Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho analisa a formação de professores na modalidade a distância no contexto brasileiro
e português. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Destacase, neste estudo, que no contexto português a formação inicial de docentes é realizada nas
denominadas escolas superiores de educação apenas na modalidade presencial, diferente do
contexto brasileiro que tem a oferta dos cursos de Pedagogia e licenciaturas nas diferentes áreas
de conhecimento tanto presencial como a distância. Essas diferenças da formação podem ser
observadas a partir do histórico da formação de professores e das legislações vigentes. Os
resultados e análises do panorama atual sobre as duas realidades pesquisadas, apontam que,
embora a educação a distância esteja pautada em objetivos diferenciados com relação a formação
inicial de professores, ambas tem um papel significativo na formação continuada destes
profissionais, em suas diferentes áreas e modalidades de ensino, contribuindo para a qualificação
da docência diante dos desafios e demandas educacionais da contemporaneidade.
Description
Keywords
Formação de professores Educação a distância Formação de professores à distância Legislação