Centro de Estudos Globais | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Centro de Estudos Globais | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 27
Results Per Page
Sort Options
- Act-now: fairness revisitedPublication . Iazdi, Oz Solon Chovghi; Pooe, Keletso; Jacquinet, MarcThe present global pandemic crisis has revealed the strengths and weaknesses of the institutional frameworks of contemporary societies. These institutional structures are solidly grounded upon the belief systems that have been dominant for the last five hundred years, both in the Northern and the Southern hemispheres. No matter the contradictions and contrasting characteristics, certain epistemic, methodological and paradigmatic traits can be identified across national cultures, political regimes, ideological doctrines, social traditions and historical processes. In other words, no matter the opposition and dissimilarity across subjective and objective human realities, nevertheless, it is possible to argue that the last few centuries have created a powerful overall zeitgeist, the spirit of time, that unites local and global, individual and collective, and internal and external realities across the globe. These under currents help to interpret present day paradoxes, ambiguities and contradictions, all of which are at the core of latent and explicit conflicts and antagonisms, blocking eventual possible solutions to emerge and develop.
- Administração pública, empreendedorismo, inovação e gestão do conhecimento: uma perspectiva sobre o capital humanoPublication . Jacquinet, Marc; Caetano, João Relvão“Administração pública, Empreendedorismo, Inovação e gestão do conhecimento: Uma Perspectiva sobre o capital humano”; 6º Congresso do INA (Instituto Nacional de Administração), 29–30 Outubro de 2008.
- Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação: olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, gênero e sexualidade desde uma perspectiva interseccionaPublication . Prado, Shirley D.; Kraemer, Fabiana B.; Santos, Ligia; Bosi, Maria Lucia; Vieira, Cristina Pereira; Gracia-Arnaiz, MabelColóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - Anais do I Colóquio de Ciências Humanas e Sociais em Corpo e Alimentação - olhares ibero-americanos a partir de questões de classe, etnia, género e sexualidade desde uma perspetiva interseccional
- Competências digitais de professores do ensino superior privadoPublication . Henriques, Susana; Moreira, J. António; Nunes, Catarina S.; Lemos, Cátia; Valente, Sónia; Barros, Daniela Melaré Vieira; Caeiro, Lara; Nunes, Maria da GraçaO reforço das competências digitais dos docentes do ensino superior é uma prioridade política e social no espaço europeu, e em particular em Portugal, que ganhou ainda maior relevância durante o último ano, fortemente marcado pelo desenvolvimento das tecnologias inteligentes criativas de Inteligência Artificial. Neste sentido Portugal tem lançado uma série de iniciativas, como o Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020) e o “skills for Pós-COVID Competências para o Futuro no Ensino Superior”, promovida pela Direção-Geral do Ensino Superior, que procuram reforçar essas competências. No âmbito desta iniciativa, a Universidade Aberta desenvolveu o projeto “Estratégias de acompanhamento da mudança interna, na transformação digital, na inovação e no bem-estar”. Nesta comunicação apresentamos os principais resultados obtidos junto de docentes de instituições de ensino superior privadas. A estratégia metodológica foi quantitativa, assente na aplicação de um inquérito por questionário concebido pelo EU Science Hub (Serviço de Ciência e Conhecimento da Comissão Europeia), cuja componente principal se baseia numa ferramenta de autorreflexão - DigCompEdu CheckIn - desenvolvida com base no Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (DigCompEdu). No estudo em referência utilizamos a versão do questionário traduzido e validado para a população portuguesa por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019). Os resultados permitiram identificar três dimensões essenciais: (i) níveis de proficiência e pontuações médias globais dos docentes, (ii) níveis de proficiência por áreas de competência digital, e (iii) níveis de proficiência por faixa etária, género, tempo de lecionação, tempo de utilização de tecnologias digitais e ambientes virtuais. A partir destes resultados é possível identificar, por um lado, necessidades de capacitação que permitam desenvolver as competências digitais destes docentes e, por outro lado, os níveis de fluência digital elevados e, por isso, com potencial de mobilização para a inovação das práticas docentes.
- O consumo de NSP em PortugalPublication . Henriques, Susana; Silva, Joana PaulaNovas Substâncias Psicoativas (NSP) representam um grupo de substâncias que tem crescido rapidamente e cujos mercados têm beneficiado do desenvolvimento tecnológico. EMCDDA define-as como “substâncias naturais ou sintéticas que não são controladas pelos organismos oficiais e frequentemente visam mimetizar os efeitos das substâncias controladas”. Na metodologia usou-se um questionário aplicado presencialmente em contextos recreativos e online, em sítios e fóruns com temática relacionada com substâncias psicoativas. Aqui caracterizamos os consumidores portugueses de NSP quanto às substâncias, padrões de uso e contextos de consumo. Os resultados demonstram que os alucinogénicos, os estimulantes e os canabinoides são os tipos de NSP mais consumidos. Os principais contextos de consumo são os contextos recreativos, a própria casa ou a de amigos. Concluindo destacam-se alguns aspetos relacionados com as particularidades destes consumos, especialmente no que se relaciona com o papel das tecnologias na relação com as substâncias, entre consumidores e com os mercados.
- O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) na formação de profissionais como estratégia de inovação em CADPublication . Anjos, Purificação; Bettencourt, Carmen; Silva, Natacha Torres da; Prata, Isabel; Henriques, SusanaOBJETIVOS: Caracterizar o EUPC e discutir o processo formativo dos profissionais em prevenção, perspetivando o potencial de qualidade e inovação na intervenção preventiva METODOLOGIA: Partindo da análise do EUPC e da formação dos profissionais, discutimos os resultados do pré e pós teste realizados pelos formandos que frequentaram a microcredencial ‘EUPC-Frontline’. DESENVOLVIMENTO: O Currículo Europeu de Prevenção (EUPC) (EMCDDA 2019), surge num contexto de crescente interesse e atenção, a nível mundial, de desenvolvimento de padrões de qualidade dos profissionais em prevenção, promovendo também a capacitação dos decisores, líderes de opinião e responsáveis políticos. O EUPC é baseado em referenciais, normas e evidências internacionais, com uma filosofia de intervenção europeia, de respeito pelos direitos humanos, reconhecimento do valor complementar da redução de riscos e do equilíbrio entre os programas de prevenção e políticas públicas. O EUPC-Frontline, que dota os profissionais da linha da frente dos conhecimentos e ferramentas necessários para dar prioridade a intervenções baseadas em dados concretos evidências, eliminando gradualmente práticas obsoletas e iatrogénicas. Os resultados do pré- e pós-teste mostram o perfil dos formandos da primeira edição da microcredencial e revelam tendências no que se refere aos seus conhecimentos e atitudes face à prevenção. CONCLUSÃO: A formação dos profissionais reforça a ciência da prevenção ao capacitar os profissionais para a sua aplicação e desenvolvimento.
- Da transdisciplinaridade no estudo das organizações, da inovação e do direitoPublication . Caetano, João Relvão; Curado, Henrique; Jacquinet, Marc
- Digital literacy in mental health: the case of addictionsPublication . Henriques, Susana
- E-governo como espelho do governo e a questão da cidadania: uma perspectiva inacabada dum processo em cursoPublication . Jacquinet, MarcNeste trabalho, analisamos um dos elementos da chamada e-democracia: o e-governo que desempenha um peso crescente nos discursos e nas justificações de modernização do governo e na reformulação da noção de cidadania. O e-governo é geralmente considerado como uma extensão da e-democracia, outro conceito ambíguo, e ambos merecem uma análise sociológica apurada, é o nosso intuito dar um contributo ainda que modesto neste sentido.
- Educação empreendedora e cidadania: construindo pontes, criando futuro: livro de resumosPublication . Jardim, Jacinto; Rodrigues, Eduardo VítorEducar para o empreendedorismo hoje é criar futuro. E as gerações mais jovens procuram projetos inovadores que lhes garantam qualidade de vida, realização profissional e sustentabilidade. Nesse sentido, o CiEECi 2022 congrega investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos para debaterem e apresentarem práticas e evidências científicas que ajudem a compreender e construir o futuro do empreendedorismo e da cidadania. O CiEECi 2022, organizado pela Universidade Aberta (UAb) de Portugal, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, pelo Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologias (ISLA Gaia) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Brasil), e contando com vários parceiros internacionais focados na educação para o empreendedorismo, realizou-se nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2022, em Vila Nova de Gaia, Portugal, em formato híbrido. O programa aborda as atuais tendências e investigação em educação para o empreendedorismo, com conferências, comunicações, palestras, atividades sociais, mostras, apresentações de startups e livros. Público-alvo: docentes, investigadores, estudantes do ensino superior e do ensino secundário, jovens empreendedores, decisores políticos. OBJETIVOS: 1. Disseminar projetos e práticas de educação empreendedora e cidadania. 2. Desenvolver uma rede de investigadores, docentes, empreendedores e responsáveis políticos que atuam no domínio da pedagogia empreendedora. 3. Partilhar as práticas e as evidências científicas sobre a educação empreendedora e cidadania. 4. Delinear procedimentos favoráveis a uma cultura empreendedora humanista e a uma nova economia.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »