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- Imigração qualificada : o caso dos profissionais de música clássica oriundos da Ucrânia na Orquestra Clássica da MadeiraPublication . Dias, Teresa NortonNo universo artístico da Região Autónoma da Madeira existe um significativo e experiente grupo de profissionais de música clássica oriundos de países da Europa Central e de Leste. Tomando como principal enfoque o papel daqueles que assumem, no seio da Orquestra Clássica da Madeira, maior representatividade relativamente ao país de origem - os ucranianos - procurámos, através de um estudo empírico caracterizar esta população e perceber, não só o seu papel na sociedade de acolhimento, como a sua aceitação por esta.
- 'Criatividade participativa' intercultural : o processo de criação no Tanztheater de Pina BauschPublication . Dias, Teresa Norton; Ribeiro, José da Silva; Emonts, Anne MartinaDa prática de ‘criatividade participativa’ intercultural (re)nasceu, no âmbito da produção do Wuppertaler Ballett, uma diferente e transdisciplinar abordagem de expressão artística: o Teatro-dança, Tanztheater pela mão da coreógrafa alemã Pina Bausch. Com este estudo pretendemos responder a questões ligadas à contribuição, durante o processo de criação, dos bailarinos-atores e das bailarinas-atrizes que, a partir da partilha das suas histórias de vida e através de um processo colaborativo de criação, ajudaram a construir o legado artístico desta coreógrafa pós-modernista. Deste legado, que resultou do seu trabalho enquanto diretora artística do Tanztheater Wuppertal, focar-nos-emos na produção realizada a partir de ‘residências artísticas’, em particular na peça criada a partir da ‘residência artística’, em Lisboa, intitulada Masurca Fogo, cujo processo de trabalho e relação do elenco com a coreógrafa se encontra refletido no documentário do realizador português, Fernando Lopes, com o título Pina Bausch. Lissabon Wuppertal Lisboa (1998). Com a nossa reflexão sobre a relação dos bailarinos-atores e das bailarinas-atrizes com a coreógrafa e a partir do registo em vídeo sobre o seu processo de ‘criação participativa’ pretendemos trazer à discussão a realidade de um coletivo artístico multicultural e as relações interculturais que se estabeleceram no seio do grupo e a partir dele, sem esquecer as obras realizadas e a transculturalidade que refletem.
- Imigração qualificada : músicos da Ucrânia na Orquestra Clássica da MadeiraPublication . Dias, Teresa NortonNo universo artístico da Região Autónoma da Madeira existe um significativo e experiente grupo de profissionais de música clássica oriundos de países da Europa Central e de Leste. Tomando como principal enfoque o papel daqueles que assumem, no seio da Orquestra Clássica da Madeira, maior representatividade relativamente ao país de origem - os ucranianos - procurámos, através de um estudo empírico caracterizar esta população e perceber não só o seu papel na sociedade de acolhimento, mas também a sua aceitação por esta.
- Imigração qualificada : o caso dos profissionais de música clássica oriundos da Ucrânia na Orquestra Clássica da MadeiraPublication . Dias, Teresa Norton; Nunes, Pedro; Albuquerque, RosanaNo universo artístico da Região Autónoma da Madeira existe um significativo e experiente grupo de profissionais de música clássica oriundos de países da Europa Central e de Leste. Tomando como principal enfoque o papel daqueles que assumem, no seio da Orquestra Clássica da Madeira, maior representatividade relativamente ao país de origem - os ucranianos - procurámos, através de um estudo empírico caracterizar esta população e perceber, não só o seu papel na sociedade de acolhimento, como a sua aceitação por esta.
- Carlos Trincheiras: um olhar sobre o legado do coreógrafo português no BrasilPublication . Dias, Teresa NortonQuisemos homenagear, recordando, num ano em que se comemoraram as relações Portugal-Brasil (2013), o coreógrafo português que, uma vez estabelecido no Brasil, em agosto de 1979, se perdeu na forma adormecida das memórias que cada um guarda do seu legado. Procurámos lembrar a sua estadia naquele país, cunho que não terá passado despercebido na cidade de Curitiba, estado do Paraná, onde se estabeleceu. Tomou, como sede do seu trabalho, o Teatro Guaíra, dando um novo ímpeto a um grupo de bailarino(a)s que, até à data, integrava o Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra, ajudando e apoiando o seu crescimento em número e em experiência, incutindo uma nova dinâmica e filosofia de trabalho, em que o rigor técnico não intimidou a interpretação artística de quem dançava.
- 'Criatividade participativa' intercultural: o processo de criação no Tanztheater de Pina BauschPublication . Dias, Teresa NortonDa prática de ‘criatividade participativa’ intercultural (re)nasceu, no âmbito da produção do Wuppertaler Ballett, uma diferente e transdisciplinar abordagem de expressão artística: o Teatro-dança, Tanztheater pela mão da coreógrafa alemã Pina Bausch. Com este estudo pretendemos responder a questões ligadas à contribuição, durante o processo de criação, dos bailarinos-atores e das bailarinas-atrizes que, a partir da partilha das suas histórias de vida e através de um processo colaborativo de criação, ajudaram a construir o legado artístico desta coreógrafa pós-modernista. Deste legado, que resultou do seu trabalho enquanto diretora artística do Tanztheater Wuppertal, focar-nos-emos na produção realizada a partir de ‘residências artísticas’, em particular na peça criada a partir da ‘residência artística’, em Lisboa, intitulada Masurca Fogo, cujo processo de trabalho e relação do elenco com a coreógrafa se encontra refletido no documentário do realizador português, Fernando Lopes, com o título Pina Bausch. Lissabon Wuppertal Lisboa (1998). Com a nossa reflexão sobre a relação dos bailarinos-atores e das bailarinas-atrizes com a coreógrafa e a partir do registo em vídeo sobre o seu processo de ‘criação participativa’ pretendemos trazer à discussão a realidade de um coletivo artístico multicultural e as relações interculturais que se estabeleceram no seio do grupo e a partir dele, sem esquecer as obras realizadas e a transculturalidade que refletem.