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- Regulating tutoring in distance higher education: the portuguese experiencePublication . Teixeira, António; Morgado, Lina; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraAs the traditional division between course development and learning support gradually blurs in collaborative online learning environments, new requirements for the roles and competencies of tutors have emerged. They are now asked to play a larger part in the design and delivery of the courses, as well as in assessing students. This new approach has been widely used in Portugal, since the Universidade Aberta (UAb), the Portuguese open university, has implemented its virtual pedagogical model, in 2007. However, there is no legal provision for the pedagogical role of online tutors in the country. The Portuguese Government's recent draft proposal for the Legal Framework for Higher Distance Education (Regime Jurídico do Ensino Superior a Distância - RJED), submitted to public discussion in the Spring of 2019, surprisingly fails to solve this problem. The RJED applies a traditional approach to distance education in which tutoring plays just a peripheral role. Tutors are not part of the teaching staff as such and it is not foreseen that they may assess students. Representing a risk to the more advanced tutoring models already being used by Portuguese Higher Education institutions, this regulation has generated significant criticism. In this paper, the authors analyse the RJED draft proposal approach to learning support and discuss the limitations of the tutoring model it promotes. The paper highlights the multidimensional role tutors should play in institutional open online learning support ecosystems and projects how artificial intelligence can contribute to further enhance the new emerging tutoring dimensions in digital learning environments.
- Social engagement and motivation in a MOOC on school librariesPublication . Bastos, Glória; Cabral, Pedro Barbosa; Rocio, VitorThis paper explores two editions of a MOOC delivered at Universidade Aberta’s “AULAbERTA” (Open Class) platform. This platform offers different kinds of open learning paths and concerning specifically the MOOC learning path it is relevant to understand if the pedagogical model and the strategy achieve the desired results: (i) to improve education and enlarge the access to knowledge; (ii) to deliver high quality open and online education in Portuguese. The methodology used was based on a cross analysis of learner activity statistics against certain characteristics of the participants’ profile like profession and motivations. Four categories of participants were identified and some aspects of their behaviours and engagement in the MOOC were examined, providing some insights concerning the level of participation and interaction. These elements can help us to understand some differences in the learning experiences connected with internal and external motivations and also how participants appreciate the online experience and course design.
- Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o teorema da equivalência da interaçãoPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António QuintasNeste artigo analisamos parte de um estudo realizado em torno do Teorema da Equivalência da Interação (TEI), procurando assim contribuir para a investigação sobre esta temática. O estudo em causa ocorreu num contexto universitário online e teve como participantes 207 estudantes de uma unidade curricular. Utilizando uma metodologia mista de investigação, aplicou-se um questionário que visava posicionar os estudantes face ao tipo de interação mais valorizada dentro daquela unidade curricular, sendo que, posteriormente, se complementou essa análise através da análise de conteúdo às respostas dos participantes. Os resultados evidenciaram que os estudantes têm preferências semelhantes às já analisadas noutros estudos, embora se tenha verificado que na preferência pela interação estudante-professor há motivações que provavelmente estão associadas à importância cultural que é dada ao professor na sociedade. Verificamos assim que há um conjunto de avanços significativos já feitos em torno do TEI, apesar de ainda haver desafios que necessitam de respostas para refinar as suas teses.
- O Teorema da Equivalência da Interação e o desenho de cenários para a educação online: resultados preliminaresPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Mendes, António QuintasSendo a Educação Online, o Blended Learning, o Ensino a Distância e genericamente a Aprendizagem em Ambientes Virtuais, modalidades em franca expansão torna-se necessário identificar princípios pedagógicos e critérios de sustentabilidade, de eficácia e de eficiência orientadores do desenho de cursos online. Nesse contexto, T. Anderson, a partir da clarificação dos tipos básicos de interação online (Professor-Estudante; Estudante-Estudante e Estudante-Conteúdos) desenvolveu o chamado Teorema de Equivalência da Interação. segundo o qual níveis importantes de aprendizagem significativa e profunda podem ser desenvolvidos desde que uma das três formas de interação seja de nível elevado. Neste estudo procuramos avaliar essa hipótese fazendo variar o desenho de cursos online a partir de cada um daqueles tipos de interacção bem como analisar o rácio custo-tempo/tipo de interacção. Os resultados preliminares vão ao encontro de alguns dos dados já encontrados anteriormente e outros resultados vão um pouco mais longe, em aspetos ainda não validados anteriormente, dando maior sustentabilidade ao TEI.
- Attempting to regulate distance higher education: reflections of the portuguese experiencePublication . Teixeira, António; Cabral, Pedro Barbosa; Pinto, Maria do Carmo TeixeiraIn this paper, the authors analyse the RJED draft proposal, highlighting its most controversial aspects, as the limitations it imposes to pedagogical innovation and the specialized role it awards to UAb, and discussing the potential impact such regulations can have in the development of the higher education sector in Europe.
- How about increasing the student-student interaction in a MOOC to provide a more satisfying educational experience?Publication . Cabral, Pedro Barbosa; van Valkenburg, WillemIn this study, we investigated if students are likely to achieve different levels of satisfaction depending on the interaction intensity (student-student, student-content, or student-teacher interaction) in a MOOC.
- O espaço da coordenação de curso num contexto online : estudo de casoPublication . Cabral, Pedro Barbosa; Amante, LúciaEste estudo, realizado no ensino superior, tem como objectivo a análise da perspectiva dos alunos sobre o papel da Coordenação de Curso (1º ciclo de estudos), num ambiente de aprendizagem online. Tem como base o modelo transaccional da educação a distância de Garrison, Archer e Anderson (2000) Community of Inquiry (CoI) Framework e o modelo pedagógico assumido pela Universidade Aberta [UAb] (Pereira, Quintas-Mendes, Morgado, Amante & Bidarra, 2007). Trata-se de um estudo de caso com uma vertente exploratória, descritiva, mas também correlacional, isto porque se procurou entender o papel percepcionado e vivenciado no espaço online da coordenação da licenciatura em educação, e procedeu-se à analise do peso que a coordenação tem de acordo com o CoI Framework. O estudo faz uma descrição das temáticas abordadas no espaço online da coordenação, a partir da análise de conteúdo das conversações tidas nos fóruns. No que diz respeito à percepção dos estudantes, foi aplicado um questionário com questões abertas, usando igualmente a técnica da análise de conteúdo. Nesse questionário, foram colocadas questões fechadas baseadas no trabalho de Arbaugh e colaboradores (2008) e foi feito um tratamento estatístico das mesmas. Os participantes são compostos pela coordenação e pelos estudantes dos anos lectivos 2007/2008 e 2008/2009, inscritos no espaço online. Os resultados sugerem que o espaço da coordenação é bastante importante para os estudantes, sendo considerado „o local‟ de referência da própria instituição. Os estudantes percepcionam este espaço como um local onde: (1) são aconselhados, acompanhados, orientados, apoiados e suportados; (2) recorrem para a resolução e/ou esclarecimento de dúvidas, problemas e situações; (3) se apoiam para a ligação/mediação entre os estudantes e a UAb, em particular com os docentes. Também se verificou que a Coordenação pode constituir um factor relevante no modelo de Garrison, principalmente na componente “presença social”. Notaram-se igualmente diferenças a este nível, de acordo com o ano lectivo em que os alunos iniciaram o curso. Desta forma, os resultados obtidos apontam para um papel da coordenação para além do definido no modelo pedagógico e verifica-se que o peso da coordenação na “presença social” tem efeitos sobre a “presença cognitiva”, o que tem implicações na aprendizagem, na satisfação, no empenho e nos resultados no curso.
- Matriz-técnico pedagógica para a Plataforma Nau: relatório finalPublication . Bastos, Glória; Rocio, Vitor; Cabral, Pedro Barbosa; Paz, João; Manuelito, HelenaEste relatório corresponde ao trabalho realizado pela Universidade Aberta no âmbito do contrato estabelecido com a FCT/FCCN para a elaboração de uma proposta de Matriz Técnico-Pedagógica inicial para a plataforma NAU, destinada a cursos online, massivos e abertos (MOOC). Segue a estrutura apresentada no caderno de encargos da entidade adjudicante.
- Desenho de cursos online a partir do Teorema da Equivalência da InteraçãoPublication . Cabral, Pedro BarbosaO desenho de cursos online tem sido olhado de acordo com diferentes teorias, como os nove níveis de Gagne, a Comunidade de Inquirição de Garrison, Anderson e Archer ou mesmo o Conectivismo de Siemens. Em 2003, Terry Anderson avançou com um conjunto de princípios relacionados com a equivalência de interação studanteestudante, estudante-conteúdo e estudante-professor, para que se alcance uma aprendizagem significativa e profunda, ao qual apelidou de Teorema da Equivalência da Interação. Desde então que vários estudos têm sido feitos para a validação dos seus princípios. Neste artigo procura-se, a partir de uma revisão da literatura, analisar os vários resultados obtidos sobre o Teorema da Equivalência da Interação e entender as suas contribuições no momento de decisão sobre o desenho de um curso online, nomeadamente a questão do custo-benefício de se ter desenhos com mais ou menos intensidade de interação.
- The potential of using smartphones in teaching and learning in secondary school education: a literature review study. Time to embrace the mobile devices in classroomsPublication . Imwa, Mphatso; Cabral, Pedro BarbosaThis study aimed at exploring the potential of smartphone use in education with a particular focus on secondary schools. The literature review provided massive methods and applications of the smartphone in teaching and learning plus the challenges that surround it. The review made it possible to identify that there is a group of teachers who perceive the use of the devices as pedagogical tools, and another group of teachers that are against or have a reservation towards its inclusion in education. Students deemed the smartphones as highly necessary compared to teachers. From a literature perspective, it can be that some teachers are immigrants; therefore, they have difficulties in adopting or adapting to the trend. The study suggested that it is essential to try out some projects, such as teaching students with smartphones, especially in developing countries like those in sub-Saharan Africa to yield comparison against traditional teaching and learning