Ciências da Informação | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Ciências da Informação | Comunicações em congressos, conferências e seminários / Communications in congresses, conferences and seminars by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Contribuição da UAb para a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: o papel do Repositório InstitucionalPublication . Carvalho, Madalena; Caeiro, SandraO trabalho apresenta uma reflexão sobre desafios e oportunidades dos repositórios institucionais enquanto sistemas de informação que permitem gerar indicadores aplicáveis à gestão das organizações. Pretende-se, a partir de indicadores colhidos e analisados de modo sistemático ao longo dos dois últimos anos, demonstrar a relevância do repositório institucional da Universidade Aberta (UAb) - Repositório Aberto enquanto sistema de apoio à gestão. A UAb avalia, de forma sistemática, o desempenho da Sustentabilidade da Instituição, sendo a análise da produção científica uma das formas. Partindo da monitorização relativa ao reporte de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS das Nações Unidas, na produção científica do Repositório Aberto, perspetiva-se a relevância deste processo para obter, de forma sustentada, indicadores relativos ao compromisso da produção UAb para com os ODS e, a partir daí, ao desempenho da produção científica sobre sustentabilidade na Instituição. Apresenta-se uma abordagem teórico-reflexiva, orientada fundamentalmente, pela literatura especializada. Descreve-se o processo de recolha, análise e interpretação dos dados. Efetua-se uma análise da representatividade dos ODS, globalmente e segmentada por tipologia de comunidades. Avaliam-se os resultados e apresentam-se as conclusões.
- Depósito legal da produção académica: reflexões da Universidade Aberta (UAb), instituição de ensino superior público universitário português, premiada pelo RCAAP em 2018Publication . Carvalho, MadalenaOs estabelecimentos de ensino superior portugueses são responsáveis por facultar o acesso à Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência – DGEEC, aos conteúdos das dissertações de mestrado e teses de doutoramento defendidas nas suas instituições, e depositadas nos seus repositórios institucionais, para fins de recolha e processamento de indicadores estatísticos. Na Universidade Aberta, a articulação estabelecida entre a Direção de Serviços Académicos e a Direção de Serviços de Documentação, permitiu atualizar a informação relativa à totalidade das teses de doutoramento produzidas e às dissertações de mestrado defendidas desde o início de 2013. Concluída a defesa, os Serviços Académicos enviam as dissertações e as teses aprovadas para os Serviços de Documentação para efeitos de tratamento documental e depósito dos conteúdos digitais e respetivos metadados no Repositório. A certificação de que os documentos depositados são os defendidos e aprovados em provas públicas, é garantida por um procedimento do Sistema de Gestão da Qualidade da UAb. Ao integrar o Repositório, o documento passa a ter um identificador único e permanente “dc.identifier.uri” que é, juntamente com as “palavras-chave” atribuídas, inserido no RENATES pelos Serviços Académicos. Este registo garante a atribuição de um identificador numérico único “TID” ao documento. O procedimento relativo ao registo no RENATES é diferenciado para mestrados e doutoramentos. Nos doutoramentos é ao Conselho Científico que compete efetuar este registo aquando do início do Projeto de Tese, enquanto nos mestrados, a responsabilidade cabe aos Serviços Académicos e é efetuado após a conclusão das provas. A informação relativa ao identificador “TID” é inserida, pelos Serviços de Documentação, no campo de metadados “dc.identifier.tid” do documento, no Repositório. Em 2018 a UAb foi a instituição de ensino superior público universitário portuguesa que evidenciou o maior grau de cumprimento relativo ao Depósito Legal da sua produção académica - 100%.
- Diretrizes para a implementação da Ciência Aberta na Universidade Aberta de PortugalPublication . Caeiro, Sandra; Carvalho, MadalenaApresenta-se a Política de Ciência Aberta em desenvolvimento na Universidade Aberta de Portugal (UAb). Orientada pelos princípios da transparência, da colaboração e da partilha do conhecimento, estrutura-se em três dimensões fundamentais: (i) Acesso Universal – garantir o acesso público a publicações, dados, software, códigos-fonte e hardware produzidos, eliminando barreiras de natureza financeira, técnica, legal ou ética; (ii) Reutilização Responsável – promover a reutilização dos resultados da investigação; (iii) Ética, Transparência e Integridade – assegurar a disponibilização aberta de dados e publicações, permitindo a verificação e replicação dos resultados científicos. Estas dimensões concretizam-se em cinco eixos estratégicos: Acesso Aberto a Publicações Científicas – obrigatoriedade do depósito da produção científica no repositório institucional; Gestão de Dados de Investigação – promoção de boas práticas na gestão de dados; Recursos Educacionais Abertos (REA) – incentivo à criação e partilha de conteúdos educativos em conformidade com a tipologia REA; Ciência Cidadã – valorização da participação social nos processos científicos; Investigação e Inovação Responsável (RRI) – integração de princípios éticos e sustentáveis em todas as fases do processo científico. Após a sua publicação, a Política será objeto de avaliação contínua, de forma a assegurar a conformidade com as melhores práticas internacionais e a sua atualização face aos avanços científicos e tecnológicos.
- Evidências e reflexões sobre utilização de recursos educacionais abertos em contexto de pandemiaPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO estudo pretende contribuir para determinar de que forma a situação decorrente da pandemia de Covid 19 se refletiu no aumento do interesse pela utilização de recursos educacionais abertos (REA) disponibilizados pela Universidade Aberta de Portugal (UAb). Para percecionar a existência de padrões de utilização, antes e depois do período pandémico, é efetuada uma análise comparativa dos dados de utilização do repositório institucional da UAb, expressos em números e locais de utilização dos conteúdos da comunidade REA. O trabalho apresenta ainda uma reflexão acerca da contribuição dos REA para a globalização da ciência e da sua mediação pedagógica. A análise dos dados estatísticos descritos de modo comparado permite-nos evidenciar a relevância que o Repositório assume para aumentar a visibilidade das coleções e o seu impacto junto da comunidade científica e educacional, nacional e internacional.
- Inovação pedagógica na Universidade Aberta: um ecossistema de recursos e práticas educacionais abertasPublication . Bastos, Glória; Carvalho, MadalenaO movimento Recursos Educacionais Abertos (REA) tem vindo a assumir um papel de destaque nos novos cenários relacionados com a inovação em educação. Perante a necessidade de se ampliar o acesso a educação de qualidade com custos reduzidos, os REA surgem como uma alternativa, e a comunidade académica evidencia uma crescente sensibilização para a incorporação desta tipologia de recursos nas suas práticas educativas. Neste contexto, a Universidade Aberta de Portugal (UAb) destaca-se, no panorama do ensino superior português, por ser a única instituição que tem no seu repositório institucional – Repositório Aberto, uma comunidade específica para a disponibilização de REA, garantindo a facilidade na localização e a confiança na qualidade dos conteúdos. Simultaneamente, no âmbito da estratégia de educação aberta, através da iniciativa AULAbERTA, a UAb desenvolve um conjunto de práticas que permite associar aos REA, disponibilizados no Repositório Aberto, a descrição e a ligação a contextos concretos de uso. Neste artigo, para além da contextualização deste projeto, descrevem-se as estratégias e as metodologias que estão a ser seguidas bem como os resultados obtidos no que se refere aos recursos educacionais inseridos em percursos de exploração pedagógica reais. Apresenta-se ainda uma reflexão sobre o modo como, na estrutura da UAb, os diferentes elementos, atores e estruturas se integram e articulam no âmbito deste ecossistema.
- Learning with the school library: multi-literacies and collaborationPublication . Costa, Magda; Novo, AnaThis article presents a research process framed in an action-research model, in the context of collaborative work, for which training was designed. Its objective was to put into practice the learning framework associated with the work of school libraries in Basic Education. With it, we tried to build and implement work tools that support teachers and students in the development of information literacy, in the construction of metacognitive strategies and, consequently, in the construction of autonomy processes, under the responsibility of a teacher librarian.
- Parents and the school library: a longitudinal studywith elementary schools in PortugalPublication . Bastos, Glória; Novo, AnaThis longitudinal study investigates parental involvement in school libraries (SL) across four regions in Portugal, examining data from 2015, 2017, and 2019. It explores how parents engage with SL initiatives, particularly in reading promotion, and evaluates their perceptions of the SL’s role in academic success. The study highlights disparities in parental engagement across different regions and underscores the importance of effective communication and collaboration between parents and SLs. The findings reveal that enhanced parental involvement positively impacts students' learning outcomes, emphasizing the need for inclusive practices to foster stronger school-community ties.
- Potenciar a inclusão e a acessibilidade ao conhecimento através do Repositório InstitucionalPublication . Carvalho, Madalena; Dias, Isabel de BarrosO trabalho incide sobre a identificação e implementação de estratégias e métodos para promover a acessibilidade de todos à informação e à educação inclusivas. Apresenta-se a solução implementada na Universidade Aberta de Portugal (UAb) para disponibilizar o acesso autónomo ao conhecimento produzido e disponibilizado pela Instituição aos estudantes com necessidades educativas especiais (NEE) ao nível da visão, ou físicas que dificultem ou impeçam o segurar de um livro, duas situações que obrigam ao recurso a leitores de ecrã. Esta solução resultou do trabalho desenvolvido de modo colaborativo entre o Projeto Acessibilidades, que tem por finalidade apoiar, em ambiente de e-learning, os estudantes da Universidade Aberta com NEE e a Direção de Serviços de Documentação, responsável pela disponibilização de serviços e recursos de informação e pela administração do Repositório Institucional. Analisa-se o processo de constituição, no Repositório Aberto, de uma comunidade com materiais de estudo e outros recursos de informação adaptados às necessidades destes estudantes. A disponibilização dos conteúdos e a promoção da autonomia dos utilizadores no acesso aos recursos, tem por finalidade ampliar as opções didáticas e as possibilidades de acesso ao ensino-aprendizagem e possibilitar o exercício de uma docência online inclusiva e sem barreiras.
- Recursos Educacionais Abertos e Agenda 2030: a Universidade Aberta de Portugal (UAb)Publication . Carvalho, MadalenaA educação e a formação, aspetos cruciais do desenvolvimento humano, desempenham um papel central na construção de um mundo sustentável. Para corresponder aos novos contextos de inovação e às exigências da sociedade digital e assegurar a ampliação do acesso à educação, a Universidade Aberta de Portugal disponibiliza, de modo agregado, através da comunidade Recursos Educacionais Abertos (REA) do Repositório Aberto, materiais de ensino, livres em termos de acesso, de transformação e de partilha, cujas temáticas cobrem diversas áreas do saber, transversal a diferentes perfis de utilizadores. A todos os documentos estão associados metadados que asseguram a sua autenticidade, compreensão e utilização, nomeadamente no que concerne ao direito de autor, à utilização legal e legítima em contexto educativo. A cooperação e o intercâmbio com instituições congéneres, constituem uma área de desenvolvimento estratégico, contribuindo para transformar e acrescentar valor à sociedade, dentro e fora das fronteiras nacionais. Para promover a ampliação do acesso aos conteúdos, foi empreendida uma estratégia de estabelecimento de protocolos e parcerias, que permitem, pela interoperabilidade, a integração do Repositório Aberto em redes de produção e disponibilização de Recursos Educacionais Abertos. Os dados estatísticos, expressos no número e nos locais em que os downloads são efetuados, evidenciam que a UAb cumpre o objetivo de promover a qualidade da educação e a capacitação de grandes massas populacionais em contextos geográficos e socioeconómicos diferenciados - ODS-4. As parcerias, o trabalho colaborativo e a interoperabilidade estabelecida sustentam o papel da UAb no apoio internacional para a implementação eficaz e orientada da capacitação em países em desenvolvimento e o reforço da parceria global para o desenvolvimento sustentável – ODS 17.
- Recursos Educacionais Abertos UAb / ICDE. Apoiar a implementação da Recomendação REA da UNESCO em países de língua portuguesaPublication . Carvalho, Madalena; Barros, Daniela Melaré Vieira; Casanova, Diogo; Malbrand, Anais; Dang, Jacques; Gjelsvik, TorunnO trabalho aborda a importância da expansão dos Recursos Educacionais Abertos (REA) em língua portuguesa e propõe soluções concretas para a sua disseminação alargada no espaço lusófono. Apresenta-se o projeto REA/ICDE, uma iniciativa da Universidade Aberta de Portugal, com o apoio do International Council for Distance Education (ICDE) e da UNESCO, que visa implementar a Recomendação da UNESCO sobre REA nos países de língua portuguesa. O projeto centra-se na tradução e adaptação de dois cursos sobre Educação Aberta, Licenciamento Aberto e práticas de REA, originalmente desenvolvidos pela Université Numérique (França) para países francófonos. A iniciativa visa aumentar a disseminação e utilização de REA, promover a capacitação de profissionais da educação e ampliar o acesso a materiais educativos de acesso livre e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento da Educação Aberta nos países de língua portuguesa. A proposta considera as especificidades geográficas, procurando superar barreiras linguísticas e culturais, ao mesmo tempo que respeita as exigências legais e normativas de cada país. As instituições envolvidas contam com a colaboração de uma rede de especialistas locais, constituída com o intuito de garantir a adequação cultural, linguística e jurídica dos conteúdos pedagógicos produzidos.
