Arte | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
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Recent Submissions
- Os "dois ofícios dos olhos": ver e chorar no cinema: alguns exemplosPublication . Bello, Maria do Rosário LupiPartindo da afirmação do padre António Vieira sobre o facto de «só os olhos [terem] dois ofícios: ver e chorar», o presente ensaio procura interrogar o modo como o cinema, arte da visão, repre- senta o choro. Para tal usa-se o exemplo de vários filmes — Stromboli (1950) de Roberto Rossellini, Blade Runner (1982) de Ridley Scott, Belle de Jour (1967) de Luis Buñuel, Belle Toujours (2006) e Palavra e Utopia (2000), ambos de Manoel de Oliveira, Tabu (2012) de Miguel Gomes e ainda a breve referência a outras obras — nas quais as lágrimas apresentam um valor simbólico variável, mas sempre decisivo na sua economia significativa. Desta forma procura-se compreender e aprofundar o paradoxo constitu- tivo da ontologia do cinema enquanto arte icónica e temporal que, em última instância, busca a visibi- lidade do invisível.
- Diário de um Pároco de Aldeia/Journal d'un Curée de Capagne (1951), Robert Bresson: plano inicial [00:02:06 / 00:02:22]Publication . Bello, Maria do Rosário LupiAnálise do primeiro plano do filme de Robert Bresson, "Diário de um Pároco de Aldeia".
- IntroduçãoPublication . Alves, Fernanda; Soares, Luísa; Rodrigues, Cristiana VasconcelosIntrodução a uma antologia de ensaios no campo dos Estudos de Memória.
- O cinema: arte de crise ou de desenvolvimento? Uma reflexão e alguns exemplosPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- O Regresso: exemplo de um filme em diálogo com outras artesPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Carl Th. Dreyer: o cinema como reportagem e o realismo psicológicoPublication . Bello, Maria do Rosário LupiCarl Th. Dreyer (1889-1968) foi um realizador dinamarquês cuja obra evidencia características clássicas de depuramento formal, contenção e consistência. Embora filmasse predominantemente em espaços interiores e até frequentemente privados, Dreyer proclamava a importância de o cinema "voltar à rua", como forma de reportagem, e de o realizador se assumir como o fotógrafo discreto que capta o real enquanto acontece. Este artigo pretende tratar esta noção, bem como o conceito de "realismo psicológico" a ela associado, com as principais implicações estéticoestilísticas encontráveis na obra de Dreyer, fornecendo alguns exemplos a partir do filme Ordet/A Palavra (1955).
- João CoutoPublication . Flor, Pedro
- Houve uma política mecenática do Infante D. Henrique?Publication . Flor, Pedro
- Tommaso da Fossa: um escultor genovês em Lisboa em 1561Publication . Flor, Pedro
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