção-Geral do Ensino Superior, que procuram reforçar essas competências. No âmbito desta iniciativa, a Universidade Aberta desenvolveu o projeto “Estratégias de acompanhamento da mudança interna, na transformação digital, na inovação e no bem-estar”. Nesta comunicação apresentamos os principais resultados obtidos junto de docentes de instituições de ensino superior privadas. A estratégia metodológica foi quantitativa, assente na aplicação de um inquérito por questionário concebido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), cuja componente principal se baseia numa ferramenta de autorreflexão - DigCompEdu CheckIn - desenvolvida com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). No estudo em referência utilizamos a versão do questionário traduzido e validado para a população portuguesa por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019). Os resultados permitiram identificar três dimensões essenciais: (i) níveis de proficiência e pontuações médias globais dos docentes, (ii) níveis de proficiência por áreas de competência digital, e (iii) níveis de proficiência por faixa etária, género, tempo de lecionação, tempo de utilização de tecnologias digitais e ambientes virtuais. A partir destes resultados é possível identificar, por um lado, necessidades de capacitação que permitam desenvolver as competências digitais destes docentes e, por outro lado, os níveis de fluência digital elevados e, por isso, com potencial de mobilização para a inovação das práticas docentes.