CEMRI | Livros / Books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEMRI | Livros / Books by Title
Now showing 1 - 10 of 51
Results Per Page
Sort Options
- Antropologia, Arte e SociedadePublication . Cole, Ariane; Ribeiro, JoséAntropologia, Arte, Sociedade reúne uma seleção de artigos apresentados no 7º Seminário internacional Imagens da Cultura / Cultura das Imagens, realizado em São Paulo em 2011, centrando-se este volume em dois temas gerais principais: cultura visual e sonora e Cinema e Sociedade.
- O anúncio da deficiência da criança e suas implicações familiares e psicológicasPublication . Gronita, JoaquimOs primeiros momentos são cruciais para o estabelecimento da relação da tríade mãe-pai-filho e para o processo de aceitação da deficiência da criança, tornando-se necessário esclarecer quais as condições, os momentos e a comunicação que o favorecem. Inserindo-se na área da comunicação em saúde em contexto clínico e de cuidados de saúde e no domínio da intervenção precoce, desenvolve-se uma análise teórico-conceptual e empírica sobre as implicações familiares e psicológicas decorrentes do nascimento e diagnóstico de uma criança com deficiência, muito em particular, sobre as condições do anúncio aos pais da deficiência dos seus filhos e o impacto e significado desta informação ao nível familiar. Conclui-se da necessidade dos pais serem ouvidos e apoiados, de expressarem os seus sentimentos e dúvidas, de obterem dos médicos mais informação sobre o diagnóstico e prognóstico relativo à deficiência dos seus filhos, de serem atendidos e acolhidos por médicos mais seguros, disponíveis e implicados, da necessidade de contacto e partilha do problema com outros pais e lamentam a informação imprecisa, incompreensível, insuficiente ou em excesso e a falta de empatia e interesse dos profissionais pelos seus sentimentos e problemas. A formação dos médicos, no sentido de melhor corresponder ao que teoricamente está estipulado é um grande indicador deste trabalho.
- Associativismo, capital social e mobilidade: contributos para o estudo da participação associativa de descendentes de imigrantes africanos lusófonos em PortugalPublication . Albuquerque, RosanaOs resultados que se apresentam decorrem de um projeto de investigação sobre a participação associativa de descendentes de imigrantes de origem africana lusófona em Portugal. A problemática sobre a qual se delineou a pesquisa centra-se na compreensão do processo de participação cívica ativa na sociedade portuguesa, mediante a análise dos fatores que condicionaram o seu envolvimento em associações e das interações entre a ação individual e o contexto sociopolítico. A questão central orientou-se em dois eixos, relacionados entre si: um primeiro, que procura identificar catalisadores da participação cívica; um segundo, tenta compreender o papel que a participação associativa desempenha na vida dos sujeitos participantes na pesquisa, especificamente no que respeita a trajetórias de mobilidade social. O associativismo é estudado enquanto instrumento de aquisição de capital social, pois permite o acesso a redes sociais que lhe são intrínsecas, e pelos efeitos que exerce em trajetórias de mobilidade individuais. A estratégia metodológica adoptada nesta investigação caracterizou-se pela abordagem qualitativa e a primazia do paradigma interpretativo. A matéria-prima empírica foi recolhida com base em histórias de vida, a partir de múltiplas entrevistas focalizadas nas trajetórias de dirigentes associativos, descendentes de imigrantes africanos lusófonos. A análise das trajetórias conduziu à elaboração de um sistema de catalisação da participação, que sublinha a influência recíproca entre fatores estruturais e individuais. Confirma-se o papel do associativismo como fonte de capital social e de capital cultural e que a articulação de ambos favorece trajetórias de mobilidade social ascendente. Evidencia-se que o associativismo promove a socialização para a cidadania.
- Comunicação e globalizaçãoPublication . Sequeira, Rosa MariaAs contribuições deste e-book refletem parte do trabalho do Grupo de Investigação em Comunicação Intercultural no âmbito do CEMRI. Na sua perspetiva interdisciplinar, contempla questões como a globalização, o diálogo intercultural, em particular nas relações Oriente / Ocidente, a conciliação do conhecimento tradicional com a tecnologia moderna (Intercultural New Media Studies), o papel das línguas na comunicação intercultural e a relação da educação com a mobilidade e a competência intercultural numa perspetiva da educação para a paz e para os valores.
- Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na ContemporaneidadePublication . Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Reis, LyriaNum contexto de globalização e de crescente mobilidade humana, caracterizado pelo aumento, diversidade, feminização e complexidade dos fluxos migratórios, dos contactos (inter)culturais, das relações e conflitos interculturais e de refugiados, as temáticas relacionadas com as migrações, a diversidade cultural e as relações interculturais na contemporaneidade, colocam múltiplos e novos desafios, questões e oportunidades aos níveis científico e académico e nos planos individual, social e político. Este congresso reúne especialistas nacionais e estrangeiros, presentes em grandes países da diáspora portuguesa e oriundos de diferentes universidades, centros de investigação e áreas disciplinares, convidados a debater questões de grande pertinência e atualidade, como sejam as questões dos migrantes, dos refugiados, dos direitos humanos, das migrações internacionais, do género e trabalho, das diversidades culturais, das relações interculturais, dos media e mediações culturais e ainda da saúde, migração e cultura, as quais irão ser analisadas e discutidas através de múltiplas perspetivas e abordagens. Pretende-se promover um espaço de difusão de conhecimentos, de diálogo, de troca de saberes e experiências, que contribuam para aprofundar a reflexão científica e o debate sobre dinâmicas, processos, métodos, estratégias e políticas relacionadas com a mobilidade humana, migrações, direitos humanos e relações interculturais no mundo contemporâneo, em contexto nacional e internacional, bem como para favorecer a implementação, a análise, a gestão e o desenvolvimento de políticas públicas neste domínio. A análise e a discussão das questões migratórias e identitárias, da diversidade cultural, da democracia e direitos humanos, da educação e comunicação interculturais, da saúde dos migrantes, dos media e mediações culturais e das mulheres, género e migrações são importantes para a elaboração e gestão de estratégias e políticas migratórias de acolhimento, de integração e de desenvolvimento dos países de origem e dos países de acolhimento, como Portugal, país tradicionalmente de forte emigração e de grande diáspora espalhada pelo mundo, e, mais recentemente, também de imigração. Do mesmo modo, esta análise e discussão são igualmente importantes para a paz e coesão social, para a saúde, qualidade de vida e bem-estar, para a promoção da convivência e diálogos intercultural e inter-religioso e para o desenvolvimento de atitudes, estratégias e competências para saber viver, comunicar e trabalhar num mundo cada vez mais multicultural, interdependente e globalizado, onde os direitos humanos, a solidariedade, a participação e a cidadania deverão estar ao alcance de todos e onde os migrantes, as minorias e a diversidade cultural sejam considerados uma riqueza e não uma ameaça.
- Congresso Internacional Migrações e Relações Interculturais na Contemporaneidade: livro de resumosPublication . Ramos, Natália; Silva, Ana Isabel Mateus da; Reis, LyriaNum contexto de globalização e de crescente mobilidade humana, caracterizado pelo aumento, diversidade, feminização e complexidade dos fluxos migratórios, dos contactos (inter)culturais, das relações e conflitos interculturais e de refugiados, as temáticas relacionadas com as migrações, a diversidade cultural e as relações interculturais na contemporaneidade, colocam múltiplos e novos desafios, questões e oportunidades aos níveis científico e académico e nos planos individual, social e político. A análise e a discussão das questões migratórias e identitárias, da diversidade cultural, da democracia e direitos humanos, da educação e comunicação interculturais, da saúde dos migrantes, dos media e mediações culturais e das mulheres, género e migrações são importantes para a elaboração e gestão de estratégias e políticas migratórias de acolhimento, de integração e de desenvolvimento dos países de origem e dos países de acolhimento, como Portugal, país tradicionalmente de forte emigração e de grande diáspora espalhada pelo mundo, e, mais recentemente, também de imigração.
- 'Criatividade participativa' intercultural: o processo de criação no Tanztheater de Pina BauschPublication . Dias, Teresa NortonDa prática de ‘criatividade participativa’ intercultural (re)nasceu, no âmbito da produção do Wuppertaler Ballett, uma diferente e transdisciplinar abordagem de expressão artística: o Teatro-dança, Tanztheater pela mão da coreógrafa alemã Pina Bausch. Com este estudo pretendemos responder a questões ligadas à contribuição, durante o processo de criação, dos bailarinos-atores e das bailarinas-atrizes que, a partir da partilha das suas histórias de vida e através de um processo colaborativo de criação, ajudaram a construir o legado artístico desta coreógrafa pós-modernista. Deste legado, que resultou do seu trabalho enquanto diretora artística do Tanztheater Wuppertal, focar-nos-emos na produção realizada a partir de ‘residências artísticas’, em particular na peça criada a partir da ‘residência artística’, em Lisboa, intitulada Masurca Fogo, cujo processo de trabalho e relação do elenco com a coreógrafa se encontra refletido no documentário do realizador português, Fernando Lopes, com o título Pina Bausch. Lissabon Wuppertal Lisboa (1998). Com a nossa reflexão sobre a relação dos bailarinos-atores e das bailarinas-atrizes com a coreógrafa e a partir do registo em vídeo sobre o seu processo de ‘criação participativa’ pretendemos trazer à discussão a realidade de um coletivo artístico multicultural e as relações interculturais que se estabeleceram no seio do grupo e a partir dele, sem esquecer as obras realizadas e a transculturalidade que refletem.
- E quando atendemos crianças... diferentes: como podem os profissionais orientar as famílias com criança com deficiênciaPublication . Gronita, Joaquim; Pimental, Júlia; Matos, Cátia; Bernardo, Ana Cristina; Marques, JoanaAs crianças que se desenvolvem de uma forma harmoniosa e saudável são o melhor garante de futuro para qualquer sociedade. Porém, a pobreza, a exclusão social, a violência e tantos outros fenómenos com um forte impacto negativo no respeito pelos mais fundamentais direitos das crianças encontram nelas ainda uma grande vulnerabilidade apesar de todos os instrumentos legais e sociais que foram sendo criados para sua protecção. Continuam, ainda hoje, a ser muito impressionantes e reveladores da nossa incapacidade de cuidar dos mais novos os números relativos a crianças vítimas ou em risco de negligência, maus tratos ou abandono. Por tudo isto, a Fundação Calouste Gulbenkian, desde a sua criação, tem apoiado instituições, projectos e iniciativas que promovem o desenvolvimento equilibrado das crianças, muito particularmente daquelas que, por força das circunstâncias, se encontram em situações de maior vulnerabilidade ou em risco de exclusão. É o caso das crianças em risco de atraso de desenvolvimento, portadoras de deficiência, ou com necessidades educativas especiais. Geralmente as suas famílias vivem sentimentos de decepção, isolamento social, stress, frustração e desespero. Para ajudar estas crianças a superarem ou diminuírem as limitações que resultam dos atrasos de desenvolvimento é recomendado que se inicie, tão cedo quanto possível, uma intervenção multidisciplinar que inclua a prestação de serviços educativos, terapêuticos e sociais a estas crianças e às suas famílias. Foi neste quadro que a Fundação apoiou, ao longo de três anos, a realização, no concelho de Sesimbra, do projecto-piloto Intervenção Precoce – O Processo de Construção de Boas Práticas, para apoiar as crianças dos 0 aos 6 anos com deficiência ou atraso de desenvolvimento e suas famílias. O projecto foi executado pela Cercizimbra e coordenado pela Cooperativa TorreGuia tendo os respectivos resultados sido validados por uma avaliação independente realizada pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Como corolário de todo o trabalho e reflexão desenvolvidos no quadro do projecto, a Fundação decidiu apoiar a divulgação de informação relevante e de recomendações destinadas às famílias destas crianças e aos profissionais que com elas interagem. Esta brochura “E quando atendemos crianças diferentes” que agora publicamos foi preparada para dar resposta e orientação aos profissionais que na sua actividade se deparam com crianças com necessidades de acompanhamento especial.Damos, desta forma, continuidade a uma linha iniciada com a publicação da brochura “Os Nossos Filhos São Diferentes” dirigida aos Pais, contribuindo para disponibilizar informação necessária às famílias e aos profissionais para os ajudar a identificar, o mais precocemente possível, sinais de atrasos de desenvolvimento nas crianças e a poderem encaminhá-las para os Serviços competentes. Dado o interesse que esta brochura tem suscitado, a Fundação Calouste Gulbenkian toma agora a iniciativa de a reeditar e distribuir pelos profissionais que atuam nesta área. Cabe-nos agradecer à Professora Júlia Serpa Pimentel pelo papel fundamental que tem tido na divulgação destes materiais. Isabel Mota Administradora - Fundação Calouste Gulbenkian
- Educação, interculturalidade e cidadaniaPublication . Ramos, Natália; Ramos, Maria da Conceição Pereira; Constantinescu, Ileana; Coutinho, Maria da Penha de Lima; Matias, José; Almeida, Maria Tabita; Antunes, AdelinoA presente obra oferece um conjunto diversificado de textos reunidos em seis capítulos sobre algumas questões que se colocam hoje aos indivíduos, às famílias, às sociedades, às organizações e aos Estados, relacionadas com problemáticas e políticas educacionais, migratórias, interculturais, comunicacionais, de globalização, desenvolvimento, saúde, inclusão e cidadania. Os autores provenientes de diferentes países e áreas disciplinares proporcionam ao leitor abordagens e perspetivas diversificadas sobre a temática em estudo.
- Education guide: gender and citizenship: 3rd cyclePublication . Pinto, Teresa; Nogueira, Conceição; Vieira, Cristina Pereira; Silva, Isabel; Saavedra, Luísa; Silva, Maria João; Silva, Paula; Tavares, Teresa Cláudia; Prazeres, VascoAimed at the formal education and, in particular, the cross-curricular area of Education and Citizenship, these Guides constitute a support tool for teachers in all curricula subjects within all levels and types of formal education. The main purpose of the Education Guides. Gender and Citizenship is to mainstream gender perspective in formal educational practices and organizational dynamics within educational establishments attempting to uproot gradually stereotypes based on gender. These stereotypes predefine what a boy is expected to do as well as what a girl is expected to do. Therefore, the Guides were designed to contribute to an effective education for citizenship for girls and boys. The aim is to make boys and girls genuinely and freely choose their academic, professional and life projects.