Loading...
74 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 74
- Desafios globais contemporâneos da comunicação e da saúde das populações migrantes e refugiadosPublication . Ramos, NatáliaO contexto contemporâneo de crescente mobilidade humana e globalização caracteriza-se pela intensificação dos fluxos migratórios e do número de refugiados, bem como pelo aumento dos contactos interculturais e da coabitação com a diversidade cultural, contribuindo para a multiculturalidade das sociedades e para a complexidade das relações interpessoais, intergrupais, comunicacionais e interculturais, designadamente no âmbito social e da saúde. Este contexto coloca novas questões aos níveis social, político, cultural, comunicacional e da saúde, bem como desafios à comunicação intercultural, à informação, comunicação, equidade e cidadania em saúde.
- Women's health access in the context of forced migration in Portugal: vulnerabilities and adaptationPublication . Sampaio, Catarina; Ramos, NatáliaIntroduction: This article presents, the vulnerabilities related with regarding access to health services faced by refugee women. Objective: The overall goal was to gain a better understanding of the psychosocial reality of women who arrived in Portugal as a result of forced migration, focusing on the main difficulties of the migratory and adaptation journey - highlighting vulnerabilities related to health and access to health services at the present article - and the protective factors that facilitated their processes of resilience, adaptation, and social integration. Methodology: The meanings of the protagonists' experiences were disclosed through semi-structured and in-depth interviews with women´s of Iraq, Syria and Libya. Results: The investigation uncovered a number of vulnerabilities triggered by the migratory experience and gender belonging, such as prejudice, social isolation, and cultural shock (mostly linked to religion and clothing), which validated the intersectional analysis. The findings highlight a number of obstacles in the host nation, including access to health care, the quality of institutional interactions, and knowledge of the Portuguese language. Conclusions: The current investigation led to the conclusion that there are flaws in Portugal in terms of ensuring full access to health care for forced migrant women, highlighting as major obstacles: a lack of information in languages other than Portuguese, a lack of offers to learn and master the Portuguese language, a lack of knowledge about how health institutions work, and a lack of sensitivity and intercultural skills in healthcare services.
- Atitudes e crenças relacionadas ao sucesso em diferentes gerações: perspectivas intergeracional e interculturalPublication . Borja, Renata; Ramos, NatáliaO presente estudo investigou o significado pessoal de bem-sucedido e as prioridades envolvidas na avaliação do referido termo, assim como as crenças e os comportamentos individuais de autoconceito, autoestima, capacidade, otimismo, pessimismo, preocupações, perfeccionismo, hábitos de organização, planejamento e capacidade de distribuição do tempo. Para a realização desta pesquisa, foi elaborado um questionário online, disponibilizado nas redes sociais, do qual participaram 291 pessoas (brasileiros e portugueses), que responderam a questões relativas ao tema sucesso. Os significados socialmente partilhados no senso comum, associados à excelência, à perfeição, ao sucesso econômico, à fama e ao poder, não se mostraram compatíveis com os significados outorgados pela maior parte dos participantes da pesquisa, frequentemente associados ao equilíbrio entre vida pessoal e profissional, à felicidade, ao bem-estar, à família, à realização pessoal, à qualidade de vida e ao sentido da vida. Constatou-se, dessa maneira, a necessidade de uma ressignificação do termo, na tentativa de contribuir para o bem-estar social e psicológico, pois é possível que essa dissonância entre os significados esteja contribuindo com uma alta incidência de crenças incapacitantes relacionadas ao fracasso, observadas na prática clínica e educacional, principalmente entre jovens, o que pode ser um dos motivos do aumento da incidência dos transtornos psicológicos nos últimos anos.
- Education of immigrant students: the experience of a state school in São PauloPublication . Kohatsu, Lineu Norio; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Ramos, NatáliaThe aim of the study is to investigate the experience of a municipal elementary school in São Paulo in welcoming immigrant students. Data collection was conducted through interviews with the principal, pedagogical coordinator, teachers and Bolivian immigrant parents; classroom observations, break time and project meetings for immigrant students; application of student proximity scale and analysis of school performance. The results showed that, in the perception of professionals and parents, there was a significant reduction in the manifestations of prejudice and discrimination, as well as greater interaction among students. School initiatives to enhance the culture of immigrants should be highlighted, as well as the incorporation of the theme of immigration into the curriculum through the learning scripts produced by teachers. Finally, the importance of democratic management and collective participation is highlighted for the achievement of a more inclusive school.
- Mulheres à proa: relatos sobre a experiência da emigração portuguesa no século XIXPublication . Boschilia, Roseli Terezinha; Ramos, NatáliaDurante a segunda metade do século XIX muitas e(i)migrantes portuguesas se deslocaram ilegalmente para o Brasil. Contudo, devido à sua baixa representatividade numérica no contexto e(i) migratório, a experiência dessas mulheres tem sido relegada pela historiografia, em prol das análises que enfocam prioritariamente os e(i)migrantes do gênero masculino. Na tentativa de contribuir para o desvendamento dessas experiências, este artigo tem como objetivo problematizar, a partir de documentos consulares e fontes bibliográficas, relatos produzidos sobre mulheres e(i)migrantes.
- Contextos existenciais e culturais: a identidade romani pela filosofia ciganaPublication . Silva Júnior, Aluízio de Azevedo; Araújo, Inesita Soares; Ramos, NatáliaPartindo do Campo da Comunicação & Saúde (C&S) abordamos nesse artigo os arranjos epistemológicos de uma pesquisa de doutorado que enfocou nos processos interculturais e mediações presentes na apropriação das políticas públicas de saúde para ciganos no Brasil e em Portugal e que articulam quatro matrizes: a filosofia cigana, os Estudos semiológicos, os Estudos Culturais e os Estudos Anticoloniais. Especificamente, analisamos os contextos existenciais-culturais, com foco na produção da identidade cigana na perspectiva da filosofia Kalon. Começamos por questionar os processos de invisibilidade e silenciamento, bem como de desigualdade e exclusão sociais, que historicamente foram aplicados contra os povos e pessoas romani. Apresentamos o modo como construímos o diálogo com a filosofía de vida cigana. Na sequência, para dar concretude à filosofía, aprofundamos o olhar para o modo como a produção social da ciganidade, isto é, das identidades ciganas do tronco étnico, ocorrem na fricção entre “kalons e gadjons”, por meio de disputas entre as próprias associações ciganas pelo direito de autonomeação e definição identitária. Por fim, refletimos em especial sobre o modo como as pessoas das comunidades ciganas utilizam as identidades romani como uma “tática coringa” para ocupar melhores lugares de interlocução no mercado simbólico da saúde cigana nos dois países e, consequentemente, combater as estratégias opressoras e excludentes.
- Canções, ritmos e gestos de embalar: tecendo vínculos, afetos e relações de alteridadePublication . Ramos, NatáliaNos horizontes e espaços de alteridade, vislumbram-se diferentes rostos, sujeitos e interfaces, tecem-se subjetividades, vínculos, afetos e identidades, relações objetais, interpessoais, comunicacionais, intrafamiliares, intergeracionais e de alteridade muito precoces entre a mãe e a criança e outros familiares e cuidadores. Constrói-se um valioso património e espaço relacional, transicional, familiar, psicoafetivo, terapêutico, educacional, cultural, musical e poético, onde vozes, ritmos e gestos de embalar desempenham um papel estruturante e função fundamental para o bem-estar, a saúde e o desenvolvimento psíquico e físico do ser humano. As canções de embalar, de "acalentar", de "ninar", como são designadas nos países lusófonos, particularmente em Portugal e no Brasil, "lullaby songs", nos países anglófonos, "berceuses", nos países francófonos, são melodias e cantos milenares transmitidos de geração em geração, sobretudo através da cultura oral, no seio das famílias pelas gerações femininas, mães e avós, constituindo reportório ancestral cultural, psicológico e afetivo estruturante e enraizado no imaginário individual e coletivo, nas práticas de cuidados, de educação e de desenvolvimento infantil e na relação afetiva da díade adulto-criança. Em Portugal e através dos tempos e dos diferentes lugares do planeta, constituem espaços e expressão de afeto, proteção, segurança, criatividade, alteridade, vinculação e sensibilidade individual e familiar, bem como elementos da cultura e tradição de cada sociedade. A música, o canto, os ritmos sonoros, são importantes meios expressivos, subjetivos e interativos, fundamentos de uma comunicação primária, precoce e universal, sendo que o ambiente sonoro-musical acompanha a vida humana desde o nascimento e ainda no útero materno. O ambiente sonoro e rítmico faz parte do meio que nos rodeia desde muito cedo: absorvemo-lo de forma inconsciente, antes mesmo do nascimento, no útero, no ventre materno, pois o ambiente acústico uterino constitui um universo sonoro único e rico, que proporciona ao feto uma grande diversidade de sons externos e internos. Cada um traz em si, desde a sua existência, a memória do coração materno, e este batimento regular produz uma sensação de segurança, de reencontro e de bem-estar físico e psíquico. Na cultura portuguesa valoriza-se a importância dos cantos, ritmos e gestos de embalar, deste envelope sonoro e postural, nas atividades de maternagem, na relação entre o eu e o outro, nas interações e comunicação precoce, proporcionando um espaço afetivo, de cuidado, de desenvolvimento psicoemocional, cognitivo, físico e social, de harmonia e de reconforto, de construção e transmissão psíquica, cultural e intergeracional.
- PEACEMAKERS Project: “Peace dialogue campus network: fostering positive attitudes between migrants and youth in hosting societies”: needs analysisPublication . Koç University; University of Bologna; Erasmus University Rotterdam; Universidade Aberta; Gaziantep University; Humboldt-Universität zu Berlin; Silva, Mário Filipe da; Sousa, Lúcio; Sequeira, Rosa Maria; Gronita, Joaquim; Ramos, NatáliaThe ongoing refugee crisis in Europe and Turkey reinforced xenophobic and anti-immigrant sentiment, manifested in attacks on migrants, and those perceived as foreigners and support for populist anti-immigration parties in many European Union (EU) states. In many of the EU member states, high levels of immigration appear to have produced an increase in hostility toward immigrants (Quillian 1995; McLaren 1996b), increased support for right-wing parties (Knigge 1998; Lewis-Beck & Mitchell 1993), and even produced violent right-wing behaviour (McLaren 1999). “In September, United Nations High Commissioner for Human Rights Zeid Ra’ad al-Hussein warned leaders of populist parties in Europe about the corrosive effect on societies of their instrumentalization of bigotry and xenophobia for political ends.” (Human Rights Watch, 2017). As we see this trend continuing in Europe and Turkey, the question to ask is how to reduce intergroup prejudice and discrimination in order to promote inter-ethnic social inclusion. Indeed, immigration is very often source of “shock of the culture” for both native and immigrant people, often leading to what is called the “integration crisis”, that is, a conflictual situation among individuals with different geographical, cultural, or ethnic background. Such crisis is often caused by the necessity for individuals to redefine social interactions and norms that are adaptive for all social groups. To do this, it is essential to understand the perspective of both native, or the majority, and immigrant people, or the minority group. Research on social integration has shown that the inclusion of the new members in the host societies is the basis for social cohesion (Fleras, 2009), and continuous positive contacts between members of different groups (Allport, 1954) are necessary, as they increase native people’ knowledge about immigrants and vice versa, then break prejudices and stereotypes, facilitating the social cohesion.
- As narrativas de mulheres negras sobre adoecimento após o processo migratório: a experiência de moradoras do município de São PauloPublication . Moraes, Maria Cecília Leite de; Ramos, Natália; Camargo, ClimeneA genderização ampliou os estudos sobre os deslocamentos humanos. A mulher negra participa do processo, saindo de países com graves problemas sociais e, se incorporando a novas comunidades. O objetivo do estudo foi conhecer a existência de adoecimentos pós-migratórios, a partir de 33 mulheres do grupo. Foi desenvolvida uma pesquisa quali-quantitativa, transversal, realizada entre outubro de 2017 e agosto de 2018, no município de São Paulo- Brasil. Os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado e uma entrevista. Os dados foram analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os relatos destacaram que 51,2% das mulheres não adoeceram, e 45,4% adoeceram sendo que 27,2% declararam problemas emocionais. Constata-se a necessidade de padrões para acolhimento, concepção e desenvolvimentode políticas à saúde e inclusão deste grupo de mulheres.
- Deficiência, cultura, família e migração: desafios e perspetivas de acolhimento e intervençãoPublication . Ramos, NatáliaO texto salienta a importância de analisar representações, processos, competências, estratégias e políticas relativas ao modo de percecionar, acolher, incluir, comunicar e intervir face à alteridade, à vulnerabilidade e à singularidade humanas, designadamente à deficiência e aos seus impactos psicológicos, familiares e societais, sobretudo nas sociedades contemporâneas caracterizadas pelo aumento da multi e interculturalidade, das migrações, da diversidade, da complexidade e de fenómenos de preconceito e exclusão. Acentua a necessidade de melhorar as competências parentais e familiares, de modo a que os familiares/cuidadores da pessoa com deficiência saibam enfrentar os processos psicológicos e situações emocionais e de stresse face ao nascimento de uma criança diferente ou ao surgimento de uma deficiência ao longo da vida e desenvolvam a comunicação e o conhecimento sobre o funcionamento dos serviços, dos apoios e direitos dos indivíduos com deficiência e das suas famílias, nacionais e sobretudo em contexto migratório. Destaca, igualmente, a importância da formação e competências dos diferentes profissionais que trabalham na área da deficiência com famílias nacionais ou culturalmente diferentes, particularmente ao nível das competências comunicacionais, psicológicas, educacionais e culturais. A discriminação, a invisibilidade e o desconhecimento estão na origem de muitas das necessidades sentidas e enfrentadas pelas pessoas com deficiência e suas famílias, sendo necessário desenvolver a investigação, a formação e os apoios nesta área, melhorar a informação e as infraestruturas e promover organizações e serviços mais inclusivos, intervenção que poderá contribuir para superar a ignorância e a exclusão, mudar atitudes e preconceitos, direcionar recursos e aumentar a qualidade e flexibilidade do atendimento, serviços e intervenções. A inclusão da questão da deficiência no discurso político, social e científico contribuirá para dar voz e visibilidade às crianças, jovens e adultos com deficiência, para sensibilizar os decisores políticos e a sociedade em geral para esta problemática, para o incremento de políticas públicas promotoras de desenvolvimento, igualdade de oportunidades, saúde e cidadania e para a construção de sociedades democráticas e inclusivas onde todos participem, dialoguem e coabitem.