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- Contextos existenciais e culturais: a identidade romani pela filosofia ciganaPublication . Silva Júnior, Aluízio de Azevedo; Araújo, Inesita Soares; Ramos, NatáliaPartindo do Campo da Comunicação & Saúde (C&S) abordamos nesse artigo os arranjos epistemológicos de uma pesquisa de doutorado que enfocou nos processos interculturais e mediações presentes na apropriação das políticas públicas de saúde para ciganos no Brasil e em Portugal e que articulam quatro matrizes: a filosofia cigana, os Estudos semiológicos, os Estudos Culturais e os Estudos Anticoloniais. Especificamente, analisamos os contextos existenciais-culturais, com foco na produção da identidade cigana na perspectiva da filosofia Kalon. Começamos por questionar os processos de invisibilidade e silenciamento, bem como de desigualdade e exclusão sociais, que historicamente foram aplicados contra os povos e pessoas romani. Apresentamos o modo como construímos o diálogo com a filosofía de vida cigana. Na sequência, para dar concretude à filosofía, aprofundamos o olhar para o modo como a produção social da ciganidade, isto é, das identidades ciganas do tronco étnico, ocorrem na fricção entre “kalons e gadjons”, por meio de disputas entre as próprias associações ciganas pelo direito de autonomeação e definição identitária. Por fim, refletimos em especial sobre o modo como as pessoas das comunidades ciganas utilizam as identidades romani como uma “tática coringa” para ocupar melhores lugares de interlocução no mercado simbólico da saúde cigana nos dois países e, consequentemente, combater as estratégias opressoras e excludentes.
- Diversidade cultural, educação e comunicação intercultural: políticas e estratégias de promoção do diálogo interculturalPublication . Ramos, NatáliaAs problemáticas da diversidade cultural e da interculturalidade são da maior actualidade no contexto do mundo globalizado, estando no centro das preocupações dos Estados, dos profissionais e da população, em geral. Elas implicam um novo reposicionamento metodológico e epistemológico em nível da pesquisa, intervenção e formação, colocando novos desafios às sociedades e políticas do século XXI, no que diz respeito à gestão da diversidade cultural, das identidades, dos conflitos, da educação e da comunicação interculturais, às interacções entre o eu e o outro, entre o universal e o singular. São apresentados e analisados alguns princípios, estratégias e políticas de: acolhimento e promoção da diversidade cultural; aquisição de competências pedagógicas, comunicacionais, interculturais e de promoção de valores democráticos; gestão das identidades múltiplas e da diversidade cultural; reforço da cidadania, da interculturalidade e da participação de grupos subrepresentados ou em exclusão na sociedade; criação de espaços de diálogo intercultural nos diferentes setores da sociedade; promoção da comunicação e diálogo intercultural nas relações individuais, intergrupais e interculturais.
- Multiculturalidade e comunicação em saúdePublication . Ramos, NatáliaNas sociedades multiculturais e globais contemporâneas, a articulação e o encontro interdisciplinar entre cultura, comunicação e saúde, vêm colocar novos paradigmas e desafios políticos, teóricos, metodológicos e éticos ao nível da formação, da pesquisa e da intervenção em saúde, particularmente da comunicação em saúde, dos cuidados e serviços de saúde e das competências de comunicação intercultural em saúde.
- Tecnologias digitais na comunicação e na integração educacional e intercultural: desafios globais contemporâneosPublication . Ramos, Natália; Lopes, Ana Cristina DuarteEm 2020, com o surgimento da pandemia COVID-19, o mundo foi confrontado com mudanças drásticas que originaram desafios, transversais à sociedade. Evidenciaram-se desigualdades sociais existentes entre países e nos países, com maior reflexo nos grupos mais vulneráveis, em situação de pobreza ou migração. Estes desafios refletiram-se particularmente na área da educação, salientando-se as vulnerabilidades do modelo educativo existente. Face a uma crise sem precedentes, destacaram-se as potencialidades decorrentes do uso das tecnologias digitais, da adaptação da comunidade educativa, assim como, a resiliência de docentes e estudantes. Este texto acentua a importância do uso das tecnologias digitais, enquanto facilitadoras da integração educacional e intercultural. Numa era de globalização e crescente multi/interculturalidade assente numa evolução tecnológica sem precedentes, o in(sucesso) do ensino, da aprendizagem e da sociedade, dependem da definição de políticas, metodologias abertas, inclusivas e flexíveis, que integrem a diversidade social e cultural em que vivemos, e, sejam adaptáveis a situações adversas e atípicas. Aproveitar estas mudanças e ensinamentos para desenvolver políticas sustentáveis, poderá não só ajudar a ultrapassar a crise atual, como a prepararmo-nos para novas adversidades futuras, diminuindo as desigualdades e tornando o ensino cada vez mais inclusivo e de qualidade.
- Avós e culturas: relacionamentos e vivências intergeracionais em tempo de pandemia COVID-19Publication . Azambuja, Rosa Maria da Motta; Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição PereiraNas diferentes culturas, os mais velhos, em especial os avós, constituem elos de apoio e solidariedade entre gerações, funcionando como âncoras da cultura, do cuidado, educação, afetividade, desenvolvimento e transmissão. Nesta pesquisa objetivou-se analisar relatos vividos por avós, em tempos de pandemia Covid-19. Trata-se de um estudo descritivo, de caráter exploratório, qualitativo e intercultural, realizado a partir de entrevistas semiestruturadas e abertas. Participaram desse estudo 37 avós do Brasil, Portugal e Uruguai. Os principais resultados apontam que as relações afetivas se mantêm em período de pandemia, mas o tipo de cuidados e atividades difere entre avós presenciais e virtuais.
- Crianças e famílias em contexto migratório e intercultural: desafios às práticas e políticas educacionais, sociais e de cidadaniaPublication . Ramos, NatáliaNa atualidade, as questões da diversidade cultural, da mobilidade das populações e das relações interculturais são da maior importância no contexto do mundo globalizado, estão no centro das preocupações da maioria dos Estados, vindo colocar novos desafios à sociedade e às políticas do século XXI nos diferentes sectores, em particular no domínio educacional e intercultural. O paradigma intercultural vem desafiar os paradigmas tradicionais em educação, introduzir a pluralidade, a heterogeneidade, a complexidade, a multi/interdisciplinaridade na pesquisa e intervenção em educação, implicando um novo reposicionamento metodológico e epistemológico, nomeadamente, ao nível da educação e da comunicação intercultural. Através de uma perspetiva multidimensional e intercultural e de investigações teóricas e empíricas, são analisados os múltiplos fatores que afetam as representações e as práticas relativas à educação e comunicação interculturais, à integração social e educacional das famílias e crianças migrantes, destacando-se factores de risco e de vulnerabilidade e, ainda fatores promotores de inclusão, de desenvolvimento e sucesso educativo. São igualmente analisadas estratégias e políticas que promovem a inclusão, a igualdade de oportunidades, o diálogo intercultural e o acesso à cidadania, nomeadamente dos grupos minoritários, em especial, das crianças migrantes e das suas famílias em tempos de grande mobilidade, multiculturalidade e globalização.
- Cultura, psicologia e saúdePublication . Ramos, NatáliaO conhecimento aprofundado das relações entre cultura e indivíduo, entre cultura, psicologia e saúde e o desenvolvimento de competências interculturais, revela-se importante e constitui um desafio para os diferentes profissionais, principalmente psicólogos que trabalham nos vários setores, em particular em contextos interculturais e no domínio clínico e da saúde, tanto ao nível nacional, como ao nível da cooperação internacional e da ajuda humanitária, o qual promoverá a qualidade da sua intervenção e o bem-estar e a saúde dos indivíduos, grupos e comunidades, assim como a construção de sociedades plurais, inclusivas, solidárias e sustentáveis. O desenvolvimento de competências interculturais constitui, igualmente, uma exigência e responsabilidade ética, cívica e profissional para fazer face à complexidade, heterogeneidade, conflitualidade e diversidade individual e cultural do mundo global atual, sendo fundamental para todos os que vivem e trabalham nas sociedades contemporâneas.
- Educação, interculturalidade e cidadaniaPublication . Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Constantinescu, Ileana; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Matias, José; Almeida, Maria Tabita; Antunes, AdelinoA presente obra oferece um conjunto diversificado de textos reunidos em seis capítulos sobre algumas questões que se colocam hoje aos indivíduos, às famílias, às sociedades, às organizações e aos Estados, relacionadas com problemáticas e políticas educacionais, migratórias, interculturais, comunicacionais, de globalização, desenvolvimento, saúde, inclusão e cidadania. Os autores provenientes de diferentes países e áreas disciplinares proporcionam ao leitor abordagens e perspetivas diversificadas sobre a temática em estudo.
- Estudos da cultura no Brasil e em PortugalPublication . Rubim, Antonio Albino Canelas; Ramos, NatáliaEste livro oferece para leitura e discussão um conjunto diversificado de textos de autores brasileiros e portugueses sobre questões culturais apreendidas através de múltiplos enfoques e perpetivas. Acolhe temas inscritos em uma conceção ampla de cultura, tais como antropologias, colonialismos, desenvolvimentos, estereótipos, globalizações, identidades, mobilidades, relações interculturais, mídias e políticas culturais.
- A educação escolar de alunos imigrantes em dissertações e teses brasileiras e portuguesas: o desafio da inclusão das diferençasPublication . Kohatsu, Lineu Norio; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Ramos, NatáliaA presença e escolarização de alunos de diferentes nacionalidades, línguas e culturas tem representado grandes desafios sociais e políticos, aos sistemas educacionais e aos pesquisadores, designadamente no Brasil e em Portugal. Com o objetivo de contribuir para a divulgação da produção acadêmica recentemente realizada em algumas universidades no Brasil e Portugal, neste artigo são apresentadas algumas dissertações e teses que tiveram como tema central a inclusão e educação escolar de alunos imigrantes e de minorias étnicas.