Mestrado em Estudos Sobre as Mulheres - Género, Cidadania e Desenvolvimento | Master's Degree in Women Studies - TMEMU
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Browsing Mestrado em Estudos Sobre as Mulheres - Género, Cidadania e Desenvolvimento | Master's Degree in Women Studies - TMEMU by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Conciliação da vida profissional, pessoal e familiar no município de Gondomar: a licença parental partilhadaPublication . Gomes, Diana Filipa Martins; Perista, Heloísa; Albuquerque, RosanaA conciliação da vida profissional, pessoal e familiar potencia uma efetiva igualdade entre homens e mulheres, permitindo a realização individual ao nível das suas escolhas em todas as esferas da sua vida. Contudo, esse equilíbrio tão almejado, pode muitas vezes ser difícil de se alcançar, colocando em questão as interações sociais e profissionais entre homens e mulheres e entre os/as mesmos/as e as suas entidades patronais. As alterações sociais, demográficas e económicas, que se têm sentido ao longo dos últimos anos, fazem-se acompanhar de alguma exigência e pressão quer individual, familiar, organizacional e da sociedade em geral, no modo em como são conjugados o trabalho e a vida pessoal e familiar. As dificuldades de conciliação entre as esferas ocorrem muitas vezes devido aos estereótipos de género existentes na sociedade, reproduzidos pelos indivíduos através dos seus comportamentos ao nível organizacional. É nesse sentido que pretendemos compreender com este estudo de caso dos trabalhadores do município de Gondomar, que foram pais entre o ano de 2017 e 2019, a sua opção de não exercício do direito à licença parental partilhada.
- A desistência escolar das raparigas no ensino primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro-NicoadalaPublication . Patia, Inocência Adriano Penicela; Pinto, Teresa; Albuquerque, RosanaO presente estudo versa sobre “A desistência escolar das raparigas no Ensino Primário em Moçambique: o caso da Escola Primária 3 de Fevereiro-Nicoadala”, tendo como ponto de partida o seguinte problema: porque continuam as raparigas a desistir da escola, sobretudo no 3º ciclo do Ensino Primário? O objetivo é de compreender como atuam e interagem os fatores que influenciam na desistência das raparigas no 3º ciclo de aprendizagem na perspetiva de contribuir para um conhecimento mais aprofundado do fenómeno da desistência escolar das raparigas em Moçambique a partir de um estudo de caso aprofundado tendo em conta as diversidades regionais e as particularidades de cada uma das comunidades. Para a efetivação do estudo tomou-se como base uma revisão de literatura sobre a desistência escolar, sendo igualmente analisados dados estatísticos sobre a desistência escolar de forma a contextualizar o fenómeno registado na Escola Primária 3 de Fevereiro-Nicoadala cuja abordagem foi de natureza qualitativa, numa perspetiva descritiva. Teve a participação de oito (8) pessoas de entre membros de direção da escola, docentes, alunas e mães e/ou encarregadas de educação, os quais foram conduzidas entrevistas a partir de 5 guiões elaborados de forma had hoc para este estudo. Com base nos resultados do estudo, concluiu-se que na Escola Primária 3 de Fevereiro, constituem fatores de Desistência Escolar das Raparigas, os seguintes: Fatores institucionais que têm a ver com as formas de tratamento das raparigas durante a condução do Processo de Ensino-Aprendizagem; o comportamento inadequado de alguns rapazes sobre as raparigas; possibilidades de assédio sexual perpetrado por professores; indefinição clara de iniciativas de combate à desistência escolar e de sensibilização das famílias e das raparigas desistentes para o retorno à escola; inexistência de um sistema devidamente organizado para tratar assuntos relacionados com questões de género; fraco desempenho dos principais órgãos de gestão escolar (sobretudo o Conselho de Escola) tendo em vista o real papel a ser desempenhado por estes. Fatores socioculturais que têm a ver com a passividade das famílias e da liderança local em relação aos casos emergentes uniões prematuras e gravidezes precoces; fraco acompanhamento da escolaridade das raparigas, denotando passividade das famílias na exigência de frequência escolar ou de retorno à escola para os casos assumidos como de desistência. Fatores económicos que têm a ver com a privação das raparigas nas atividades agrícolas e nos negócios realizados pelas famílias como forma de assegurar o sustento familiar.
- Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infânciaPublication . Oliveira, Luana Flávia Barbosa de; Vieira, Cristina PereiraEssa pesquisa é direccionada a área interdisciplinar dos Estudos sobre Mulheres: Género Cidadania e Desenvolvimento, onde procura compreender a “origem e problematização sobre o género” num contexto sócio histórico como também entender o papel da Escola Básica de 1º Ciclo e Jardim de Infância na (des)construção de Estereótipos de Género, e de que maneira a educação (re)produz esses estereótipos – segundo as narrativas das professoras. Elegemos como objecto de estudo “A escola como mecanismo social para (des)construir Estereótipos de Género”, buscando captar informações através de entrevistas semiestruturadas com professoras do 1.ºciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância de uma Escola pertencente à Margem Sul da área Metropolitana de Lisboa de um Concelho do Distrito de Setúbal. Essa investigação teve como objectivo geral compreender as concepções de Estereótipos de Género, tendo como base a educação pensada como mecanismo de (des)construção. A partir do referido foram criados alguns objectivos específicos, um deles; Conhecer a percepção das professoras do 1º Ciclo e Jardim de Infância em torno da problemática dos papéis sociais de género e estereótipos de género no ambiente escolar. Em síntese o estudo implementado é de natureza qualitativa e exploratória, onde procurou interpretar e compreender a perceção das professoras em relação a problemática de género e estereótipos de género. Na recolha dos dados recorremos à entrevista semiestruturada conduzidas através de um guião com alguns questionamentos que foram sendo exploradas mediante as respostas dadas pelas professoras. Concluímos que a escola como esfera social é apontada pelas professoras como uma grande (re)produtora em todos os seus níveis, seja em relação ao sexismo, aos estereótipos, aos papéis de género, do que é socialmente considerado adequado, os modos de agir, pensar, decidir, etc… Portanto, uma educação inclusiva pode ser determinante para transformação social e inclusão de grupos minorizados.
- Mulheres agressoras sexuais de crianças: papeis de género nas decisões judiciaisPublication . Pinho, Ana Alexandra dos Santos Azevedo; Ventura, Isabel Maria Nunes; Vieira, Cristina PereiraA sociedade em que vivemos tende a normalizar comportamentos, definindo papéis familiares, sociais e culturais associados aos homens e às mulheres (Vieira & Costa, 2016; Leal, 2007). Neste contexto, a criminalidade de autoria feminina é, tendencialmente, percecionada como menos frequente e um desvio de padrões normativos, o que pode implicar uma maior censura, face às expectativas associadas à feminilidade, relacionadas com a passividade sexual, com a submissão social, com a gravidez, com a maternidade e com as competências parentais (Heidensohn, 1997; Amâncio, 1994; Matos et al., 2012). Assim, a presente investigação almeja apurar de que forma este ideal feminino assume relevância na interpretação jurídica e tomada da decisão judicial, quando ocorre o crime abuso sexual de crianças de autoria feminina. Para alcançar este objetivo recorreu-se a uma metodologia de natureza qualitativa assente em análise de conteúdo bibliográfico, doutrinário, legislativo e jurisprudencial, complementada com a realização de entrevistas semiestruturadas, a individualidades da magistratura, visando-se a recolha de experiências, perspetivas, conhecimentos, mapeamento de representações, sentidos e significados de quem exerce o poder judicial. A conjugação de todos os elementos demonstra a persistência de uma visão dicotómica de autoria masculina e feminina na criminalidade sexual contra crianças, fruto da bipolarização dos papéis de género, o que contribui para que a autoria feminina deste crime seja mais difícil de ser detetada e denunciada, implicando uma maior censurabilidade (judicial e social), nomeadamente quando existe um vínculo biológico com a vítima. Assim, para uma melhor prevenção e deteção destes crimes de autoria feminina e para um julgamento mais neutro e equitativo, importará percecionar as mulheres na sua individualidade, afastadas das expetativas sociais que sobre elas impendem.
- Mulheres brasileiras na Alemanha: experiências e estratégias de integração laboralPublication . Avila, Juliana; Abrantes, Manuel; Albuquerque, RosanaEste trabalho apoia-se em estudos que integram as relações de gênero e os estudos migratórios, visando entender experiências específicas da mulher migrante no mercado de trabalho. O objetivo geral é identificar a natureza das dificuldades e reconhecer, sob uma lente interseccional, em que medida o cruzamento dos eixos discriminatórios de sexo, origem racial e étnica, classe social e condição de imigrante intensificam as barreiras à inserção no mercado de trabalho alemão para as mulheres brasileiras qualificadas. Para este fim, a investigação concentra-se no caso de mulheres brasileiras com educação superior, experiência profissional, em idade ativa e que residem na região de Wolfsburg, identificando dificuldades que se traduzem em frustrações e desistências, aceitação forçada de empregos abaixo da qualificação ou opção coagida pelo empreendedorismo. O desenvolvimento da pesquisa se concentrou, principalmente, em relatos pessoais, mas considerou, também, estatísticas oficiais. Inicialmente realizou-se uma revisão de literatura bibliográfica e, em seguida, foram recolhidos dados estatísticos, aplicados 74 questionários online e realizadas 11 entrevistas estruturadas. Conclui-se que a migração acarretou, para as mulheres analisadas, a perda da autonomia, a mobilidade de classe descendente e interseccionalidades relativas à inserção no mercado trabalho local. Confirma-se a invalidação de qualificações e experiências laborais prévias à migração, a existência de outros obstáculos de caráter discriminatório e a sobrequalificação na distribuição ocupacional deste grupo de imigrantes. Apesar dos prejuízos, infere-se que há outros fatores que sobressaem e tornam altos os níveis de satisfação com a permanência na Alemanha, como a melhor qualidade de vida e as vivências adquiridas.
- Mulheres negras e o Congresso Nacional Brasileiro: uma análise sobre os fatores que influenciaram a candidatura e a eleição de mulheres negras para o legislativo nacional em 2018Publication . Barros, Laís Tojal Coelho de; Joaquim, TeresaOs dados referentes a composição do legislativo nacional brasileiro, formado pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, após a eleição de 2018, apontam para uma situação de subrepresentação de mulheres e pessoas negras, grupos numericamente majoritários da população. Quando considerada as mulheres negras, a sub-representação aparece de forma mais evidente, pois estas representam em média 2% entre os/as parlamentares, mesmo somando cerca de um terço da população brasileira. Diante dessas verificações, a presente dissertação visa analisar os fatores e condicionantes sociohistóricos e políticos que geraram a sub-representação das mulheres negras no legislativo nacional brasileiro após 2018. Para compreensão de tais fatores e condicionantes, a pesquisa desenvolveu-se em uma perspectiva qualitativa do tipo exploratória, através do exame de dados pré-existentes em concomitância com uma revisão literária sobre temas como representação política, feminismo, raça, classe e outros que influenciam na vida das mulheres negras, permitindo uma apreciação de forma interseccional do objeto de estudo. Através de uma análise sobre tais fatores que permeiam a vida das mulheres negras brasileiras em uma sociedade influenciada pela dominação masculina, racismo e preconceitos relacionados a classe social, é possível compreender o distanciamento entre elas e a política formal. O presente estudo pretende ser um contributo aos estudos sobre representação política de mulheres, de pessoas negras e outros segmentos sociais afastados dos espaços formais da política, com atenção especial às mulheres negras, tendo a intenção de contribuir com a reflexão sobre a representação de grupos socialmente minoritários na política brasileira, buscando cooperar com o aumento dessa representação.
- A participação política das mulheres no contexto democrático: o caso da autarquia de MaputoPublication . Chiziane, Suzete António Sangula; Abrantes, Manuel; Albuquerque, RosanaEsta dissertação analisa a participação política das mulheres, tomando como caso de estudo a autarquia de Maputo, em Moçambique. Tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento e compreensão das práticas e dinâmicas que caracterizam a participação ativa das mulheres nos processos de tomada de decisão, com particular atenção aos obstáculos que dificultam a sua participação em órgãos de poder local. A pesquisa orientou-se por duas questões de partida. Primeiro, em que medida participam as mulheres em fóruns de tomada de decisão na autarquia de Maputo? Segundo, quais os fatores que influenciam a participação das mulheres nesses fóruns? Baseou-se em análise documental (dados secundários) e em entrevistas realizadas com deputados/as à Assembleia Municipal de Maputo (dados primários), a fim de examinar não só o enquadramento institucional mas também as experiências e perspetivas de mulheres e homens com atividade política. Identificamos fatores culturais, institucionais e socioeconómicos que dificultam a igualdade de género na participação política, com ênfase nas múltiplas desvantagens que continuam a penalizar as mulheres. Destacamos, em particular, a importância dos papéis de género, da educação e da sobrecarga de responsabilidades domésticas e familiares. A pesquisa demonstra também o papel fundamental que as organizações de mulheres têm desempenhado na redução da desigualdade. Enquanto as organizações de mulheres existentes dentro dos partidos políticos asseguram a seleção de mulheres para as listas de candidatos/as, as organizações de mulheres externas aos partidos desenvolvem um espírito crítico e um trabalho de terreno imprescindível para a progressiva consciencialização e emancipação das mulheres.