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- Transformar a educação para a democracia através das aprendizagens estéticas e corporizadasPublication . Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Oliveira, Juliana; Abelha, Marta; Abrantes, PedroA democracia não é simplesmente um processo técnico que envolve a aprendizagem da sua história, princípios, regras e instituições. Para proteger e promover a democracia, a educação para a democracia é vital. No entanto, nas escolas a educação para a democracia coloca a tónica na aprendizagem cognitiva. Muito pouco destaque se dá a uma dimensão fundamental da aprendizagem, ou seja, a sua natureza estética e corporizada. Esta comunicação apresenta os primeiros resultados de projeto internacional com financiamento Horizon Europe cuja ambição é reforçar e transformar o papel da aprendizagem estética e corporizada na educação para a democracia. A intenção é conceber um quadro pedagógico estético e corporizado inovador que tenha um impacto na prática da educação para a democracia através de guias associados à prática. O projeto está a ser desenvolvido e está, neste momento, na fase de testagem dos protótipos do quadro e dos guias em diferentes fases da educação e diversos contextos nacionais. Estes estudos de testagem estão a ser desenvolvidos através de uma investigação-ação participativa inovadora. O resultado da investigação será um quadro pedagógico baseado na investigação, com guias de apoio à prática, que inspire e ativa novas formas de educar para a democracia. O que se pretende apresentar são os resultados da fase de testagem realizada no contexto português ao nível da educação pré-escolar, 1º ciclo do ensino básico e ensino vocacional.
- Fazer a licenciatura a distância: percursos e impactosPublication . Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Neves, Claudia; Magano, OlgaCom esta comunicação, pretendemos aprofundar o conhecimento e o debate sobre os perfis dos estudantes universitários em regime de e-learning e os impactos das licenciaturas nas suas vidas sociais e laborais, tendo por referência os estudos sobre percursos no ensino superior e transição para o mercado laboral. Em vez de presumir uma homogeneidade, pretende-se analisar se estes percursos divergem entre áreas científicas/profissionais. A comunicação irá basear-se nos resultados de um questionário lançado, em 2015, a todos os estudantes que concluíram a licenciatura na Universidade Aberta, nos anos de 2011, 2012 e 2013 (universo=1691; taxa de resposta=31%). A análise dos dados inclui um conjunto de procedimentos estatísticos, privilegiando, nesta comunicação, as comparações dos resultados entre áreas formativas, ao nível do perfil sociodemográfico e dos impactos da licenciatura na vida social e profissional. Como resultados mais expressivos, podemos sublinhar que a larga maioria dos estudantes da UAb trabalha a tempo inteiro e tem entre os 30 e os 50 anos, divergindo das universidades presenciais. Passados cerca de 3 anos do final da licenciatura, cerca de 25% conheceu processos de mobilidadesocial ascendente, sendo que este valor varia pouco entre licenciaturas. Porém, observam-se variações entre áreas formativas noutros itens. Na área das ciências sociais, muitos estudantes reconhecem que o aprofundamento cultural e cívico foi a razão central para a frequência. E em cursos como educação, os estudantes revelam-se satisfeitos com as competências desenvolvidas e com os impactos noutras esferas da vida. Por seu lado, em cursos como gestão ou informática, havia à partida uma motivação mais instrumental, sendo os impactos culturais e cívicos menos evidentes. Com base nestes dados, concluímos que a opção pelo ensino superior a distância em Portugal resulta, sobretudo, do facto de as pessoas trabalharem a tempo inteiro e terem responsabilidades familiares. Esta situação varia pouco entre áreas formativas. Contudo, o perfil dos estudantes e os impactos da licenciatura apresentam variações significativas, em linha com o observado sobre estudantes no ensino superior presencial.
- Mobilidade social dos diplomados da Universidade Aberta: percursos de vida e de trabalhoPublication . Magano, Olga; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Henriques, SusanaA escolaridade concluída e a atividade profissional continuam a ser duas das principais dimensões consideradas para a definição do estatuto social dos indivíduos e para os lugares de classe na estrutura social (Schnapper, 2007; Estanque, 2005). A expetativa de obter um diploma do ensino superior é um objetivo que muitos indivíduos adultos procuram concretizar. Através de um inquérito por questionário aplicado aos licenciados da Universidade Aberta que concluíram a sua licenciatura entre 2011 e 2013 pretendemos conhecer o perfil sociográfico dos licenciados e a relação entre a obtenção da licenciatura com processos de mobilidade social ao nível da carreira profissional mas também ao percurso de vida (também ao nível das relações sociais e interpessoais, satisfação pessoal e enriquecimento cultural). O principal objetivo é aprofundar o impacto do diploma como instrumento de concretização das expetativas em termos de autoestima e de prestígio social, no sentido de “distinção” (Bourdieu, 1979). O perfil dos estudantes da Universidade Aberta diferencia-se do de outros estudantes do ensino superior, por se tratar de uma população adulta quase sempre inserida já no mercado de trabalho. Considerando os objetivos individuais para a realização da licenciatura e a sua efetiva concretização procurou-se conhecer as trajetórias sociais e perceber se existe progressão significativa na situação profissional antes e após a conclusão da licenciatura.
- Licenciados da Universidade Aberta: percursos, motivações e aprendizagens em ambiente digitalPublication . Neves, Claudia; Henriques, Susana; Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Jacquinet, Marc; Magano, OlgaQuem são os estudantes que escolhem o ensino superior a distância? De onde vêm? Porque escolhem uma universidade a distância? Como se caracterizam os per-cursos académicos daqueles que realizam licenciaturas nesta modalidade? Quais as dificuldades que enfrentam, as competências que desenvolvem e as relações que estabelecem? Com o resultado de um inquérito aos diplomados da Universidade Aberta pretende-mos responder a estas questões a partir de um conjunto de abordagens teóricas sobre educação a distância aberta e em rede que procuramos relacionar com a Aprendizagem ao Longo da Vida.
- Resultados do questionário aos percursos laborais e de vida dos licenciados da UAb : relatório síntesePublication . Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Henriques, Susana
- Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAbPublication . Abrantes, Pedro; Silva, Ana Paula; Bäckström, Bárbara; Neves, Claudia; Falé, Isabel; Jacquinet, Marc; Ramos, Maria do Rosário; Magano, Olga; Henriques, Susana
- Research to enhance democracy through aesthetic and embodied learningPublication . Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, PedroComunicação apresentada no MeetUP23 – 2º Encontro de Investigadores do LE@D – Inovação e Ciência, Categoria Projetos, 27 de maio de 2023, Sessão A2 | https://eventos.uab.pt/meetup23/
- Decision making in virtual classrooms: a case for organisational democracy in teacher education for democracyPublication . Neves, Claudia; Oliveira, Juliana; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, PedroOrganizational democracy in education emphasizes participatory decision-making processes, involving teachers, students, and other stakeholders in shaping educational policies and practices. In teacher education, organizational democracy involves decision-making that empower them to contribute to the design and improvement of educational programs. This concept underscores the importance of cocreating with teachers to foster democratic values and equip them with the knowledge, skills, and attitudes necessary to promote democratic principles within students and learning community. This approach fits into the ongoing discussion about education and the common good, questioning how education itself can be understood as “common” and as a promoter of common goods (Bollier, 2018; Velicu & Garcia -Lopez, 2020). Analyzing organizational democracy involves examining various dimensions to gain a comprehensive understanding of how democratic principles are embedded within the organizational structure and culture. The AECED project aims to develop a prototype of a pedagogical framework and guides to practice that encourages the development of activities based on arts-based embodied methods in order to provide experiences of democracy-as-becoming. The Portuguese case will carry out 4 of the case studies of the project based on the development of an online training course for teachers and educators who, using a Participatory Action-Research (PAR) methodology (Cornish, et al. 2023), will test the framework and guide in early years, primary and vocational education. In this paper we will present a set of data relating to the perceptions of teachers and educators that participated in the online course about the organizational transformation before and after the development of the activities based on the pedagogical framework and guides of AECED project. Our aim was to identify perceptions about the organizational transformation on the following dimensions: transformative dialogue, power sharing, holistic learning, relational well-being, collaborative decision-making, shared leadership, innovation, and Creativity; Conflict Resolution and Inclusivity and Diversity. By examining these dimensions, researchers and organizations can gain insights into the level of organizational democracy and identify areas for improvement or refinement.
- Transformar a educação para a democracia através de aprendizagens estéticas e corporizadasPublication . Juliana Oliveira; Neves, Claudia; Almeida, Ana Patrícia; Abelha, Marta; Abrantes, PedroO projeto "Transforming Education for Democracy through Aesthetic and Embodied Learning, Responsive Pedagogies and Democracy-as-becoming" (AECED) visa transformar a educação para a democracia, enfatizando a aprendizagem estética e corporizada, bem como pedagogias responsivas.
- Percursos profissionais e de vida dos licenciados da UAbPublication . Abrantes, Pedro; Bäckström, Bárbara; Falé, Isabel; Henriques, Susana; Jacquinet, Marc; Magano, Olga; Neves, Claudia; Ramos, Maria do Rosário; Silva, Ana Paula