Arte | Capítulos/artigos em livros nacionais / Book chapters/papers in national books
Permanent URI for this collection
Browse
Recent Submissions
- Poesia e LiturgiaPublication . Rodrigues, Cristiana VasconcelosPequena reflexão sobre a relação entre Poesia e Liturgia, um dos ateliês temáticos que tive a responsabilidade de dirigir no «labOratorio 2019» [https://pontosj.pt/laboratorio/atelies-2019/]. Este texto encontra-se publicado no Livro Cinzento que resultou do labOratorio 2019. Da Introdução ao Livro Cinzento [https://pontosj.pt/laboratorio/livro-cinzento/] "[…] o labOratório contou com a participação de vários músicos que, influenciados por diversos estilos musicais, compuseram as várias peças litúrgicas que integram este Livro Cinzento. Desde música que participa do estilo de Broadway a músicas próprias de uma Catedral, ou melodias de timbre Coral, Erudito, Indie e Tradicional, bem como composições dirigidas a um público Infantil ou influenciadas por géneros musicais como o Fado, o Jazz e o Pop... tudo isto integra o vasto mosaico de músicas que compõe este livro. […] Em termos práticos, este cancioneiro organiza-se em duas partes. A primeira parte reúne um conjunto de sínteses de vários dos ateliês apresentados durante a 2ª edição do labOratório, em 2019. Deste modo, participantes leitores poderão encontrar, em poucas linhas, o essencial dessas comunicações que, esperamos, servirá de incentivo para um aprofundamento posterior destas temáticas. De facto, o labOratório pretende estimular o desejo de mais formação, seja ela musical, teológica ou espiritual. Os textos aqui apresentados exploram, em jeito de aperitivo, a relação entre Liturgia, Poesia, Espiritualidade e a Música."
- PrefácioPublication . Fischer, Claudia J.; Rodrigues, Cristiana VasconcelosDo Prefácio: "Integrado numa linha de investigação do CEComp que cruza música e literatura, este nosso projecto sobre a ideia de um casamento perfeito entre estas duas artes esteve sempre ligado à exploração do conceito de melomania. Conscientes de que haveria muitos músicos profissionais no universo cultural português que teriam relevantes observações sobre este tópico, interessou-nos, porém, auscultar o pensamento daqueles que, embora não estando profissionalmente ligados à música, não conseguem passar sem ela – os chamados melómanos. Ao fim de mais de um ano de maturação e cuidadosa preparação, o resultado é um volume de ensaios como o imaginámos: multifacetado, abrangendo diferentes tradições, adoptando diferentes tipos de discurso, mas congregando-se em torno de uma mesma experiência partilhada. O μέλος (mélos) aqui em foco – a canção, a voz que canta – não só se constitui num entrelaçamento com o λόγος (lógos) como o suscita de forma feliz.
- Os "dois ofícios dos olhos": ver e chorar no cinema: alguns exemplosPublication . Bello, Maria do Rosário LupiPartindo da afirmação do padre António Vieira sobre o facto de «só os olhos [terem] dois ofícios: ver e chorar», o presente ensaio procura interrogar o modo como o cinema, arte da visão, repre- senta o choro. Para tal usa-se o exemplo de vários filmes — Stromboli (1950) de Roberto Rossellini, Blade Runner (1982) de Ridley Scott, Belle de Jour (1967) de Luis Buñuel, Belle Toujours (2006) e Palavra e Utopia (2000), ambos de Manoel de Oliveira, Tabu (2012) de Miguel Gomes e ainda a breve referência a outras obras — nas quais as lágrimas apresentam um valor simbólico variável, mas sempre decisivo na sua economia significativa. Desta forma procura-se compreender e aprofundar o paradoxo constitu- tivo da ontologia do cinema enquanto arte icónica e temporal que, em última instância, busca a visibi- lidade do invisível.
- Diário de um Pároco de Aldeia/Journal d'un Curée de Capagne (1951), Robert Bresson: plano inicial [00:02:06 / 00:02:22]Publication . Bello, Maria do Rosário LupiAnálise do primeiro plano do filme de Robert Bresson, "Diário de um Pároco de Aldeia".
- IntroduçãoPublication . Alves, Fernanda; Soares, Luísa; Rodrigues, Cristiana VasconcelosIntrodução a uma antologia de ensaios no campo dos Estudos de Memória.
- O cinema: arte de crise ou de desenvolvimento? Uma reflexão e alguns exemplosPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- O Regresso: exemplo de um filme em diálogo com outras artesPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Carl Th. Dreyer: o cinema como reportagem e o realismo psicológicoPublication . Bello, Maria do Rosário LupiCarl Th. Dreyer (1889-1968) foi um realizador dinamarquês cuja obra evidencia características clássicas de depuramento formal, contenção e consistência. Embora filmasse predominantemente em espaços interiores e até frequentemente privados, Dreyer proclamava a importância de o cinema "voltar à rua", como forma de reportagem, e de o realizador se assumir como o fotógrafo discreto que capta o real enquanto acontece. Este artigo pretende tratar esta noção, bem como o conceito de "realismo psicológico" a ela associado, com as principais implicações estéticoestilísticas encontráveis na obra de Dreyer, fornecendo alguns exemplos a partir do filme Ordet/A Palavra (1955).
- João CoutoPublication . Flor, Pedro
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
