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  • Participação e partilha de conhecimentos na sociedade em rede : os contextos educacionais online
    Publication . Paiva, Ana Maria Videira; Mendes, António Quintas
    O desenvolvimento das tecnologias sociais características da Web e dos media sociais da atualidade tem promovido uma “cultura participatória” marcada por uma grande multiplicidade de processos e contextos. A facilidade de personalizar os espaços nos quais as pessoas comunicam e interagem entre si e com a informação, tem transformado profundamente o uso das tecnologias, o relacionamento interpessoal, e o relacionamento com a informação e com o conhecimento. Este estudo pretende analisar como um conjunto de indivíduos ligados ao meio académico, universitário e não universitário, com uma reconhecida presença na web social, utiliza estes media, quer no plano pessoal quer profissional. Simultaneamente, visa dar conta das conceções pessoais e princípios filosóficos subjacentes a estes processos de presença na rede, bem como sobre as práticas que deles decorrem, e das implicações que se projetam na própria cultura académica. Partimos de um quadro teórico alicerçado em diversos autores que abordam questões da cultura de participação na rede, designadamente Henry Jenkins, Clay Shirky, Howard Rheingold, que, entre outros, convocam a alteração do papel passivo dos sujeitos para um papel de envolvimento ativo na produção de conteúdos e disseminação de ideias e informações na web. A nível metodológico o estudo enquadra-se no paradigma qualitativo tendo recorrido à realização de entrevistas aprofundadas como instrumento de recolha de dados. Adotámos o método de Análise Temática de Braun e Clarke para o tratamento dos dados. Os resultados estruturam-se ao redor de 3 grandes temas, A- Educação e Tecnologia, B- Identidade Digital e C- Partilha da Informação e do Conhecimento. No tema A, os participantes evidenciaram uma perceção da tecnologia e do seu uso sempre ligada à forma como percecionam a cultura e o papel social da educação em geral. Verificam-se também diferentes posicionamentos face às filosofias subjacentes ao modo como se posicionam em relação às tecnologias variando num contínuo entre uma visão mais instrumental e uma visão mais ecossistémica/transformadora. No Tema B, ressalta a consciência da necessidade de construir uma presença na rede que cada vez mais é feita na confluência entre os mundos off e online. A dimensão profissional e pessoal da identidade digital emergiu de forma diferenciada. Alguns sujeitos separam claramente estas dimensões enquanto para outros, essa separação é muito mais fluída. Frente ao Tema C, verifica-se que a partilha, circulação do conhecimento e da informação na sociedade em rede constitui um aspeto a que todos os investigadores/professores deram substantiva importância, destacando-se dentro deste tema questões como: o valor que a partilha acrescenta, a relevância da partilha de conteúdos de natureza informal, participantes consumidores versus difusores, motivações para a partilha e rede de contactos. Este estudo veio contribuir, entre outros aspetos, com exemplos de configurações interessantes de práticas de participação e de partilha por parte de um conjunto de sujeitos que, agregando a sua pertença ao mundo académico com uma elevada integração no mundo da web social, nos podem iluminar face a novos e ainda pouco explorados caminhos da sociedade em rede e da cibercultura.
  • “Suddenly we were all online": perceptions and practices experienced by faculty and students during emergency teaching
    Publication . Paiva, Ana Maria Videira; Runa, Ana; Seco, Carlos; Mendes, Elizabeth; Pereira, Hugo; Paz, João; Morgado, Lina; Vieira, Márcia de Freitas; Cardoso, Paula
    This communication presents an ongoing research on the perceptions and practices experienced in Portuguese Higher Education Institutions, during the recent period of social confinement determined by the Portuguese Government, due to the COVID-19 pandemic. The main objective was to understand how Higher Education faculty and students experienced the digital transition to emergency education and the pedagogical practices adopted during that period. The research was based on a mixed methods approach. In order to address the research objectives and describe the pedagogical practices implemented, specific instruments were developed for data collection, namely: a questionnaire aimed at students and interviews aimed at both students and faculty. These cover technological and pedagogical dimensions, as well as the assessment of the experience. The data collection took place at the end of the semester of the school year 2019-2020, with the participation of students and faculty from eight Higher Education Institutions (four Universities and four Polytechnic Institutes). The research results are currently under analysis.
  • Online communication and assessment practices during the Covid Pandemic: a study of the portuguese higher education students’ perceptions
    Publication . Morgado, Lina; Paz, João; Pereira, Hugo; Loureiro, Ana; Messias, Inês; Cardoso, Paula; Paiva, Ana Maria Videira; Runa, Ana; Seco, Carlos; Mendes, Elizabete; Vieira, Márcia de Freitas; Oliveira, Nuno Ricardo
    This proposal is part of an ongoing research and presents the results on the perceptions and pedagogical practices experienced by students from various higher education degrees in Portuguese higher education institutions, during the period of social confinement determined by the Portuguese Government, due to the COVID-19 pandemic. The main objective of the general research was to understand how Higher Education faculty and students experienced the digital transition to emergency education and the pedagogical practices adopted during the period. The research was based on a mixed methods approach and, in order to address the research objectives and describe the pedagogical practices implemented, specific instruments were developed for data collection. A questionnaire was developed, aimed at students, and interviews aimed at both students and faculty, focusing on technological and pedagogical dimensions, as well as the assessment of the experience. Data collection was carried out after the first lockdown, at the end of the first semester of 2020, and took place in eight higher education institutions. In this paper we will present a preliminary analysis of Questionnaire results related to two dimensions: online communication and assessment.
  • Online communication and interaction during the COVID-19 pandemic: perceptions of tourism higher education faculty and students
    Publication . Paiva, Ana Maria Videira; Runa, Ana; Loureiro, Ana; Seco, Carlos; Mendes, Elizabeth; Pereira, Hugo; Messias, Inês; Paz, João; Morgado, Lina; Vieira, Márcia de Freitas; Oliveira, Nuno Ricardo; Cardoso, Paula
    This proposal is part of an ongoing research and presents the results of the perceptions on online communication and interaction by students and faculty of Tourism undergraduate degrees, during the first period of confinement enforced by the Portuguese government as a consequence of the COVID-19 pandemic. The main objective of the general research was to understand how Higher Education faculty and students experienced the digital transition to emergency education and the pedagogical practices adopted during the period.
  • A internet na formação inicial de professores: um estudo em pesquisa da informação
    Publication . Paiva, Ana Maria Videira; Teodoro, Vítor
    O espaço ocupado pelas redes digitais na construção do nosso ambiente quotidiano informativo e comunicacional tem acentuado as exigências de transformação da escola e da educação. Aos professores é exigido que guiem os alunos no uso destes instrumentos para representar conhecimento e criar projectos pessoais. São competências complexas que conduzem a mudanças nos processos de formação inicial de professores e, simultaneamente, encaminham no sentido de pensar a educação como um processo ao longo da vida. A Web tem sido especialmente catalisadora desta necessidade de mudança, dada a autonomia no acesso directo a fontes informativas que podem tornar-se potenciais fontes de conhecimento, caso os alunos desenvolvam competências cognitivas adequadas ao uso, selecção e gestão dos recursos acedidos. O presente trabalho foi desenhado com o objectivo central de avaliar a influência de uma formação na aprendizagem de competências em pesquisa da informação em ambiente Web. Realizaram-se dois estudos envolvendo estudantes universitários futuros professores, de cinco cursos nas áreas disciplinares de Ciências, Línguas e Informática. O primeiro estudo, de carácter descritivo, tinha como objectivos caracterizar o uso do computador e da Internet pelos participantes, conhecer as suas estratégias de aprendizagem preferidas na iniciação ao seu uso e a auto avaliação de competências; esta informação era necessária para seleccionar os participantes no segundo estudo. Participaram 118 estudantes que responderam a um questionário aplicado em situação de sala de aula. De acordo com os resultados obtidos, (1) a utilização do computador denota principalmente um perfil de uso semanal, associado fundamentalmente ao processador de texto e folha de cálculo. (2) Já a utilização da Internet registou uma utilização significativamente mais baixa; as actividades características foram as de pesquisa temática, seguindo-se o uso do e-mail. (3) Em geral, os estudantes auto-avaliaram-se como menos competentes nas actividades relacionadas com o uso da informação. (4) Na iniciação ao uso do computador e da Internet, evidenciaram a preferência por aprender com o apoio de alguém mais experiente e por tentativa e erro. Com base nos resultados do Estudo1 foi então possível seleccionar os participantes a integrar no estudo dois. Este segundo estudo, de carácter quase experimental, teve como objectivo analisar a influência da formação no desempenho em pesquisa na Web em utilizadores com diferentes níveis de experiência. Seleccionaram-se 52 estudantes com experiência de uso da Internet que foram distribuídos por quatro grupos segundo as variáveis formação e experiência no uso da Internet. Foi realizada uma formação presencial suportada em ambiente Web, na qual participaram metade dos utilizadores, e todos participaram numa sessão para pesquisarem informação na Web, para a qual foi construída uma situação-problema composta por nove tarefas que serviram para estudar os seus desempenhos em pesquisa. Os resultados obtidos evidenciaram um efeito cumulativo da experiência e da formação Os sujeitos Experientes com formação obtiveram sempre resultados superiores, seguindo-se, por ordem decrescente de sucesso nas tarefas, os Experientes sem formação, os Não experientes com formação e os Não experientes sem formação. A formação influenciou positivamente o desempenho em pesquisa na Web, mas este efeito afectou de forma diferente os participantes, dependendo do seu nível de experiência no uso da Internet. Efectivamente, a formação contribuíu para os estudantes não experientes desenvolverem competências que aproximaram os seus níveis de desempenho aos de sujeitos experientes que não receberam formação. A formação pareceu também introduzir uma homogeneização e melhoria nas competências de pesquisa dos sujeitos experientes, ainda que não significativa estatisticamente. Os resultados dos dois estudos suscitam algumas implicações essenciais. O acesso à informação mediado pela Web tem um grau de dificuldade superior ao colocado pelas „tradicionais‟ fontes informativas, conduzindo à necessidade de reflectir sobre como é realizada a formação inicial de professores em TIC no contexto universitário, bem como conhecer as suas implicações na futura utilização em contextos de prática pedagógica. A diversidade de desempenhos dos participantes na resolução das tarefas da situação-problema de pesquisa de informação na Internet sublinha a importância de aprender modos e acções capazes de suportar uma pesquisa eficaz. A formação – concebida como situação de aprendizagem de utilização da Web, baseada na experimentação e avaliada positivamente pelos participantes – revelou-se especialmente útil para utilizadores menos experientes, afigurando-se adequado promover este tipo de formação numa modalidade que possibilite aos estudantes universitários realizarem-na em simultâneo aos cursos nos quais ingressaram.
  • Aula invertida: e o que pensam os alunos?
    Publication . Paiva, Ana Maria Videira; Moura, M. M. M.
    No contexto de uma experiência de aula invertida, pedimos a elaboração de um tutorial, promovemos a avaliação por pares e a autoavaliação. Pedimos, num questionário de resposta aberta, a opinião sobre a construção do tutorial, sobre a avaliação por pares, sobre a autoavaliação, e a indicação dos pontos fortes, dos pontos fracos e das propostas de melhoria.
  • Tecnologias e estratégias de comunicação online durante a Pandemia Covid 19: o caso das instituições de ensino superior em Portugal
    Publication . Loureiro, Ana; Vieira, Márcia de Freitas; Oliveira, Nuno Ricardo; Morgado, Lina; Runa, Ana; Seco, Carlos; Cardoso, Paula; Messias, Inês; Paz, João; Pereira, Hugo; Paiva, Ana Maria Videira; Mendes, Maria Elizabete
  • Digital presence and online identity among digital scholars: a thematic analysis
    Publication . Paiva, Ana Maria Videira; Mendes, António Quintas
    In today’s postdigital society, the public presence of academics on the Web and the consequent affirmation of a given identity or of a multidimensional identity imply a much more complex and multifaceted management of their image than when we were dealing with a scholar whose identity was affirmed in circumscribed spaces and times. In this work, we seek to analyze the positioning of the subjects about their online identities and the ways in which they express the multiple facets of the construction of their online selves. We adopted a Thematic Analysis approach to qualitative research and used NVivo to analyze the data collected through semi-structured interviews of 13 subjects from a purposive sample of digital scholars. Three major themes were identified: Theme A—Digital-Presence Awareness; Theme B—The Public and the Private Spheres; and Theme C—Offline, Online, and Hybrid Selves. Overall, subjects clearly express the awareness of the need to build a presence on the Web. While there is a general concern to preserve a certain level of authenticity, intimacy, and privacy on the Web, there seems to be some heterogeneity in the experiencing of these processes. For some participants, the distinction between public and private and between personal and professional should be clearly marked, while for others, the necessarily hybrid nature of identity should be assumed, arguing that it is no longer possible to make a clear separation between the offline and the online world. This work, thus, shows different shades in the way academics construct their presence on the Web and how differently they assume several of the constitutive dimensions of their identities.