Arte | Capítulos/artigos em livros internacionais / Book chapters/papers in international books
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Recent Submissions
- Retórica del color: policromía de lo efímero vs. policromía digitalPublication . Flor, Pedro; Sanabria, Juan S.; Soto Caba, Victoria; Albisu, María Castilla
- Pickpocket de Robert Bresson: niilismo, amor e redençãoPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi; Marra, Suzie
- De l’exil comme histoire à l’exil comme condition: les figures féminines dans Tabu, de Miguel GomesPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- Ladrões de caixasPublication . Bello, Maria do Rosário Lupi
- A história de Portugal no cinema de Manoel de Oliveira: testemunho visual de um camilianoPublication . Bello, Maria do Rosário LupiO cineasta português Manoel de Oliveira manifestou sempre a sua profunda admiração pelo novelista romântico Camilo Castelo Branco, com o qual partilhava um idêntico sentimento existencial e uma semelhante visão da História de Portugal. Tal facto é visível tanto na adaptação de novelas como Amor de Perdição, ou do tratamento de aspectos ligados à sua vida, como em Francisca e O Dia do Desespero, quanto através do olhar sobre a História de Portugal, particularmente em filmes como Non ou a vã glória de mandar, Palavra e Utopia, O Quinto Império e Cristóvão Colombo. Nesta comunicação pretendemos avaliar a herança de valores e motivos do romance histórico camiliano no filme histórico oliveiriano.
- Simón Pereyns pintor da Nova España, em Lisboa (1558)Publication . Flor, PedroA passagem do pintor flamengo Simón Pereyns por Lisboa por volta de 1558 é conhecida pela historiografia iberoamericana desde 1938, após o trabalho seminal de Manuel Toussaint. À luz de nova documentação recenseada, o presente texto procura explicar melhor as circunstâncias da vinda de Pereyns a Portugal, antes de partir para Espanha, de onde rumaria ao México em 1566. Os contactos artísticos mantidos com a comunidade flamenga estabelecida em Lisboa desde os finais do século XV e o convívio próximo com os pintores de corte que se destacavam na arte do retrato são alguns aspectos que iremos analisar para uma melhor compreensão da carreira de Pereyns na Nova Espanha.
- Gabriel del Barco y Minusca pintor (1648-1701): elementos para uma visão prosopográfica da Lisboa barrocaPublication . Flor, Susana Varela; Flor, PedroPartindo da análise biográfica e artística do pintor espanhol Gabriel del Barco (1648-1701?), o presente texto tem como objectivo aprofundar a história entre Portugal e Espanha no período Barroco (séc. XVII), através das ligações à Corte de Madrid (intercâmbio de pintores e de famílias nobres), as inter-relações familiares (os Marqueses de Arronches, os Condes de Sabugal, os Condes de Palma, etc) e o culto religioso de Nossa Senhora da Atocha, gerador de dinamismo cultural peninsular. Baseados em dados documentais, relatos de diferentes fontes escritas, obras de arte existentes e referenciadas, procuraremos reconstituir o percurso de Gabriel del Barco em Portugal nos primeiros anos de carreira, aproveitando para caracterizar a sociedade (incluindo os artistas) da segunda metade do século XVII.