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  • Policies and practices of external evaluation of schools: spaces for teacher collaboration?
    Publication . Seabra, Filipa; Abelha, Marta; Henriques, Susana; Mouraz, Ana
    A profissão de docente foi tradicionalmente uma profissão solitária. Todavia, cada vez mais, quer pela consciência da complexidade da tarefa que é educar, quer pela emergência de uma ideia de currículo assente em competências transversais, o trabalho colaborativo dos professores tem sido objeto de maior atenção pela investigação. A colaboração docente tem uma existência paradoxal nas escolas, uma vez que tem sido desejada no âmbito das políticas educativas e nos discursos dos professores e das escolas, mas são parcas as práticas que refletem autêntico trabalho colaborativo docente. No presente artigo procura-se identificar de que formas se operacionaliza esta colaboração nas escolas. O olhar é estabelecido a partir do referencial e dos relatórios do 3º ciclo da Avaliação Externa das Escolas levada a cabo pela Inspeção Geral da Educação e Ciência em Portugal. O estudo usa a análise documental como técnica de recolha de dados e a análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Os resultados salientam a valorização transversal do trabalho colaborativo como meta desejável a promover na melhoria das práticas pedagógicas, de modo relacionado com a supervisão.
  • Transição para o ensino secundário em Portugal: vozes de estudantes sobre dificuldades académicas
    Publication . Torres, Ana Cristina; Mouraz, Ana
    O artigo apresenta e discute perspetivas de estudantes recém-chegados ao ensino secundário sobre as principais dificuldades acadêmicas que referem ter sentido na transição para esta última etapa obrigatória da escolaridade em Portugal, relacionando-as com a organização curricular das modalidades dos seus cursos. De acordo com as perspetivas recolhidas em seis grupos de discussão focalizada, esta transição parece configurar-se de sentimentos mais positivos para estudantes em cursos profissionais do que para estudantes em cursos científico-humanísticos. Os primeiros apenas referem ter de adaptar-se à elevada carga horária dos cursos. Os segundos lutam com a rapidez e exigência do ensino e do trabalho autônomo resultantes da pressão dos programas e exames. Estes resultados suportam a necessidade de se conceder maior flexibilidade e abertura à organização curricular do ensino secundário.
  • Perspectives on the transition to higher education in Europe: an approach focused on literature
    Publication . Pinto, Daniela; Lopes, Amélia; Mouraz, Ana
    This article aims to map the research trends on the processes of students’ transition to higher education in the European context. For this, a review of literature was carried out, aiming to understand how the processes of transition to higher education in Europe are being studied. The qualitative analysis of these references allowed us to understand how the research relates to the social and political situations in the contexts in which it occurs, and it was possible to identify relationships between research perspectives and the challenges of educational contexts over time. From this premise, there are also differences found between studies of the European context, in general, and those that are specific to the Portuguese context. While in the European context an educational perspective on the transition is highlighted, in the Portuguese context, a more psychological or individual perspective was found, with a greater focus on the student and his/her characteristics.
  • The effects of international mobility on teachers' power of curriculum agency
    Publication . Mouraz, Ana; Doyle, Audrey; Serra, Isabel
    Across the world, countries have engaged in different iterations of curriculum change, and one of the common denominators of reform is the proposal of more agency for teachers around curriculum making. This is not an easy task for teachers. The purpose of this paper is to contribute to the discussion about the effects that international ERASMUS+ mobilities have had on the power of curricular agency of teachers from two European countries. This work is based on an empirical investigation of a qualitative nature which collected the testimonies of four school headmasters, a deputy principal and eleven teachers from Ireland and Portugal, teaching different curriculum matters, who were involved in the ERASMUS+ programme. Our findings evidence a very positive impact on secondary teachers' capacity to self organize and achieve agency in relation to curriculum making by adapting their knowledge and skills, learnt through the mobility, to their own culture and context through collaborative communities of practice.
  • Escolas em busca de melhoria: efeitos da avaliação externas das escolas em agrupamentos de escolas na Zona Centro
    Publication . Barreira, Carlos Manuel Folgado; Bidarra, Maria da Graça; Rebelo, Piedade Vaz; Mouraz, Ana
    A presente investigação tem por objetivo apresentar dois estudos de caso realizados em agrupamentos de escolas da região centro, tendo em vista conhecer as perceções dos diferentes atores educativos (diretores, coordenadores de departamento e professores) sobre o 3º ciclo de AEE e as mudanças que lhe estão associadas. Trata-se de agrupamentos que obtiveram classificações diferentes no domínio da autoavaliação, designadamente muito bom e suficiente, um domínio que assume maior relevância no atual quadro de referência da AEE, tendo despertado o nosso interesse pelo eventual efeito gerado na sequência da avaliação realizada. Com efeito, constata-se que houve perceção de mudanças em vários domínios da atividade escolar, em ambos os agrupamentos, registadas na escola, na liderança e gestão, na prestação do serviço educativo, assumindo, contudo, maior relevância nas respostas dos docentes do agrupamento com a classificação de muito bom. A perceção de mudanças é mais acentuada na autoavaliação, em que se aproximam as perceções de docentes de ambos os agrupamentos. No caso do agrupamento com suficiente na autoavaliação, as entrevistas às lideranças revelam um efeito reativo, exógeno, enquanto no agrupamento com muito bom, o efeito tende a ser mais proativo e endógeno, existindo, contudo, em ambos os casos uma forte motivação na procura da melhoria.
  • A observação de pares como estratégia de supervisão colaborativa: procedimentos e resultados
    Publication . Mouraz, Ana; Pinto, Daniela
    .As condições atuais de trabalho docentes desafiam-nos a encontrar formas de corresponder às, cada vez maiores, exigências desta profissão. Acreditamos que a colaboração e reflexão entre pares pode em muito contribuir para isso. Assim, surge o OPMUSA - Observação de Pares Multidisciplinar em Sala de Aula. Este projeto, desenvolvido pelo Observatório da Vida das Escolas (OBVIE), tem por principal objetivo desenvolver uma estrutura de supervisão pedagógica assente na multidisciplinaridade e no propósito da melhoria pedagógica, e estrutura-se num plano de observações de aulas entre pares. O projeto tem-nos mostrado que, para além da componente formativa e reflexiva, a observação de pares é também um instrumento poderoso de ampliação do conhecimento sobre aquilo que acontece dentro da sala de aula.
  • Percursos de mudança nas práticas de avaliação pedagógica: uma comunidade de aprendizagem em contexto do EDUFOR - Projeto Maia
    Publication . Mouraz, Ana; Serra, Isabel; Sousa, José Miguel
    Os textos agregam-se em torno das quatro preocupações que sustentaram (e sustentam) o Projeto MAIA e que se articulam de forma muito próxima com a (re)valorização da modalidade da avaliação formativa , nas conceções e nas práticas dos professores e das escolas. São as seguintes, essas preocupações: 1 – Re-valorização da modalidade da avaliação formativa numa perspetiva global da ação de cada escola; 2 – Re-descoberta da importância da discussão acerca do feedback e seus meandros; 3 – Incentivo à utilização diversa de instrumentos de avaliação, mais próximos da atividade de aprender e das competências desejadas pelo currículo; 4 – Valorização da participação dos alunos nas tarefas de avaliação.
  • A utilização da rotulagem alimentar e nutricional por parte do consumidor: estudo sobre os principais elementos valorizados para o pão de forma embalado
    Publication . Frias, Ana; Mouraz, Ana; Cunha, Luís Miguel
    A identificação das características da embalagem que podem influenciar a perceção do produto revela-se importante, podendo permitir o consumo de um produto alimentar que melhor corresponda às expectativas dos consumidores. Pretendeu-se avaliar o padrão de fixação de atributos específicos de embalagens de pão de forma e avaliar como essa variabilidade se relaciona com as preferências do produto. Foi selecionada uma amostra de conveniência de 57 participantes. Cada participante visualizou num eye tracker 4 tríades compostas por três embalagens de pão de forma, e selecionou a sua embalagem preferida, à medida que os seus movimentos oculares eram registados e várias métricas eram calculadas através do software do eye tracker: tempo até a primeira fixação, número de visitas e duração total da visita. Cada participante elicitou os atributos percebidos como semelhantes e diferentes em 9 conjuntos de 4 embalagens diferentes, totalizando 27 embalagens de pão de forma. Os resultados revelaram que os participantes raramente visualizam a informação nutricional, a menos que a mesma esteja localizada centralmente na embalagem. As características da rotulagem mais relevantes foram: a data de validade, os elementos gráficos e transparência da embalagem, e as informações sobre o tipo de produto. Estes resultados sugerem que existe uma necessidade de melhorar a apresentação da informação nutricional nas embalagens de pão de forma, de modo a ajudar os consumidores a fazerem escolhas alimentares mais informadas.
  • Desafios da inovação curricular: perspetivas de professores veteranos
    Publication . Torres, Ana Cristina; Mouraz, Ana; Monteiro, Angélica
    O acentuado envelhecimento docente em Portugal tem sido reconhecido como um dos obstáculos à mudança do paradigma educacional com que muitos sistemas educativos europeus estão comprometidos. As crescentes diferenças geracionais entre professores e alunos, as constantes pressões para a utilização educativa das tecnologias e a intensificação do trabalho docente têm contribuído para algum sentimento de ineficácia do trabalho curricular e um certo desencanto profissional em muitos professores. Neste contexto, o projeto REKINDLE+50 trabalhou com professores veteranos procurando potenciar a relação entre a sua agência curricular e as práticas de ensino pelo recurso a tecnologias digitais, com vista à promoção de um (re)encantamento profissional através da inovação curricular. Este texto analisa perspetivas de professores veteranos sobre os desafios da inovação curricular pelo uso de tecnologias, incluindo práticas, riscos percebidos, obstáculos e estratégias de superação que identificam na sua agência perante a inovação curricular. Assumindo uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, foi realizada uma análise de conteúdo aos murais em padlet e às reflexões individuais de 36 professores que participaram num curso de formação, organizado no âmbito do projeto, bem como às transcrições de três grupos de discussão focalizada. Desta análise constatou-se que a agência curricular de professores veteranos é potenciada por práticas de inovação pelas tecnologias, sobretudo quando percebem a sustentabilidade dessas práticas e os efeitos das mesmas numa participação mais ativa dos alunos nas atividades de ensino e na melhoria das suas aprendizagens.
  • Schools’ strengths and areas for improvement: perspectives from external evaluation reports
    Publication . Seabra, Filipa; Henriques, Susana; Mouraz, Ana; Abelha, Marta; Tavares, Ana
    In the context of schools’ growing autonomy, external evaluation mechanisms, including External Evaluation of Schools (EES), are increasingly central to educational policies. This paper is based on the documentary analysis of all reports of the third cycle of EES in Portugal (77 reports), focusing on two of the sections of those reports— the strengths and areas for improvement identified in them. The analysis intends to uncover the areas EES is currently stressing as relevant to assess schools’ quality and identify tendencies across years of implementation and territorial areas (TAs). The results identify some impacts from the TAs, highlighting the effects of the agents interpreting and implementing the policies. Some areas are highlighted as critical—such as the impact of self-evaluation, management, curriculum management, supervision and accompaniment of teaching practices, evaluation, pedagogical practices, or the analysis and improvement of the results. These areas are aligned with broader educational policy priorities.