Linguística | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Linguística | Artigos em revistas internacionais / Papers in international journals by Sustainable Development Goals (SDG) "04:Educação de Qualidade"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Apresentação [do] Dossiê "O Português como Língua Pluricêntrica"Publication . Ribeiro, Alexandre do Amaral; Almeida, Carla Aurélia de; Osório, PauloA escolha da temática para este dossiê – O Português como Língua Pluricêntrica – prende-se com as motivações que esta questão suscita, tanto num plano mais teórico, quanto numa dimensão mais prática no seio da própria Linguística Aplicada. O presente texto visa apresentar o dossiê “Português como Língua Pluricêntrica" editado por Alexandre Ribeiro; Carla Aurélia de Almeida e Paulo Osório em 2022, que está integrado no número temático intitulado "Português: Língua de Muitas Pátrias" da revista Caderno Seminal Digital, nº42, revista eletrónica do Instituto de Letras e da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Publicações Dialogarts), julho de 2022 [e-ISSN: 1806-9142].
- A competência de escrita de alunos do Iº Ciclo do Ensino Secundário dos Municípios do Cambulo e do Chitato e as perceções dos professoresPublication . Coge, Benvindo Salvador; Osório, Paulo; Marcotulio, Leonardo; Evaristo, Jefferson; Vilaça, Cynthia; Kaltner, Leonardo; Marcotulio, LeonardoA presente investigação surge da observação de dificuldades ao nível da competência escrita observada em alunos do Iº ciclo do Ensino Secundário dos municípios do Cambulo e do Chiato da província da Lunda-Norte (Angola). Assim, o pressuposto principal deste estudo é tentar percebermos o que está na origem de determinados desvios de escrita (com particular incidência para a ortografia), para se poderem propor formas de atuação pedagógica no espaço da aula de Português. No entanto, naturalmente que este trabalho toma como ponto fundamental de interpretação dos dados o facto de, em Angola, o português ter dois estatutos, língua segunda para uns e língua materna para outros, o que em muitos casos tem reflexos diretos na aprendizagem dos estudantes. Também foi nosso interesse indagarmos as perceções que os próprios professores têm do desempenho dos seus alunos, tomando-se ainda como linha de reflexão o estatuto que a língua portuguesa tem para esses mesmos professores. Assim, o estudo empírico é duplo: por um lado, analisamos produções escritas dos estudantes destes municípios; e, por outro, refletimos sobre os resultados de um inquérito preenchido por professores.
- O contributo de Wenceslau de Moraes para o estudo das relações linguísticas entre Portugal e o JapãoPublication . Sousa, Maria; Fonseca, Maria do Céu; Osório, Paulo; Dores, Marcus; Lopes, CéliaNum dos muitos livros dedicados à amizade entre Portugal e Japão, Wenceslau de Moraes (1854-1929), viajante apaixonado pela cultura nipónica, refere-se ao seu “passeio filológico, ao longo da gramática japonesa” (2015, p. 87), a título de convite lançado ao leitor. Embora o passeio seja curto no caso da presente obra, Relance da Alma Japonesa, o repto desafia qualquer um a pesquisar outras possíveis incursões filológicas na obra de um autor caracterizado por uma inclinação orientalista, que, na sequência da descoberta do sânscrito, foi também timbre da filologia oitocentista. É esta a linha que se segue no presente trabalho, que pretende revisitar a obra de Wenceslau de Moraes no tocante a matérias de língua e que, considerando a dimensão sempre contrastiva entre Oriente e Ocidente que o autor imprime ao tratamento de tais matérias, se sintetiza na expressão de relações linguísticas entre Portugal e o Japão. Referem-se todos os aspetos linguísticos detetados na obra do autor. Embora se façam alguns cortes, as abordagens linguísticas de Wenceslau de Moraes podem ser organizadas nas áreas de morfologia, sintaxe, léxico, onomástica e paremiologia.
- Estratégias de proteção e mitigação do discurso em português língua não materna: um estudo de casoPublication . Camacho, Idalina; Almeida, Carla Aurélia deO presente estudo procura examinar de que modo um grupo de estudantes de um curso intensivo de Português Língua Não Materna se serve de estratégias de hedging para proteger os seus enunciados, ao longo de uma série de entrevistas. O corpus é constituído por narrações de histórias de vida. Pretende-se verificar de que modo estes alunos, que procuram comunicar em Português no final do curso, usam estas estratégias, que consubstanciam um investimento implícito com cariz protecionista dos enunciados, resultante da assunção prévia de riscos inerentes ao ato comunicativo em causa. Estas subtilezas da língua variam na forma, no conteúdo, na intencionalidade e na referenciação dos enunciados, constituindo autênticas “armadilhas” para utilizadores pouco familiarizados com as questões pragmático-culturais de cada sociedade.
- Estudos em gramática, texto e discurso: uma introdução ao número especialPublication . Valentim, Helena Topa; Gonçalves, Matilde; Oliveira, Teresa; Teixeira, Carla; Marques, Isabelle Simões; Rosa, RuteEditorial ao número temático da Revista Linha D’Água que reúne um conjunto de textos selecionados no seguimento da realização da 7ª Conferência internacional em Gramática & Texto (GRATO 2021), que teve lugar na modalidade de participação à distância entre os dias 18 e 20 de novembro de 2021.
- A expressão de emoções no gênero epistolarPublication . Costa, Renata Ferreira; Seara, Isabel; Ferreira
- História do português brasileiro e uma breve entrevista com Ataliba Teixeira de CastilhoPublication . Coelho, Izete; Martins, Marco; Osório, Paulo; PauloO texto estabelece um panorama do Projeto 3 da ALFAL(coordenado pelos autores do artigo) e disponibiliza uma entrevista feita ao Professor Ataliba Teixeira de Castilho que é o homenageado do volume 26 da Revista Working Papers em Linguística.
- Minima onomastica: a new academic genrePublication . Seide, Márcia Sipavicius; Silva, Paulo Nunes da; Bini, Renan PauloThe paper focuses on analyzing texts of the academic genre Minima Onomastica, published in the Rivista Italiana di Onomastica (RIOn). This new genre, not yet described within Text and Discourse Linguistics, aims primarily to present insights or findings on a precise topic or object of study in Onomastics. By applying CARS model, grounded in the theoretical framework of Swales (1990, 2004) that was adapted by Bunton (2002), the compositional structure of a corpus consisting of eighteen texts was analyzed; of these, sixteen were written in Italian, one in English, and one in Catalan. Among the examined texts, two steps of the CARS model (introducing the subject and presenting results) emerged prominently by occurring in all analyzed texts. Additionally, the contextualization step was identified in most cases. These findings allow for a systematic description of the main rhetorical-structural properties of the Minima Onomastica genre and confirm its effectiveness in disseminating discoveries, thereby promoting the dissemination and enrichment of knowledge within the field of Onomastics.
- Mínima onomástica: Um novo gênero acadêmicoPublication . Seide, Márcia Sipavicius; Silva, Paulo Nunes da; Bini, Renan PauloO artigo foca-se na análise de textos do gênero acadêmico Mínima Onomástica, publicados na Rivista Italiana di Onomastica (RIOn). Este gênero, que é novo e não foi ainda descrito no âmbito da Linguística do Texto e do Discurso, tem como principal objetivo apresentar reflexões ou resultados sobre um tópico ou objeto de estudo delimitado da Onomástica. Por meio da aplicação do modelo CARS, ancorado na teorização de Swales (1990, 2004) e na adaptação de Bunton (2002), foi analisada a estrutura composicional de um corpus constituído por 18 textos, sendo dezesseis redigidos em italiano, um em inglês e um em catalão. Dos exemplares estudados, dois passos do modelo CARS (a indicação do tema e a apresentação dos resultados) destacaram-se pela prevalência em todos os textos analisados. Além disso, o passo relativo à contextualização foi identificado na maioria dos textos. Os resultados obtidos permitem sistematizar as principais propriedades retórico-estruturais do gênero Mínima Onomástica e confirmam a sua capacidade de divulgar descobertas, contribuindo para a difusão e o avanço do conhecimento no campo da Onomástica.
- Na linha do advento histórico da língua portuguesa: norma, variação e mudançaPublication . Machado Filho, Américo; Osório, Paulo; Dores, Marcus; Lopes, CéliaFalado em diferentes latitudes geográficas, o português conformou-se, em seu advir histórico, em língua multicultural e multiespacial de expressão, sendo, na atualidade, referenciador de pluralidades e mediador de variadas perspectivas de representação. Sua trajetória, registrada pela escrita há pelo menos oito séculos, demonstra processos de variação e de mudança. Estes se foram construindo, micro e macroscopicamente, no esteio da história, refletindo as naturezas sintrópica e entrópica a que se sujeitam todas as línguas naturais, isto é, à integração pendular existente entre a energia que compõe e movimenta o seu sistema linguístico e o papel das variáveis aleatoriamente ou randomicamente impulsionadas por seu sistema social. Neste artigo, pretende-se realizar uma incursão a aspectos de variação e de mudança, próprios do português, em diferentes níveis de análise linguística, desde sua origem, no período arcaico, até o português brasileiro, contemporâneo, permitindo-se comparações pontuais com outras variedades da língua portuguesa no mundo, assim como com crioulos de base lexical portuguesa. Sob a ótica da linguística histórica, busca servir de macro esboço do processo de constituição da língua, de forma dinâmica e exemplar, no sentido de sua representação no tempo, cronologicamente avaliado, e no espaço, em que se constituiu e em que hoje se manifesta dialetal e diastraticamente.