Arte | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Arte | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books by Title
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- De l’exil comme histoire à l’exil comme condition: les figures féminines dans Tabu, de Miguel GomesPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- O discurso da alteridade na poesia africana de expressão portuguesaPublication . Vila Maior, DionísioLeitura da problemática da "alteridade" na poesia africana de expressão portuguesa, a partir de um leque de formulações operatórias inferidas da teorização de Mikhaïl Bakhtine.
- Flannery O'Connor, de la escritura a la pantallaPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi; Arbona, GuadalupeAbordagem dos contos e romances da escritora americana Flannery O'Connor adaptados ao ecrã.
- Gabriel del Barco y Minusca pintor (1648-1701): elementos para uma visão prosopográfica da Lisboa barrocaPublication . Flor, Susana Varela; Flor, PedroPartindo da análise biográfica e artística do pintor espanhol Gabriel del Barco (1648-1701?), o presente texto tem como objectivo aprofundar a história entre Portugal e Espanha no período Barroco (séc. XVII), através das ligações à Corte de Madrid (intercâmbio de pintores e de famílias nobres), as inter-relações familiares (os Marqueses de Arronches, os Condes de Sabugal, os Condes de Palma, etc) e o culto religioso de Nossa Senhora da Atocha, gerador de dinamismo cultural peninsular. Baseados em dados documentais, relatos de diferentes fontes escritas, obras de arte existentes e referenciadas, procuraremos reconstituir o percurso de Gabriel del Barco em Portugal nos primeiros anos de carreira, aproveitando para caracterizar a sociedade (incluindo os artistas) da segunda metade do século XVII.
- A história de Portugal no cinema de Manoel de Oliveira: testemunho visual de um camilianoPublication . Bello, Maria do Rosário LupiO cineasta português Manoel de Oliveira manifestou sempre a sua profunda admiração pelo novelista romântico Camilo Castelo Branco, com o qual partilhava um idêntico sentimento existencial e uma semelhante visão da História de Portugal. Tal facto é visível tanto na adaptação de novelas como Amor de Perdição, ou do tratamento de aspectos ligados à sua vida, como em Francisca e O Dia do Desespero, quanto através do olhar sobre a História de Portugal, particularmente em filmes como Non ou a vã glória de mandar, Palavra e Utopia, O Quinto Império e Cristóvão Colombo. Nesta comunicação pretendemos avaliar a herança de valores e motivos do romance histórico camiliano no filme histórico oliveiriano.
- A instável estabilidade : aproximações e afastamentos entre Dreyer e OliveiraPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Ladrões de caixasPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- As lições de Fernando PessoaPublication . Vila Maior, DionísioAs lições que podemos retirar de Fernando Pessoa.