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Formação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e português
dc.contributor.author | Silva, Gleice Assunção da | |
dc.contributor.author | Barros, Daniela Melaré Vieira | |
dc.contributor.author | Ramos, Daniela | |
dc.date.accessioned | 2023-01-04T18:30:54Z | |
dc.date.available | 2023-01-04T18:30:54Z | |
dc.date.issued | 2022-01 | |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa a formação de professores na modalidade a distância no contexto brasileiro e português. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Destacase, neste estudo, que no contexto português a formação inicial de docentes é realizada nas denominadas escolas superiores de educação apenas na modalidade presencial, diferente do contexto brasileiro que tem a oferta dos cursos de Pedagogia e licenciaturas nas diferentes áreas de conhecimento tanto presencial como a distância. Essas diferenças da formação podem ser observadas a partir do histórico da formação de professores e das legislações vigentes. Os resultados e análises do panorama atual sobre as duas realidades pesquisadas, apontam que, embora a educação a distância esteja pautada em objetivos diferenciados com relação a formação inicial de professores, ambas tem um papel significativo na formação continuada destes profissionais, em suas diferentes áreas e modalidades de ensino, contribuindo para a qualificação da docência diante dos desafios e demandas educacionais da contemporaneidade. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.55777/rea.v1i1.3448 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1988-8996 | |
dc.identifier.issn | 2332-8533 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.2/13007 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Educação a distância | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores à distância | pt_PT |
dc.subject | Legislação | pt_PT |
dc.title | Formação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e português | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 118 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 106 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Estilos de Aprendizaje / Journal of Learning Styles | pt_PT |
person.familyName | Assunção da Silva | |
person.familyName | Barros | |
person.familyName | Ramos | |
person.givenName | Gleice | |
person.givenName | Daniela Melaré Vieira | |
person.givenName | Daniela | |
person.identifier.ciencia-id | 2511-BF94-D07F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6276-3797 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1412-2231 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9833-310X | |
person.identifier.scopus-author-id | 57195929149 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
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