REA | Arte
Permanent URI for this collection
Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros.
Contém documentos da tipologia REA, depositados em auto arquivo na comunidade científica "Arte" e documentos do acervo do Arquivo Audiovisual da Universidade Aberta.
News
Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos. O licenciamento aberto é construído no âmbito da estrutura existente dos direitos de propriedade intelectual, tais como se encontram definidos por convenções internacionais pertinentes, e no respeito pela autoria da obra.
Browse
Browsing REA | Arte by Title
Now showing 1 - 10 of 731
Results Per Page
Sort Options
- Uma abordagem artística online I: Coro Mozart & “Rise”Publication . Vila Maior, DionísioVídeo (de uma música a cappela de Katy Perry, Max Martin, Ali Payami e Savan Kotecha, sobre arranjo de Mac Huff) inserido na Iniciativa #SempreLig@dos, da Universidade Aberta, durante a altura do confinamento, em março de 2020, pretendendo-se mostrar como se pode abordar online o trabalho artístico.
- Uma abordagem artística online II. Coro Mozart & “Revolution”Publication . Vila Maior, DionísioVídeo (de uma música de Pinkzebra) produzido durante a altura do confinamento, em maio de 2020, pretendendo-se mostrar como um professor de música poderá abordar online o trabalho artístico musical e vocal com os seus alunos
- Uma abordagem artística online III: Coro Mozart & Coro Ángel Barja: You Can’t Stop The BeatPublication . Vila Maior, DionísioVídeo de “You Can’tStop The Beat” (de Zac Efron, John Travolta; Arr: Ed Lojeski; Adapt: Dionísio Vila Maior; Direção de expressão artística, Realização, Pós-Produção,Tratamento de áudio: Dionísio Vila Maior), com interpretação do Coro Mozart edo Coro Ángel Barja, da Universidade de León (Espanha); Pós-Produção vídeo: Guilherme Vila Maior. Gravação publicada e divulgada em 2021". Vídeo (de uma música do musical Hairspray, produzido durante a altura do confinamento, em dezembro de 2020,pretendendo-se mostrar como um professor de música poderá abordar online otrabalho artístico musical e vocal com os seus alunos.
- O Altar de Prata da Sé do PortoPublication . Instituto de Tecnologia Educativa; Contreiras, José MiguelPrograma dedicado ao Altar de Prata da Sé Catedral do Porto, realizado pelo Instituto de Tecnologia Educativa (ITE), no âmbito de uma iniciativa conjunta da Associação Regional de Protecção do Património Cultural e Natural (ARPPA) e da Associação dos Industriais de Ourivesaria e Relojoaria do Norte (AIORN), em 1984: A Exposição de Ourivesaria do Norte de Portugal.
- Anastácio Gonçalves, o legado de um colecionadorPublication . Universidade AbertaConversa com Ana Mântua, coordenadora da Casa Anastácio Gonçalves, sobre a coleção e a vida de Anastácio Gonçalves na casa onde viveu e que é atualmente um espaço museológico.
- Aquarela do BrasilPublication . Vila Maior, DionísioOrquestração de "Aquarela do Brasil" (de Ary Barroso).
- A arte contemporânea portuguesa: razões e emoçõesPublication . Universidade AbertaConversa com Maria de Aires Silveira curadora do Museu e investigadora de temáticas relacionadas com a arte portuguesa contemporânea.
- Arte de NatalPublication . Parente, Ana Maria; Vaz, Luís Armando; Parente, Ana Maria; Vaz, Luís ArmandoImagens e sons de Natal. Abordagem da temática dos presépios. Participação do "Coro de Santo Amaro de Oeiras".
- Arte e educação: a magia da dançaPublication . Martins, Amílcar; Macara, Ana; Ribeiro, Teresa; Antunes, ElisaA narrativa pedagógica e didática sobre a dança na educação elege as competências essenciais, globalizantes e integradas, praticar, conhecer, criar e apreciar, no sentido de propor uma matriz orientadora, tendo presente a formação artística e cultural dos sujeitos da aprendizagem. O foco estruturante desta narrativa sugere a necessidade de se considerarem os contributos relevantes adquiridos com as práticas da dança para o desenvolvimento pessoal, estético-artístico, multi e intercultural de todas as idades e de todas as condições. Ilustra-se e concretiza-se o conceito operativo de dança para todos através da voz e das práticas presentes, quer através de uma ampla diversidade de vivências devidamente contextualizadas, quer dos próprios sujeitos que dançam (crianças, jovens ou adultos) quer de artistas e bailarinos de vários estilos e tendências, quer ainda de pedagogia, professores e investigadores de dança.
- Arte e educação: a magia da expressão plásticaPublication . Martins, Amílcar; Antunes, Elisa; Ribeiro, TeresaExplora-se a evolução da linguagem plástica na criança, desde a garatuja até outras representações mais complexas e evoluídas do seu desenvolvimento pessoal, artístico e cultural. A narrativa fílmica visita também a dinâmica de funcionamento de um centro de animação artística, o Centro de Artes Piso o Risco, no Restelo, bem como uma escola de formação artística, a Escola Artística António Arroio, em Lisboa, e mostra o pensamento pedagógico e didático, as vivências educativas e as dinâmicas dos métodos e técnicas utilizadas pelos professores de várias áreas disciplinares: ourivesaria, tecelagem, porcelana e outras formas expressivas de aprender a olhar e a criar. Alguns artistas plásticos portugueses contemporâneos testemunham como se desencadeiam os seus processos de criação.