Mestrado em Tecnologias e Sistemas Informáticos Web | Master’s Degree in Web Technologies and Systems - TMTSIW
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- Abordagem multiagente em sistemas de recomendação WebPublication . Neto, Joaquim; Morais, A. JorgeO crescimento exponencial da informação disponível na Web torna difícil para os utilizadores a tarefa de obter a informação que pretendem e quando dela necessitam. Para ultrapassar o problema, os sítios Web têm vindo a incorporar sistemas de recomendação que, baseados no histórico de acessos, têm como objetivo maximizar a satisfação dos utilizadores, disponibilizando-lhes recomendações de alta qualidade. A complexidade do problema e a natureza distribuída da Web justificam abordagens baseadas na tecnologia dos agentes inteligentes autónomos e sistemas multiagente, permitindo combinar múltiplos algoritmos de recomendação, aumentando assim as hipóteses das recomendações sugeridas serem efetivamente do interesse do utilizador. É este o tipo de abordagem explorada pelo sistema de recomendação multiagente AMAAFWA (A Multi-Agent Approach for Web Adaptation) (Morais, 2013). Os testes realizados em modo offline mostraram que essa abordagem multiagente, baseada em agentes implementando diferentes algoritmos, apresenta um desempenho superior ao dos algoritmos considerados individualmente. O objetivo desta dissertação é adaptar e testar o sistema AMAAFWA em tempo real, com o objetivo de validar os resultados obtidos em modo offline, pelo que se procedeu à sua adaptação para funcionamento online, integrando-o num sítio Web. O sistema AMAAFWA baseia-se numa classificação implícita dos itens e os algoritmos de recomendação são baseados em memória e incrementais. Foi também criada e testada uma versão do sistema que considera uma classificação explícita dos itens por parte dos utilizadores, com o propósito de comparar o desempenho de ambos os tipos de classificação. Demonstra-se na presente dissertação que o sistema de recomendação multiagente AMAAFWA, em funcionamento online, apresenta um desempenho superior ao dos algoritmos considerados individualmente, sendo ainda capaz de melhorar a satisfação do utilizador e contribuir para o aumento do sucesso do sítio Web em que se insere. Relativamente à comparação dos tipos de classificação implícita e explícita dos itens, os resultados mostram desempenhos similares.
- My home : computação ubíqua em residências recorrendo a soluções de baixo custoPublication . Campos, Lara Cristina Cerqueira Mendes; Coelho, José
- Aplicação de técnicas da data mining em redes sociais : estudo dos próximos locais a visitar na rede FoursquarePublication . Bilro, Eudália; Cavique, LuísA comunicação nas redes sociais surgiu da necessidade que o ser humano tem em partilhar assuntos, ideias, preferências comuns criando assim laços assentes em afinidades. A constante presença dos utilizadores nas redes sociais expressando as suas opiniões sobre produtos, marcas, pessoas, gostos, ou costumes tem vindo a desencadear um grande interesse por parte de empresas e pessoas em analisar essas informações. Numa sociedade que diariamente é capaz de produzir dados em massa, é cada vez mais necessária a criação de ferramentas para a sua análise e interpretação de forma a disponibilizar todo um conjunto de informações úteis para a tomada de decisões. Neste contexto, este trabalho descreve o processo de aplicação de técnicas de Data Mining em dados extraídos da rede social Foursquare de forma a obter informações relevantes que auxiliem na identificação de padrão de comportamentos. Através da descoberta de padrões sequenciais, este estudo irá permitir a visualização dos dados organizados numa poli-árvore com o objetivo de estudar os próximos locais a visitar na rede Foursquare.
- Gestão de identidades cloudPublication . Teodósio, Ricardo José Figueira; São Mamede, HenriqueEsta dissertação de mestrado visa estudar e desenvolver um protótipo, sobre a gestão de identidades cloud, tendo sido necessário apresentar o conceito de cloud computing para o contexto deste trabalho, uma vez que se encontraram diferentes definições de igual número de autores sobre esta temática. No trabalho, para além, de explicar o conceito, procura-se entender tudo o que está implícito no mesmo, procedendo-se ao levantamento das diversas temáticas liga-das a esta tecnologia, que engloba toda a infraestrutura, o hardware envolvido, o acesso e armazenamento de dados, benefícios e limitações na sua utilização, regula-mentação em vigor quer na União Europeia e, principalmente, em Portugal e segu-rança na utilização deste tipo de recursos, quer na identidade de utilizadores e dos seus dados guardados com recurso a este modelo. Adicionalmente são apresentadas as empresas que, de modo inovador, começaram a disponibilizar aos seus clientes este tipo de tecnologia, bem como os serviços disponibilizados. Considerando as necessidades e limitações que são colocadas a quem utiliza, tipicamente de forma gratuita, modelos de alojamento de dados na cloud, através de vários fornecedores, é proposto a implementação de um novo protótipo de identida-des cloud. Para isso, faz-se o levantamento e descrição dos atores envolvidos no pro-cesso, descreve-se o ambiente a propor, a nível de premissas e dependências, anali-sam-se os requisitos funcionais do protótipo e, por último, propõe-se um diagrama de caso de uso, que serviu de base à implementação feita. A realização deste trabalho permitiu perceber que a utilização das clouds tem muito potencial, mas ao mesmo tempo muita resistência na sua utilização devido à segurança de recursos e identidades. Apesar disto, nos últimos 2 anos surgiram plataformas de identidades cloud que, no entanto, não oferecem todas os mesmos serviços, funcionalidades e mecanismos. Foi essa dificuldades geral que tentámos endereçar com o desenvolvimento de um novo protótipo.
- O problema do mercador viajantePublication . Marques, João Carlos Rodrigues; Coelho, JoséO propósito deste trabalho é de dar a conhecer o Problema do Mercador Viajante (Travelling Purchaser Problem – TPP), apresentado-o e resolvendo-o. O TPP tem uma lista de mercados e uma lista de produtos. As distâncias entre mercados são dadas, assim como os preços de cada produto em cada mercado. Pretende-se encontrar um trajeto onde seja possível adquirir todos os produtos, sendo esse trajeto um conjunto ordenado de mercados. O objetivo é encontrar o trajeto mais curto e ao mesmo tempo mais barato, por outras palavras, onde os produtos se adquirem aos seus menores preços. Existem duas grandes dificuldades. A primeira é o facto de o TPP se tratar de um problema pertencente a NP-Hard. A segunda dificuldade reside no facto de se pretender minimizar dois objetivos: a distância e o preço. Esses objetivos entram em conflito um com o outro. Em vez de se procurar uma solução ótima, deve procurar-se uma fronteira de eficiência ótima. Esse tipo de problemas é designado por bi-objetivo, pois ao melhorar-se um objetivo, quase sempre se piora o outro. Sendo assim, mantémse um conjunto de soluções ótimas, onde existem algumas com boas distâncias e outras com bons preços, e apresenta-se esse conjunto como uma fronteira não dominada de soluções. É usado um algoritmo branch and bound para encontrar as fronteiras de soluções ótimas. Aplicam-se alguns cortes básicos no espaço de resultados durante a execução do algoritmo exato para evitar percorrer soluções desnecessárias. É ainda criada uma base de dados de soluções obtidas a partir do algoritmo exato truncado e de um algoritmo de escalada do monte.
- Explorações virtuaisPublication . Vale, Júlio Miguel Guerreiro do; Cardoso, VitorEsta investigação visou desenvolver uma aplicação de realidade virtual interativa com objetivos pedagógicos e de divulgação sobre a vida e obra de Leonardo Da Vinci, um marco fundamental na história das técnicas e da tecnologia, que contribuísse para motivar os estudantes no sentido da aprendizagem da história da tecnologia e de alguns princípios científicos e técnicos relevantes em áreas tão diversas como a física, matemática, geometria, aerodinâmica e arte, entre outros, veiculados na obra de Leonardo. O produto desta investigação materializou-se num percurso virtual com características de jogo sério acedido via Web e onde os utilizadores/visitantes contactaram de forma dinâmica com uma seleção de conteúdos interativos, objetos virtuais e personagens com que interagem de várias formas. Na conceção foram usadas técnicas de realidade virtual, de realidade aumentada e conteúdos multimédia ajustados aos tipos de públicos-alvo definidos (crianças/jovens do ensino básico) para testar o produto final.
- Desenvolvimento de um recurso pedagógico interativo : integração do livro eletrónico (eBook) e da Realidade Aumentada (RA) no ensino da matemáticaPublication . Sanches, José Manuel Jorge; Bidarra, José; Figueiredo, MauroAs constantes inovações introduzidas pelas novas tecnologias da informação têm vindo a influenciar hábitos quotidianos. Os dispositivos eletrónicos já fazem parte do dia a dia das pessoas. Neste contexto, o presente trabalho de investigação pretende conjugar o desenvolvimento de um Livro Eletrónico com um sistema de Realidade Aumentada que proporcione um valor acrescentado num modelo pedagógico para o ensino da matemática do 3.º ciclo do Ensino Secundário. Assim, foi desenvolvido um protótipo que integra o Livro Eletrónico com a Realidade Aumentada, testado num ambiente de sala de aula perante uma amostra de conveniência. Através da realização de um inquérito por questionário aplicado a alunos do 3.º ciclo, pretendeu-se aferir da aplicabilidade deste recurso pedagógico num contexto educacional. Com o recurso à biblioteca em código aberto EPUBGen em java ficou latente a simplicidade do desenvolvimento do Livro Eletrónico no formato ePub. O modelo de Realidade Aumentada pôde ser facilmente implementado com o recurso a ferramentas em código aberto. A biblioteca ARToolkit demostrou a simplicidade de criação de uma aplicação de Realidade Aumentada para o sistema operativo Android. Ainda neste contexto, o IDE Android Studio, facilitou o desenvolvimento de aplicações Android. Constatou-se em testes preliminares que os alunos demonstraram um elevado interesse por este protótipo devido à sua usabilidade, sugerindo a sua implementação alargada no ensino.
- Aplicação móvel para o modelo pedagógico virtual da Universidade AbertaPublication . Carvalho, Nuno Miguel Bizarro; Rocio, VitorAs constantes alterações na comunicação e nas tecnologias de informação estão a revolucionar a educação e a originar novas ferramentas de formação e aprendizagem. Considerando a proliferação de dispositivos móveis e a vasta variedade de novas possibilidades de comunicação em mobilidade, este projeto de trabalho assenta no desenvolvimento de uma aplicação de m-learning concebida para dispositivos mobile, que irá preencher a lacuna da inexistência de uma aplicação móvel especificamente para o modelo pedagógico de ensino a distância da UAb, que permita aos alunos trabalhar numa vertente simultaneamente web e mobile. Para o efeito, estabeleceu-se como ponto de partida os trabalhos de mestrado realizados anteriormente, no âmbito da conceção e desenho de aplicações de m-learning. Deste modo, para a criação desta aplicação optou-se pela alteração de uma plataforma já existente, o Moodle Mobile, que foi concebido para ser alargado e adaptado a eventuais necessidades, através de addons. Por outro lado, uma aplicação totalmente nova poderia gerar alguma estranheza aos já utilizadores da atual aplicação. Efetivamente, com esta aplicação mobile pretende-se permitir o acesso às funcionalidades principais dos espaços virtuais das formações a distância da UAb, como por exemplo a consulta da agenda, de classificações ou até upload de trabalhos. Face ao exposto, com este projeto descrevem-se as bases de trabalho, define-se a arquitetura e as tecnologias de suporte, debatem-se os desafios e as soluções encontradas para levar a cabo a tarefa proposta. Ao mesmo tempo, como desenvolvimento futuro e dada a expansibilidade do Moodle Mobile, propõe-se também criar novas ferramentas, atribuindo novas funcionalidades ao Moodle Mobile, tais como notificações push para enviar alertas importantes aos utilizadores. Por outro lado, sugere-se ainda disponibilizar a aplicação não apenas para dispositivos Android, mas também iOS, abrindo o Moodle Mobile a um leque de utilizadores mais abrangente. Por último, pretende-se que este novo Moodle Mobile seja uma plataforma de trabalho que vá verdadeiramente ao encontro das necessidades de alunos e professores, e que estabeleça pontes de comunicação totalmente virtuais não só entre aluno e instituição académica, mas também para toda a Comunidade UAb.
- Revisão sistemática da investigação em ensino da programação em contexto de ensino superior não presencialPublication . Quintela, Marcos Arias; Morgado, Leonel; Coelho, JoséOs trabalhos de investigação, através de seus métodos científicos, proporcionam valiosos contributos para o avanço do conhecimento. Nesse contexto, a revisão sistemática da literatura ocupa um lugar de capítal importância no processo científico identificando, avaliando e recompilando dados. O propósito da presente investigação é mostrar até que ponto o estado actual do conhecimento sobre o ensino e a aprendizagem da programação abrange o âmbito do ensino superior não presencial. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática da produção científica, caracterizando e sintetizando o state-of-the-art do conhecimento, abordando as duas grandes modalidades de educação: presencial e não presencial e analisando o corpus de literatura existente actualmente, dando prioridade à mais recente.
- O algoritmo PageRank aplicado a redes de recomendações para seleção de recursos humanosPublication . Fernandes, David Paiva; Cavique, LuísUm dos principais desafios encontrados num processo de recrutamento de recursos humanos prende-se com a dificuldade prática de analisar de forma objetiva todos os candidatos. A grande quantidade de curricula vitae normalmente envolvida num processo deste tipo dificulta, quando não impede mesmo, uma leitura completa e, portanto, uma análise detalhada. Neste trabalho procura mostrar-se a aplicabilidade do algoritmo PageRank a redes de recomendações profissionais entre pares no âmbito de processos de recrutamento de recursos humanos. Assim, através de técnicas de data-mining, procedeu-se à extracção de dados de teste do conteúdo HTML de páginas de alguns profissionais registados no site LinkedIn, concretamente as recomendações efectuadas por cada um para um conjunto de outros profissionais por especialidade. Com os dados extraídos contruiram-se redes de recomendações por especialidade, em que os vértices são os profissionais analisados e os arcos são as relações de recomendação, redes sobre as quais se aplicou o algoritmo PageRank para classificação ordenada de cada profissional por especialidade. A extensão para várias especialidades é realizada através de um algoritmo de avaliação multicritério que, aplicado aos valores de PageRank, possibilita a classificação de um profissional tendo em conta mais do que uma especialidade.
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