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- Which space? Whose space?: an experience in involving students and teachers in space designPublication . Casanova, Diogo; Di Napoli, Roberto; Leijon, MarieTo date, learning spaces in higher education have been designed with little engagement on the part of their most important users: students and teachers. In this paper, we present the results of research carried out in a UK university. The research aimed to understand how students and teachers conceptualise learning spaces when they are given the opportunity to do so in a workshop environment. Over a number of workshops, participants were encouraged to critique a space prototype and to re-design it according to their own views and vision of learning spaces to optimise pedagogical encounters. The findings suggest that the active involvement of students and teachers in space design endows participants with the power of reflection on the pedagogical process, which can be harnessed for the actual creation and innovation of learning spaces.
- Desenvolvimento de um recurso pedagógico interativo : integração do livro eletrónico (eBook) e da Realidade Aumentada (RA) no ensino da matemáticaPublication . Sanches, José Manuel Jorge; Bidarra, José; Figueiredo, MauroAs constantes inovações introduzidas pelas novas tecnologias da informação têm vindo a influenciar hábitos quotidianos. Os dispositivos eletrónicos já fazem parte do dia a dia das pessoas. Neste contexto, o presente trabalho de investigação pretende conjugar o desenvolvimento de um Livro Eletrónico com um sistema de Realidade Aumentada que proporcione um valor acrescentado num modelo pedagógico para o ensino da matemática do 3.º ciclo do Ensino Secundário. Assim, foi desenvolvido um protótipo que integra o Livro Eletrónico com a Realidade Aumentada, testado num ambiente de sala de aula perante uma amostra de conveniência. Através da realização de um inquérito por questionário aplicado a alunos do 3.º ciclo, pretendeu-se aferir da aplicabilidade deste recurso pedagógico num contexto educacional. Com o recurso à biblioteca em código aberto EPUBGen em java ficou latente a simplicidade do desenvolvimento do Livro Eletrónico no formato ePub. O modelo de Realidade Aumentada pôde ser facilmente implementado com o recurso a ferramentas em código aberto. A biblioteca ARToolkit demostrou a simplicidade de criação de uma aplicação de Realidade Aumentada para o sistema operativo Android. Ainda neste contexto, o IDE Android Studio, facilitou o desenvolvimento de aplicações Android. Constatou-se em testes preliminares que os alunos demonstraram um elevado interesse por este protótipo devido à sua usabilidade, sugerindo a sua implementação alargada no ensino.