Repository logo
 
Publication

Formação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e português

dc.contributor.authorSilva, Gleice Assunção da
dc.contributor.authorBarros, Daniela Melaré Vieira
dc.contributor.authorRamos, Daniela
dc.date.accessioned2023-01-04T18:30:54Z
dc.date.available2023-01-04T18:30:54Z
dc.date.issued2022-01
dc.description.abstractEste trabalho analisa a formação de professores na modalidade a distância no contexto brasileiro e português. Para tanto, realizou-se uma pesquisa documental de abordagem qualitativa. Destacase, neste estudo, que no contexto português a formação inicial de docentes é realizada nas denominadas escolas superiores de educação apenas na modalidade presencial, diferente do contexto brasileiro que tem a oferta dos cursos de Pedagogia e licenciaturas nas diferentes áreas de conhecimento tanto presencial como a distância. Essas diferenças da formação podem ser observadas a partir do histórico da formação de professores e das legislações vigentes. Os resultados e análises do panorama atual sobre as duas realidades pesquisadas, apontam que, embora a educação a distância esteja pautada em objetivos diferenciados com relação a formação inicial de professores, ambas tem um papel significativo na formação continuada destes profissionais, em suas diferentes áreas e modalidades de ensino, contribuindo para a qualificação da docência diante dos desafios e demandas educacionais da contemporaneidade.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55777/rea.v1i1.3448pt_PT
dc.identifier.issn1988-8996
dc.identifier.issn2332-8533
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.2/13007
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEducação a distânciapt_PT
dc.subjectFormação de professores à distânciapt_PT
dc.subjectLegislaçãopt_PT
dc.titleFormação de professores a distância: análise da legislação e da estrutura no contexto brasileiro e portuguêspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage118pt_PT
oaire.citation.startPage106pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Estilos de Aprendizaje / Journal of Learning Stylespt_PT
person.familyNameAssunção da Silva
person.familyNameBarros
person.familyNameRamos
person.givenNameGleice
person.givenNameDaniela Melaré Vieira
person.givenNameDaniela
person.identifier.ciencia-id2511-BF94-D07F
person.identifier.orcid0000-0002-6276-3797
person.identifier.orcid0000-0002-1412-2231
person.identifier.orcid0000-0001-9833-310X
person.identifier.scopus-author-id57195929149
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7e128384-afc1-4e89-8e64-53d1448703ab
relation.isAuthorOfPublication8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c
relation.isAuthorOfPublication510f1c72-34b1-4da6-a1c1-8339c2700880
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8412414c-c008-47c0-a225-d40d97c6900c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
4809.pdf
Size:
383.73 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.97 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: