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- Vaso com decoração simbólicaPublication . Cardoso, João LuísVaso de barro, proveniente da tholos do Monte do Outeiro (Aljustrel), com decoração simbólica antropomórfica de tipo esquemático, correspondendo tipologicamente a um “copo”, forma característica do Calcolítico Inicial da Estremadura, mas que perdurou em exemplares de menor apuro técnico e decorativo, no Calcolítico Pleno/Final.
- The Everywhere Museum of Everything: the curatorship challenge, from digital urban art to NFTsPublication . Veiga, Pedro Alves daThis article focuses on the overproduction of aestheticised digital content, a testament to social, cultural or recreational experiences, paradoxically short-lived and forgotten. These public aestheticised digital records of social interactions, intellectual engagement or consumerist indulgence are uploaded onto social networks and represent not only a real and abundant ethnographic portrait of contemporaneity, which could be searchable by geography, demography or subject, but also acquire remarkable potential as raw material for creative and artistic research, remixing, digital archaeology or exhibition. From this point of view, their curation is justified. The Everywhere Museum of Everything is the designation given by the author to the augmented urban spaces, populated by these layers of original and remixed digital audio-visual information, interconnected by hashtags and geo-tags, which can be rendered visible through augmented reality tools, thus transforming any urban space into a digital gallery of their recent social, aesthetic or ethnographic history.
- Traços transdisciplinares na obra do Padre Manuel Antunes: uma análise crítica à luz da Carta da Transdisciplinaridade/UNESCO – 1994Publication . Mucheroni, Marcos; Marcos, AdéritoToda a obra e pensamento do Padre Manuel Antunes se revestem de características de grande abrangência e de capacidade de abertura à inovação, na perspetiva de que o pensamento crítico, sendo perscrutador do desconhecido, enquanto questiona o conhecimento adquirido ou em pesquisa, não se pode fechar em si mesmo ou separar partes do conhecimento de um todo que constitui o universo, e o homem como parte deste, já que se objetiva a compreensão última do Todo. Encontramos, portanto, traços de transdisciplinaridade na obra e pensamento do Padre Manuel Antunes indicando um pioneirismo relativamente ao movimento da transdisciplinaridade que arranca com o primeiro congresso da área e a respetiva carta daí resultante. Neste artigo, os autores propõem uma análise crítica da obra do Padre Manuel Antunes à luz dos princípios fundacionais encontrados na Carta da Transdisciplinaridade de 1994.
- Formação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e portuguêsPublication . Silva, Gleice Assunção da; Barros, Daniela Melaré Vieira; Ramos, DanielaEste trabalho analisa a formação de professores na modalidade a distância no contexto brasileiro e português. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Destacase, neste estudo, que no contexto português a formação inicial de docentes é realizada nas denominadas escolas superiores de educação apenas na modalidade presencial, diferente do contexto brasileiro que tem a oferta dos cursos de Pedagogia e licenciaturas nas diferentes áreas de conhecimento tanto presencial como a distância. Essas diferenças da formação podem ser observadas a partir do histórico da formação de professores e das legislações vigentes. Os resultados e análises do panorama atual sobre as duas realidades pesquisadas, apontam que, embora a educação a distância esteja pautada em objetivos diferenciados com relação a formação inicial de professores, ambas tem um papel significativo na formação continuada destes profissionais, em suas diferentes áreas e modalidades de ensino, contribuindo para a qualificação da docência diante dos desafios e demandas educacionais da contemporaneidade.
- Major events that changed the instrumentalists’ performancePublication . Travasso, Rui; Veiga, Pedro Alves da; Gomes, JoséThis article proposes to identify aesthetic currents and key events that affected music instrumentalists over the last 100 years - approximately - as well as to characterize new outcomes in music performance. The aesthetical, technical, and compositional evolution of music influenced and changed the traditional conception of the performance – that of a musician taking to the stage using only his instrument, performing an interpretation of a musical score, in a unidirectional relationship with the audience – to a multidisciplinary concept. This generalised evolution, brought new demands to the instrumentalists, who had to adapt and improve, practically autonomously. The increase of multidisciplinarity, fostered creativity, which in turn gave rise to new techniques, both in interpretation and in musical writing. In order to focus the article, it will be centred on traditional musical instruments players, and excludes instrumental music of oral and/or improvised tradition, as well as vocal interpreters.
- Avaliação de um modelo comunitário de recolha, separação e tratamento de resíduos em São Tomé e PríncipePublication . Fernández Braña, Álvaro; Ferreira, Célia; Sousa, Ana Catarina
- Modelos de avaliação do turismo enquanto fenómeno global: o arquipélago da Madeira como estudo de caso paradigmáticoPublication . Baptista, João Manuel de Lemos; Jardim, Jacinto; Almeida, Cláudia Margarida Brito Ribeiro deOs modelos de avaliação em turismo desempenham um papel determinante na ativação de melhorias e na sustentabilidade dos serviços deste setor. Para tal, é imprescindível que esses modelos tenham incorporado todos os indicadores que enformam o fenómeno do turismo. Analisando os modelos referidos na literatura, constatou-se a inexistência de um modelo que integrasse o indicador investimento privado. Por isso, esta investigação teve como objetivo principal construir e validar um novo modelo de avaliação do processo turístico, integrando o investimento privado entre os indicadores utilizados por outros modelos. Para isso, recorreu-se aos métodos descritivo, analítico e comparativo, visando a convergência de dados quantitativos e qualitativos, de modo a obter resultados fidedignos. Realizou-se a análise documental de artigos científicos, teses de doutoramento e livros, com o intuito de cruzar estes dados com os resultados recolhidos através de um questionário construído para o efeito, com questões abertas e fechadas, dirigidas aos agentes do turismo, tanto de organizações públicas como privadas, estando, assim, em sintonia com os quatro indicadores de um novo modelo criado no contexto deste estudo, denominado Modelo de Avaliação do Processo Turístico (MAPT). A amostra utilizada para a recolha dos dados era constituída por agentes do turismo (n=45) do Arquipélago da Madeira e a avaliação compreendia o período entre os anos 1980 e 2009. Este intervalo de tempo corresponde ao período de maior inconstância da evolução turística na Madeira, o que permite validar mais facilmente a monitorização e avaliação do turismo em fases críticas, como é a atual. Realizou-se a análise de conteúdo dos dados recolhidos através do questionário e análises estatísticas para os dados numéricos, tais como estatísticas descritivas e correlações. Os resultados obtidos através da aplicação do MAPT à Madeira, evidenciaram que as quatro variáveis são complementares na avaliação e monitorização do fenómeno turístico. E, através da análise dos resultados do questionário, verificou-se que 100% dos inquiridos estão de acordo com a aplicação de um modelo de avaliação para medir e monitorizar o turismo na Madeira, e 80% dos inquiridos sugerem que este modelo seja aplicado à região num período de 5 em 5 anos. Este estudo de caso também demonstrou que a evolução do turismo no Arquipélago da Madeira, entre 1980 e 2009, foi sempre inconstante, justificando-se tal variabilidade pelo facto de as intervenções públicas e privadas também terem variado ao longo desse período. Provou-se ainda nesta investigação, que não poderá haver turismo sem o investimento privado, e que esta nova variável, tornou a avaliação pelo novo modelo mais consistente. Assim, concluiu-se que o MAPT é um instrumento adequado à realização de estudos no âmbito do turismo, sobretudo os que visam a análise de processos turísticos, possibilitando igualmente aos gestores públicos uma adequada monitorização das atividades turísticas, o que permite identificar as fragilidades deste processo, revelando-se imprescindível no desenvolvimento das regiões e países. Na continuidade deste estudo, sugere-se que o MAPT seja aplicado noutras regiões, a fim de ser validado também junto de outras amostras, e que seja utilizado por decisores políticos e por empresários do setor, como instrumento adequado à planificação, avaliação, monitorização e prospeção de um turismo sustentável.
- Avaliação externa de escolas: estudo a partir das perceções e expectativas dos diretores de um estabelecimento de ensino profissional privadoPublication . Luís, Maria Sílvia Rodrigues; Henriques, Susana; Abelha, MartaA educação é um fator essencial de desenvolvimento social e económico de uma nação. Numerosos autores já manifestaram a ligação existente entre os níveis de escolarização e os índices de desenvolvimento de um país. Dentre os diversos níveis de ensino, o ensino profissional tem uma especial relevância uma vez que, desde o início, estabelece um vínculo com o mundo do trabalho através da componente prática, com uma sólida base teórica, proporcionando aos alunos uma profissão, ou seja, um conjunto de competências de saberfazer, imprescindíveis ao seu desenvolvimento profissional futuro. Diversos trabalhos de investigação reconhecem os benefícios do ensino profissional, não só para o aluno, como para o próprio país, nomeadamente no que concerne ao crescimento económico, à maior capacidade de corresponder às necessidades do mercado de trabalho, no acesso a melhores remunerações e numa maior inclusão. Face a esta preocupação, em 2009, o Parlamento Europeu promoveu a implementação do quadro EQAVET- Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional como componente de acreditação de qualidade das instituições que organizam cursos de formação profissional. Neste sentido, a presente dissertação procurou compreender o processo de avaliação externa de um estabelecimento de ensino profissional privado, tendo como principal objetivo responder às seguintes questões: Quais as perceções e expetativas dos atores educativos com funções de liderança num Estabelecimento de Ensino Profissional Privado, face ao terceiro ciclo da AEE? Qual a influência que o terceiro ciclo de AEE pode ter, enquanto elemento impulsionador do sucesso escolar da Instituição em estudo, na perspetiva dos seus líderes? Neste estudo recorreu-se à pesquisa e análise documental e entrevistas semiestruturadas ao Diretor da EPBJC- Escola Profissional Bento Jesus Caraça, Delegação do Seixal e ao Diretor Pedagógico Nacional da AEBJC – Associação Ensino Bento Jesus Caraça. A análise do conteúdo das entrevistas realizadas possibilitou-nos concluir que a EPBJC já tem implementado um sistema de avaliação externa no âmbito do quadro EQAVET. É entendido, por parte dos entrevistados, que o 3º ciclo de avaliação externa, poderá ser potenciador de qualidade e sucesso educativo. Os resultados das avaliações internas e externas indiciam uma melhoria de quase todos os pontos fracos e constrangimentos indicados, sendo reconhecidos como uma contribuição pedagógica fundamental que, quando praticadas com rigor e equidade, adicionam qualidade ao ensino e contribuem para o sucesso escolar dos discentes. Exigirá ser aplicada de forma sistemática e organizada, envolvendo todos os atores educativos e valorizando o papel de cada em todo o processo. Sendo condição sine qua non a sua aplicação em todos os estabelecimentos de ensino públicos ou privados.
- A satisfação e fidelização do cliente na indústria automóvel em Portugal: estudo dos fatores determinantes e dos instrumentos e métodos de avaliaçãoPublication . Rodrigues, José Manuel Madeira da Silva; Pereira, João
- Saberes e práticas de mães angolanas sobre os cuidados ao recém-nascido: contributos para melhorar a intervenção em saúde infantil e promover cuidados de saúde culturalmente competentesPublication . Tavares, Elsy; Ramos, NatáliaO período neonatal é crítico na vida de uma criança, pela sua maior vulnerabilidade e maior risco de morte. Assim, os cuidados realizados ao recém-nascido (RN) revestem-se da maior importância e têm reflexos na sua saúde futura. A cultura, mitos e crenças revelamse num conjunto de saberes tradicionais que muitas vezes prevalecem perante os conhecimentos científicos, levando a práticas de cuidados com consequências negativas para a saúde, como é o caso da onfalite. Em Angola, existe um elevado número de mortes nos recém-nascidos, sendo a septicemia uma das principais causas. Mantendo-se a tendência atual, entre 2017 e 2030, prevê-se que cerca de 60 milhões de crianças morrerão em todo o mundo, sendo metade recém-nascidos (UNIGME, 2017). Estas evidencias motivaram-nos a desenvolver o presente estudo, que teve como objetivo estudar os saberes e práticas de mães angolanas nos cuidados ao recém-nascido, nomeadamente ao coto umbilical. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, comparativo e transversal que tem por base uma metodologia sobretudo de cariz qualitativa. Optamos por uma amostra não probabilística por conveniência. Solicitamos a participação de informadores qualificados para dar o seu contributo especializado sobre o tema. Utilizamos a triangulação de meios de colheita de dados através da entrevista semiestruturada, observação fílmica, fotográfica, observação direta e registo em grelha de observação. Realizamos o tratamento através de estatística descritiva e de análise de conteúdo. Os principais resultados evidenciam que os saberes e as práticas de mães angolanas nos cuidados ao recém-nascido, nomeadamente ao coto umbilical, derivam da componente empírica transmitida maioritariamente pela família através das gerações, e sobretudo pelas avós do recém-nascido e da componente científica atráves dos profissionais de saúde. O tempo de permanência na cidade de Luanda, das mães naturais de várias províncias de Angola, pode ser indicador da aculturação à cidade e a razão de algumas semelhanças nos seus testemunhos quando comparadas com as mães naturais de Luanda. Contudo, observamos que as mães com experiência migratória revelam alguns comportamentos distintos das mães naturais de Luanda, nomeadamente, ao mencionar com mais frequência o álcool como conhecimento prévio, sendo no entanto, as mães naturais de Luanda que mais o utilizam de forma isolada como prática nos cuidados ao coto umbilical. As práticas nos cuidados ao coto umbilical revelam uma variedade de meios e de produtos tradicionais, traduzindo-se em práticas incorretas e com consequências nocivas para o recém-nascido. Constatamos que existem mães que mesmo referindo conhecer a prática recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), optam por manter os cuidados tradicionais. Perante a elevada influência cultural nos cuidados das mães angolanas recomendamos o investimento na formação de profissionais no âmbito de cuidados de saúde culturalmente competentes, contribuindo para a capacitação das mães e diminuição da morbimortalidade neonatal em Angola.
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