Ciências e Tecnologia | Recursos educacionais / Educational resources
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Materiais de ensino, aprendizagem ou investigação preferencialmente sob domínio público ou licenciados de forma aberta, de modo a permitir a sua utilização, reutilização ou adaptação por terceiros. Recursos educativos que visam potenciar a criação de novos recursos educativos.
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Esta coleção pode incluir cursos completos, parte de cursos, módulos, livros, artigos de investigação, fotografias, ficheiros de áudio ou de vídeo, testes, software bem qualquer outra ferramenta que potencie o acesso ao conhecimento. O uso de formatos técnicos abertos facilita o acesso e a reutilização dos conteúdos.
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- Análise de sistemas de informaçãoPublication . Negas, Mário Carrilho
- Armadilhas em consultas SQL: em bases de dados relacionaisPublication . Cavique, LuísEste documento pretende complementar a bibliografia da UC de Sistemas de Gestão de Base de Dados oferecida no 1º semestre do 3º ano, na Licenciatura em Engenharia Informática. Apesar da simplicidade do SQL, os estudantes estar cientes de algumas particularidades nas consultas do SQL. Neste trabalho pretende-se detalhar três armadilhas nas consultas SQL em bases de dados relacionais: (A) consultas em caminhos múltiplos, (B) armadilha do leque ou "fan trap", (C) armadilha do abismo ou "chasm trap". O conhecimento destas armadilhas é importante no processo de desnormalização das bases de dados relacionais, quando da construção e manutenção dos "data warehouses", bem como no processo de ETL ("extract, transform, load"). São incluídos exemplos para cada uma das três referidas armadilhas.
- Arquitetura empresarial: na perspetiva da integração de diagramas UMLPublication . Cavique, LuísEste documento pretende complementar a bibliografia da UC de Modelação de Sistemas de Informação, oferecida no 2º semestre do 1º ano, na Licenciatura em Engenharia Informática. Na bibliografia recomendada (Silva, Videira 2008 e O’Neill et al. 2010) são magistralmente apresentadas as ferramentas UML em capítulos distintos. Os capítulos referem com detalhe os diagramas de 'use-cases', os diagramas de classe, os diagramas de atividades, os diagramas de estados, os diagramas de sequência e os diagramas físicos. Nesta abordagem pretende-se dar uma visão integrada do sistema de informação, interligando as ferramentas UML com a matriz CRUD, procurando encontrar alinhamentos verticais e validações horizontais do sistema. Servimo-nos do conceito de Arquitetura Empresarial para desenvolvimento do procedimento proposto. O documento está estruturado da seguinte forma: (i) três camadas da Arquitetura Empresarial, (ii) diagramas UML associados à Arquitetura Empresarial, (iii) regras heurísticas do alinhamento da Arquitetura Empresarial, (iv) procedimento para modelar a Arquitetura Empresarial, finalizando com uma (v) visão integrada das ferramentas UML. Em anexo são incluídos três exemplos da aplicação do procedimento criado que garante o alinhamento do sistema.
- A avaliação: significado e consequênciasPublication . Fernandes, Tiago
- Caderno de exercícios resolvidos de físicaPublication . Sousa, NunoCaderno de exercícios resolvidos de física. Enunciados e resoluções. Temas cobertos: mecânica, mecânica de fluidos, mecânica ondulatória e som, calorimetria e transferências de calor, eletromagnetismo.
- Como ler (e interpretar) uma base de dados de grandes dimensõesPublication . Cavique, LuísEste documento pretende complementar a bibliografia da UC sobre Sistemas de Gestão de Base de Dados oferecida no 1º semestre do 3º ano, na Licenciatura em Engenharia Informática. Apesar da simplicidade do SQL, ler grandes bases de dados com centenas de tabelas pode ser um grande desafio. Neste trabalho pretendemos detalhar os seguintes assuntos em bases de dados relacionais: • identificar diferentes tipos de tabelas numa base de dados (inter-tabelas), • classificar as tabelas de acordo com sua capacidade de agregação de dados (intra-tabelas), • apresentar um procedimento para extrair o significado de uma grande base de dados. Um estudo de caso é incluído para exemplificar o procedimento proposta na leitura e interpretação de uma base de dados.
- Conceitos e exercícios de programação: utilizando Linguagem CPublication . Coelho, JoséEste texto destina-se a todos quanto se queiram iniciar na programação, desde as mais modestas às mais elevadas ambições. O método de aprendizagem consiste em explicar um conjunto de conceitos, suportados em exemplos simples, após o qual o leitor terá ao seu dispor um leque de exercícios desde simples a mais avançados, que lhe permitam interiorizar os conceitos com base na sua experiência de programação.
- Configurações electrónicas dos átomosPublication . Fernandes, Tiago
- Didáctica da física : a física na Feira PopularPublication . Valadares, Jorge; Azedo, Artur; Leão, HelenaA atividade lúdica e a aprendizagem da física. Visita à Feira Popular de Lisboa, guiada pelo professor Jorge Valadares. Disciplina “Didáctica da Física e da Química“, do Curso de Profissionalização em Exercício.
- Didáctica da física : experiência em movimento de translaçãoPublication . Ferreira, Victor; Valadares, Jorge; Azedo, Artur; Leão, HelenaExperiência, em estúdio, pelo professor Victor Ferreira, da Escola Secundária Machado de Castro. Disciplina “Didáctica da Física e da Química”, do Curso de Profissionalização em Exercício.