Educação a Distância e Elearning
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Browsing Educação a Distância e Elearning by Sustainable Development Goals (SDG) "09:Indústria, Inovação e Infraestruturas"
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- A ‘agenda’ do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticasPublication . Neves, Ana Maria; Morgado, LinaCom a modalidade de ensino a distância online nunca os professores e estudantes tiveram oportunidade de estar tão perto uns dos outros pedagogicamente, apesar da distância física. A internet marcou o início de uma nova geração de ensino-aprendizagem em que as fronteiras do espaço e as barreiras do tempo permitem a comunicação síncrona ou assíncrona num tempo e num espaço híbridos onde o sentido da palavra distância ganhou novos contornos e a linha do tempo rompeu-se para dar origem a um tempo eterno, sem presente e sem passado e, considerando os últimos avanços nas tecnologias de realidade virtual e inteligência artificial, com a possibilidade de prever e escolher o nosso futuro. O quotidiano vivido nos contextos virtuais tem implicações diversas nas formas de organização social e, consequentemente, na educação. Assim, sublinham-se as particularidades culturais relacionadas com a perceção do tempo, aspeto no qual nos fundamentamos teoricamente nas definições de Hall (1959), Hall e Hall (1990) e nas adaptações aos contextos educativos de Bluedorn, Kaufman e Lane (1992); Capdeferro, Romero e Barberà (2014); Kaufman, Lane e Lindquist (1991) e Stone e O’Shea (2013, 2019). No que respeita à relação dos estudantes com as tecnologias digitais, fundamentamos o nosso estudo nas metáforas sugeridas por White e Le Cornu (2011, 2017) quanto aos perfis visitante e residente. Por fim, no que concerne ao acolhimento, integração e apoio aos estudantes a distância no ensino superior tomamos como ponto de partida os estudos de Morgado et al. (2019); Morgado, Afonso e Ferret (2019, 2021); Morgado, Neves e Teixeira (2016); Morgado, Quintas-Mendes e Miranda (2017); Neto, Teixeira e Morgado (2016) e Sánchez-Elvira e González Brignardello (2014). A nossa investigação tem por objetivos contribuir para a construção de um quadro teórico sobre a variável tempo do estudante a distância online, compreender a relação entre o perfil do uso das tecnologias digitais e as variáveis de gestão do tempo, contribuir para o desenho de serviços de suporte à integração dos novos estudantes nos cursos a distância, identificar perfis de utilização das tecnologias digitais, identificar os processos de gestão do tempo pelos estudantes a distância e, por fim, analisar as principais dificuldades que os estudantes encontram na gestão do tempo online. De natureza exploratória, a investigação reveste a forma de um estudo de caso, utilizando uma metodologia mista. Como instrumentos de recolha de dados, efetuámos análise documental bem como narrativas semi-orientadas, questionário e entrevistas a estudantes a distância. Na análise dos dados recorremos a análise de conteúdo e análise estatística. As principais conclusões apontam para: a) o desejo de desenvolvimento pessoal é a primeira motivação que leva os estudantes a ingressarem num curso superior em idade madura; b) a principal razão que conduz os estudantes a procurarem um curso a distância são as relacionadas com a flexibilidade do modelo; c) as competências do domínio colaborativo são aquelas que mais se apresentam deficitárias entre os estudantes; d) observámos a existência de um perfil de utilização do tempo académico intermédio entre monocrónico e policrónico. Os estudantes de mestrado e doutoramento têm um perfil de utilização do tempo mais monocrónico enquanto os estudantes de licenciatura têm um perfil mais policrónico; e) não foi encontrada uma relação clara entre as variáveis sexo e os perfis de utilização do tempo nem entre a existência de dependentes a cargo e a gestão do tempo. Em suma, os nossos resultados apontam para a necessidade de reavaliação dos mecanismos de integração, acolhimento e apoio aos estudantes a distância online, em contexto de aprendizagem online, orientando esses mecanismos para as reais necessidades e perfis dos estudantes.
- Ambientes híbridos em educação a distância : cenários para a criação de envolvimento do estudante na redePublication . Messias, Inês; Morgado, Lina; Barbas, Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-ClaraO estudo referido na presente tese enquadra-se no âmbito do programa doutoral na especialidade de Educação a Distância e eLearning (EDeL) da Universidade Aberta, desenvolvida no contexto da linha de investigação em Educação a Distância e Educação em Rede do Laboratório de Educação a Distância e ELearning, LE@D, da Universidade Aberta, projeto de investigação em Educação Online e Web Social. A Educação a Distância tem sofrido grande desenvolvimento desde as primeiras gerações, possuindo hoje uma capacidade de inovação e de integração de novas plataformas e designs pedagógicos. Contudo é frequente atribuir-se-lhe alguma dificuldade em promover níveis de interação e participação dos estudantes que a frequentam. É neste contexto que esta investigação se propõe compreender a relevância do envolvimento do estudante para uma real construção e apropriação do conhecimento em cenários de educação a distância. Assim, partindo da criação de ambientes de aprendizagem híbridos ou mistos, obtidos, neste caso, conjugando ambientes virtuais formais e as suas características (por exemplo, o Learning Management System, Moodle), e complementado com ambientes virtuais informais e as suas características (por exemplo, a rede social Facebook), pretende-se compreender se e como poderá contribuir para um envolvimento do estudante em cursos do ensino superior a distância. Assim, importa antes de mais refletir e testar não só as plataformas onde o estudo será implementado, mas também as ferramentas que irão ser utilizadas para recolher os dados. O estudo pretende analisar o nível de envolvimento do estudante através do grau de interação, a frequência da colaboração e a qualidade das contribuições, quer em Fóruns de Discussão no Moodle, quer Grupos no Facebook. Os resultados desta análise permitirão identificar como estas ferramentas podem ou não influenciar o envolvimento dos estudantes e, consequentemente, o impacto que este tem no processo de construção do conhecimento. Após uma revisão da literatura, centrada nos estudos e na diversidade de ambientes virtuais disponíveis em contexto educacional, e do papel das redes sociais em contexto educacional, será realizada uma contextualização do estudo e descritos os ambientes virtuais (plataformas e as ferramentas) selecionados e o seu quadro teórico. Em termos metodológicos, uma vez que a base do estudo são a interação e o relacionamento entre o sujeito e as plataformas, adotou-se a Activity Theory como quadro teórico para o estudo, o que permitiu criar um planeamento, onde o cruzamento dos dados de ambas as plataformas foi detalhadamente pensado, definindo todos os elementos necessários ao estudo. Assim, foi possível definir o Moodle e o Facebook como as ferramentas a analisar, os participantes foram definidos como os estudantes e docentes envolvidos, as regras a serem aplicadas durante o estudo definiram-se como as normas de utilização das ferramentas, onde a comunidade se definiu como sendo o Ensino Superior a Distância em Portugal, o motivo entende-se como o objetivo do estudo, conhecer a relevância das ferramentas em estudo para o Ensino Superior a Distância, a divisão das tarefas possibilitou definir o papel que cada participante tem no estudo e o resultado entendeu-se como os dados que resultaram da experiência. O estudo apresenta uma natureza mista, uma vez que se procedeu à recolha de dados quantitativos e qualitativos, para ser possível responder às questões do estudo. Entre as ferramentas utilizadas para a recolha de dados quantitativos, para além dos questionários, houve a necessidade de recorrer a ferramentas de Learning Analytics para a recolha dos dados das plataformas em estudo. Utilizou-se o SNAPP para recolher os dados de interação no Moodle e o Netvizz para a recolha de dados nos grupos do Facebook. Este aspeto levou o estudo a enquadrar-se numa metodologia de Análise de Redes Sociais, ou Social Network Analysis. Esta metodologia, permitiu analisar os dados a diferentes níveis, quer relativamente aos intervenientes, quer a nível de grupo, local ou rede, permitindo compreender o padrão de relação entre indivíduos, os seus perfis de utilizadores e como afetam a rede. Para a visualização e análise dos dados, recorreu-se ao Gephi, que permitiu o tratamento dos dados recolhidos em ambas as plataformas e verificar os indicadores das interações em 3 níveis: individual (identificando o grau de centralidade das redes), grupo (identificando os graus de intermedialidade e o grau de coesão) e global (identificando o grau de centralização e o grau de densidade da rede). Foi também possível identificar visualmente os padrões de rede presentes. Para a análise qualitativa, foi necessário estabelecer categorias e subcategorias, para se possível determinar os níveis e dimensões do discurso. Foram tidos em conta diversos modelos para se chegar ao modelo desenhado para este estudo, onde as categorias foram divididas em subcategorias positivas e negativas, e em níveis de grau de envolvimento. Utilizou-se o QDA Miner para a visualização e análise dos dados em detalhe, de forma organizada e metódica. As conclusões apontam para a necessidade de rever o perfil de estudante e docente do Ensino Superior a Distância em Portugal, uma vez que os resultados sugerem uma não conformidade relativamente aos perfis apontados pela literatura atual, que serve de base para a estruturação das ferramentas e design instrucional atualmente utilizado em Portugal. Ainda assim, foi possível estabelecer uma nova proposta de maturação dos perfis e também uma proposta dos que atualmente é possível encontrar no ensino a distância no nosso país. A clara preferência dos perfis mais jovens pela utilização do Facebook como espaço de discussão mostra-se oposto à escolha dos docentes, que na sua maioria continuam a escolher os Fóruns do Moodle. A análise dos dados recolhidos, em ambas as plataformas permitem verificar que não só os níveis de interação são superiores nos Grupos de Facebook, apresentando graus de centralidade baixos e graus de densidade elevados, como qualitativamente os resultados demonstram que é nesta rede social que o debate de ideias, a partilha, e a criação de conhecimento ocorrem. Estes aspetos verificaram-se ser inexistentes nos Fóruns do Moodle analisados, sendo que esta plataforma foi predominantemente utilizada como repositório de documentos. Os resultados obtidos no estudo apontam para a importância da adoção de ferramentas da Web 2.0 como complemento ao Moodle de modo a possibilitar a criação do envolvimento do estudante. É neste contexto que se registou alguma dinâmica e interação nos grupos, tendo ocorrido um elevado grau de envolvimento, a criação e o aprofundamento de conhecimento.
- An information systems' model of internal communication with and between teachers, as internal stakeholders, in portuguese public schoolsPublication . Luíso, Eugénia Maria Vicente; Mendes, António Quintas; Isaías, PedroA comunicação interna constitui um fator chave para o bom funcionamento das organizações e uma vantagem competitiva. O envolvimento dos stakeholders internos é uma questão fundamental para o futuro de qualquer organização. Igualmente importante é, também, definir uma política de comunicação interna crucial para a cooperação e motivar a relação entre os stakeholders. Esta pesquisa apresenta um estudo no âmbito da comunicação interna com os professores, enquanto stakeholders internos, nas Escolas Públicas Portuguesas nas seguintes dimensões: papel da comunicação interna, veículos de comunicação, níveis de satisfação, democratização e abertura do conselho escolar e plataforma Moodle como veículo de comunicação. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram as seguintes: análise documental, entrevistas estruturadas e questionário estruturado. No que diz respeito ao questionário, este foi aplicado nos meses de fevereiro, março e abril de 2017 aos professores de 53 Escolas Públicas Portuguesas. O número de respostas foi de 191. A análise fatorial foi a principal técnica utilizada para encontrar os fatores subjacentes às opiniões e comportamentos dos stakeholders. Este estudo permitiu verificar que as dimensões estudadas desempenham um papel determinante e que uma comunicação interna adequada é um instrumento que melhora a organização das Escolas Públicas Portuguesas na prossecução dos seus objetivos, tornando-se cada vez mais ativas no seu meio ambiente. Finalmente, com base em todo o trabalho desenvolvido, esta pesquisa propõe um novo modelo de Sistema de Informação bem-sucedida, baseado no modelo DeLone e McLean (2003), que permite conhecer a satisfação dos stakeholders internos nas Escolas Públicas Portuguesas, no contexto da comunicação interna, utilizando o Moodle como ferramenta de comunicação. Em suma, este estudo demonstra como a comunicação organizacional interna é um fator organizacional importante nas Escolas Públicas Portuguesas, que melhora o desempenho dos professores, enquanto stakeholders internos.
- Apps e estratégias de M-learning para PLE: estudo de caso com estudantes do ensino superiorPublication . Matos, Filipa Andreia Martins; Cardoso, Teresa Margarida LoureiroCom o desenvolvimento de novas tecnologias, nas últimas décadas têm vindo a ser desenvolvidas novas abordagens de ensino-aprendizagem. Conceitos como mobile learning (m-learning) afloram e transformam o ambiente de aprendizagem em cenários móveis e de mobilidade. Com este estudo, pretendeu-se contribuir para o m-learning no campo da educação em línguas, e em particular verificar como pode enriquecer o desenvolvimento de competências comunicativas (sobretudo escritas) no ensinoaprendizagem do português como língua estrangeira (PLE), no ensino superior. Considerou-se, para esse efeito, a análise e a implementação das apps Kahoot!, Padlet e Socrative. Metodologicamente, optou-se pelo estudo de caso, tendo-se implementado inquéritos por questionário e realizado observação participante. Os dados recolhidos foram analisados recorrendo a métodos quantitativos (análise estatística) e qualitativos (análise de conteúdo). Com base nos resultados obtidos, é possível concluir que a utilização de dispositivos móveis aliada ao uso das três apps referidas - Kahoot!, Padlet e Socrative - contribui para um maior envolvimento dos estudantes nas tarefas educativas. Foi também possível atestar que o recurso às apps em análise, principalmente a app Padlet e a app Socrative, permitiram desenvolver e melhorar competências de compreensão e de produção escrita. No que diz respeito à app Kahoot!, confirmou-se ser uma app mais direcionada para o gaming, fomentando maior espírito de competição. Em suma, consideramos que estas apps, articuladas com estratégias de ensinoaprendizagem em m-learning, coadjuvam no desenvolvimento das competências para a aprendizagem do século XXI. Destaca-se ainda que esta abordagem se adequa assim às mudanças da sociedade atual, provocando desafios pedagógicos e novas formas de aprendizagem em PLE, prevendo-se alargar a sua implementação ao ensino e aprendizagem de outras línguas estrangeiras, também no Ensino Superior.
- A avaliação da integração de um tutor virtual em cursos a distânciaPublication . Guerreiro, Anibal; Barros, Daniela Melaré VieiraA evolução tecnológica tem contribuído significativamente para mudanças relevantes em quase todas as dimensões da nossa sociedade, nomeadamente na educação e, consequentemente, na Educação a Distância (EaD). Associando as potencialidades das tecnologias disponíveis, à necessidade dos estudantes e à indispensabilidade das instituições automatizarem alguns processos passíveis de serem automatizados, justifica-se a criação de um Tutor Virtual que execute algumas funções que contribuam para as situações de aprendizagem dos estudantes. Desta forma, a presente investigação teve como finalidade analisar a integração de um Tutor Virtual em algumas Unidades Curriculares dos Cursos da Universidade Aberta, nas áreas de Ciências Naturais, Ciências Computacionais e Ciências Sociais, como complemento de Tutores Humanos. A integração de um Tutor Virtual, baseado em Agentes Virtuais Encapsulados (AVE), nos ambientes de Gestão de Sistemas de Aprendizagem (LMS), assentes na integração de interfaces antropomórficas, cujas aparências e características são tão realistas e credíveis e sem piorar o seu desempenho, faz com que este tipo de agentes sejam interlocutores para complementar os tutores humanos em ambientes reais de aprendizagem. A metodologia foi um estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados foram: documentação do projeto, inquéritos por questionário (aos alunos participantes) e entrevistas semiestruturada (aos gestores/professores envolvidos no projeto). Em relação aos resultados, é de referir que o uso dos agentes encapsulados motivou e facilitou o processo de comunicação entre os estudantes e o Tutor, para além disso, proporcionou um acesso mais rápido aos conteúdos das UC.
- Comunidades virtuais de prática : contextos educacional, profissional e sociedade civilPublication . Rocha, Maria Antonieta; Pereira, AldaFace à atual ecologia da Web 2.0 e poder da Rede global, o presente estudo desenvolve uma análise da importância e enriquecimento que verdadeiras comunidades virtuais de prática potenciam bem como, a fim de que possam ser disseminadas, averigua as suas características e boas práticas em três diferentes contextos: educacional, profissional e sociedade civil. As opções metodológicas da nossa investigação recaíram na adoção de uma abordagem qualitativa e estudos de caso múltiplos. Relativamente à recolha de dados optámos inicialmente pela observação à dinâmica das sete comunidades a que se seguiram entrevistas semi-diretivas e um questionário online aos membros de todas as comunidades estudadas. A análise efetuada evidenciou que, das sete comunidades estudadas, apenas a comunidade em contexto educacional e as duas em contexto profissional se afiguram como comunidades virtuais de prática. Constatou-se ainda que no contexto da sociedade civil, ao invés de comunidades virtuais de prática, encontrámos uma tendência para a existência de redes. Emergiu da análise dos casos estudados que para a formação e proliferação de uma comunidade virtual de prática – identificada no contexto educacional e profissional - é determinante a vontade expressa de um conjunto de indivíduos que se identifiquem, entre si, e com um domínio reconhecido como relevante num espaço sem hierarquia explícita, não tutelar nem tutelado, sem demasiada estruturação. A resposta à dúvida colocada como a partilha de experiência assume-se fundamental para alimentar estas comunidades. Verificámos ainda que, para que uma comunidade virtual de prática seja dinâmica e possa proliferar, importa ter em conta alguns aspetos: (a) rejeição de controlo; (b) democracia; (c) liderança horizontal e partilhada; (d) estruturação moderada; (e) tecnologia facilitadora de interação e dinâmica; (f) conhecimento anterior entre alguns membros. Por último, constatámos a importância de comunidades virtuais de prática constituídas por pares, fora de controlo empresarial ou tutelar, mas antes enquanto formas organizativas informais. Com efeito, estas propiciam a partilha e discussão das temáticas e atividades inerentes a cada carreira profissional.
- Contextos e condicionantes para o uso e reutilização de recursos educacionais abertosPublication . Fernandes, Isabelle Anjos Martins; Mendes, António QuintasNa globalidade do mundo em que vivemos, fala-se de sociedade da informação, de redes sociais e de partilha generalizada. Nas universidades, as solicitações para uso e reutilização de Recursos Educacionais pertencem a um mundo onde se fala cada vez mais de abertura. A abertura deve ser entendida como mais hipóteses para todos acederem a mais oportunidades de aprender e partilhar. Para aproveitar esta potencialidade, precisamos de apreender o contexto e as condicionantes em que se inscrevem os Recursos Educacionais Abertos (REAs), em particular no Ensino Superior Português. A presente investigação procurou estudar as perceções de um grupo de estudantes do Ensino Superior Português sobre os Recursos Educacionais Abertos (REAs) e as suas condicionantes no momento de transformar produções escritas por outros em REAs. A investigação incidiu sobre um grupo de estudantes de uma unidade curricular de um mestrado completamente online mais especificamente na unidade curricular de Psicologia da Comunicação Online do Mestrado em Pedagogia do E-learning da Universidade Aberta de Portugal. A metodologia escolhida para desenvolver o trabalho foi a Design-Based Research (DBR) porque se adequa às fases de design, implementação e análise que integram um processo em construção. Foram consideradas iterações da unidade curricular de enquadramento, o processo de aplicação da DBR contemplou dois grupos de investigadores nos quais cada um desenvolveu a sua pesquisa, situação que representa um desafio aceite e apresentou os seus benefícios. O objeto do nosso estudo situa-se na iteração da unidade curricular onde foram aplicados dois questionários e uma grelha da análise que permitiram recolher dados sobre a perceção dos estudantes ao trabalhar no contexto dos REAs. Os 5 Rs de Wiley foram pautando o ritmo do estudo, ficando convicta a investigadora da necessidade de mais aplicações e de mais estudos que permitam consolidar o objetivo de mais REAs para a educação aberta.
- O contributo das tecnologias digitais na transparência da avaliação digital no contexto de educação superior a distânciaPublication . Oliveira, Ricardo; Pereira, AldaO presente trabalho desenvolveu-se com base na aplicação de um modelo que apresenta um quadro concetual que procura enquadrar em quatro dimensões as práticas de avaliação e contribuir para a sustentabilidade dessas mesmas práticas, em contextos de aprendizagem digital – modelo PrACT (Praticabilidade, Consistência, Autenticidade e Transparência). Num contexto de Educação Superior a Distância, concretamente no 2.º Ciclo, o estudo tratou de aplicar a Dimensão «Transparência», na qual a estratégia de avaliação deve ser visível e compreensível por todos os intervenientes, evidenciando os estudantes. Assim sendo, o estudo foi orientado tendo como base quatro questões de investigação: (1) Que estratégias e instrumentos de avaliação digital são utilizados no Ensino Superior a Distância?; (2) Quais as formas de participação dos estudantes na sua própria avaliação?; (3) Qual o impacto das tecnologias digitais na apresentação e partilha dos processos e produtos de avaliação?; e (4) Qual a importância das tecnologias digitais na avaliação das competências a desenvolver? A investigação enquadrou-se, assim, no campo de estudo de múltiplos casos, de natureza qualitativa e descritiva. Numa perspetiva holística, a investigação focou cinco casos particulares, cada um deles correspondendo a uma Unidade Curricular de Mestrados. Os dados da investigação foram recolhidos por via de: entrevistas semiestruturadas; inquéritos por questionário (docentes e estudantes) e análise documental específica de cada Unidade Curricular em estudo. Para uma melhor apreciação dos parâmetros da dimensão «Transparência» foi desenvolvido um guião de análise. Embora a metodologia aplicada não permita generalizações, constatou-se que as tecnologias digitais: facilitaram a realização das tarefas de avaliação; facilitaram a partilha dos produtos e originaram maior interesse na realização das tarefas de avaliação. Perante os dados recolhidos, e considerando a dimensão da «Transparência», verificou-se que: o parâmetro mais frágil foi o da «Visibilidade» e o mais fortalecido o do «Impacto».
- Desafios éticos da Internet das Coisas: em torno da personalização na educaçãoPublication . Tomás, Cecília; Teixeira, AntónioEm desafios éticos da Internet das Coisas (IoT) em torno da personalização na educação, a identificação de quatro categorias chave (Segurança, Privacidade, Automatização e Interação) foi o primeiro passo para uma análise que procurou, dentro dos meandros tecnológico, pedagógico e ético-filosófico, refletir, em conjunto com vinte e um entrevistados, vantagens, riscos e desafios na criação de soluções inerentes ao tema. A vulnerabilidade das infraestruturas ligada a uma impossibilidade de se desligar da internet e associada ao desafio da interoperabilidade nas autoestradas da IoT traz, para a educação, inconvenientes associados ao acesso, uso, monitorização e propriedade dos dados, bem como a padronização que cai no âmbito da “perfilagem” e, portanto, da estigmatização do estudante criando, não só problemas de privacidade associadas à exclusão, como ainda a redundância do ser humano na educação através da homogeneização desta, um determinismo no processo educativo, uma perda do sentido de liberdade, do controlo e da escolha e, consequentemente, um capitalismo de vigilância associado ao corporativismo e à perda da noção de Bem Comum. É, por isso, necessário pensar numa simbiose entre o ser humano e a máquina sem a ameaça de controlo desta. A Internet de Todas as Coisas (IoE), com todas as vantagens que tem desde o reposicionamento do ser humano no ecossistema, à abertura e acesso na educação, à ampliação da interação e da comunicação potenciada por processos automatizados na prossecução da personalização, permitirá distinguir o custo do valor dos dados, o valor de dados coletivos do valor de dados pessoais, potenciar uma coresponsabilização ao nível da educação entre as instituições educativas e seus diferentes intervenientes, aliviando, ao mesmo tempo, o ser humano de tarefas incómodas. Uma inteligência alargada e coletiva criada de forma partilhada, tem por base um novo contrato social, cuja dimensão ética assenta, necessariamente, no valor do Bem Comum associado à justiça, equidade, igualdade e inclusão vendo no valor da diferença de cada um o primado de uma ciência da complexidade que necessariamente tem de ser equacionada no desenho da tecnologia para que esta seja ética e assim possibilite a personalização da aprendizagem ao invés da perfilagem no ensino. Poderá ser a Pandemia COVID-19, uma oportunidade na construção de novos caminhos no sistema educativo?
- Desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua: uma revisão integrativaPublication . Fernandes, Pedro de Araújo Amorim; Amante, LúciaO desenvolvimento e a expansão das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação têm repercutido cada vez mais no cotidiano das pessoas. No contexto educacional, seu uso amplia as possibilidades de ensinar e de aprender. Contudo, cada possibilidade carrega consigo desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais, tornando necessário elucidá-los para que se possa buscar soluções para os mesmos. A aprendizagem ubíqua (u-learning) é uma modalidade de aprendizagem suportada pela computação ubíqua, e ainda pouco explorada no que concerne a compreensão da sua dinâmica no cotidiano dos docentes e, sobretudo, dos discentes. O principal objetivo da presente pesquisa é investigar os desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais para a promoção da aprendizagem ubíqua. Metodologicamente, optou-se por uma Revisão Integrativa de Literatura. Para tanto, foi utilizado Discovery Service da Universidade Aberta (UAb), com a intenção de coletar os artigos que fossem fruto de estudos experimentais ou quase-experimentais em u-learning, desenvolvidos em ambientes de educação formal, publicados em periódicos, no período de 2011-2020. Ao todo, após os filtros, 43 artigos compuseram essa Revisão. A principal contribuição dessa pesquisa concerne na concepção de um framework composto pelos desafios pedagógicos, tecnológicos e informacionais da aprendizagem ubíqua, um organismo vivo e potencialmente capaz de ser uma ferramenta de grande valia para a construção de experiências u-learning exitosas.