Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web | Master’s Degree in Web Technologies and Systems - TMTSIW
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- Abordagem multiagente em sistemas de recomendação WebPublication . Neto, Joaquim; Morais, A. JorgeO crescimento exponencial da informação disponível na Web torna difícil para os utilizadores a tarefa de obter a informação que pretendem e quando dela necessitam. Para ultrapassar o problema, os sítios Web têm vindo a incorporar sistemas de recomendação que, baseados no histórico de acessos, têm como objetivo maximizar a satisfação dos utilizadores, disponibilizando-lhes recomendações de alta qualidade. A complexidade do problema e a natureza distribuída da Web justificam abordagens baseadas na tecnologia dos agentes inteligentes autónomos e sistemas multiagente, permitindo combinar múltiplos algoritmos de recomendação, aumentando assim as hipóteses das recomendações sugeridas serem efetivamente do interesse do utilizador. É este o tipo de abordagem explorada pelo sistema de recomendação multiagente AMAAFWA (A Multi-Agent Approach for Web Adaptation) (Morais, 2013). Os testes realizados em modo offline mostraram que essa abordagem multiagente, baseada em agentes implementando diferentes algoritmos, apresenta um desempenho superior ao dos algoritmos considerados individualmente. O objetivo desta dissertação é adaptar e testar o sistema AMAAFWA em tempo real, com o objetivo de validar os resultados obtidos em modo offline, pelo que se procedeu à sua adaptação para funcionamento online, integrando-o num sítio Web. O sistema AMAAFWA baseia-se numa classificação implícita dos itens e os algoritmos de recomendação são baseados em memória e incrementais. Foi também criada e testada uma versão do sistema que considera uma classificação explícita dos itens por parte dos utilizadores, com o propósito de comparar o desempenho de ambos os tipos de classificação. Demonstra-se na presente dissertação que o sistema de recomendação multiagente AMAAFWA, em funcionamento online, apresenta um desempenho superior ao dos algoritmos considerados individualmente, sendo ainda capaz de melhorar a satisfação do utilizador e contribuir para o aumento do sucesso do sítio Web em que se insere. Relativamente à comparação dos tipos de classificação implícita e explícita dos itens, os resultados mostram desempenhos similares.
- Abordagem SimProgramming : e-learning no ensino de programação em ambiente virtualPublication . Chaves, Mário Francisco Gomes; Morgado, LeonelUm problema e desafio global nos cursos de informática, é a aprendizagem da programação, não apenas na fase inicial, mas na transição entre programador iniciante a proficiente. Este desafio tem sido alvo de pesquisa e investigação de vários fatores associados, como a falta de experiência do professor que leciona, inadequadas práticas pedagógicas desatualizadas com o mundo profissional atual e a falta de motivação do aluno. A abordagem SimProgramming baseia-se em estimular o trabalho colaborativo em equipa, dotar o estudante a uma postura ativa diante do conhecimento. Explora métodos e simula dinâmicas empresariais, com recurso a metodologias ágeis para gestão de projetos de forma interativa. Foi originalmente implementada e aplicada para o Ensino Superior presencial, embora as atividades, mesmo aí tenham parcialmente se estendido às plataformas on-line. Nesta dissertação, pretendeu-se aplicar a abordagem SimProgramming ao ensino totalmente online, utilizando única e exclusivamente comunicação mediada por computador (CMC), simulando o ambiente de “empresa virtual”, a um grupo de elementos com competências próprias, responsáveis por tarefas interdependentes usando diferentes sistemas e tecnologias de apoio a organização para a realização dessas tarefas. Tendo por base as linhas do modelo pedagógico virtual a Universidade Aberta: a aprendizagem centrada no estudante, o primado da flexibilidade, o primado da interação e o princípio da inclusão. Os resultados obtidos permitiram verificar que as adaptações foram viáveis e se promovem a flexibilidade para a realização das tarefas, e não viáveis quando se tenta combinar múltiplos sistemas e tecnologias para a comunicação.
- O algoritmo PageRank aplicado a redes de recomendações para seleção de recursos humanosPublication . Fernandes, David Paiva; Cavique, LuísUm dos principais desafios encontrados num processo de recrutamento de recursos humanos prende-se com a dificuldade prática de analisar de forma objetiva todos os candidatos. A grande quantidade de curricula vitae normalmente envolvida num processo deste tipo dificulta, quando não impede mesmo, uma leitura completa e, portanto, uma análise detalhada. Neste trabalho procura mostrar-se a aplicabilidade do algoritmo PageRank a redes de recomendações profissionais entre pares no âmbito de processos de recrutamento de recursos humanos. Assim, através de técnicas de data-mining, procedeu-se à extracção de dados de teste do conteúdo HTML de páginas de alguns profissionais registados no site LinkedIn, concretamente as recomendações efectuadas por cada um para um conjunto de outros profissionais por especialidade. Com os dados extraídos contruiram-se redes de recomendações por especialidade, em que os vértices são os profissionais analisados e os arcos são as relações de recomendação, redes sobre as quais se aplicou o algoritmo PageRank para classificação ordenada de cada profissional por especialidade. A extensão para várias especialidades é realizada através de um algoritmo de avaliação multicritério que, aplicado aos valores de PageRank, possibilita a classificação de um profissional tendo em conta mais do que uma especialidade.
- Aplicação “Registo de Atividade de Docentes”Publication . Nunes, Sara Sofia Inácio Pais; Rocio, VitorEste projeto (final) comporta como objetivo primário a implementação de um sistema sob a forma de aplicação web, baseado no Regulamento de Avaliação de Docentes da Universidade Aberta, que possibilitasse o registo e avaliação das atividades de docência, nas suas várias vertentes. Objetivando igualmente a simplificação do processo de avaliação de docentes da Universidade Aberta. Com este relatório de Projeto Final, pretende-se explanar o processo de desenvolvimento e implementação da referida aplicação, demonstrar as dificuldades sentidas, justificar as opções de investigação e implementação, e clarificar as opções escolhidas para a boa conclusão do projeto. O relatório de Projeto Final objetiva a conclusão da demonstração positiva da aplicação Web.
- Aplicação de técnicas da data mining em redes sociais : estudo dos próximos locais a visitar na rede FoursquarePublication . Bilro, Eudália; Cavique, LuísA comunicação nas redes sociais surgiu da necessidade que o ser humano tem em partilhar assuntos, ideias, preferências comuns criando assim laços assentes em afinidades. A constante presença dos utilizadores nas redes sociais expressando as suas opiniões sobre produtos, marcas, pessoas, gostos, ou costumes tem vindo a desencadear um grande interesse por parte de empresas e pessoas em analisar essas informações. Numa sociedade que diariamente é capaz de produzir dados em massa, é cada vez mais necessária a criação de ferramentas para a sua análise e interpretação de forma a disponibilizar todo um conjunto de informações úteis para a tomada de decisões. Neste contexto, este trabalho descreve o processo de aplicação de técnicas de Data Mining em dados extraídos da rede social Foursquare de forma a obter informações relevantes que auxiliem na identificação de padrão de comportamentos. Através da descoberta de padrões sequenciais, este estudo irá permitir a visualização dos dados organizados numa poli-árvore com o objetivo de estudar os próximos locais a visitar na rede Foursquare.
- Aplicação móvel para o modelo pedagógico virtual da Universidade AbertaPublication . Carvalho, Nuno Miguel Bizarro; Rocio, VitorAs constantes alterações na comunicação e nas tecnologias de informação estão a revolucionar a educação e a originar novas ferramentas de formação e aprendizagem. Considerando a proliferação de dispositivos móveis e a vasta variedade de novas possibilidades de comunicação em mobilidade, este projeto de trabalho assenta no desenvolvimento de uma aplicação de m-learning concebida para dispositivos mobile, que irá preencher a lacuna da inexistência de uma aplicação móvel especificamente para o modelo pedagógico de ensino a distância da UAb, que permita aos alunos trabalhar numa vertente simultaneamente web e mobile. Para o efeito, estabeleceu-se como ponto de partida os trabalhos de mestrado realizados anteriormente, no âmbito da conceção e desenho de aplicações de m-learning. Deste modo, para a criação desta aplicação optou-se pela alteração de uma plataforma já existente, o Moodle Mobile, que foi concebido para ser alargado e adaptado a eventuais necessidades, através de addons. Por outro lado, uma aplicação totalmente nova poderia gerar alguma estranheza aos já utilizadores da atual aplicação. Efetivamente, com esta aplicação mobile pretende-se permitir o acesso às funcionalidades principais dos espaços virtuais das formações a distância da UAb, como por exemplo a consulta da agenda, de classificações ou até upload de trabalhos. Face ao exposto, com este projeto descrevem-se as bases de trabalho, define-se a arquitetura e as tecnologias de suporte, debatem-se os desafios e as soluções encontradas para levar a cabo a tarefa proposta. Ao mesmo tempo, como desenvolvimento futuro e dada a expansibilidade do Moodle Mobile, propõe-se também criar novas ferramentas, atribuindo novas funcionalidades ao Moodle Mobile, tais como notificações push para enviar alertas importantes aos utilizadores. Por outro lado, sugere-se ainda disponibilizar a aplicação não apenas para dispositivos Android, mas também iOS, abrindo o Moodle Mobile a um leque de utilizadores mais abrangente. Por último, pretende-se que este novo Moodle Mobile seja uma plataforma de trabalho que vá verdadeiramente ao encontro das necessidades de alunos e professores, e que estabeleça pontes de comunicação totalmente virtuais não só entre aluno e instituição académica, mas também para toda a Comunidade UAb.
- Automatic anomaly detection in microservices-based systemsPublication . Nobre, João Artur Ventura Valério; Pires, Eduardo José Solteiro; Reis, Arsénio Monteiro dosO mundo vive, ao dia de hoje, de forma global, um desenvolvimento sem precedentes. Os sistemas distribuídos ganham novas dinâmicas e surgem como resposta premente e necessária à realidade vigente. Mais do que nunca, a indústria de software tem o dever de garantir uma alta produtividade dos seus engenheiros e uma alta satisfação aos seus clientes. Tem havido uma procura crescente por parte dos utilizadores e um aumento de novos estilos arquitetónicos. Atualmente, as aplicações têm de ser altamente escaláveis e disponíveis. As novas formas arquitetónicas de software trouxeram às empresas o desafio de fornecer serviços ininterruptos com fatores de Qualidade de Serviço (QoS) garantidos. As estruturas de monitorização existentes, muitas vezes, não detetam anomalias críticas entre um grande volume de dados gerados, afetando, deste modo, os tempos de resposta de recuperação e a utilização de recursos humanos de manutenção. Além disso, o rastreio manual das causas das anomalias requer períodos de tempo significativo. Os trabalhos já realizados revelam a escassez de conjuntos de dados públicos para microserviços, associada à falta de benchmarks confiáveis. Ademais, destacam a necessidade de investigar se as métricas de desempenho dos serviços comumente utilizadas na indústria, em arquiteturas de microserviços, são suficientes para que os modelos propostos detectem anomalias. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é detectar anomalias em aplicações com arquiteturas baseadas em microserviços, por meio de dados métricos de monitorização de desempenho e confiabilidade dos serviços. Esta dissertação constrõi três novos conjuntos de dados a partir de uma aplicação de software em microserviços. Para isso, foi criada uma aplicação em microserviços, um modelo para a geração de anomalias artificiais e foram coletados dados de monitorização de desempenho e confiabilidade dos serviços. O modelo de geração de anomalias criou anomalias ao nível aplicacional e ao nível do serviço. Com base nisso, foram gerados três conjuntos de dados: com anomalias ao nível aplicacional, com anomalias ao nível do serviço e, por fim, um ao nível do serviço com o identificador do serviço responsável por cada registro armazenado. O desempenho de três algoritmos de Machine Learning supervisionada - Multi-Layer Perceptron (MLP), k -Nearest Neighbors (k -NN) e Random Forest (RF) - na detecção de anomalias nos três conjuntos de dados criados foi avaliada. Os resultados mostraram que o Random Forest foi o modelo que obteve os melhores resultados nos três conjuntos de dados. Sendo o modelo mais eficaz na detecção de anomalias a nível aplicacional e a nível de serviço, a partir dos dados de monitorização de desempenho e confiabilidade dos serviços. Além disso, é também o modelo que melhor se destacou na identificação do serviço anomalo.
- Avaliação das Progressive Web Apps como solução digital para a monitorização das plantações de cajueiros: caso de Norte de MoçambiquePublication . Evariste, Musekwa; Baptista, Ricardo José Vieira; Santos, Filipe Neves dosO objetivo desta dissertação foi avaliar a adequação das Progressive Web Apps (PWAs) como uma solução digital para a monitorização das plantações de cajueiros no norte de Moçambique. A metodologia utilizada consistiu num estudo de caso que envolveu três fases principais, nomeadamente, a fase de análise das necessidades em volta da informatização dos processos da monitorização das plantações de cajueiros, a de desenvolvimento duma aplicação PWA que simula o processo de monitorização e a de inquérito sobre a satisfação dos utilizadores da aplicação desenvolvida. Os resultados mostraram, por um lado, que as PWAs são uma abordagem viável para informatização dos processos de monitorização das plantações de cajueiros em Moçambque e, por outro, que o grau de aceitabilidade desta aplicação dependeria essencialmente da capacidade desta de funcionar em ambos os modos offline e online. Este estudo foi um contributo valioso tanto para a área de tecnologia Web quanto para a de agricultura de precisão, pois ele propôs uma metodologia simplificada de desenvolvimento de uma aplicação que introduz a precisão na cultura de caju em Moçambique. O presente estudo despertou a pertinência de um outro estudo futuramente, que consistiria em avaliar a viabilidade em usar a rede LoRA para permitir a conexão de dispositivos da Internet das Coisas para monitorizar as variações do clima e solo e o impacto que estas variações teriam na cultura de caju.
- Desenvolvimento de um recurso pedagógico interativo : integração do livro eletrónico (eBook) e da Realidade Aumentada (RA) no ensino da matemáticaPublication . Sanches, José Manuel Jorge; Bidarra, José; Figueiredo, MauroAs constantes inovações introduzidas pelas novas tecnologias da informação têm vindo a influenciar hábitos quotidianos. Os dispositivos eletrónicos já fazem parte do dia a dia das pessoas. Neste contexto, o presente trabalho de investigação pretende conjugar o desenvolvimento de um Livro Eletrónico com um sistema de Realidade Aumentada que proporcione um valor acrescentado num modelo pedagógico para o ensino da matemática do 3.º ciclo do Ensino Secundário. Assim, foi desenvolvido um protótipo que integra o Livro Eletrónico com a Realidade Aumentada, testado num ambiente de sala de aula perante uma amostra de conveniência. Através da realização de um inquérito por questionário aplicado a alunos do 3.º ciclo, pretendeu-se aferir da aplicabilidade deste recurso pedagógico num contexto educacional. Com o recurso à biblioteca em código aberto EPUBGen em java ficou latente a simplicidade do desenvolvimento do Livro Eletrónico no formato ePub. O modelo de Realidade Aumentada pôde ser facilmente implementado com o recurso a ferramentas em código aberto. A biblioteca ARToolkit demostrou a simplicidade de criação de uma aplicação de Realidade Aumentada para o sistema operativo Android. Ainda neste contexto, o IDE Android Studio, facilitou o desenvolvimento de aplicações Android. Constatou-se em testes preliminares que os alunos demonstraram um elevado interesse por este protótipo devido à sua usabilidade, sugerindo a sua implementação alargada no ensino.
- Especificação de requisitos para a gestão de OpenSimulator através de um Backoffice WebPublication . Sousa, Fernando Pais de; Morgado, Leonel; Faria, João PascoalAnálise e especificação, através das técnicas de introspeção, entrevistas, análise de domínio prototipagem e cenários de utilização, dos requisitos necessários para a criação de uma futura ferramenta de backoffice web, que permita uma gestão fácil da plataforma OpenSimulator, interface tridimensional virtual, num ambiente organizacional.
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