Arte | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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Recent Submissions
- PrefácioPublication . Bello, Maria do Rosário LupiPrefácio da obra de Catarina Cucinotta "Figurinos e Figurinistas no Cinema em Portugal. Conceitos para novas Materialidades"
- Retórica del color: policromía de lo efímero vs. policromía digitalPublication . Flor, Pedro; Sanabria, Juan S.; Soto Caba, Victoria; Albisu, María Castilla
- Pickpocket de Robert Bresson: niilismo, amor e redençãoPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi; Marra, Suzie
- De l’exil comme histoire à l’exil comme condition: les figures féminines dans Tabu, de Miguel GomesPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Ladrões de caixasPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- A história de Portugal no cinema de Manoel de Oliveira: testemunho visual de um camilianoPublication . Bello, Maria do Rosário LupiO cineasta português Manoel de Oliveira manifestou sempre a sua profunda admiração pelo novelista romântico Camilo Castelo Branco, com o qual partilhava um idêntico sentimento existencial e uma semelhante visão da História de Portugal. Tal facto é visível tanto na adaptação de novelas como Amor de Perdição, ou do tratamento de aspectos ligados à sua vida, como em Francisca e O Dia do Desespero, quanto através do olhar sobre a História de Portugal, particularmente em filmes como Non ou a vã glória de mandar, Palavra e Utopia, O Quinto Império e Cristóvão Colombo. Nesta comunicação pretendemos avaliar a herança de valores e motivos do romance histórico camiliano no filme histórico oliveiriano.
- Simón Pereyns pintor da Nova España, em Lisboa (1558)Publication . Flor, PedroA passagem do pintor flamengo Simón Pereyns por Lisboa por volta de 1558 é conhecida pela historiografia iberoamericana desde 1938, após o trabalho seminal de Manuel Toussaint. À luz de nova documentação recenseada, o presente texto procura explicar melhor as circunstâncias da vinda de Pereyns a Portugal, antes de partir para Espanha, de onde rumaria ao México em 1566. Os contactos artísticos mantidos com a comunidade flamenga estabelecida em Lisboa desde os finais do século XV e o convívio próximo com os pintores de corte que se destacavam na arte do retrato são alguns aspectos que iremos analisar para uma melhor compreensão da carreira de Pereyns na Nova Espanha.