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- Avaliação das Progressive Web Apps como solução digital para a monitorização das plantações de cajueiros: caso de Norte de MoçambiquePublication . Evariste, Musekwa; Baptista, Ricardo José Vieira; Santos, Filipe Neves dosO objetivo desta dissertação foi avaliar a adequação das Progressive Web Apps (PWAs) como uma solução digital para a monitorização das plantações de cajueiros no norte de Moçambique. A metodologia utilizada consistiu num estudo de caso que envolveu três fases principais, nomeadamente, a fase de análise das necessidades em volta da informatização dos processos da monitorização das plantações de cajueiros, a de desenvolvimento duma aplicação PWA que simula o processo de monitorização e a de inquérito sobre a satisfação dos utilizadores da aplicação desenvolvida. Os resultados mostraram, por um lado, que as PWAs são uma abordagem viável para informatização dos processos de monitorização das plantações de cajueiros em Moçambque e, por outro, que o grau de aceitabilidade desta aplicação dependeria essencialmente da capacidade desta de funcionar em ambos os modos offline e online. Este estudo foi um contributo valioso tanto para a área de tecnologia Web quanto para a de agricultura de precisão, pois ele propôs uma metodologia simplificada de desenvolvimento de uma aplicação que introduz a precisão na cultura de caju em Moçambique. O presente estudo despertou a pertinência de um outro estudo futuramente, que consistiria em avaliar a viabilidade em usar a rede LoRA para permitir a conexão de dispositivos da Internet das Coisas para monitorizar as variações do clima e solo e o impacto que estas variações teriam na cultura de caju.
- Vozes educacionais e culturais da ilha do Príncipe: uma reflexão sobre identidade(s)Publication . Teles, Ana Filipa Teixeira Rodrigues Ferreira; Sequeira, Rosa MariaA tese Vozes educacionais e culturais da ilha do Príncipe: Uma reflexão sobre identidade (s) aborda o tema da identidade cultural da ilha do Príncipe, no arquipélago de São Tomé e Príncipe. O objetivo é refletir sobre a forma como o dinamismo da identidade cultural principense na contemporaneidade e como a educação podem contribuir para a sua construção e reconstrução. A pesquisa explora conceitos fundamentais como cultura, identidade, colonialismo, pós-colonialismo e colonialidade, além de teorias como a teoria racial crítica e a pedagogia culturalmente relevante. Após séculos de presença de cultura europeia, a cultura da ilha do Príncipe enfrenta uma reconstrução. Abordam-se os desafios linguísticos por que a ilha está a passar com a perda gradual da língua nativa, o lung´ie, e o predomínio crescente de outras línguas, como o crioulo cabo-verdiano e o português, bem como a importância de manifestações culturais como o Auto de Floripes, para preservação da memória histórica. A pesquisa busca uma compreensão abrangente da identidade cultural principense, com destaque para a diversidade cultural e linguística, com recurso a metodologias qualitativas e quantitativas, como entrevistas e questionários. Enfatizando-se o potencial transformador da educação, alinhado com as recomendações da Organização das Nações Unidas, em 2023, apresenta-se uma proposta de reformulação curricular para disciplinas de humanidades da ilha do Príncipe, visando promover uma sociedade mais justa e inclusiva, assim como uma democracia cultural crescente.
- Desenvolvimento de aplicativo web para visualização de informação hidrológicaPublication . Moreira, Bruno Medeiros; Baptista, Ricardo José Vieira; Rotunno Filho, Otto CorrêaOs dados geocientíficos ambientais gerados, em especial de natureza hidrológica, são normalmente em formatos complexos e não podem ser entendidos e visualizados facilmente sem um pré-processamento, demandando ferramentas específicas da área de sistemas de informações geográficas, que requerem um conhecimento especializado. Diante desse cenário, os aplicativos web tornam-se um excelente meio para torná-los acessíveis com vistas a atender públicos distintos, quer sejam técnicos ou leigos. No entanto, a experiência necessária para desenvolver tais aplicativos enfrenta alguns desafios em potencial. Em linhas gerais, esses obstáculos podem ser caracterizados pelos seguintes elementos que os desenvolvedores precisam superar: (i) acessibilidade e tratamento de dados, (ii) identificação, seleção e configuração dos softwares requeridos para atender as resoluções espaciais e temporais; (iii) avaliação e configuração da infraestrutura computacional necessária para disponibilizar informação hidrológica; (iv) configuração e programação entre os diferentes arcabouços para o desenvolvimento da interface de utilização (frameworks); (v) construção de gráficos e estatísticas significativas para análise dos dados hidrológicos processados. Nesse sentido, o trabalho propõe-se a investigar ferramentas de código livre e desenvolver um aplicativo web responsivo para acessar a informação hidrológica disponibilizada por missões de satélites e por estações pluviométricas in situ, que, em função dos diversos campos espaço-temporais gerados, requer processamento para visualização. O estudo de caso foi desenvolvido para dados hidrológicos do Brasil gerenciados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Foram pesquisadas diversas tecnologias e ferramentas de código aberto para sistemas de informações geográficas e desenvolvimento web em geral, sendo as principais ferramentas selecionadas discriminadas na sequência: Nginx como servidor web com NodeJs, STRAPI como API REST para gerenciamento de conteúdo dos dados hidrológicos, MapLibre como biblioteca que usa WebGL para renderizar mapas interativos, as bibliotecas GDAL/GMT para processamento dos dados hidrológicos e React para produzir a interface de utilizador. Como resultado, o aplicativo permitiu visualizar informação geocientífica de mais de 1500 pontos de interesse pluviométrico no Brasil em forma de gráficos para facilitar a interpretação das séries históricas de chuva.
- A perspectiva de Chefs experientes sobre as dimensões da valorização de gónadas de ouriço-do-mar (Paracentrotus lividus)Publication . Baião, Luís F.; Moura, Ana Pinto deÂmbito: Comunicação apresentada no âmbito do Webinar: Seminários MCCA, unidades curriculares 22311 - Seminários de Orientação em Ciências do Consumo Alimentar, 22075 - Metodologia de Investigação, Mestrado em Ciências do Consumo Alimentar, ano letivo 2023/24, recorrendo-se às ferramentas de comunicação síncrona Colibri, com vista à promoção e familiarização de diferentes tópicos das ciências do consumo alimentar.