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- Sistemas Computacionais. Desempenho computacionalPublication . Rocio, VitorVídeo com descrição de parte do tema 1 da UC Sistemas Computacionais: Desempenho computacional.
- Género e educação: a escola como mecanismo social para (des)construir estereótipos de género, a partir da perceção de professoras do 1º ciclo e educadoras de infânciaPublication . Oliveira, Luana Flávia Barbosa de; Vieira, Cristina PereiraEssa pesquisa é direccionada a área interdisciplinar dos Estudos sobre Mulheres: Género Cidadania e Desenvolvimento, onde procura compreender a “origem e problematização sobre o género” num contexto sócio histórico como também entender o papel da Escola Básica de 1º Ciclo e Jardim de Infância na (des)construção de Estereótipos de Género, e de que maneira a educação (re)produz esses estereótipos – segundo as narrativas das professoras. Elegemos como objecto de estudo “A escola como mecanismo social para (des)construir Estereótipos de Género”, buscando captar informações através de entrevistas semiestruturadas com professoras do 1.ºciclo do Ensino Básico e Jardim de Infância de uma Escola pertencente à Margem Sul da área Metropolitana de Lisboa de um Concelho do Distrito de Setúbal. Essa investigação teve como objectivo geral compreender as concepções de Estereótipos de Género, tendo como base a educação pensada como mecanismo de (des)construção. A partir do referido foram criados alguns objectivos específicos, um deles; Conhecer a percepção das professoras do 1º Ciclo e Jardim de Infância em torno da problemática dos papéis sociais de género e estereótipos de género no ambiente escolar. Em síntese o estudo implementado é de natureza qualitativa e exploratória, onde procurou interpretar e compreender a perceção das professoras em relação a problemática de género e estereótipos de género. Na recolha dos dados recorremos à entrevista semiestruturada conduzidas através de um guião com alguns questionamentos que foram sendo exploradas mediante as respostas dadas pelas professoras. Concluímos que a escola como esfera social é apontada pelas professoras como uma grande (re)produtora em todos os seus níveis, seja em relação ao sexismo, aos estereótipos, aos papéis de género, do que é socialmente considerado adequado, os modos de agir, pensar, decidir, etc… Portanto, uma educação inclusiva pode ser determinante para transformação social e inclusão de grupos minorizados.
- Sistemas Computacionais. Introdução à administração de sistemasPublication . Rocio, VitorVídeo com descrição do tema 5 da UC Sistemas Computacionais: Introdução à Administração de Sistemas.
- Sistemas Computacionais. Paralelismo (parte 2)Publication . Rocio, VitorVídeo com descrição de parte do tema 4 da UC Sistemas Computacionais: Paralelismo.
- As bibliotecas escolares e as (novas) tecnologias na promoção da leitura: distrito de SetúbalPublication . Pena, Maria da Graça Figueiras; Novo, AnaO presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel da biblioteca escolar na promoção da leitura junto dos alunos, assim como sobre a sua missão no atual contexto marcado pela globalização e pelas tecnologias. Na atual sociedade em que vivemos, apelidada de sociedade da informação e do conhecimento, e com a generalização do uso das tecnologias e da Internet, houve uma grande mudança na forma como os alunos acedem, produzem e partilham informação. As atividades escolares deixaram de estar circunscritas à sala de aula e as bibliotecas escolares assumiram novas missões, deixando de ser meros repositórios de livros ordenados em armários que revestiam as paredes. Os recursos tecnológicos exigem não só a disponibilidade de equipamentos, mas também novas competências dos professores, em especial do professor bibliotecário e da sua equipa de apoio. Optámos por limitar o nosso estudo às bibliotecas escolares do distrito de Setúbal, investigando como as tecnologias de informação impactam a promoção da leitura. Para tal, analisámos os inquéritos do Modelo de Avaliação da Biblioteca Escolar (MABE), da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), aplicados em 2015 e em 2017 aos professores dos Agrupamentos de escolas do Distrito de Setúbal, integrados na RBE. Trata-se de um estudo de caso, de cariz qualitativo, com caráter descritivo e analítico. Verificou-se que mais de um quarto dos professores continua, entre 2015 e 2017, a afirmar que não planeia atividades com a biblioteca, como a exploração de tecnologias e de novos ambientes digitais e media. No entanto, a maioria concorda que a biblioteca ajuda os alunos na exploração e na utilização qualificada das tecnologias, da Internet e dos media, bem como reconhecem que esta tem um papel importante na promoção da leitura na comunidade escolar.
- Sistemas Computacionais. Paralelismo (parte 1)Publication . Rocio, VitorVídeo com descrição de parte do tema 4 da UC Sistemas Computacionais: Paralelismo.
- Não escrevemos como falamos!: concepção de um curso online para o desenvolvimento da competência escrita para preparação para o DIPLEPublication . Soares, Liliana Isabel da Cunha; Seabra, IsabelNos dias de hoje, possuir proficiência em mais do que uma língua estrangeira é um imperativo que configura para qualquer locutor uma vantagem competitiva a nível económico, social, profissional e também cultural. A crescente procura pela aprendizagem de português como língua estrangeira por terras do oriente tem o seu exponente na China, país que tem assistido a um elevado crescimento no número de alunos nos últimos 10 anos. Todavia, este crescimento exponencial nem sempre é acompanhado pelo aumento de professores qualificados para tal docência, o que se reflete no surgimento de algumas dificuldades por parte dos aprendentes, especialmente numa aprendizagem consistente em níveis mais elevados. Um elemento diferenciador aquando da entrada no mercado de trabalho, bem como no acesso a mestrados em Portugal, é a obtenção com sucesso do certificado de nível B2 do exame CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira), de nomenclatura exame DIPLE (Diploma intermédio de Português Língua Estrangeira). Dadas as condições apresentadas, este projeto pretende apresentar algumas soluções que permitam colmatar as dificuldades encontradas na aprendizagem da escrita em níveis mais avançados e ajudar a preparar aprendentes para a obtenção do certificado de proficiência de língua portuguesa. Convocando os princípios metodológicos da Sala de Aula Invertida e do Ensino de Línguas Baseado em Tarefas, conjugados com o ensino online, o presente trabalho propõe-se desenvolver uma sequência didática para aprendizagem da sequência prototípica da carta de reclamação, com foco nas estruturas argumentativas, com o propósito de preparar os aprendentes para a componente escrita da certificação.
- Sistemas Computacionais. Componentes e paradigmas computacionaisPublication . Rocio, VitorVídeo com descrição de parte do tema 1 da UC Sistemas Computacionais: Paradigmas e Componentes Computacionais.
- Os estudos de aula como estratégia de supervisão colaborativa de professores de inglêsPublication . Ferreira, Carla Alberta de Oliveira; Mouraz, AnaNum cenário educativo em reconstrução, de que o alargamento do campo da supervisão pedagógica à formação continuada é parte integrante, os professores não podem continuar a perpetuar o exercício profissional docente de um modo solitário e arredado das potencialidades interativas da sua praxis construída dentro da profissão. Neste sentido, os estudos de aula, um processo de desenvolvimento profissional de professores, emergem como uma estratégia supervisiva formativa, colaborativa e reflexiva centrada na prática letiva em aula. Optamos, deste modo, por uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa com design de estudo de caso de um grupo de professoras de inglês dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico, participantes em dois ciclos de estudos de aula. O objetivo do presente estudo é compreender o modo como um processo de supervisão pedagógica horizontal pode, em contexto de formação ao longo da vida, promover o desenvolvimento profissional dos professores de Inglês dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico de um Agrupamento de Escolas da zona centro. Os dados foram recolhidos por observação participante com gravação áudio das sessões de trabalho, das aulas de investigação (research lessons) e da realização de entrevistas. O enquadramento teórico é sustentado por dois grandes eixos: (i) a supervisão pedagógica colaborativa e os estudos de aula; (ii) e o desenvolvimento profissional docente, que integra o trabalho reflexivo num processo progressivo de construção profissional ao longo de toda a vida do professor. Esta investigação visa, assim, contribuir para a compreensão dos contributos da supervisão pedagógica colaborativa assente na desconstrução de três solidões, na co-construção de uma solidariedade e na edificação de práticas de ensino colaborativas e reflexivas entre professores de Inglês dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico. Os resultados permitem concluir que as professores participantes mudaram a sua conceção de supervisão pedagógica, considerando que, o processo de supervisão colaborativa experimentado com os estudos de aula, foi um contributo para o seu desenvolvimento profissional. Contudo, este potencial transformador não foi alcançado em ambientes institucionais.