Browsing by Issue Date, starting with "2020-09"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- Manual de técnicas de expressão e comunicaçãoPublication . Silva, Paulo Nunes daO Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação constitui um material de apoio aos estudantes universitários, que visa contribuir para a melhoria das suas competências de expressão escrita, em particular de textos académicos. Nesse sentido, integra um conjunto de tópicos de reflexão que incidem nas principais dificuldades que muitos estudantes evidenciam quando redigem textos no ensino superior, sobretudo textos que são objeto de avaliação. Entre os tópicos sobre os quais se reflete ao longo do manual contam-se os seguintes: literacia e discurso académico; géneros do discurso académico; estilo formal e tendencialmente objetivo; as fases do processo de escrita: planificação, redação e revisão; mecanismos da expressão escrita (pontuação, extensão das frases, paragrafação, conectores); verbos de comando e tarefas a concretizar em provas de avaliação (indicar, definir/caracterizar; exemplificar; justificar, comentar); citar e referenciar bibliografia; plágio e patchwriting.
- Going to the core of hard resource-constrained project scheduling instancesPublication . Coelho, José; Vanhoucke, MarioThe resource-constrained project scheduling problem (RCPSP) is one of the most studied problems in the project scheduling literature, and aims at constructing a project schedule with a minimum makespan that satisfies both the precedence relations of the network and the limited availability of the renewable resources. The problem has attracted attention due to its NP hardness status, and different algorithms have been proposed that solve a wide variety of RCPSP instances to optimality or near-optimality. In this paper, we analyse the hardness of this problem from an experimental point-of-view by testing different algorithms on a huge set of existing instances and detect which ones are difficult to solve. To that purpose, we propose a three-phased approach that makes use of five elementary blocks, well-performing algorithms and a huge amount of computational power to transform easy RCPSP instances into very hard ones. The purpose of this study is to create insight and understanding into what makes an RCPSP instance hard, and propose a new dataset that consists of a small set of instances that are impossible to solve with the algorithms currently existing in the literature. These instances should be as small as possible in terms of number of activities and resources, and should be as diverse as possible in terms of network structure and resource strictness. Such a dataset should enable researchers to focus their attention on the development of radically new algorithms to solve the RCPSP rather than gradually improving current algorithms that can solve the existing RCPSP instances only slightly better.
- Carlos Trincheiras: um olhar sobre o legado do coreógrafo português no BrasilPublication . Dias, Teresa NortonQuisemos homenagear, recordando, num ano em que se comemoraram as relações Portugal-Brasil (2013), o coreógrafo português que, uma vez estabelecido no Brasil, em agosto de 1979, se perdeu na forma adormecida das memórias que cada um guarda do seu legado. Procurámos lembrar a sua estadia naquele país, cunho que não terá passado despercebido na cidade de Curitiba, estado do Paraná, onde se estabeleceu. Tomou, como sede do seu trabalho, o Teatro Guaíra, dando um novo ímpeto a um grupo de bailarino(a)s que, até à data, integrava o Corpo de Baile da Fundação Teatro Guaíra, ajudando e apoiando o seu crescimento em número e em experiência, incutindo uma nova dinâmica e filosofia de trabalho, em que o rigor técnico não intimidou a interpretação artística de quem dançava.
- "Quem fala assim não é gago nem gaga”: a crónica humorística na aula de língua portuguesa: perspetivas didáticasPublication . Seara, Isabel Roboredo; Soares, LilianaPartindo da definição do género ‘crónica’ e das suas especificidades linguístico-textuais, pretende-se mostrar como este género breve, quotidiano, descomprometido se pode revelar de extrema importância na aprendizagem do português língua estrangeira (PLE). Neste estudo exploratório proceder-se-á à analise retórico-discursiva de uma crónica do humorista portuguesa Ricardo Araújo Pereira, baseada em conceitos de teoria literária, retórica e análise do discurso, nomeadamente para realçar a escolha de argumentos ao serviço da crítica. Privilegiar-se-á na abordagem desta crónica humorística a análise das estratégias ao serviço da ironia e do humor. Assumindo que a ironia é uma estratégia linguístico-discursiva complexa e que a interpretação de um enunciado irónico ativa forçosamente conhecimentos contextuais para a sua descodificação, pretende-se compreender a construção do efeito cómico que decorre da leitura do texto. Visa-se, assim, a provocação da consciência, com uma intenção crítica, por vezes usada como instrumento de sarcasmo, até se manifestar linguisticamente através do questionamento e do dialogismo, apelando à interpretação pelo leitor. Numa perspetiva pragmática, a ironia, subjacente à crónica, em análise viola a máxima da qualidade de GRICE (1975), dado que se realiza através de enunciados com sentido distinto do transmitido, em ausência de verdade ou sinceridade. O humor que subjaz à crónica é analisado como estratégia lúdica que recorre conscientemente à ridicularização do emprego repetido da designação de género. A crónica humorística perpetua o objetivo crítico e serve-se da ironia e do humor, articulando a ridicularização dos falantes que persistem neste exercício da linguagem. Num segundo momento deste estudo, pretende-se, partindo das análises linguístico-discursivas efetuadas, evidenciar a potencialidade didática desta crónica numa aula de PLE, na medida em que esta narrativa curta, que aborda questões controversas da atualidade da sociedade portuguesa e que provoca o riso, cativa facilmente para a leitura e, a partir desta, poder-se-ão abordar vários conteúdos nomeadamente gramaticais, retórico-estilísticos, ou ainda socioculturais.
- Hello, an interactive cinematic generative artworkPublication . Veiga, Pedro Alves da“Hello” is an interactive cinematic generative artwork that gained traction within the Cultural Adventures research project, an international endeavor between Portugal and Thailand. The encompassing rationale assumed the need of a link connecting both countries, and thus “Hello” was born from the similarities that can be found in commuters that flock to and from both capital cities by train, often more engaged with their mobile phones than with their immediate surroundings – people, train or traversed landscapes –, which constitute more of a shapeless blurred audiovisual background than a sharp attention-grabbing focus. The artwork is also used as a demonstrator of the potential of generative art in producing complex cinematic narrative figurative artworks, yet permeated with interference, chaos and randomness, and how the audience perceives and makes sense of them through the ability to identify and create patterns, to conceptualize, to deal with information overload, and to imagine and build a narrative through abductive reasoning from incomplete yet suggestive information.
- Avaliação das aprendizagensPublication . Francisco, ManuelaDebate na Mesa-redonda Internacional:“Perspectivas em EAD na contemporaneidade: visões em época de pandemia”
- “Slam Sex”: sexualized injecting drug use (“SIDU”) amongst men who have sex with men (MSM): a scoping reviewPublication . Scheibein, Florian; Wells, John; Henriques, Susana; Van Hout, Marie ClaireSexualized injecting drug use (“SIDU”) is a phenomenon associated with a wide array of high-risk injecting and sex-related practices. This scoping review establishes what is known about MSM and SIDU to assess implications for health care and policy. Characteristics of MSM for “SIDU” may include being on anti-retroviral treatment and urban residency with drivers being challenging social taboos; a search for intimacy; convenience of administration; relationship breakdown and increased restrictions in clubs and saunas. Attraction for use appears to be enhancement or prolongation of sexual experiences/pleasure; intimacy and the facilitation of a range of potentially “unsafe” sexual activity. Traditional services are ill-equipped to address “SIDU” because of a lack of knowledge of practices, lack of associated vocabulary, and a failure to integrate sexual health with drug services. For effective responses, these issues need to be addressed.
- O corpo pluralPublication . Martins, Carla Sofia de Jesus; Saldanha, ÂngelaNa investigação O Corpo Plural pretende-se, a partir da base metodológica da A/r/tografia, refletir sobre a multiplicidade, a multidimensionalidade do que é ser simultaneamente artista, professor e investigador, refletindo igualmente sobre os interstícios, o entre, as aberturas onde se entrecruzam estes três “eus” que vivem num mesmo corpo. Assumem, por isso, grande importância os registos de caráter autobiográfico, produzidos com recurso às ferramentas da arte contemporânea, que traçam uma narrativa complementar à que se esboça no estudo sobre o objeto artístico Opus 3, espetáculo de cariz performático e itinerante, destinado à primeira infância, que é mote e está na origem desta investigação.
- Um modelo de valor de entrega de informação aplicado ao governo eletrónicoPublication . Monteiro, J. A.; Bernardo, Maria do Rosário Matos; Rocha, TâniaO governo eletrónico como uma área de estudos da ciência e tecnologia Web, explora o potencial das tecnologias de informação e comunicação (TIC) para aproximar os cidadãos das áreas da governação. O crescimento da sua utilização, a par das constantes transformações tecnológicas, justifica a importância do seu estudo, nomeadamente, nas componentes mais visíveis para o utilizador, os sítios e as aplicações Web. Assim, importa perceber de que modo um modelo de valor de entrega de informação poderá conduzir a um aumento substancial na perceção da acessibilidade e na perceção da qualidade da informação disponibilizada, no contexto do governo eletrónico. A presente investigação caracteriza-se como um estudo exploratório, onde foi adotado o paradigma interpretativo/construtivista. A abordagem metodológica da investigação enquadra-se em quatro partes: (i) revisão da literatura; (ii) realização de entrevistas semiestruturadas através do método de grupos de conveniência; (iii) análise dos contributos dos participantes através do método de análise temática; (iv) concetualização de um Modelo de Valor de entrega de informação. Os resultados obtidos através dos instrumentos de recolha e análise de dados sugerem que o utilizador é um ativo na avaliação dos sítios de governo eletrónico. O contributo do utilizador estabelece-se através dos atributos centrados nos domínios da acessibilidade, usabilidade, experiência do utilizador para avaliar a qualidade dos sítios Web de governo eletrónico. A avaliação do utilizador parte da sua referência de valor. Como síntese desta investigação, considera-se que um modelo de valor de entrega de informação poderá influenciar o processo de desenvolvimento de aplicações e de sítios Web, aumentando a qualidade na perceção e na acessibilidade da informação a entregar ao utilizador.
- Do Spanish students become more sustainable after the implementation of sustainable practices by universities?Publication . Sandoval Hamon, Leyla Angelica; Martinho, Ana Paula; Ramos, Maria do Rosário; Bayas Aldaz, Cecilia ElizabethHigher Education Institutions (HEIs) are a critical component to develop and promote sustainable solutions for both society and the planet. A challenge to HEIs is to provide students with the knowledge and skills required to achieve Sustainable Development (SD), as they are important stakeholders. In order for a person to take responsibility for a sustainable future, it is not only important to implement SDs in higher education, but to follow the progress of the individuals’ awareness of the sustainable world and lifestyle. This study aimed to analyze students of Universidad Autónoma de Madrid (UAM), focusing on their attitudes, behaviors, and level of knowledge concerning education for sustainable development (ESD), to better understand the situation of students in terms of learning and applying sustainability. The students’ perception of the University practices and initiatives, as well as pedagogical methodologies for promoting and learning SD, were also examined. An online survey was applied to undergraduate students from several faculties at UAM, and a sample of 504 students returned from a total population of 30,000 students. Descriptive and inferential analyses were carried out and included Chi-square tests, correlation analyses, and ANOVA analyses for independent and repeated measures. The results reveal good levels for the three dimensions (global Index > 3.5), with consistency demonstrating the highest correlation between attitudes and behaviors, although differences between faculties were identified. Knowledge has the highest score among all faculties. In addition, the results point to a need to better communicate the initiatives promoted, as well as to realign some learning methodologies with students’ preferences. The most important contributions of the paper are as follows: Shedding fresh light on the knowledge, attitudes, and behavioral dispositions of university students and improving strategies concerning education in higher education institutions. Furthermore, it is relevant to say that UAM has pushed sustainability in environmental management and education, so it is also important to assess the impact of these initiatives. Our research aimed to help understand how students incorporate sustainability into their attitudes and behaviors, and whether this incorporation depends on the type of faculty. It also makes it possible to verify whether the sustainability measures implemented by universities are identified and applied by their students.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »