Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books
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Browsing Ciências da Educação | Capítulos/artigos em livros nacionais / Boock chapters/papers in national books by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- A Amazónia em livros para os mais novos: espaços de encontro e de aprendizagemPublication . Bastos, Glória; Tomé, Maria da ConceiçãoA literatura funciona como um local para a criação de significado cultural, e especificamente os livros para os mais novos refletem e fazem refletir sobre normas e valores sociais. Neste sentido, analisam-se dois livros para crianças e jovens com ação situada na Amazónia, concretamente, Yara/Iara e Uma aventura na Amazónia, procurando identificar as imagens transmitidas, seguindo uma leitura de aproximação à ecocrítica, e examinando de que forma podem promover a ecoliteracia junto dos seus potenciais leitores. Ao retratar ambientes naturais e culturais distintos, estes livros colocam a criança perante a variedade que caracteriza o mundo, desenvolvendo um discurso através da palavra e da ilustração que, com diferentes graus de complexidade, em função da faixa etária alvo de cada obra, facilita a compreensão da alteridade e procura uma implicação do leitor na defesa do contexto retratado, a floresta amazónica.
- Aprendizagem ao Longo da Vida: das orientações comunitárias às estratégias de cinco Estados-membrosPublication . Neves, ClaudiaEste estudo foi desenvolvido tendo por principal objectivo analisar as estratégias de ALV ao nível nacional, no sentido de abarcar os sentidos que lhe vão sendo atribuídos quer ao nível da política, enquanto orientação estratégica no contexto da UE, quer ao nível da implementação desta referência nos contextos dos países seleccionados para análise.
- ApresentaçãoPublication . Moreira, DarlindaApresentação do livro Etnomatemática: concepções, dinâmicas e desafios, pp.11- 20 Jundiaí-SP: Paco Editorial Maria Cecilia Fantinato &. A. Vargas Freitas, (Eds)
- Avaliação externa de escolas e inovação educativaPublication . Henriques, Susana; Abelha, Marta; Seabra, Filipa; Mouraz, Ana
- Ciência da prevenção e qualificação para a intervençãoPublication . Henriques, Susana
- Comunidades de conhecimento e aprendizagem colaborativaPublication . Dias, Paulo
- Contextos de aprendizagem e mediação colaborativaPublication . Dias, Paulo
- Contributos para a definição de um contexto para o uso da abordagem da complexidade em estudos sobre administração e gestão educacionalPublication . Neves, ClaudiaO impulso para escrever este artigo tem uma natureza diversa. Por um lado, o convite para revisitar o pensamento de Teresa Ambrósio quase 12 anos depois da sua ausência física, com quem tive o enorme prazer de trabalhar e foi quem me impulsionou para pensar e refletir sobre a temática da complexidade. Por outro lado, a possibilidade de voltar a reler e analisar o trabalho de Teresa Ambrósio, o seu legado, representa um misto de saudade, memória e privilégio que faço questão de perpetuar. Junta-se a esta receita a oportunidade de poder voltar a refletir sobre a abordagem complexidade, uma das áreas às quais Teresa Ambrósio dedicou parte da sua investigação e reflexão e que pude acompanhar de forma próxima, contagiando-me e entusiasmando-me ao longo destes mais de dez anos que passaram. Finalmente, junta-se um último elemento que se prende com o facto de estar a coordenar um mestrado em Administração e Gestão Educacional e ter tido, recentemente, a oportunidade de presidir a um júri de provas públicas de um estudante que apresentou um trabalho de dissertação sobre complexidade, liderança e administração e gestão educacional o que me proporcionou momentos de grande satisfação que estimularam memórias e reflexões que neste artigo pretendo aprofundar.
- Diálogos a partir de dinâmicas de formaçãoPublication . Neves, Claudia; Gomes, Elisabete X.Este foi o ponto de partida do consenso entre nós que se desenvolve num diálogo a duas vozes e que sintetiza algumas reflexões. Foi-nos pedido, enquanto doutorandas que participaram nas sessões dos seminários de investigação, que desenvolvêssemos uma reflexão sobre as questões centrais e os questionamentos que nos marcaram nestes espaços de diálogo científico. A multi-referencialidade da educação, da investigação em educação e da formação dos investigadores, clarificada por Alves e Azevedo na introdução deste livro concretizou-se também pela polifonia que foi sempre promovida e de que o nosso texto pretende fazer eco. É neste registo que aqui apresentamos algumas das principais tensões e reflexões que nos foram acompanhando, ao mesmo tempo que tentamos interpelar os contributos dos autores deste livro, também eles participantes nestas experiências.
- A dimensão europeia como fator estruturante do projeto da União EuropeiaPublication . Almeida, Ana Patrícia; Neves, CláudiaNo contexto particular da União Europeia, a dimensão europeia da educação é um factor fundamental para a sustentabilidade deste projeto político. A partir de uma síntese das principais fases de construção do projeto europeu na área da educação e da formação, este capítulo procura explorar qual o papel atribuído à dimensão europeia da educação desde os tratados fundadores da União Europeia (UE) até à época atual. Finalizamos este capítulo com uma breve análise sobre os estudos desenvolvidos em torno do tema da dimensão europeia da educação e levantamos um conjunto de questões sobre a concretização desta dimensão europeia nos currículos nacionais e nas atividades em sala de aula.