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Abstract(s)
Da prática de ‘criatividade participativa’ intercultural (re)nasceu, no âmbito da produção do Wuppertaler Ballett, uma diferente e transdisciplinar abordagem de expressão artística: o Teatro-dança, Tanztheater pela mão da coreógrafa alemã Pina Bausch. Com este estudo pretendemos responder a questões ligadas à contribuição, durante o processo de criação, dos bailarinos-atores e das bailarinas-atrizes que, a partir da partilha das suas histórias de vida e através de um processo colaborativo de criação, ajudaram a construir o legado artístico desta coreógrafa pós-modernista. Deste legado, que resultou do seu trabalho enquanto diretora artística do Tanztheater Wuppertal, focar-nos-emos na produção realizada a partir de ‘residências artísticas’, em particular na peça criada a partir da ‘residência artística’, em Lisboa, intitulada Masurca Fogo, cujo processo de trabalho e relação do elenco com a coreógrafa se encontra refletido no documentário do realizador português, Fernando Lopes, com o título Pina Bausch. Lissabon Wuppertal Lisboa (1998). Com a nossa reflexão sobre a relação dos bailarinos-atores e das bailarinas-atrizes com a coreógrafa e a partir do registo em vídeo sobre o seu processo de ‘criação participativa’ pretendemos trazer à discussão a realidade de um coletivo artístico multicultural e as relações interculturais que se estabeleceram no seio do grupo e a partir dele, sem esquecer as obras realizadas e a transculturalidade que refletem.
Description
Este texto segue o modelo da tese de doutoramento com o mesmo nome.
Keywords
Criatividade participativa Interculturalidade Masurca Fogo Residência artística Teatro-dança Transculturalidade
Citation
Dias, T. N. (2021). 'Criatividade participativa' intercultural: o processo de criação no Tanztheater de Pina Bausch. Edição do Autor. https://doi.org/10.34627/TZZ2-N194
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