Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
417.25 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A narrativa pedagógica e didática sobre a dança na educação elege as competências essenciais, globalizantes e integradas, praticar, conhecer, criar e apreciar, no sentido de propor uma matriz orientadora, tendo presente a formação artística e cultural dos sujeitos da aprendizagem. O foco estruturante desta narrativa sugere a necessidade de se considerarem os contributos relevantes adquiridos com as práticas da dança para o desenvolvimento pessoal, estético-artístico, multi e intercultural de todas as idades e de todas as condições. Ilustra-se e concretiza-se o conceito operativo de dança para todos através da voz e das práticas presentes, quer através de uma ampla diversidade de vivências devidamente contextualizadas, quer dos próprios sujeitos que dançam (crianças, jovens ou adultos) quer de artistas e bailarinos de vários estilos e tendências, quer ainda de pedagogia, professores e investigadores de dança.
Description
Keywords
Arte Educação Escola de Dança de Almada Escola Básica do Alto da Ajuda Departamento de Dança FMH/UTL Amalgama Dança
Citation
Martins, Amílcar; Macara, Ana - Arte e educação [Em linha]: a magia da dança. Realização de Elisa Antunes; Tecnóloga Teresa Ribeiro. Lisboa: Universidade Aberta, [2011]. 1 prog. vídeo (41 min., 32 seg.)
Publisher
Universidade Aberta