CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta
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Este grupo de investigação visa a realização de pesquisa tanto ao nível da computação e dos computadores como das tecnologias dos media juntamente com a conceção de experiências estéticas altamente apelativas e envolventes que fundamentem o desenvolvimento de artefactos computacionais criativos e inovadores fortemente interligados com cenários de fruição e uso de cariz artístico, intercultural e socialmente intervencionistas, permitindo compreender e alargar as fronteiras da arte e da tecnologia, da cultura, do entretenimento e da educação e as suas implicações no quotidiano.
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Browsing CIAC-UAb - Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Polo da Universidade Aberta by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- A/r/cografia: a criatividade investigada na investigação criativaPublication . Veiga, Pedro Alves daO cerne do processo de investigação é constituído pela experimentalidade artística: o seu significado, as descobertas, mesmo que marginais, e a sua comunicação. A a/r/cografia é uma proposta de amplificação da a/r/tografia , uma meta-metodologia de investigação baseada na prática artística vivida, e que visa enquadrar o trabalho de investigação criativa sob três prismas: o da arte (art - A), o da investigação (research – R) e o da comunicação (communication – C). Uma vez que a comunicação pode ser entendida como um conceito bidirecional mais abrangente do que o ensino/aprendizagem, característicos da a/r/tografia – além de constituir uma parte natural, não apenas dos processos criativos na arte, mas também da própria arte e um dos objetivos da produção de conhecimento – a a/r/cografia efetivamente amplia o escopo da a/r/tografia.
- A/r/cography: art, research and communicationPublication . Veiga, Pedro Alves daThis article aims at establishing the foundations for a/r/cography as an “art and communication”-based research methodology, inspired by a/r/tography yet more encompassing, and particularly suitable for the digital art world. As part of the larger family of practice-based research methodologies, a/r/tography presents various ways through which it can be explored, but since it is aimed at the arts and education, its scope is forcibly hampered by the fact that not all researchers and art practitioners are necessarily teachers. However, since most of its underlying principles can be extended for non-teachers, thus arose the idea to propose a methodology that would retain ontological, epistemological and methodological assumptions, but would expand beyond the limitations imposed by the role of the teacher. This extension is called a/r/cography and is structured upon the interchangeable roles of artist, researcher and communicator, as being intrinsic to the underlying living inquiry processes. Furthermore, this proposal is supported by the author’s own experience from a/r/cographic processes in the creation, exhibition and communication of digital artworks.
- Anamorphosis reformed: from optical illusions to immersive perspectivesPublication . Araújo, AntónioWe discuss a definition of conical anamorphosis that sets it at the foundation of both classical and curvilinear perspectives. In this view, anamorphosis is an equivalence relation between three-dimensional objects, which includes two-dimensional representatives, not necessarily flat. Vanishing points are defined in a canonical way that is maximally symmetric, with exactly two vanishing points for every line. The definition of the vanishing set works at the level of anamorphosis, before perspective is defined, with no need for a projection surface. Finally, perspective is defined as a flat representation of the visual data in the anamorphosis. This schema applies to both linear and curvilinear perspectives and is naturally adapted to immersive perspectives, such as the spherical perspectives. Mathematically, the view here presented is that the sphere and not the projective plane is the natural manifold of visual data up to anamorphic equivalence. We consider how this notion of anamorphosis may help to dispel some long-standing philosophical misconceptions regarding the nature of perspective.
- Aperfeiçoamento da formação de bombeiros através da realidade virtual: perspetivas sobre benefícios, desafios e integração tecnológicaPublication . Pinheiro, Bruno; Veiga, Pedro; Branco, PauloA utilização da realidade virtual (RV) na formação de bombeiros é uma inovação promissora, com o potencial de transformar métodos de treino tradicionais, ao permitir simulações de cenários de alto risco de forma controlada e segura. Este artigo explora os benefícios e os desafios da integração da RV em programas de formação, destacando as suas vantagens no desenvolvimento de competências práticas e na preparação para situações de emergência complexas. O realismo proporcionado pela RV facilita a imersão dos bombeiros em ambientes virtuais onde podem praticar manobras e tomada de decisões sem os riscos inerentes ao uso de fogo real, aumentando a segurança e permitindo a repetição de cenários sem custos adicionais significativos. Contudo, a aplicação da RV enfrenta desafios técnicos e de aceitação. Barreiras como o custo elevado de equipamentos, as dificuldades na criação de simulações completamente realistas, especialmente para replicar fatores como o calor e o fumo, e a resistência de alguns profissionais em adotar tecnologias novas são questões relevantes. Além disso, a necessidade de hardware especializado e a possível ocorrência de desconfortos físicos, como enjoos, indicam a importância de um período de adaptação. Ainda assim, estudos indicam que a RV pode oferecer benefícios significativos, como o feedback imediato e a possibilidade de personalização do treino para responder às necessidades individuais. A integração eficaz da RV requer uma abordagem colaborativa entre corporações de bombeiros e de quem desenvolve a tecnologia para adaptar a inovação às especificidades do treino de emergência. O potencial da RV para elevar o nível de preparação dos bombeiros de forma segura e eficiente aponta para uma aplicação crescente dessa tecnologia na área de segurança pública, destacando a importância de investigações futuras para otimizar o seu uso em cenários reais de emergência.
- Apontamentos de computação gráficaPublication . Carvalho, ElizabethApontamentos da componente prática da Unidade Curricular 21020 de Computação Gráfica da Licenciatura em Engenharia Informática.
- Apontamentos de programação criativaPublication . Carvalho, ElizabethApontamentos do módulo de Programação Criativa do Doutoramento em Média Arte Digital.
- Apontamentos em programação orientada por objetosPublication . Carvalho, ElizabethApontamentos da unidade curricular 21093 de Programação por Objetos da Licenciatura em Engenharia Informática.
- Applications of anamorphosis and mixed reality in a classroom settingPublication . Flores, Manuel; Araújo, AntónioWe report on a novel use of handmade anamorphoses in connection with Mixed Reality in a classroom setting involving Portuguese 9th grade visual education students. This is based on a conceptual reformulation of anamorphosis that makes it intrinsically immersive and connects it naturally with digital visualizations. We propose that this is a useful device for motivating the study of perspective and descriptive geometry for young students.
- Apresentação do meta-modelo de análise de publicações nas redes sociaisPublication . Pinto, João; Cardoso, Teresa Margarida Loureiro; Soares, Ana IsabelNesta comunicação apresenta-se o desenho do Meta-modelo para Análise de Publicações nas Redes Sociais (MAPRS) como proposta de resposta a necessidades de investigação na área das redes sociais digitais, enquadrada pelos princípios da Ciência Aberta. Os novos estilos de vida, impulsionados por uma sociedade que vive em redes mediadas pelas tecnologias digitais, tornaram-nos produtores/distribuidores e não apenas consumidores de conteúdos, os quais constituem uma fonte rica em informação passível de ser caracterizada em diversas dimensões. Constatamos que as atuais ferramentas de análise de redes sociais implementam, sobretudo, procedimentos com vista a resultados estatísticos/quantitativos. São, principalmente, métodos automáticos de recolha/tratamento de dados, produzidos através de diversos tipos de software que não respondem cabalmente às necessidades de uma análise qualitativa intrínseca, nomeadamente por também não permitirem atender a toda a especificidade dos dados agregados às publicações. Assim, como resposta a tais necessidades, enunciamos uma metodologia de mapeamento, centrada nas publicações, aliando a alguns métodos quantitativos vantagens das abordagens qualitativas, tendo, para o efeito, desenhado um meta-modelo de análise de publicações nas redes sociais (MAPRS), proposta integrada numa investigação em curso com financiamento da FCT, Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/137359/2018). Concluímos, deste modo, ser possível abordar a análise das redes sociais digitais sob outras perspetivas, contribuído para o avanço do conhecimento e da investigação científica aberta nesta área.
- Apresentação. Dossiê: Função Pedagógica de Cinema NegroPublication . Marcos, Adérito; Prudente, Celso Luiz; Neto, João Clemente SouzaEste dossiê tem como base reflexões e debates sobre o modo de pensar como uma questão social a situação e a imagem do negro no cinema. Quando inclui o social, o cinema aparece como uma ferramenta educacional, formadora de opiniões e mentalidades. O denominado cinema negro evidencia as complexas estruturas sociais que reproduzem a desigualdade social e o racismo, induzindo à culpabilização do povo negro.