Browsing by Issue Date, starting with "2020-04-11"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A interação e a colaboração na formação de mediadores pedagógicos digitaisPublication . Czeszak, Wanderlucy A. Alves Corrêa; Barros, Daniela Melaré Vieira; Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya; Garcia Perez, Daniela JordãoNossa pesquisa se desenvolveu em uma das turmas do curso on-line, fruto de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a Universidade Aberta de Portugal (UAb) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP), para a formação de 1500 cursistas. Este estudo apresenta a experiência de uma das autoras no curso de formação de mediadores pedagógicos digitais para educação a distância, enfatizando a importância da interação e do trabalho colaborativo na construção do conhecimento. O conceito de aprendizagem expansiva de Engeström (1994) e a abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS) de SCHLÜNZEN (2015) compõem a base deste estudo. Foi adotada uma abor- dagem metodológica quanti-qualitativa, a análise de conteúdo realizada por Bardin (2009), a partir da qual são realizadas observações sobre a natureza da interação em atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e em um grupo utilizando o aplicativo WhatsApp. Podemos afirmar que os processos de comunicação foram fundamentais para formar o professor mediador, condição essencial para que seja promovida a interação e o trabalho colaborativo.