LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications
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Browsing LE@D - Laboratório de Educação a Distância e Elearning | Comunicações em congressos, conferências, seminários / Communications by Sustainable Development Goals (SDG) "17:Parcerias para a Implementação dos Objetivos"
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- AGEING+ um projeto de inclusão digital de adultos idosos em E@D: o que nos diz a literaturaPublication . Charana, Carla; Afonso, Ana Paula; Morgado, Linae-AGEING+ é um projeto de investigação em curso, que trabalha a questão da exclusão digital e isolamento social dos idosos como condicionante para um envelhecimento ativo e inclusivo e, visa contribuir para o aprofundamento do conhecimento e a promoção do empoderamento digital, envelhecimento ativo e inclusivo e da melhoria da qualidade de vida dos idosos. Para o efeito, numa abordagem design-based-research, está em desenvolvimento e implementação um curso de literacia digital para idosos em ensino a distância. Teoricamente, este projeto assenta numa revisão sistemática da literatura que permite posicionar o estado da arte em torno de quatro eixos interrelacionados: isolamento social, envelhecimento, alfabetização digital e presencialidade. Apresenta-se a síntese desta revisão da literatura que aponta para a existência duma relação positiva entre o empoderamento digital do idoso e da redução da sua vulnerabilidade na sociedade pós digital. Conclui-se, ainda, que a educação a distância tem um papel crucial num porvir inclusivo
- Competências de literacia nas escolas: o programa WEIWE(R)BEPublication . Ferreira da Cruz, Ana Carolina; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Mota, Eduarda Ribeiro; Pestana, FilomenaO programa WEIWE(R)BE surge da necessidade de promover, nas escolas, o desenvolvimento articulado e sistemático de competências de literacia, incluindo a digital. De facto, com o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu), entre outros referenciais enquadradores da ação educativa, são visados não apenas os educadores, em particular os docentes, no caso das escolas, mas também os aprendentes, designadamente os discentes. Assim, entre outras propostas e a fim de apoiar a implementação daquele programa, é proporcionada formação docente aos professores envolvidos – professores bibliotecários e outros professores dos mais diversos grupos de recrutamento –, após a qual se espera que explorem e promovam cenários de aprendizagem conducentes à integração de tais competências nas suas práticas curriculares. Neste âmbito, definimos, para o nosso estudo de caso, os seguintes objetivos: identificar como é concretizado o desenvolvimento integrado e sistemático de competências de literacia, sobretudo em colaboração com a biblioteca escolar; mapear a inovação pedagógica dele decorrente, nomeadamente em contextos híbridos. Os dados, recolhidos através de infografias e de relatórios individuais, são analisados, respetivamente, com recurso à análise estatística descritiva e à análise de conteúdo, permitindo a sua triangulação, numa abordagem metodológica mista, fundamentada no paradigma pragmático. Como resultados evidenciam-se, para além da caracterização dos atores participantes no programa, competências adquiridas e/ou aprofundadas, bem como pontos fortes e fatores facilitadores na realização de atividades despoletadas pela implementação do programa, a par de fragilidades e aspetos para melhoria. Conclui-se que, através do trabalho colaborativo entre a biblioteca escolar e a sala de aula, considerando diferentes fontes e recursos, a exemplo da Wikipédia, é possível estimular tarefas alinhadas com áreas do DigCompEdu, numa estratégia de valorização profissional dos educadores e de sucesso dos aprendentes, numa palavra, de desenvolvimento articulado e sistemático de competências de literacia.
- eLearning e Ciência Aberta: caminhos para a sustentabilidadePublication . Loureiro, Ana; Messias, Inês; Rocha, Dina; Oliveira, Nuno RicardoNeste artigo refletimos sobre o impacto da Ciência Aberta e do Acesso Aberto no eLearning. Abordamos algumas medidas nacionais e internacionais e iniciativas institucionais com vista a implementação da Ciência Aberta, contextualizando e particularizando o caso de uma IES em Portugal.
- Encontro WEIWE(R)BE 2020Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana PaulaA Rede WEIWER® coorganizou o 1.º Encontro WEIWE(R)BE que ocorreu no passado dia 3 de junho de 2020, e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da Sra. Reitora da Universidade Aberta de Portugal, da Sra. Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares e da Sra. Coordenadora do LE@D, Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID4372/FCT). Perante uma audiência de 175 participantes, os alunos das escolas participantes deram a conhecer o trabalho que desenvolveram durante este ano letivo com professores, professores bibliotecários e Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares. Face à qualidade dos trabalhos apresentados e do nível de envolvimento evidenciado, os diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas presentes consideraram que o projeto deve ter continuidade. O projeto WEIWE(R)BE, que decorreu ao longo do ano letivo de 2019/2020, é coordenado por Teresa Cardoso, Filomena Pestana (Rede Académica Internacional WEIWER®, LE@D, UAb) e Ana Paula Gonçalves (Rede de Bibliotecas Escolares), tendo como objetivo a promoção de estratégias de desenvolvimento das competências de literacia da informação, entre outras, junto dos alunos do Ensino Secundário considerando diferentes fontes e recursos, incluindo a Wikipédia.
- Encontro WEIWE(R)BE 2021Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, Filomena; Gonçalves, Ana PaulaA Rede WEIWER® congratula-se pela coorganização do 2º Encontro WEIWE(R)BE que ocorreu no passado dia 8 de junho, e contou com a presença do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, da Sra. Pró-Reitora para a Inovação e Gestão Pedagógica da Universidade Aberta, da Sra. Diretora do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e da representante da Sra. Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares. Perante uma vasta audiência, os alunos das escolas participantes deram a conhecer o trabalho que desenvolveram durante este ano letivo com professores, professores bibliotecários e Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares. Face à qualidade dos trabalhos apresentados e do nível de envolvimento evidenciado, o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação considera que o projeto deve ter continuidade, sendo alargado a mais escolas e às suas comunidades educativas. O segundo ano do projeto WEIWE(R)BE, que decorreu ao longo do ano letivo de 2020/2021, é coordenado por Teresa Cardoso, Filomena Pestana (Rede Académica Internacional WEIWER®) e Ana Paula Gonçalves (Rede de Bibliotecas Escolares); tem como objetivo promover estratégias de desenvolvimento das competências de literacia da informação e literacia digital, enquadrando-as nas práticas curriculares a partir das bibliotecas escolares junto de alunos do 3.º ciclo do ensino básico.
- Espaços educativos e atores do NEPSO: a experiência no BrasilPublication . Nilda, Stecanela; Silva, Lisandra Pacheco da; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroO presente texto articula-se com a experiência protagonizada no Projeto Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), desenvolvido no âmbito da Rede Ibero-americana NEPSO de pesquisadores sobre a pesquisa na sala de aula, considerada como princípio educativo e ferramenta pedagógica. Nesse âmbito, apresentamos reflexões sobre o processo vivido em um dos polos disseminadores da proposta, situado no Estado do Rio Grande do Sul, cuja trajetória, iniciada em 2001, centra atenção no encontro possível entre a escola e a pesquisa. Ao longo de 21 anos, várias centenas de projetos de pesquisa foram desenvolvidos, bem como inúmeros programas de formação foram desencadeados, envolvendo estudantes da educação básica e do ensino superior, professores da escola e da universidade, educadores sociais e pesquisadores, sêniores e júniores. Ademais, o percurso é acompanhado de reflexões e sistematizações materializadas em artigos, capítulos de livros, projetos, palestras, cursos, aulas, entrevistas, entre outros. Olhando o caminho feito, é possível identificar um continuum experiencial demarcado por ciclos formativo-reflexivos que caracterizam a formação e a atuação docente em uma perspectiva de formação-investigação, alcançada também pelos estudantes envolvidos, justificadamente, pelas dinâmicas que decorrem das metodologias de aprendizagem ativa e participativas, potencializadas pela pesquisa na escola. Entre esses ciclos, cita-se: o período da apropriação dos modos de fazer pesquisa na escola; a fase da autoria na produção de materiais didáticos facilitadores do desenvolvimento de pesquisa na sala de aula; o momento da reflexão sobre a ação, na produção científica sobre o processo formativo implicado na formação e na atuação docente; e, por fim, a fase da maturidade que observa a dimensão de inovação pedagógica desencadeada pela pesquisa na sala de aula, potencializadora do direito à educação e articuladora das dez competências gerais que integram a Base Nacional Comum Curricular da educação básica brasileira. O fio condutor da reflexão evoca os ensinamentos de: Paulo Freire, sobre a premissa de que ensinar exige pesquisa; Pedro Demo, ao defender o desenvolvimento da pesquisa no professor e da pesquisa no aluno; Mário Osório Marques, ao relacionar a escrita como princípio da pesquisa e a pesquisa como o princípio da aprendizagem; Roque Moraes, cuja abordagem considera a pesquisa na sala de aula como um jogo de linguagens no qual entram em cena a fala, a leitura e a escrita.
- Estratégias pedagógicas digitais para promoção da competência escrita em língua estrangeira de alunos do secundárioPublication . Rocha, Ana Paula; Casanova, Maria PrazeresNeste trabalho pretendemos identificar boas práticas na utilização de ferramentas digitais com turmas do secundário. O estudo seguiu a metodologia de investigação-ação da própria prática, para o uso de estratégias de ensino com aprendentes de uma Língua estrangeira. Centrou-se num processo de escrita criativa e colaborativa e na tentativa de promover competências de colaboração, com o fim de desenvolver a imaginação na conceção de histórias ficcionadas. Os dados recolhidos, de natureza mista, foram obtidos por análise textual dos produtos obtidos e de questionários. Seguindo o método de projeto, deu-se relevância às regras linguísticas e de revisão de texto, em ambientes colaborativos digitais. Tendo como questão de partida “Quais as estratégias pedagógicas digitais que poderão contribuir para a promoção da competência escrita criativa e colaborativa em língua estrangeira com alunos do secundário?”, selecionámos uma diversidade de estratégias de ensino e desenvolvimento da escrita, com as tecnologias de informação e comunicação.
- Flipgrid as an educational resource: a study with secondary school studentsPublication . Fonseca, Ana Margarida; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroThe Covid-19 pandemic led to an abrupt transition to emergency remote teaching, resulting in three alternating and co-occurring teaching scenarios face-to-face (F2F), hybrid, and distance. Such volatility of teaching modalities compromised the implementation and monitoring of some activities, namely those of language classes. Considering English as a Foreign Language (EFL), we observed constraints in students’ oral production in F2F classes and online classes and during the co-occurrence of teaching regimes. To overcome these constraints, we integrated Flipgrid as an educational resource for teaching English to secondary education students, which is analysed. The main goal was to ensure that English oral communication continued to be mobilized and enhanced in F2F or during distance or blended-learning periods in secondary school. Our theoretical framework considers The European Framework for the Digital Competence of Educators (DigCompEdu), and focuses on core curricular documents such as the Students' Profile by the End of Compulsory Schooling and the English Language Essential Curriculum for 12th Grade (continuation). At a macro level, we also perceive mobile learning through the bring your own device (BYOD) strategy, namely implemented to allow Flipgrid use for EFL learning and teaching. Our research design followed a mixed-approach methodology, collecting qualitative and quantitative data, and we opted for a project methodology. The diagnostic phase informed the planning phase, leading to the design and implementation of activities with Flipgrid as an educational resource for EFL teaching. Observation was critical for research monitoring and adjustments. Evaluation of the study was carried out throughout all phases of the project to supervise and ensure its quality. As a result of our research, we expect to validate and promote Flipgrid as an educational resource for prompting and enhancing EFL speaking skills, specially, but not exclusively, to non-vocational 12th-grade class students in Portuguese Secondary Education.
- From open education to wikiliteracy: reframing key concepts in the light of the digital capitalPublication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Pestana, FilomenaIt is undeniable the role that the digital dimension plays today in society. Thus, in this text, it is our purpose to revisit key concepts that set that digital dimension, namely in education. To this end, we call upon the theoretical foundations of the work we have been developing within the WEIWER® International Academic Network, dedicated to study e.g. the Wikimedia ecosystem. Moreover, we call upon our design, implementation, and evaluation of the curricular and pedagogical integration of Wikipedia, which has driven us towards new understandings of our different frameworks, including those on the digital dimension. We specifically focus on Open Education, Open Pedagogy, Open Teaching and Open Learning, bringing to light an updated comprehension of the Wikipedagogy. Then, we also focus on the digital capital, in contrast to the digital divide, bringing to light an updated comprehension of the Wikiliteracy. In the end, by reframing those key concepts in the light of the digital capital, particularly inspired by our work, it has led us to contribute to open educational practices. In a word, our path from open education to wikiliteracy has shown us possible ways to contribute to the learners’ developing of a broad set of literacies, including digital literacy, which ultimately promotes meaningful learning impacting on learners.
- Games and M-Learning in Portugal: exploratory meta-analysis of open access studies between 2012 and 2018Publication . Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Marques, Mário FerreiraThis study is inspired by a previous work, published in 2012, and results from a research initiated within the scope of a curricular unit of the Master in Pedagogy of Elearning (Universidade Aberta - Open University, Portugal). Therefore, the objective of this exploratory study is to continue the research previously carried out, in which the purpose was to assess the level of research carried out in Portugal on games and mobile learning. The time period defined for the current research was between 2012 and 2018. For this purpose, the documents of RCAAP (Scientific Open Access Scientific Repositories of Portugal) corresponding to the defined descriptors and criteria were identified. A total of 6 studies fully met the requirements for the formation of the corpus. Based on a meta-analytical strategy, based on the MAECC® (meta-model of analysis and exploration of scientific knowledge®), progress has been made in the treatment and analysis of these documents. The meta-analysis allows us to conclude that the authors favored the study of pragmatic and concrete applications, aimed at meeting specific needs found in the work environment, whether in formal education or informal learning. The predominant research method was qualitative, structured in the form of description, analysis, implementation and evaluation of projects.