Linguística | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
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Browsing Linguística | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
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- Apresentação [do] Dossiê "O Português como Língua Pluricêntrica"Publication . Ribeiro, Alexandre do Amaral; Almeida, Carla Aurélia de; Osório, PauloA escolha da temática para este dossiê – O Português como Língua Pluricêntrica – prende-se com as motivações que esta questão suscita, tanto num plano mais teórico, quanto numa dimensão mais prática no seio da própria Linguística Aplicada. O presente texto visa apresentar o dossiê “Português como Língua Pluricêntrica" editado por Alexandre Ribeiro; Carla Aurélia de Almeida e Paulo Osório em 2022, que está integrado no número temático intitulado "Português: Língua de Muitas Pátrias" da revista Caderno Seminal Digital, nº42, revista eletrónica do Instituto de Letras e da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Publicações Dialogarts), julho de 2022 [e-ISSN: 1806-9142].
- Estratégias de proteção e mitigação do discurso em português língua não materna: um estudo de casoPublication . Camacho, Idalina; Almeida, Carla Aurélia deO presente estudo procura examinar de que modo um grupo de estudantes de um curso intensivo de Português Língua Não Materna se serve de estratégias de hedging para proteger os seus enunciados, ao longo de uma série de entrevistas. O corpus é constituído por narrações de histórias de vida. Pretende-se verificar de que modo estes alunos, que procuram comunicar em Português no final do curso, usam estas estratégias, que consubstanciam um investimento implícito com cariz protecionista dos enunciados, resultante da assunção prévia de riscos inerentes ao ato comunicativo em causa. Estas subtilezas da língua variam na forma, no conteúdo, na intencionalidade e na referenciação dos enunciados, constituindo autênticas “armadilhas” para utilizadores pouco familiarizados com as questões pragmático-culturais de cada sociedade.
- Estudos em gramática, texto e discurso: uma introdução ao número especialPublication . Valentim, Helena Topa; Gonçalves, Matilde; Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Rosa, RuteEditorial ao número temático da Revista Linha D’Água que reúne um conjunto de textos selecionados no seguimento da realização da 7ª Conferência internacional em Gramática & Texto (GRATO 2021), que teve lugar na modalidade de participação à distância entre os dias 18 e 20 de novembro de 2021.
- A expressão de emoções no gênero epistolarPublication . Costa, Renata Ferreira; Seara, Isabel; Ferreira
- Minima onomastica: a new academic genrePublication . Seide, Márcia Sipavicius; Silva, Paulo Nunes da; Bini, Renan PauloThe paper focuses on analyzing texts of the academic genre Minima Onomastica, published in the Rivista Italiana di Onomastica (RIOn). This new genre, not yet described within Text and Discourse Linguistics, aims primarily to present insights or findings on a precise topic or object of study in Onomastics. By applying CARS model, grounded in the theoretical framework of Swales (1990, 2004) that was adapted by Bunton (2002), the compositional structure of a corpus consisting of eighteen texts was analyzed; of these, sixteen were written in Italian, one in English, and one in Catalan. Among the examined texts, two steps of the CARS model (introducing the subject and presenting results) emerged prominently by occurring in all analyzed texts. Additionally, the contextualization step was identified in most cases. These findings allow for a systematic description of the main rhetorical-structural properties of the Minima Onomastica genre and confirm its effectiveness in disseminating discoveries, thereby promoting the dissemination and enrichment of knowledge within the field of Onomastics.
- Mínima onomástica: Um novo gênero acadêmicoPublication . Seide, Márcia Sipavicius; Silva, Paulo Nunes da; Bini, Renan PauloO artigo foca-se na análise de textos do gênero acadêmico Mínima Onomástica, publicados na Rivista Italiana di Onomastica (RIOn). Este gênero, que é novo e não foi ainda descrito no âmbito da Linguística do Texto e do Discurso, tem como principal objetivo apresentar reflexões ou resultados sobre um tópico ou objeto de estudo delimitado da Onomástica. Por meio da aplicação do modelo CARS, ancorado na teorização de Swales (1990, 2004) e na adaptação de Bunton (2002), foi analisada a estrutura composicional de um corpus constituído por 18 textos, sendo dezesseis redigidos em italiano, um em inglês e um em catalão. Dos exemplares estudados, dois passos do modelo CARS (a indicação do tema e a apresentação dos resultados) destacaram-se pela prevalência em todos os textos analisados. Além disso, o passo relativo à contextualização foi identificado na maioria dos textos. Os resultados obtidos permitem sistematizar as principais propriedades retórico-estruturais do gênero Mínima Onomástica e confirmam a sua capacidade de divulgar descobertas, contribuindo para a difusão e o avanço do conhecimento no campo da Onomástica.
- Poder, persuasão, exibição: análise de mensagens de influenciadoras na rede social InstagramPublication . Seara, IsabelA rede social Instagram afigura-se, na contemporaneidade, como um espaço de comunicação privilegiado, em que os utilizadores podem partilhar e publicar facilmente as suas fotografias e vídeos. Assistimos, por isso, ao surgimento de influenciadoras, mulheres que ganham visibilidade através de publicações na rede social e que promovem marcas através de imagens e de comentários para os produtos que publicitam. Face ao mercado muito competitivo que é criado a partir da rede social, analisam-se neste estudo publicações da página de Instagram de uma influenciadora portuguesa, a fim de recensear, por um lado, as estratégias linguístico-discursivas de posts que veiculam ethè de carácter, de credibilidade e, por outro, as estratégias ao serviço da construção do poder e da persuasão. A análise permite comprovar o recurso à técnica da glamourização, que visa construir um efeito excessivo em relação ao que se quer publicitar para, desta forma, exercer o poder.
- A reformulação do discurso em contexto pedagógico: análise de um corpus oral de interações entre professor e alunos na aula de portuguêsPublication . Barbeiro, Célia; Almeida, Carla Aurélia deO presente texto tem como objetivo analisar a reformulação enquanto estratégia discursiva no contexto específico de ensino-aprendizagem do Português, à luz do modelo da Sociolinguística Interacional. Pretende-se contribuir para o conhecimento das interações verbais que aí se desencadeiam. Adotando a perspetiva daquele modelo teórico, analisa-se o mecanismo conversacional de reformulação, em contexto pedagógico, na coconstrução da aprendizagem do Português Europeu, em duas turmas do 5.º ano de escolaridade, num total de quarenta e quatro alunos. Os resultados do estudo revelam que a reformulação ocorre com muita frequência na fase de desenvolvimento da aula e faz parte das rotinas verbais dos participantes – professor e alunos – na sala de aula, constituindo uma estratégia de envolvimento conversacional, fundamental para toda a compreensão linguística nas interações pedagógicas. Nas aulas, a reformulação visa reparar problemas comunicativos, como erros ou mal-entendidos, e melhorar a compreensão do sentido dos textos para uma efetiva aprendizagem da língua portuguesa enquanto língua materna.